segunda-feira, 2 de março de 2009

NOVIDADES EM JEREZ

Os testes da Fórmula 1 seguem nesta semana em Jerez e o fruto dos primeiros trabalhos de desenvolvimento apareceram. A McLaren estreou uma nova asa traseira com uma curiosa curvatura na lâmina inferior, tudo para tentar resolver o desgaste excessivo dos pneus de trás que apareceram nas sessões anteriores. Compare a nova asa (na foto superior, com Pedro de la Rosa) com o primeiro modelo do MP4-24 (na foto inferior, com Lewis Hamilton em Portimão, em Janeiro).


Hoje a chuva apareceu no circuito espanhol, o que deve se repetir nos próximos dias. Má notícia para quem está com um carro ainda verde (e laranja) na pista como a Force India. E um ótimo sinal de um início de temporada imprevisível justamente pela pouca quilometragem acumulada dos novos bólidos.


para comparar: neste ano, apenas duas equipes cumpriram mais de 5.100 quilômetros de testes, o equivalente à soma total das distâncias dos 17 GPs do calendário. Incluindo as atividades ontem, a BMW Sauber rodou 5.789 e a Ferrari, 5.543 quilômetros. Para se ter uma idéia, no mesmo período do ano passado (entre 1° de janeiro e 1° de março), a McLaren liderava as estatísticas com 13.617 quilômetros completados. Neste ano, os prateados ainda não chegaram a completar três mil (2.884 no total).


Some isto a uma nova aerodinâmica, ao KERS – um dispositivo complicado e de influência decisiva na distribuição de peso do carro – e à volta dos pneus slicks para se ter uma idéia do desafio monstruoso que os engenheiros das equipes estão enfrentando.


Mas não incorra no erro de tomar a folha de tempos como único parâmetro. McLaren e Ferrari estão bem mais fortes do que o cronômetro sugere. Mas vale notar que Red Bull, BMW, Toyota e Williams estão obtendo bons tempos em ritmo constante e é bom ficar de olho em seus pilotos, principalmente nas primeiras etapas.


Posso me enganar redondamente, mas acho que esse Mundial 2009 será um dos mais competitivos e cheios de surpresas em muito tempo.

4 comentários:

Speeder_76 disse...

Concordo plenamente, Ico!

Anônimo disse...

Essa asa com uma curvatura na frente da lãmina (será isso a tal borda de ataque?) me fez lembrar das asas traseiras das Ferrari 312 T2 e T3, que também tinham a frente elevada, mas através de um ângulo,quase uma dobra no metal, um "francho", que seguia até a "traseira" da asa.

abs
Fernando Amaral

Ylan Marcel disse...

Olha, eu acho que a McLaren está desesperada pq já percebeu que não será competitiva...

Anônimo disse...

看房子,買房子,建商自售,自售,台北新成屋,台北豪宅,新成屋,豪宅,美髮儀器,美髮,儀器,髮型,EMBA,MBA,學位,EMBA,專業認證,認證課程,博士學位,DBA,PHD,在職進修,碩士學位,推廣教育,DBA,進修課程,碩士學位,網路廣告,關鍵字廣告,關鍵字,廣告,課程介紹,學分班,文憑,牛樟芝,段木,牛樟菇,日式料理, 台北居酒屋,燒肉,結婚,婚宴場地,推車飲茶,港式點心,尾牙春酒,台北住宿,國內訂房,台北HOTEL,台北婚宴,飯店優惠,台北結婚,婚宴場地,推車飲茶,港式點心,尾牙春酒,住宿,訂房,HOTEL,飯店,造型系列,學位,牛樟芝,腦磷脂,磷脂絲胺酸,SEO,婚宴,捷運,學區,美髮,儀器,髮型,牛樟芝,腦磷脂,磷脂絲胺酸,看房子,買房子,建商自售,自售,房子,捷運,學區,台北新成屋,台北豪宅,新成屋,豪宅,學位,碩士學位,進修,在職進修, 課程,教育,學位,證照,mba,文憑,學分班,網路廣告,關鍵字廣告,關鍵字,SEO,关键词,网络广告,关键词广告,SEO,关键词,网络广告,关键词广告,SEO,台北住宿,國內訂房,台北HOTEL,台北婚宴,飯店優惠,住宿,訂房,HOTEL,飯店,婚宴,台北住宿,國內訂房,台北HOTEL,台北婚宴,飯店優惠,住宿,訂房,HOTEL,飯店,婚宴,台北住宿,國內訂房,台北HOTEL,台北婚宴,飯店優惠,住宿,訂房,HOTEL,飯店,婚宴,結婚,婚宴場地,推車飲茶,港式點心,尾牙春酒,台北結婚,婚宴場地,推車飲茶,港式點心,尾牙春酒,結婚,婚宴場地,推車飲茶,港式點心,尾牙春酒,台北結婚,婚宴場地,推車飲茶,港式點心,尾牙春酒,結婚,婚宴場地,推車飲茶,港式點心,尾牙春酒,台北結婚,婚宴場地,推車飲茶,港式點心,尾牙春酒,居酒屋,燒烤,美髮,儀器,髮型,美髮,儀器,髮型,美髮,儀器,髮型,美髮,儀器,髮型,小套房,小套房,進修,在職進修,留學,證照,MBA,EMBA,留學,MBA,EMBA,留學,進修,在職進修,牛樟芝,段木,牛樟菇,住宿,民宿,飯宿,旅遊,住宿,民宿,飯宿,旅遊,住宿,民宿,飯宿,旅遊,住宿,民宿,飯宿,旅遊,住宿,民宿,飯宿,旅遊,住宿,民宿,飯宿,旅遊,住宿,民宿,飯宿,旅遊,美容,美髮,整形,造型,美容,美髮,整形,造型,美容,美髮,整形,造型,美容,美髮,整形,造型,美容,美髮,整形,造型,美容,美髮,整形,造型,美容,美髮,整形,造型,設計,室內設計,裝潢,房地產,設計,室內設計,裝潢,房地產,設計,室內設計,裝潢,房地產,設計,室內設計,裝潢,房地產,設計,室內設計,裝潢,房地產,設計,室內設計,裝潢,房地產,設計,室內設計,裝潢,房地產,設計,室內設計,裝潢,房地產,進修,在職進修,MBA,EMBA,進修,在職進修,MBA,EMBA,進修,在職進修,MBA,EMBA,進修,在職進修,MBA,EMBA,進修,在職進修,MBA,EMBA,進修,在職進修,MBA,EMBA,進修,在職進修,MBA,EMBA,住宿,民宿,飯店,旅遊,美容,美髮,整形,造型,設計,室內設計,裝潢,房地產,進修,在職進修,MBA,EMBA,關鍵字排名,網路行銷,关键词排名,网络营销,網路行銷,關鍵字排名,关键词排名,网络营销,羅志祥,周杰倫,五月天,蔡依林,林志玲,羅志祥,周杰倫,五月天,蔡依林,林志玲,PMP,在職專班,研究所在職專班,碩士在職專班,PMP,證照,在職專班,研究所在職專班,碩士在職專班