domingo, 26 de abril de 2009

BUTTON DECIDIDO

A primeira corrida “normal” do ano foi legal, mas nem tão emocionante como as outras. Culpa principalmente de um Jenson Button que largou decidido a resolver a contenda logo de cara. Em três voltas, o inglês já havia se colocado numa posição para conquistar sua terceira vitória do ano. Uma bela vitória.

Mas a corrida teve muitos destaques, muitos assuntos e o domingo rendeu ótimas informações para comentarmos no “Credencial” de hoje. Por isso, mãos à obra, pessoal: comentem, perguntem, opinem, a gente volta no fim do dia com uma análise detalhada direto do circuito do Sakhir!

37 comentários:

Willian Freitas disse...

Boa prova do Raikkonen. Pena o Massa ter tido aquele problema depois da largada, mas foi coisa de corrida.

Que venha o GP da Espanha!

Vinícius Perazzini disse...

Hoje quero ser o primeiro a utilizar o espaço dado aos leitores, ao contrário do senhor Rubens Barrichello, que se contenta em ser o segundo sempre, ao longo de dezesseis medíocres (no sentido de média) anos de permanência na F1.

É difícil não perder a paciência com um profissional que é declaradamente acomodado. Mesmo em uma equipe indiscutivelmente melhor e em condições de igualdade com seu companheiro, o rapaz não pensa em vitória, mas sim em participar e fazer pontos.

Que desde o início da temporada, inventou todas as desculpas para justificar seu baixo rendimento. Chorão, apenas se defende e fica escondido, apenas lembrando que foi injustiçado em todas as outras temporadas, quando na verdade, ele foi o homem que mais teve chances de pilotar um carro da categoria.

Sempre a mesma ilusão, desde 1993. Coitado... Acho que ele não funciona sob pressão. Quantos GPs do Brasil ele abandonou em boas condições? Na Stewart, quando todos esperavam que ele daria a vitória para a equipe, deixou a honra para Johnny Herbert. Isso pq nem falarei dos supra citados casos dos tempos de Ferrari.

Não adianta, mesmo com o equívoco na estratégia. O bólido que voa com o Button, parece ter um rumo incerto quando guiado pelo Barrica.

A cena patética que me causou toda essa revolta foi quando desesperado por não ultrapassar o “gênio” Piquet Jr., a carismática tartaruga sinalizou para as câmeras, como quem queria dizer... “Aqui! Aqui! Olhem a minha falta de capacidade!”
Eu não acredito até agora que ele queria a posição no grito.

Ico, desculpa pelo logo texto, mas essa é minha “singela homenagem” para aquele que será o SEGUNDO brasileiro a ir para o espaço. É sua sina, não tem jeito.

Vinícius Perazzini disse...

PS: Ainda fiquei em segundo nos comentários!

Valeu barrica!

Anônimo disse...

Realmente Barrichello deixou a desejar, e muito. Só falta vir de novo com suas desculpinhas que ninguém mais aguenta.

Detalhe pro site oficial dele, barrichello.com.br, que aparentemente está "hackeado". Triste isso, mas bem que minha indignação com ele me fez achar bem feito!

F.Franklin disse...

3 paradas? Não era nescessario... O senhor gênio da estratégia resolveu dar as cartas e mostrar que quem manda, não quer disputas internas. Seu pupilo Jasão Botão, conquistou de forma definitiva a vaga de 1º piloto. O Ross só queria deixar isso bem claro.
Não precisa mais de dobradinhas. Sabe que tem carro e piloto p/ disputar o campeonato. Chamou o senhor Pé de Chinelo p/ mais um pit p/ não ter de assistir a mais uma pataquada em rede mundial. Um piloto reclamando do adversário que não o deixa passar...


Isso é vergonhoso p/ qualquer Brasileiro...

Filipe disse...

Ico, achei a corrida bacana, as primeiras 3 ou 4 voltas tiveram muita disputa!

Mas eu gostava de colocar uma questao: no proximo ano os reabastecimentos vao ser proibidos, então como fica a super-pole? os carros vao ter de ir para o Q3 cheios ate acima? ou com esta mudança, a super-pole tambem altera?

se souber responder, valeu ico.

Anônimo disse...

Nossa... mto bom teu post Vinícius... até pro espaço o Rubinho vai ser segundo mesmo neh... q dureza!

