sábado, 28 de fevereiro de 2009

O VALOR DO TEMPO

Restam apenas quatro semanas para o início da temporada 2009 da Fórmula 1 e vale a pena ficarmos atentos à cada detalhe do que acontecer nos testes que ainda restam até o GP da Austrália. Serão quatro dias em Jerez, a partir de amanhã, e mais quatro em Barcelona, a partir do dia 9.


Além da chance de fazermos uma comparação mais direta entre as equipes, vai ser interessante notar as novidades incorporadas nos carros depois dos quilômetros acumulados nos dois primeiros meses deste ano. Pois o trabalho em cada fábrica continuou de maneira incessante e os projetos iniciais de muitos bólidos foram revistos, com a direção do desenvolvimento de cada um deles sendo definida. Algumas equipes, como as favoritas Ferrari e McLaren, lutando para encontrar uma melhor distribuição de peso e um melhor uso dos pneus. Outras ainda atrás de performance pura, de velocidade. Para quem começou o trabalho cedo, chegou a hora de regar as primeiras mudas que brotaram.


E no primeiro Mundial com a proibição total de testes, quem ainda não colocou seu carro à prova saiu com um enorme prejuízo. É o caso da Force India, que mostrou hoje as primeiras fotos do seu VJM02 (acima). É o caso também da Toro Rosso que, embora disponha dos dados colhidos pela irmã Red Bull, ainda terá de aprender a lidar com o funcionamento do motor Ferrari e seu Kers. E também dos restos mortais da equipe Honda. Pelo menos, já sabemos quais os três times que estarão no final do pelotão na Austrália, salvo alguma surpresa muito grande.


Porque, mesmo sem ter acontecido nenhuma largada, o Mundial 2009 começou. Se olharmos as últimas temporadas, o campeão nem sempre foi o carro que nasceu mais rápido (ano passado, na Malásiaprimeira corridanormal” do ano, a Ferrari colocava meio segundo por volta em cima das rivais). Mas aquele que conseguiu se desenvolver mais ao longo da temporada.


Portanto, olho nos novos detalhes que vão aparecer nos bólidos e também nas folhas de tempos. O campeão de 2009 pode estar ali, escondido nas entrelinhas!

4 comentários:

Marcos Antonio disse...

é o carro da Force India ficou legal,ficou mais patriótico...Agora vamos esperar pelos testes nde todas equipes testarão juntas e ai vamos ver quem está bem e quem está mal...

Ron Groo disse...

Achei a pintura igual a de carros da F Indy, parece carro de propaganda da Arisco... Disse um amigo.

Anônimo disse...

Parece o carro do Tony Kanaan

Ylan Marcel disse...

Carros coloridos, geralmente, não são vencedores. Bem, em se tratando de um Fi (agora minúsculo, rs...) não é uma grande advinhação!