quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

FANGIO, ASCARI, MOSS E FARINA. AGORA, OS ANOS 60!

A primeira rodada da eleição dos seis melhores pilotos em seis décadas de Fórmula 1 foi um sucesso: 426 votantes, recorde das enquetes até agora. Dos escolhidos, Juan Manuel Fangio conseguiu incríveis 97%. Apenas doze pessoas não incluíram el maestro entre seus preferidos. Alberto Ascari e Stirling Moss dividiram o segundo lugar depois de um improvável empate em números absolutos, ambos com 374 votos (ou 87%). O último dos quatro finalistas desta década é o primeiro campeão da história da Fórmula 1, Giuseppe Farina, com respeitáveis 56%.

Destaque também para Mike Hawthorn (30%) e, principalmente, Chico Landi (22%). Resumir sua história às seis participações que teve na Fórmula 1 é ignorar uma das trajetórias mais notáveis do automobilismo mundial (que dirá, brasileiro). É meu maior ídolo, sou suspeitíssimo para falar. Mas fico feliz por cada votinho que “Seu Chico” teve na enquete.

Agora, hora de escolher, no menu ao lado, os quatro melhores dos anos 60. Participe! As linhas gerais da enquete você encontra aqui.

22 comentários:

Anônimo disse...

Ico, mudando de pua para cavaco, você sabe por qual razão a McLaren está treinando com a asa traseira do ano passado?

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Herik, imagino q seja para aferir melhor o comportamento da frente do carro. Mas é palpite. O meu assessor especial para assuntos profundamente técnicos é o Smirkoff. ;)

Abs!

Anônimo disse...

Opa, estou aqui!! Não tenho respostas muito profundas sobre esse tema, mas vamos lá... Do que eu li, Ico e Herik, no primeiro teste lá em Portugal a McLaren optou pela asa antiga para garantir estabilidade do carro na chuva. Eles queriam ter certeza que o De La Rosa ia ficar na pista testando os sistemas. Se não for blefe, isso indica que o pessoal vai ter sérios problemas quando chover...

Nesta semana, em Jerez, o Kovalainen e o Hamilton voltaram a usar a asa antiga, desta vez alegadamente por falta de peças; a asa que eles iam usar não chegou da Inglaterra e tiveram de se virar com a velha ajustada para menos downforce. Isso indica que a equipe já está mexendo bastante no desenho da asa traseira, talvez já testando opções para várias etapas do campeonato.

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Grande Smirkoff, valeu! Curioso essa questao das asas com desenhos novos. Vai ser um exercício interessante comparar cada carro entre o dia de seu lancamento e o dia em que alinharam em Melbourne. Vai ter muita diferenca - e algo me diz q a asa dianteira da Red Bull vai ser o hit do verao australiano!

Abs!

Marcos Antonio disse...

po,foi mto dificil votar em 4 nos anos 60,mais até que nos anos 50. E atendencia é piorar até os anos 80. dos 90 em diante vai dificil encontrar quatro...

Anônimo disse...

Fangio, por motivos óbvios...
www.motorizado.wordpress.com

Anônimo disse...

Os 12 que não votaram em Fangio se apresentem! hehe Assim como os 5 que já não votaram no Clark.

Anônimo disse...

Os três primeiros até que fica facil ,o bicho pega quando se chega em Surtees e Rindt.

Sobre a Mclaren acho que tem coisa correndo por debaixo da ponte,desconfio que algo não anda bem ,este inicio de temporada vai ser uma prova de fogo para as duas melhores equipes da decada.

Ferrari e Mclaren passaram todos esses anos desenvolvendo seus carros em cima de uma base de Byrne e Newey respectivamente ,então ,estão na verdade seus atuais projetistas em seus primeiros projetos a partir de uma folha em branco .

Neste ponto a Red Bull tem uma teorica vantagem .

Jonny'O

Anônimo disse...

Ô decadazinha boa pra ter piloto top. O pior é que 70 e 80 só vão complicar ainda mais...
Bem legal a idéia dessas eleições, Ico! Parabéns!

Anônimo disse...

Ico, não vou poder votar no Ickx? Será que o cara não merece? Estaria na minha lista fácil, fácil...

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Aguarde os anos 70, anônimo. O belga está entre os escalados para a próxima rodada...

Abs!

Anônimo disse...

Eu teria colocado Stewart nos anos 60 já que a maior parte da sua carreira foi lá (65-73).

Mas a votação nos sixties é barbada pra mim. Os melhores são Clark (óbvio), e também Hill, Rindt e o velho Jack!

Daniel Médici disse...

Clark, Gurney, Rindt... e só tenho mais um voto! Como escolher entre Brabham e Graham Hill? Entre McLaren e Surtees?? Ó vida cruel

Anônimo disse...

Onde está o Stewart, Ico?? Eu queria votar nele nos anos 60! Já que não tem, vamos de Hill, Brabham, Clark e Surtees...

Fernando Tumushi disse...

E ae ico, stewart entra em 70 junto com o Ickx ?

Abraço !

Anônimo disse...

Ico, você não colocou o Stewart nos anos 60? Ele estreou em 64 ou 65 e foi campeão em 69.

well....

Nesse caso, vou de Graham Hill, Clark, Brabham e Surtees

Marcos "Guto" Souza disse...

Também tive sérias dificuldades. Clark e Brabham estavam fáceis... E sempre gostei muito do Von Trips, que infelizmente não foi campeão. Mas entre Hill, Rindt e Surtees, tive que escolher Rindt. Mas com um aperto no peito de estar cometendo alguma injustiça.

Está muito legal essa sequencia de enquetes Ico. E só vai piorar para escolher só quatro...

Inclusive, para os anos 70 já tenho 3 pilotos certos. Só vai ter vaga pra mais um... =P

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Calma pessoal, o Stewart tb está escalado para a próxima!

(Quero só ver a chiadeira quando o Mansell nao aparecer nos anos 80)...

;)

Abs!

John White disse...

Eu só to achando que o pessoal esqueceu do Dan Gurney...sabendo que era o único que o Jim temia.

Fleetmaster disse...

Essa já foi mais complicada.... Mas Hill e Clarck eram obrigatórios !!!!

Thiago Lemos disse...

chegou a hora de votar nos nossos heróis do GLP ehhhe

ora, G.Hill, Clark e Brabham são obrigatórios

e votei no John Surtees...mas gurney, hulme e e mclaren são páreos duríssimos!

Anônimo disse...

Votei Clark, G. Hill e Brabham. O quarto eleito seria Stewart (Faltou ele para completar o top four). Por isso o outro eleito foi... Amon. Sera que desta vez ele ganha, hehehe?