sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

VAI FAZER FALTA

Se você já leu que Ron Dennis é um sujeito metido e arrogante, leia de novo: ele é um sujeito metido e arrogante. O mundo da Fórmula 1 é pródigo em perdoar quem é bem-sucedido e, vamos falar a verdade, Dennis é apenas um entre muitos personagens que passaram pela categoria com essas características. Pensando rapidamente, Flavio Briatore, Max Mosley e Jean Todt fazem parte do mesmo grupo. Mas eu nunca engoli esse tipo de gente, acho a arrogância uma das características mais abomináveis num ser humano. O que custa vencer e ser simpático, como um Frank Williams, por exemplo? Porque não tratar com respeito e atenção as outras pessoas que habitam no seu ambiente de trabalho, como faz Stefano Domenicali? Qual o problema de atender a imprensa com um sorriso e abusando do sarcasmo, como Gerhard Berger?

O austríaco, aliás, ilustrou como poucos esta diferença de postura numa entrevista recente ao semanário Speedweek. Confira:

- Sabe qual a frase de 2008? ‘It was calculated from the beginning on’. Foi em São Paulo, depois de toda aquela coisa da última curva da última corrida. Eu já estava andando de volta pros boxes, com o Massa teoricamente campeão. Quando me falaram de todo o drama, fui aos boxes da McLaren dar parabéns ao Ron Dennis pelo título. E porque o Vettel parecia que tiraria o título de Hamilton, eu disse: ‘por um momento, achei que tínhamos estragado tudo’. Ron me encarou com os olhos grandes, tentando entender o que eu queria dizer. ‘Você sabe’, eu disse a ele, ‘todo esse drama no último minuto da corrida e como o acaso da chuva ajudou’. Aí o Ron falou todo sério, todo estrategista de corrida. ‘Estava calculado desde o início’. ‘O quê, a chuva no segundo exato, a última curva da última volta e tudo mais?’, questionei. ‘Sim’, foi a resposta. ‘Ron, você é um idiota. Mas parabéns de qualquer jeito’”

Este sujeito vai fazer falta no paddock da Fórmula 1. Berger, claro. Porque Ron Dennis, por mais vencedor e competente que seja, já vai tarde com sua empáfia.

11 comentários:

Anônimo disse...

Berger vai fazer falta como faz o Jordan e o Stoddart. Donos de equipes pequenas, de rabeira do grid mesmo - bom, a Jordan teve momentos de glória - mas que eram equipes de corrida de verdade, não outdoors desnecessários como foi a Honda. E o Jordan era uma figura...

Por outro lado - talvez por não ser jornalista - acho que Ron Dennis fará falta sim. Já era uma figura emblemática nos boxes, sua competência fez a Mclaren ser o que é hoje, uma equipe de referência.

Talvez uma nova geração de dirigentes saiba unir competência e simplicidade. Mas o Domenicali, a julgar pela temporada passada, no que se refere ao comando da equipe parece ainda estar muito longe da competência de um Ron Dennis.

Anônimo disse...

Concordo na totalidade com o escrito.
Teu escrito rima perfeitamente com esse escrôto de carteirinha. Seu semblante é o da empáfia, seu olhar é blasé.
Um cara que se mexe na cadeira quando aparecem fotos dos tempos em que era mecanico, só pode renegar mesmo seu passado humilde.
Deve pensar, entre seus botões por ora milionários, que viveu duas vidas em uma: Um início modesto e um final no tôpo.
Uma pena. Seria muito mais rico, muito mais lúcido, muito mais humano de emendasse as duas fases numa só. Aí sim seria história pura, e de um vencedor de fato. Self-made-man.
Repetindo minha concordancia com o escrito: Tambem não tolero esse tipo de gente, que permeia a humanidade em todos os meios e níveis. Conheci alguns assim, não são tão raros, infelizmente.
Na essencia, são uns infelizes.
Não sabem quem de fato são. O ser humano que nasceu nu como todos ou um deus na terra, apoiado em pés de barro.
Claudio Ceregatti

Carcere Privado disse...

Gênio, Ico, gênio...

Anônimo disse...

Ico... Antes de tudo, saiba que respeito você e seu trabalho, porém discordo do que você disse no texto. O Ron Dennis, por mais arrogante e prepotente que seja, tem a melhor história dentro da F1. Partiu de Mecânico para ser acionista de um dos maiores grupos dento do automobilismo mundial além de dirigí-lo. Foi na equipe dele que James Hunt, Fittipaldi, Nikki Lauda, Alain Prost, Ayrton Senna, Häkkinen e agora Lewis Hamilton se consagraram campeões.
Ele foi fantástico, lutantando para fazer o melhor pela equipe que ajudou a reestruturar. As pessoas não precisam ser amáveis para ser vitoriosas. Enfim... Ele é um ícone da bravura e persistência que culminou no que a McLaren é hoje.
Quando o Todt saiu, garanto que a história foi outra até "bolinho" deve ter recebido.
A McLaren nem o Ron Dennis não precisam levar ninguém pra esquiar no gelo pra ganhar elogios.

speed.king.thrasher disse...

Nossa o Ron Dennis é tão ruim assim?!

caramba, pra eu q vejo de fora nem parece... mas essa ai de Interlagos o cara fez questão de ser chato com vc...

Tomara q o Berger volte, sempre gostei dele!

Anônimo disse...

Eu já habia lido que Ron Dennis era arrogante, mas não sabia que era nojento.

Perdoem-me a palavra rude, mas pelo que li aqui, só posso chamar isso de "nojento".

Aliás, voltando a velha polêmica, se estava tudo "calculado", não me supreenderia se o Glock também soubésse dos "cálculos"...

Anônimo disse...

Berger sempre se mostrou um sujeito correto e de caráter. A Biografia dele parece muito sincera e me causou boa impressão. acredito que ele seja mais humano que a maioria dos pilotos...Talvez, por isso, não tenha sido campeão.

Anônimo disse...

Grande texto Ico como de costume. Só esqueceu da parte do desonesto, pois ele sabia de tudo no escândalo de 2007. Não é de se admirar que o Piquet grudava as portas dos carros desse cretino pelos autódromos afora desde a F3.

Wallace Michel

Berto disse...

Gosto de ler o teu blog Ico, mas este post é do mais.... bom, adiante.

Muita boa sorte para o futuro do Ron, e obrigado por tudo o que fez pela Mclaren, duma equipa em sérias dificuldades, transformou-a na 2ª equipa mais bem sucedida do pelotão, genial. É obvio que ele vai fazer muita falta, pena que alguns tenham dificuldades em ver isso.

Anônimo disse...

na formula nao tem espaço para bonzinhos nao!!!
e o senna era bonzinho??? ( só pra nós brasileiros né!!) olha o rubinho tentou ser o cara boa praça na f1 e só levou bomba!!!
viva dennis!!!!!

Anônimo disse...

Muito bom Ico mas faltou citar o Bernie que de chefe de equipe virou "Imperador"!!!
Vale um post só para ele.

@lemão