Diego Camargo - Floripa/SC disse...

-Excelente vitória do Button. Achei bem no estilo Ferrari/Brawn/Schumi, com uma tática perfeita nas paradas e ritmo sempre constante na pista. Apesar que a concorrencia está bem perto

-Constante faltou na Toyota. Desse jeito vai ficar só beliscando lugar no pódio. Apesar de parecer bom, pelo potencial que demonstram, conseguem coisa melhor.

-A Ferrai apesar dos primeiros pontos demonstra sinais de fraqueza. Já que até ano passado quando acontecia algum problema e o Massa ficava para trás, as corridas de recuperação dele sempre eram fantásticas. E hoje até volta do líder levou.

-Hamilton fez boa corrida também. É só dar uma olhada onde chegou o Kovalainen.

-E ficou muito feio todo aquele desespero do Rubinho atrás do Nelsinho(boa corrida).

PERGUNTA: O Clapton eu sei que gosta muito de carros (culpa do George Harrison segunda a sua biografia), mas e o Plant? Demonstrou alguma afinidade com a coisa, ou só estava lá pela festa? hehe

Ótima transmissão pela rádio, eu não sabia o que era dar risada em transmissão de F1. Ótimo humor de vocês! Agora aqui é sempre TV MUDA+BAND NEWS.

Abraço.

Paulo Cunha disse...

Jasão Botão (adorei e já copiei) foi mesmo impecável.

E faço coro às críticas ao Barrichello, só espero mesmo que ele pare de falar dos problemas e passe a viver com eles, principalmente porque o Brawn sempre adotou duas extratégias, a A rígida e provavel vencedora, e a B flexível e possível meio de campo, a menos que tudo mude por algum safity car e então ele pode jogar com a B. Daqui para frente advinha quem sempre ficará com a estratégia B?

Richarley Menescal disse...

É, concordo que o Barrichello não tinha nada que reclamar com o Nelsinho por uma briga de posições. Pegou feio isso já que o Nelsinho não tinha obrigação alguma de ceder ali.

Mas o que achei mais lamentável foi a estratégia de corrida mesmo, o Barrica tinha um ritmo bom, chegou até a recuperar todas as posições que perdeu na largada ainda na primeira volta (Nisso, não vi brasileiro algum lembrar também), mas a Brawn arriscou demais com ele, enquanto fez um trabalho impecável com o Button (Esse perfeito, com vitória estilo Schumacher hoje).

E apesar de que eu não acho que o Barrichelo vem fazendo um mal campeonato (pelo contrário), com essa atitude da equipe somada ao resultado de hoje, já dá pra perceber que a Brawn já está concentrando seus esforços no Button, deixando o brasileiro por conta própria.

Herik disse...

Achei a prova legal. Não sou daqueles que torcem por confusões para ver uma boa corrida.

Destaques ficam por conta de Button, Hamilton, Raikkonen e Piquet. Especialmente em relação ao Piquet, espero a prova consistente que fez seja uma boa injeção de confiança para o brasileiro.

Mas Ico, que final de semana você teve, heim? Os magníficos carros do tio Bernie, encontros com Eric Clapton, Robert Plant e o baterista do Pink Floyd... Vixe! Você estava iluminado mesmo!

Henry disse...

ICO,
Largadas detacadas de Kimi pela esquerda e Lewis pela direita. BUTTON continua muito focado e faz uma dupla impecável com Ross. Se as mudanças das equipes não ameaçarem em Barcelona, só o que resta é torcer pelo erro da BrawnGP (improvável). A maturidade de VETTEL e a qualidade de Newey são o outro destaque. Trulli, foi o Webber da vez. Aguardo uma reação da engenharia da Ferrari para a Scuderia acabar numa posição honrosa. Façam como a McLaren.

BMW está no elenco de LOST.

1abraço

Unknown disse...

