sábado, 28 de março de 2009

A REVOLUÇÃO QUE A F-1 PRECISAVA

Só para um rápido registro que a correria é grande como de costume: o paddock recebeu com satisfação essa nova ordem da Fórmula 1. Que acabou, inclusive, sufocando a polêmica envolvendo a questão dos difusores. Sim, a Brawn GP está voando baixo. Mas o Q2 mostrou que equipes com o difusor dito “legal” por algumas pode andar no mesmo ritmo de Williams e Toyota, que estão no centro da polêmica. Ainda que o circuito de Albert Park tem características particulares, se o quadro se repetir na Malásia, vai ficar difícil argumentar sobre a vantagem indevida do dispositivo.

Mas, não vamos nos iludir, a decisão será puramente política. E com os líderes da FOTA pressionando pela proibição da “filosofia dois andares”, a minha aposta é que a FIA vai deixar tudo como está. Elas, as grandes, é que corram atrás.

Até porque, e isso foi o mais relevante, esta “revolução das pequenas” fez um bem danado para a categoria. Isso foi sintetizado na entrevista coletiva depois do treino. Confira na gravação abaixo as brincadeiras entre Sebastien Vettel e Rubens Barrichello que levaram a sala abaixo de tanto rir. Não tenho tempo para traduzir tudo, mas dá para vocês terem uma idéia do clima.

E comente o que você achou dessa “revolução”.

22 comentários:

Carlos Cezar disse...

Traduzindo uma parte:

V - Está certo.

V - Foi, de longe, a melhor resposta

V - É melhor você ficar calado. Você é o mais baixinho aqui!

R - Não, não. Eu achei que sua resposta foi a melhor de todas!

Jornalista - Você o (Vettel) parabenizou?

R - Sim, sim. Eu o cumprimentei, "Maldito Alemão" ("Fucking German").

R - Eu te amo (para o Vettel).

Diego Camargo - Floripa/SC disse...

A BrawnGP massacrou as outras, estou achando demais essa reviravolta na F1. Aliás, não difusor que justifique o rendimento da Ferrari e principalmente da Mclaren. Com a restrição dos teste vai ser difícil pra eles.

Ico, você tem uma daquelas informações que só você consegue sobre a quantidade de combustível do Button e do Barrichelo? (aliás, não era esse ano que isso ia ser divulgado?)

Abraço

Antonio Rafael - Belo Horizonte disse...

Ico, sei que você não deve ter tempo para responder perguntas durante o final de semana, mas qualquer coisa fica para depois:
Ontem na transmissão do treino, o comentarista disse que caso os difusores da Brawn sejam considerados ilegais, não haverá punição, apenas proibição do seu uso nas próximas corridas, ou seja o resultado das corridas da Austrália e Malásia não ficarão sob judice. Essa informação procede?

Ron Groo disse...

Não vou dizer que não fiquei feliz com a mudança de mãos que a hegemonia da f1 parece ter dado.
Claro, isto pode representar a volta dos garageiros...
Mas Ico, só os difusores fazem esta diferença toda?
Eu continuo desconfiado.
Como disse o Ituano Voador no coment do post abaixo: o pulo do gato deve ser outro...

Vamos que vamos... tá gostoso ver e a Williams tá bem.
Go Williams go!

Anônimo disse...

Pois é Ico;

Mal posso esperar para a Tamiya lançar em 1:20 o carro da Brawn. Tentei por anos uma vaga em uma das equipes, para o staff técnico (valia qualquer coisa até limpar os carros), óbvio sem nenhum sucesso. Então o que eu posso fazer é dizer que quando vejo seus posts posso compartilhar da sua alegria por acompanhar esse mundo fantástico.
Por aqui eu leio tudo que eu consigo e que diz respeito a F1, da manhã à noite. Seus posts fazem uma enorme diferença para quem acompanha de longe. Continua mandando bem que tem leitura certa por aqui!

Rodrigo!

Léo Engelmann disse...

Ico, discordo de você de que a Brawn GP é pequena. Ela tem um pessoal de bastidor extremamente competente e sóbrio. Montaram um carro com o regulamento nas mãos, e perceberam que iriam fazer bonito.

Por isso, puseram o carro sem patrocinador. Porque sabiam que daria certo.

Vida longa à Brawn GP!

Diego Camargo - Floripa/SC disse...

Sobre o combustível vi agora o peso dos carros e os da Brawn estão assim:

10. Jenson Button (ING/Brawn) 664,5kg
11. Rubens Barrichello (BRA/Brawn) 666,5kg

Pelo jeito vão parar praticamente juntos.
Acho que o Rubens vai ter que dar o pulo do gato na largada.

Abraço

Arthur Simões disse...

