terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

RÁDIO BLOGO – JAZZ E FÓRMULA 1 (PARTE 2)

Barney Wilen é um saxofonista francês nascido em Nice e que morava em Mônaco nos anos 60. Fascinado por corridas, teve a idéia de gravar os sons da corrida de Monte Carlo de 1967. Como todos presentes no Principado aquele dia, ficou tocado com o acidente fatal do piloto italiano Lorenzo Bandini.

Em 13 de fevereiro de 1968, Wilen lançou o resultado da experiência vivida. “Tragic Destiny of Lorenzo Bandini” é um expoente extremo do “Free Jazz”, onde um grupo de músicos toca de maneira aparentemente aleatória, numa espécie de destruição musical.

Estejam avisados: não é uma música fácil de ouvir. E talvez fosse esse mesmo o objetivo de Wilen. Misturando o som ambiente dos motores com sua música, ele cria um cenário perturbador como o de um piloto preso em um carro consumido pelas chamas. A faixa abaixo é o segundo dos cinco movimentos do disco, chamado “Start”.

6 comentários:

Speeder76 disse...

De facto, não é uma musica fácil de ouvir, mas se calhar não era esse o objectivo, não era? Sei que os anos 60 eram uma era de experimentalismo no Jazz, e se calhar era essa a ideia...

Marcos Antonio disse...

Poxa, Ico muito legal esse seus achados sobre Jazz e F1,muito interessante a ligação que a F1 tem com a música.Show!

Anônimo disse...

Ico, na votação dos melhores dos anos 70 ficou faltando o Gilles ou você vai colocá-lo na enquete dos anos 80?

Vlw!

Ron Groo disse...

Costumo dizer que o Free Jazz é a melhor maneira de um grosso musical se achar gênio.
Não gosto muito do gênero, prefiro os Standards, ou o dixiland. Muito mais o swuinging jazz.
mas uma coisa esta faixa tem de boa, o baterista é um cavalinho, bate pesado e com uma velocidade impressionante. E olha que entendo de bateria.
Quanto a história é tocante, uma ideia boa que teve "sorte" de se desenrolar num dia triste e fatidico.
Eu já tinha ouvido falar destas gravações, mas como se tratava de free jazz não procurei ir atrás.

Anônimo disse...

Pô Ico

um free jazz bem domado desse, não é quase aleatório!

gostei de novo.

Anônimo disse...

Bem interessante, Ico, uma boa dica pra pesquisar. Não sei se por algum "problema de fabricação", o que mais me interessa em música entre muitas coisas que escuto é justamente o dito "difícil": música contemporânea, rock in opposition, Zappa e essas coisas "esquisitas". Acho que eu gostava demais de música dos desenhos do Pernalonga quando criança, e você já escutou as trilhas sem ver os desenhos?