Rubinho Barrichelo na minha opinião nunca teve perfil para a F1. Pra mim ele escolheu a categoria errada. Ele tem o perfil de piloto de Formula Indy. Não sei porque... mas F1 você tem que ter um algo a mais que o cara não tem. To impressionado com tantos pilotos medíocres que não dão certo ultimamente... Nakajima, Bourdais, Nelsinho ... mas de outro lado temos bons jovens também como Lewis, Vettel e até mesmo o desacreditado Button. Cara, se eu tivesse uma equipe, acho que ia ter a maior rotatividade entre pilotos... porque logo nas primeiras voltas e conversa com o piloto dá pra tu sentir se o cara é ou não é campeão! Ve a PRIMEIRA entrevista do Senna... o cara não queria assinar porque "eles não estão reconhecendo o meu trabalho"!!!!! Cacete, nunca tinha andado de F1, mas ja dava pra ver que esse seria campeão! O Fittipaldi quando apresentou o Piquet pros dirigentes de sua equipe: "Esse cara que estou apresentando a vocês é um futuro campeão da F1"... o Fittipaldi sempre com aquele sorriso no rosto, como quem sabe o que tá falando. Agora Rubinho cara... como falei eu acho que ele escolheu a categoria errado. Acredito que ele se daria muito bem na Indy.

Marcelle Costa disse...

nossa o rubinho tá conseguindo ficar mais uma vez atras do buton. Ele tem que parar de reclamar mais do carro e agir, se é ue pode. O massa deu um azar....ico vc acha que alguem teve culpa ali? na espanha acho que vai ficar tudo muito junto.

Ituano Voador disse...

Eu concordo com o que o Capelli falou em seu blog. O Rubinho tentou dar o gato com a mudança de estratégia e se deu mal pelo tempo perdido atrás do Nelsinho. E, realmente, não me parece que a Brawn teria mudado a estratégia sem a anuência do Rubinho. Como diria o personagem, armou e se deu mal. De novo...

harerton disse...

Com os pontos de hoje a Ferrari garante aquela ajuda da FOM/FOA para o transporte para o ano que vem... (ainda tem, isso???)

Gostei da corrida do Piquet, com aquele caminhão não dava pra fazer nada mais além mesmo.

O Massa, mais uma vez deu azar. Como ele largou pesado poderia ter chances de pontos ou talvez de pódio.

Quanto ao Barrichelo, mais uma vez se atrapalhou (fatalidade? pode ser).

E Button, favoritíssimo ao título.

Ico, parabéns pelo Credencial. Ajuda e muito a matar a saudade do RádioGP!

[ ]'s

Harerton, Vitória-ES

Luís disse...

É o Kers? A BMW caiu no conto dele... Hamilton o tinha e não evitou a ultrapassagem(fácil?) de Button...

Toyota veio sem nenhum ritmo de corrida, carro desequilibrado?

Quanto o sr Branson está disposto a investir na Brawn? Quem diria que um homem(patrocinador) teria tanto poder de definição!

Sim, pq só a Red Bull para fazer frente a ela. Vimos o que os azuis fizeram nas duas ultimas corridas. E olha que nem o difusor de araque eles tem...

A Red Bull, tem dinheiro e um plano de desenvolvimento claro... Plano esse comandado pelo melhor projetista do Grid...

Saem Ferrari e McLaren, entram Brawn e Red Bull...

Nandoo disse...

A corrida do R. Barrichello foi perdida ontem. Com menos combustível que Vettel, Button e Hamilton, ele tinha a obrigação de ter largado em, pelo menos, terceiro. Ai seria só erguer a taça. Mas estamos falando é do Rubinho e não de Shumi.
E ele ainda teve a cara de pau de disser que precisa mais de SORTE assim como Button. O Button não teve SORTE e sim COMPETÊNCIA.

Flávio Costa disse...

O Rubens é rápido. Novamente, o Rubens foi mais rápido que o Buttom durante quase toda a prova, e o que colocou lá atrás foi essa droga de estratégia louca que ninguém entende. O que deu naqueles caras??

Não digo o mesmo para a classificação, o Buttom foi melhor e ponto parágrafo!

Gente, ou eles são espertos demais e eu não consigo entender o que fizeram com o Rubinho na segunda parada ou o Rubinho está precisando desesperadamente de um cara de CONFIANÇA, para cuidar da estratégia dele.

O pior de tudo é que ele sempre tem uma historinha para justificar os resultados.

LeandroSpectreman disse...

A Williams está "ficando" um pouco.As evoluções que são aguardadas para Barcelona podem deixar o mais embolado, se a Ferrari acordar. A McLaren já vem pra festa e a Renault é uma incógnita!

António Barbosa disse...

