Elegante, agressivo, esguio, detalhista. Não importa o adjetivoquevocêutilizarpara o RB5, o carro da equipe Red Bull para a temporada 2009, apresentado hoje no circuito de Jerez de la Frontera: o principal é queele é diferente dos modelos das equipes adversárias. O bicoextremamentefino e alto indica umcaminhonovoemrelação à aerodinâmicafrontal. O projetista do carro, Adrian Newey, também encontrou soluçõesalternativas de refrigeração do motor, conseguindo comisso uma lateral do carromuitomaiscurta e esguia. Na teoria, isso permitirá umfluxo de armaislimpo na traseira do carro, deixando-o maisestável. Newey admitiu gostar do desafio proposto pelonovoregulamento. “Te dá maisliberdadeparadesenhar a partir de uma folhaembranco, ao invés de evoluir a partir de conceitos estabelecidos”. Dono de algumas idéias revolucionárias e de muitoscarros vencedores, o mago da prancheta tem no RB5 o seuprojetomaissensacional dos últimosanos. Restaver se os conceitosvão se converterem velocidade na pista.
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EDIT: A pedido do Herik, segue abaixo uma foto do RB5 em estúdio. Clique para ampliar!
Achei bonito,porem mais pela pintura do que pelo desenho.
Se olhar bem ,o carro tem as mesmas caracteristicas do carro do ano passado,mas adequeado ao regulamento de 2009 : Bico caido e largo no final. Saida de ar "caindo". Saida de ar superior igual.
A unica coisa diferente são os aerofólios traseiros.
Agora,essa pintura da Red Bull.Não é de hoje que é a mais bonita da F1.
Ico, Sem dúvida é um carro muito interessante.Notei aletas laterais como se fossem o suporte dos retovisores, parece uma solução parecida com a da Ferrari. Mas fiquei com uma dúvida grande. O que é aquela peça pendurada abaixo do bico do carro, preta, ovalada exatamente entre as rodas dianteiras do carro? Ou seria apenas algum sensor? abraço
O carro pode até ser bonito, mas não espero dele grandes coisas. Os últimos projetos do Newey não têm sido velozes, desde 2001. Portanto, não me inspira muito esse RB5. www.motorizado.wordpress.com
Ico, aquela peça suspensa sob o carro é um sensor laser que monitora movimentos da suspensão e das rodas entre si e em relação ao chão. As equipes usam em testes há anos, mas ficava escondido no meio das aletas colocadas sob o carro.
O RB5 tem uns toques geniais do Newey, que foi recuperar na história da F1 algumas idéias que podem funcionar no novo regulamento. A principal é a suspensão traseira, do tipo pull rod (amortecedores em posição inferior), que não era usada na traseira de um F1 há uns vinte anos. Isso abaixou o centro de gravidade e liberou mais espaçco para o ar chegar à asa traseira.
As laterais da asa traseira conectam-se diretamente ao difusor de ar sob o carro, como acontecia em alguns carros-asa e na Benetton de 86, por exemplo.
O desenho da asa dianteira é de corar de vergonha o pessoal da BMW e da Renault, tal a delicadeza da peça e a idéia de usar mais a parte interna para desviar o fluxo de ar dos pneus dianteiros, ao contrário da concorrência.
Li que a suspensao traseira e tipo "pullrod", geometria que nao se usa a 30 anos, segundo Mark Hughes, jornalista ingles de onde tirei a informacao. Todos os outros carros '09 usam sistema "pushrod". A razao segundo Hughes seria de fazer a carenagem traseira menor, o que ajudaria o Newey na parte aerodinamica na traseira. Vamos ver se da certo...
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
11 comentários:
Achei bonito,porem mais pela pintura do que pelo desenho.
Se olhar bem ,o carro tem as mesmas caracteristicas do carro do ano passado,mas adequeado ao regulamento de 2009 :
Bico caido e largo no final.
Saida de ar "caindo".
Saida de ar superior igual.
A unica coisa diferente são os aerofólios traseiros.
Agora,essa pintura da Red Bull.Não é de hoje que é a mais bonita da F1.
Muito parecida com a McLaren "tamanduá", também de lavra do Newey. Só que aquele só quebrava, lembra? Vamos ser se esse é mais resistente.
Abraço.
Esse tem cara de carro vencedor.
Ico,
Sem dúvida é um carro muito interessante.Notei aletas laterais como se fossem o suporte dos retovisores, parece uma solução parecida com a da Ferrari.
Mas fiquei com uma dúvida grande. O que é aquela peça pendurada abaixo do bico do carro, preta, ovalada exatamente entre as rodas dianteiras do carro? Ou seria apenas algum sensor?
abraço
é um carro diferente.Newey tem esse diferencial de ser um projetista com grandes ideias.Espero que corra, que o Vettel merece um bom carro.
Celso, a peça em questao me parece fixa sim, já que está presente tb nas fotos de estúdio do RB5. E confesso que nao sei dizer qual sua funçao.
Será q alguém aí sabe? :)
Abs!
Carro lindo! Mas não achei tão diferente assim da Ferrari. A traseira dos dois até são bem parecidas.
Ico, você pode disponibilizar as fotos desse carro tiradas em studio e de alta resolução. É para colocar na área de trabalho.
O carro pode até ser bonito, mas não espero dele grandes coisas. Os últimos projetos do Newey não têm sido velozes, desde 2001. Portanto, não me inspira muito esse RB5.
www.motorizado.wordpress.com
Ico, aquela peça suspensa sob o carro é um sensor laser que monitora movimentos da suspensão e das rodas entre si e em relação ao chão. As equipes usam em testes há anos, mas ficava escondido no meio das aletas colocadas sob o carro.
O RB5 tem uns toques geniais do Newey, que foi recuperar na história da F1 algumas idéias que podem funcionar no novo regulamento. A principal é a suspensão traseira, do tipo pull rod (amortecedores em posição inferior), que não era usada na traseira de um F1 há uns vinte anos. Isso abaixou o centro de gravidade e liberou mais espaçco para o ar chegar à asa traseira.
As laterais da asa traseira conectam-se diretamente ao difusor de ar sob o carro, como acontecia em alguns carros-asa e na Benetton de 86, por exemplo.
O desenho da asa dianteira é de corar de vergonha o pessoal da BMW e da Renault, tal a delicadeza da peça e a idéia de usar mais a parte interna para desviar o fluxo de ar dos pneus dianteiros, ao contrário da concorrência.
Muito obrigado, Ico!
Li que a suspensao traseira e tipo "pullrod", geometria que nao se usa a 30 anos, segundo Mark Hughes, jornalista ingles de onde tirei a informacao. Todos os outros carros '09 usam sistema "pushrod". A razao segundo Hughes seria de fazer a carenagem traseira menor, o que ajudaria o Newey na parte aerodinamica na traseira. Vamos ver se da certo...
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