segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

NEWEY VOLTA A CAUSAR SENSAÇÃO

Elegante, agressivo, esguio, detalhista. Não importa o adjetivo que você utilizar para o RB5, o carro da equipe Red Bull para a temporada 2009, apresentado hoje no circuito de Jerez de la Frontera: o principal é que ele é diferente dos modelos das equipes adversárias. O bico extremamente fino e alto indica um caminho novo em relação à aerodinâmica frontal. O projetista do carro, Adrian Newey, também encontrou soluções alternativas de refrigeração do motor, conseguindo com isso uma lateral do carro muito mais curta e esguia. Na teoria, isso permitirá um fluxo de ar mais limpo na traseira do carro, deixando-o mais estável. Newey admitiu gostar do desafio proposto pelo novo regulamento. “Temais liberdade para desenhar a partir de uma folha em branco, ao invés de evoluir a partir de conceitos estabelecidos”. Dono de algumas idéias revolucionárias e de muitos carros vencedores, o mago da prancheta tem no RB5 o seu projeto mais sensacional dos últimos anos. Resta ver se os conceitos vão se converter em velocidade na pista.


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EDIT: A pedido do Herik, segue abaixo uma foto do RB5 em estúdio. Clique para ampliar!

11 comentários:

Arthur Simões disse...

Achei bonito,porem mais pela pintura do que pelo desenho.

Se olhar bem ,o carro tem as mesmas caracteristicas do carro do ano passado,mas adequeado ao regulamento de 2009 :
Bico caido e largo no final.
Saida de ar "caindo".
Saida de ar superior igual.

A unica coisa diferente são os aerofólios traseiros.

Agora,essa pintura da Red Bull.Não é de hoje que é a mais bonita da F1.

Unknown disse...

Muito parecida com a McLaren "tamanduá", também de lavra do Newey. Só que aquele só quebrava, lembra? Vamos ser se esse é mais resistente.
Abraço.

Trenhago disse...

Esse tem cara de carro vencedor.

Anônimo disse...

Ico,
Sem dúvida é um carro muito interessante.Notei aletas laterais como se fossem o suporte dos retovisores, parece uma solução parecida com a da Ferrari.
Mas fiquei com uma dúvida grande. O que é aquela peça pendurada abaixo do bico do carro, preta, ovalada exatamente entre as rodas dianteiras do carro? Ou seria apenas algum sensor?
abraço

Marcos Antonio disse...

é um carro diferente.Newey tem esse diferencial de ser um projetista com grandes ideias.Espero que corra, que o Vettel merece um bom carro.

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Celso, a peça em questao me parece fixa sim, já que está presente tb nas fotos de estúdio do RB5. E confesso que nao sei dizer qual sua funçao.

Será q alguém aí sabe? :)

Abs!

Unknown disse...

Carro lindo! Mas não achei tão diferente assim da Ferrari. A traseira dos dois até são bem parecidas.

Ico, você pode disponibilizar as fotos desse carro tiradas em studio e de alta resolução. É para colocar na área de trabalho.

Anônimo disse...

O carro pode até ser bonito, mas não espero dele grandes coisas. Os últimos projetos do Newey não têm sido velozes, desde 2001. Portanto, não me inspira muito esse RB5.
www.motorizado.wordpress.com

Anônimo disse...

Ico, aquela peça suspensa sob o carro é um sensor laser que monitora movimentos da suspensão e das rodas entre si e em relação ao chão. As equipes usam em testes há anos, mas ficava escondido no meio das aletas colocadas sob o carro.

O RB5 tem uns toques geniais do Newey, que foi recuperar na história da F1 algumas idéias que podem funcionar no novo regulamento. A principal é a suspensão traseira, do tipo pull rod (amortecedores em posição inferior), que não era usada na traseira de um F1 há uns vinte anos. Isso abaixou o centro de gravidade e liberou mais espaçco para o ar chegar à asa traseira.

As laterais da asa traseira conectam-se diretamente ao difusor de ar sob o carro, como acontecia em alguns carros-asa e na Benetton de 86, por exemplo.

O desenho da asa dianteira é de corar de vergonha o pessoal da BMW e da Renault, tal a delicadeza da peça e a idéia de usar mais a parte interna para desviar o fluxo de ar dos pneus dianteiros, ao contrário da concorrência.

Anônimo disse...

Muito obrigado, Ico!

Unknown disse...

Li que a suspensao traseira e tipo "pullrod", geometria que nao se usa a 30 anos, segundo Mark Hughes, jornalista ingles de onde tirei a informacao. Todos os outros carros '09 usam sistema "pushrod". A razao segundo Hughes seria de fazer a carenagem traseira menor, o que ajudaria o Newey na parte aerodinamica na traseira. Vamos ver se da certo...