Eu também não entendi o que Rubens queria de Nelson Piquet Jr com aqueles gestos...não era volta de avanço pois não ? então queria o quê ? que ele abrisse uma avenida para ele ?

Luiz G disse...

Não acredito que já vão começar as histórias de que a equipe está prejudicando o Barrichello.

Vocês realmente acham que a Brawn chamou o Barrichello para o Box só para prejudicá-lo, quando ele já estava na quinta posição??

O Ross Brawn seria um gênio ao prejudicar "só de zoação" um de seus pilotos.

Essa síndrome de injustiçado já cansou!

Barrica não ganha porque não tem fibra de campeão. Eu também não tenho...por isso, não sou piloto de F1.

Anônimo disse...

Inglesa ( ou sem graça )

Amigos e amigas a F1 voltou ao normal.Alguém viu a disputa na pista do Button pelo primeiro ?

As paradas e estratégias estão fazendo toda a diferença, e já estamos com um equilíbrio muito grande novamente ( e nem chegamos na Espanha ainda ). Parece que quando o Barrica ia chegar na briga, algum inglês estúpido disse : Isso é mais fácil na estrategia ! Esse negocio de briga na pista é para animais.. Ainda concordo com Edgard de Melo Filho que continua lavando seus cachorros no domingo de manhã ( programa linha de chegada)

Um abraço
Giovani Balduino

ebiscaia disse...

Até agora só vejo um benefício para o Kers: a largada.
No entanto, todas as equipes que se focaram no desenvolvimento dele ficaram para trás, a diferença é que a McLaren conseguiu em pouco tempo evoluir o carro e já se aproxima do pelotão da frente.
Outro detalhe é que a melhor tática parece ter um carro em condições medianas (na questão do combustível) durante o início da prova.

Me lembro de ter lido no passado que o Schumacher na época dele considerava que havia três pilotos do nível dele no grid: Alonso, Kimi e Button. Dois já foram campeões e o último agora está tendo um carro com capacidade para ser campeão e está mostrando que tem realmente o quilate para ter um título de piloto.

Começo empolgante de prova com os pilotos do fim do grid usando três vias para poder pilotar. Muito legal, fazia tempo que isto não acontecia. Mas depois, a mesma procissão de sempre. Talvez os pilotos possam dar alguma opinião sobre a capacidade dos carros em obter ultrapassagens.

Abraços Ico e galera

danielwey disse...

Qual é a do Rubinho ficar reclamando que o Piquet não sai da frete para ele passar... Se o carro tá mais rápido, vai lá e passa, pô. Nessas horas que um piloto como Shumi, Alonso ou mesmo Hamilton faz a diferença.

Ico, você ve alguma possibilidade do Rubinho perder o emprego antes do fim do ano? Já que é para ser
segundo piloto, alguém que traga mais grana, como o Bruno Senna, não seria mais importante para a equipe? Afinal, a tendência é a falta de recursos começar a pesar a partir da metade da temporada.

Unknown disse...

Ico meu caro....Desculpa anteciadamente por que eu sei que aqui devemos respeitar as opniões de todos...mas meu Caro Vinicios...essa e pra vc ...
Nem um piloto de Formula 1 está sentando e, um carro daqueles se não for bom...vc disse bem Rubens esteve em 16,isso não e pouco, não interessa se ele e o primeiro o segundo ou o ultimo,o povo brasileiro ficou muito mal acostumado, Emersom, Piquet,Senna, grandes pilotos passaram por essa categoria e ficaram la por meia, uma ou duas temporadas, e não foram pilotos mediocres, foran Serra, Ingo,Pace,entre outros que brilharam, mais la não deram tão certo...então na minha humilde opinião no minimo o Barrica merece respeito,sei o ponto seu de querer que ele ganhe com o um equipamento bom..mais lembre-se F1 e um negocio antes de ser um esporte...na Ferrari com Schumi lá ninguem ia dar para o Barrica o previlegio, o alemão chegou lá, arrumou a casa e depois ia dar titulos ao brasileiro, ce ta loco...agora querendo ou não meu amigo, EQUIPE Inglesa, PILOTO Ingles, CHEFE Ingles PATROCINIO Ingles vc acha realmente que a estrategia de corrida do Barrica hoje foi feita para ele superar alguem...lembre-se e um negocio.. .Quando aparecer um Piloto carismatico vendedor e vencedor ai volta a dar Brasil...o nome dele Bruno Senna..

