segunda-feira, 2 de março de 2009

NOVIDADES EM JEREZ

Os testes da Fórmula 1 seguem nesta semana em Jerez e o fruto dos primeiros trabalhos de desenvolvimento apareceram. A McLaren estreou uma nova asa traseira com uma curiosa curvatura na lâmina inferior, tudo para tentar resolver o desgaste excessivo dos pneus de trás que apareceram nas sessões anteriores. Compare a nova asa (na foto superior, com Pedro de la Rosa) com o primeiro modelo do MP4-24 (na foto inferior, com Lewis Hamilton em Portimão, em Janeiro).


Hoje a chuva apareceu no circuito espanhol, o que deve se repetir nos próximos dias. Má notícia para quem está com um carro ainda verde (e laranja) na pista como a Force India. E um ótimo sinal de um início de temporada imprevisível justamente pela pouca quilometragem acumulada dos novos bólidos.


para comparar: neste ano, apenas duas equipes cumpriram mais de 5.100 quilômetros de testes, o equivalente à soma total das distâncias dos 17 GPs do calendário. Incluindo as atividades ontem, a BMW Sauber rodou 5.789 e a Ferrari, 5.543 quilômetros. Para se ter uma idéia, no mesmo período do ano passado (entre 1° de janeiro e 1° de março), a McLaren liderava as estatísticas com 13.617 quilômetros completados. Neste ano, os prateados ainda não chegaram a completar três mil (2.884 no total).


Some isto a uma nova aerodinâmica, ao KERS – um dispositivo complicado e de influência decisiva na distribuição de peso do carro – e à volta dos pneus slicks para se ter uma idéia do desafio monstruoso que os engenheiros das equipes estão enfrentando.


Mas não incorra no erro de tomar a folha de tempos como único parâmetro. McLaren e Ferrari estão bem mais fortes do que o cronômetro sugere. Mas vale notar que Red Bull, BMW, Toyota e Williams estão obtendo bons tempos em ritmo constante e é bom ficar de olho em seus pilotos, principalmente nas primeiras etapas.


Posso me enganar redondamente, mas acho que esse Mundial 2009 será um dos mais competitivos e cheios de surpresas em muito tempo.

3 comentários:

Speeder76 disse...

Concordo plenamente, Ico!

Anônimo disse...

Essa asa com uma curvatura na frente da lãmina (será isso a tal borda de ataque?) me fez lembrar das asas traseiras das Ferrari 312 T2 e T3, que também tinham a frente elevada, mas através de um ângulo,quase uma dobra no metal, um "francho", que seguia até a "traseira" da asa.

abs
Fernando Amaral

Ylan Marcel disse...

Olha, eu acho que a McLaren está desesperada pq já percebeu que não será competitiva...