Entendi alguma coisa,o inicio e o final.
Mas de qualquer forma,a F1 tá voltando aos velhos tempos,pelo menos por enquanto.
Estava pensando depois do treino.
Eu nunca gostei das equipes de fábrica(exceção é a Ferrari).E hoje dos seis primeiros,quatro não são de fábrica.
Poxa isso seria quase impossivel tempos atrás.já estava acostumado com Ferrari,Renault,BMW...na frente ,cheias de seriedade e sem nenhuma brincadeira.

Othon disse...

Bacana a entrevista, vi o treino todo, dominio completo da Brawn, thumbs up pro Ross Braw e seu staff de engenheiros, so um adendo, e o Nelsinho hein...desse jeito ele nao passa do meio do ano...

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Ico:

Confesso que achei estranho demais ver Ferraris e Mclarens relegadas a meros coadjuvantes. A cada ano que passa vejo que os pilotos influenciam cada vez menos na F1 ...

O Homem Nuclear disse...

Eu juro que entendi "...fucking jerk" LOL

Herik disse...

Se por um lado é ótimo ver uma equipe renascer das cinzas para a frente do grid, por outro é péssimo que ela se destaque tanto assim.

Não vejo diferença, a princípio, para os campeonatos de 2002 e 2004, quando a Ferrari já definiu tudo de cara. Se não houver interferência política ou uma melhora acentuada das demais equipes, teremos um campeonato chato, disputado entre dois pilotos.

Eu, como torcedor da Ferrari, confeso que gosto de ver a McLaren na rabeira. Sem a máquina de xerox para copiar os carros da Ferrari, eles se perderam.

Lucas Carioli disse...

Acho o máximo o que está acontecendo porque as melhores do momento são equipes garageiras que estão deixando as carrancudas montadoras comendo poeira com sua criatividade. VIVA!!!

Marcelo Ferreira disse...

Na linha do puro veneno: Entendi Rubens dizer "Fuckin, Jenson"...rsrs


Vai ser Briga de Cachorro grande. Como disse o FG eles, o pessoal da Brawn, está de p... duro para começar a temporada. E creio que esse "ereção" dure (Oh, trocadilho) até o final da temporada....

Jenson, assim como Rubens, é muito bom piloto. Eles padeciam de motivação e prespectivas. Creio que não vá ter Alonso, Hamilton, Massa, Raikonen que o superem se não tiverem um carro MUITO MELHOR do que os da Brawn. Pra ganhar dos "BBs" só com equipamento MUITO SUPERIOR.

Speeder76 disse...

Só me apetece dizer: "PQP, agora vale a pena ver Formula 1!". E sim, é uma nova era que começa. Agora resta saber como vai acabar, não é? Vamos ver a corrida, para saber se a revolução continua.


É como disse o Mansell hoje: "Ferrari, Renault e Red Bull foram apanhados com as calças na mão". E o Ross Brawn é o Colin Chapman do século XXI.

Daniel Médici disse...

Muito melhor do que Massa, Raikkonen e Hamilton despejando seus 'im looking forward for the race's que ninguém aguenta mais ouvir.

Ainda acho um pouco cedo para que saibamos o que é fato e o que é factóide na F1 2009, mas ao menos os jornalistas poderão escrever textos mais interessantes.

Smirkoff disse...

Acho que a manchete dos jornais segunda-feira vai ser "EXECUTIVOS DA HONDA COMETEM HARAKIRI". Que mancada corporativa!

Sensacional ver a Brawn arrasando a concorrência, ainda mais com uma pintura e número de modelo que lembram o último carro da Tyrrell. O campeonato promete.

E acho que já na Malásia algumas equipes estarão descartando o KERS para redistribuir o peso e tentar chegar mais perto da Brawn.

Marcelonso disse...

Ico,

Estamos todos estasiados pelas mudanças,mas tem um detalhe,caso a Brawn dispare não terá a menor graça,queremos é competitividade.

grande abraço e continue o bom trabalho,vamos acompanhar a transmissão na Band.

Quando tiver um tempo,se é que isso é possivel passa lá no blog

Carlos Cezar disse...

Pessoal, o Rubinho fala:

Funcking German! (Maldito alemão!)

Ron Groo disse...

Ai Ico... Cê sempre deixa uns presentinhos musicais pra gente.
Hoje eu vou inverter... achei isto no Youtube e pensei: "O Ico vai adorar!"
http://www.youtube.com/watch?v=JcjkA5ZAWQo&feature=related

Pra relaxar...

Arthur Simões disse...

http://www.youtube.com/watch?v=JcjkA5ZAWQo&feature=related



/\
Espetacular!!
Isso que é som de verdade,e não essas porcarias que se ouve hoje em dia.

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Groo, valeu meu dia já, grande!

Obrigado!!!!!