Vinícius Perazzini disse...

Caro Edson, entendo sua posição mas convenhamos, eu em momento algum disse que ele não era capaz de estar na F1, mas sim que não venha mais com a conversa de estar motivado e que o povo brasileiro deve acreditar nele.

O próprio sabe que não é fácil ser comparado com grandes nomes do automobilismo brasileiro, fato este que eu não fiz em nenhuma parte da minha análise.

Na verdade, deve partir dele essa atitude e não de mim, que apenas expressei minha opinião.

Vou exemplificar para você, algumas declarações do Barrichello.

Não querendo utilizar das justificativas dadas para o rendimento do carro, vou citar apenas as declarações de otimismo.

27/03/09

"É tudo que sempre pedi: sair da Ferrari e ter uma boa equipe trabalhando para mim e meu companheiro. Lá era tudo para Michael. Queremos vencer e aproveitar este bom momento no campeonato."


"Este é o melhor ambiente que já encontrei na F1, apesar de que sempre adorei a equipe Stewart.
Na Ferrari, tudo era voltado para o alemão. Volto a ter a liberdade de expressão dos últimos três anos, quando, infelizmente, era um carro muito ruim. Este momento que vivo agora é de glória."

"Não tenho saudades de ter um carro competitivo sabendo que as coisas não vão ser feitas para mim, mas para outras pessoas. Neste sentido, estou muito mais tranquilo."

Sendo assim Edson, acho que seu comentário ganha outra visão, não acha?

Unknown disse...

Vinícius Perazzini disse....

"o rapaz não pensa em vitória, mas sim em participar e fazer pontos"

"Rubens Barrichello, que se contenta em ser o segundo sempre, ao longo de dezesseis medíocres (no sentido de média) anos de permanência na F1."

"Chorão, apenas se defende e fica
escondido"

"essa é minha “singela homenagem” para aquele que será o SEGUNDO brasileiro a ir para o espaço. É sua sina, não tem jeito."

Como eu disse . . . Respeito...
Assim como eu respeito sua opinião, meu pai odeia ele, fala a mesma coisa, mais eu acompanhei a carreira dele todinha e fico incomodado sim, por que ninguem corre pra ser segundo...e a culpa é dele ? Sim .Falta sorte? Sim Ele quer ser vice ele não tem garra, ele e mediocre, ele e chorão??Não.. Um cara que foi 2 vezes vice campeão mundial de Schumacher que "em numeros" foi o melhor não pode ser mediocre ...

António Barbosa disse...

Rubens Barrichello não é um piloto mediocre , é um piloto de nivel internacional o problema é que no fim desta época se falhar não pode dizer mais que não teve condições.

Flávio Costa disse...

Luis G,

Eu acho que a Brawn PREJUDICOU o Rubens sim! E não entendo quando você pergunta se "a gente" acha que estão querendo prejudicá-lo. Obviamente não foi dito isso. Só que até o momento, ninguém , nem o mais experimentado comentarista ou piloto, ou ainda ex-piloto, conseguiu dar uma justificativa plausível para aquele segundo jogo de pneus macios. Você com a palavra.

Um abraço,
Flávio.

Unknown disse...

Pois é Flavio...o proprio Rubinho disse que a equipe decidiu isso ainda antes do primeiro pit...A desculpa seria para ele não pegar trafego....+ + + e mais so ele fez isso....e ainda culpou o Piquet por ter atrapalhado a estrategia...

Anônimo disse...

Pessoal não comecem a viajar. Não há privilégio para o Button. E COM CERTEZA, as estratégia de 3 paradas foi tomada em virtude da cena patética dele atrás do piquet.

E mais, começo achar que não havia para o schummacher também. Problema do rubens é braço mesmo, sempre fui torcedor dele, mas parece que estou tomando um choque de realidade esse ano. Hebert, Irvine, Schummacher e Button. Todos a frente do barrichello. e o que é pior, destes só o schummacher é reconhecidamente um grande piloto.

Edson do que adiantam 16 anos de experiência, se o Vettel com 1 ano e pouco já tem 2 vitórias, e alguns shows em pista ?? ??

Sinceramente, estou profundamente decepcionado com o Rubens, continuarei torcendo, mas sem expectativas. acho que ele perderia para buemi di grassi e bruno senna com o ritmo que tem hoje

Luiz G disse...

Flavio,

Como se sabe, o narrador da Rede Globo, bem como, o comentarista, jamais dizem a verdade sobre os pilotos Brasileiros.

Se o Barrichello começar uma corrida dando marcha ré, o Galvão Bueno vai dizer: "Grande Barrichello! Começou indo pra trás numa tática inovadora..."

O pessoal da Globo é, claramente, pago pra manter a imagem heróica dos pilotos Brasileiros para manter a imagem de credibilidade no esporte e, claro, audiência.

Quando estava na Ferrari, Barrichello era declarado, segundo piloto. Na Brawn, ele mesmo diz que não há privilégios e tem o mesmo carro, logo, esperam que ele vença.

Acho que a equipe arriscou uma tática arrojada pra tentar salvar uma corrida que ele perdeu na largada. Pra variar, Rubens largou mal e, quando alcançou um ritmo bom, a equipe o chamou pra ver se, colocando menos combustível, ele manteria o ritmo e ganharia mais uma ou duas posições. mas ele ficou preso atrás do Piquet e não se deu bem.

Claro que, com o tempo, a Brawn vai privilegiar o Jenson, pois eles tem um campeonato pra vencer e é melhor investir num cara com 3 vitórias e um terceiro lugar do que num cara que fez apenas um pódio.

Flavio, na F1, todos tem oportunidade de mostrar um bom trabalho, mas tem que agarrar as oportunidades. Se Vettel pôde vencer, na chuva, com uma Toro Rosso e agora, na terceira corrida com a Red Bull, então Rubens pode vencer com a Brawn.

Ou, ao menos, chegar no pódio.

Culpar a equipe é apelar demais. Eu torço pelo Barrichello, mas não sou cego.

Abraço.

Erico disse...

Trulli nunca vai vencer uma corrida normal e disputada. Sua única chance é um GP caótico que elimine os melhores pilotos, ou superioridade absoluta de equipamento.

Barrichello fez mais um papelão auto-depreciativo ao gesticular ao Piquet. Não precisava daquilo.

Hamilton levou a McLaren o mais longe que deveria. Em todas as corridas da temporada, terminou à frente de onde largou. E isso porque muitos duvidavam de sua capacidade de correr em carros que pertençam ao meio do pelotão. Acho que já deu sua resposta. Se a McLaren evoluir rapidamente, ainda terá chances para vencer e defender seu título.

E o Button continua maximizando as oportunidades. Coisa da campeão. Resta saber até onde Vettel e Red Bull irão e como e quando Ferrari e McLaren alcançarão a ponta.

Erico disse...

Achar que a Brawn prejudica o Barrichello é uma tremenda estupidez.

Ela é uma equipe pequena de orçamento limitado que mal conseguiu iniciar a temporada e não se sabe como temrinará. Como então se daria ao luxo de prejudicar um de seus pilotos? Cada ponto que ela conquistar esse ano será dinheiro para ela no ano que vem, e ela precisará de cada centavo.

Na boa, tem que ser imbecil pra ver qualquer conspiração anti-Barrichello.

Luiz G disse...

Como crítico do Barrichello, acho justo citar que o que eu gostaria é que ele VENCESSE o campeonato!

Eu não cordo ás 8:00 da manhã, nem fico acordado até as 3:00 ou ás 4:00 pra ter o prazer de vê-lo perder e vir aqui criticá-lo.

Eu queria vê-lo VENCER e poder vir aqui e dizer que valeu a pena ficar acordado....

Mas ficar acordado e vê-lo perder de forma ridícula...é irritante! Eu adoro esse esporte e vou continuar vendo...mas cada vez, com menos boa vontade com o Barrica.

Se ele não tivésse vencido ainda, mas tivésse feito 4 segundos lugares, eu não o criticaria....mas não chegar nem no pódio....o Barrichello abusa da boa vontade de seus torcedores...

Luiz G disse...

...E não vamos esquecer que, na primeira corrida, ele só chegou ao pódio por um acidente duplo a poucas voltas do final, ou seja, ele herdou a segunda posição num golpe de sorte.

Não fosse isso, ele não teria feito nenhum pódio ainda...