quarta-feira, 29 de abril de 2009

PUNIÇÃO DE MÃE

E a FIA não se cansa de nos surpreender. A punição não aplicada na McLaren de uma suspensão de três corridas só aumenta a suspeita sobre o que foi imaginado na China. Ron Dennis fez o sacrifício de deixar a McLaren para salvar a equipe no Tribunal. Porque o argumento dado para a decisão é ridículo: Martin Whitmarsh convenceu os juízes que houve uma “mudança de cultura no time”. Tudo bem. Vou roubar um banco e, se for pego, juro pelo que há de mais sagrado que jamais farei isso de novo.

Só espero que o episódio sirva de lição para quem acha que a FIA só serve para proteger a Ferrari. Não. Ela está ali para abençoar quem souber costurar acordos políticos com ela, seja quem for. Nesse rio não tem piranha vegetariana, não vamos ser tolos.

Mais um episódio político encerrado, vamos nos concentrar no esporte. Esporte que, coitado, vai ficar bem manchadinho caso Lewis Hamilton vença esse Mundial.

27 comentários:

Luiz G disse...

Olha a pizza!

Berto disse...

Ficar manchado porquê?

Ron Groo disse...

Bem, não penso que a Fia protegeu a Mclata, ou só costurou um acordo político. Penso que em primeira visão a intidade protegeu-se.
Caso excluisse a Mclaren, uma retirada da Mercedes não era descartada. E ai bye bye Force India e principalmente Brawn GP.
Que seria do campeonato com seis carros à menos?
Para nossa sorte - e do esporte - Hamilton tem poucas, pouquissimas chances de vencer o campeonato.
E um ultimo pensamento me ocorre: O que houve com a equipe que teve Emerson, Senna, Prost?
Esta que esta aí me parece um arremedo muito mal feito. Eticamente, digo.

Rodrigo Neto disse...

Para uma punição ridícula igual a essa... Nem deveria ter tido essa sessão no tribunal.
Perda de tempo. Acho que uma punição de "Mãe" seria mais dura. Pq nem de castigo a McLaren ficou...
A FIA tá parecendo o sistema político do Brasil... estamos exportando "Modos de fazer Pizza" e maneiras de sermos "hipócritas" !

Carlos Cezar disse...

Não entendo por que o esporte ficaria "manchado" caso Lewis vencesse.

O garoto já pagou pelos pecados. Não há motivo para ficar chutando cachorro morto.

Lvcivs disse...

Também não entendi, Ico.

Não ficaria mais manchado se o Massa tivesse levado o título ano passado, não mesmo. Pq a vitória da Bélgica foi do Hamilton.

Nesse caso, ele acabou perdendo os pontos de qq forma, se ele levar o caneco, a corrida da Austrália não vai ter ajudado em nada. Concordaria contigo se os pontos dele tivessem sido mantidos, o que não aconteceu - ele foi excluído.

A FIA não serve só pra proteger a Ferrari, mas que parece ser a atividade principal dela, ah parece! rs

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Pessoal, só acho que a dimensao do que aconteceu vai mais além do que uma simples exclusao. Vendo nos olhos a revolta do Trulli comentando o episódio, achei q esse tipo de comportamento nao é comum e nem tolerado na F-1. Por isso acredito que deveria haver algum tipo de punicao para ele e a equipe, e nao uma meia calabresa, meia margherita. Acho que abriu-se um precedente perigoso aqui, mas é só minha opiniao.

Abs!

Mateus disse...

Filhinha Mclaren, nunca mais faça isso!

Tá bom mamãe FIA!

...

Ridículo tchê! E eu achando que o STJD no futebol brasileiro é que era uma MERcadoria!

Anônimo disse...

Todos os anos existem decisões polêmicas nos tribunais, todos os campeonatos teoricamente ficam manchados, mas a maioria nem se lembra desses casos....

Se o hamilton for o campeão duvido q alguém releve o acontecido na austrália ou nessa decisão.

A FIA e o tio Bernie puniram a mclaren no q queriam, por isso ñ precisaram interfereir na parte q os leigos veem.

Lucas disse...

Ah, sei lá, concordo que ficou muito barato, mas uma punição de pontos ou corridas tbm seria ruim pro espetáculo. Talvez uma punição em dinheiro fosse melhor...


Mas ei Ico, posta aí aquelas tuas informações sobre o Barrichello que tu anunciou no Credencial. Tô ansioso!

Anônimo disse...

Mateus, infelizmente, o esporte também, por envolver muito dinheiro, sofre com a corrupção e a guerra de interesses.
Porém, muitas vezes a própria mídia aceita isso e não fala nada, pois senão corre o risco de perder os direitos de transmissão.

Felizmente, na F1, pelo menos, os jornalistas podem criticar mais abertamente, até pq há uma distância bem maior e eu duvido que o Max Mosley e o pessoal da FIA fique vigiando o que falam sobre eles no mundo inteiro, ainda mais em blogs do Brasil hehehe

Paulo disse...

Ico, seu comentário é totalmente incoerente. Por que ficaria o Mundial manchado caso Hamilton seja campeão? Ele por acaso não perdeu TODOS os pontos que ele ganhou injustamente? Não foi ele desclassificado da corrida?
Por favor, explique-nos seu raciocínio incoerente!

Anônimo disse...

Tudo inglês, portanto, está todo mundo em casa.

E nada como um bom lanche regado a pizza inglesa.

Abraço a todos.

Paulo Santos/RJ

Ylan Marcel disse...

Com o MP4-24, o Lewis não ganha nem corrida, quanto mais o mundial!

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Paulo, acho que estaria manchado porque a McLaren (e, por tabela, seus pilotos) recebeu uma punicao, mas ela nao foi aplicada. Além da exclusao do GP da Austrália, eles receberam uma suspensao de três corridas, mas que levou sursis em cima do ridículo argumento de que "há uma nova cultura na equipe". Ou seja, ganharam a chance de vencer três corridas que nem deveriam estar disputando. Esse é meu ponto de vista. Nao sou o dono da verdade, mas nao acho correto isso.

Williams Gonçalves de Farias disse...

Ico, achei a punição justa. Discordo quando você acha que a FIA não protege a Ferrari. Que isso!... pra mim isso ficou bem claro em muitos episódios da F1 isso! Se o Schumacher não era projegido, então minha percepção está com problemas. Muito mais grave que essa mentira do Lewis, pra brigar pela migalha do terceiro lugar foi a ultrapassagem do Schumi no Barriquinho, não acha isso? E o que fizeram com o Schumacher e a Ferrari? nada! Essa mentira é muito pouco se lembrarmos as mutretas que já aconteceram na F1 e ficaram impunes, e você que acompanha de perto isso sabe mais do que ninguem. O que o Hamilton fez é que nem jogador de futebol quando tenta cavar um Penalti... se conseguir "enganar" o juiz... tem ótimas chances de marcar o gol, senão... é um cartão amarelo e fim de papo... não tem tribunal... juízes, exclusão do campeonato e cortem o time do futebol! Isso não é só na F1 mas em TODOS os esportes, sempre aconteceu e vai acontecer. Achei sua opinião meio tendenciosa... na minha percepção

Henry disse...

ICO,
Concordo que o episódio serviu de lição para quem acha que a FIA só serve para proteger a Ferrari.

Mais um episódio.
No capítulo decisivo da Temporada, os difusores no GP Paris, a decisão foi frontalmente contrária à FERRARI.

O jogo político é dinâmico:
E pur si muove!

1abraço

Janaína disse...

Oi, Ico, tudo bem? A gente trabalhou junto no JT, há muuuito tempo (nossa, como tô véia! rsrs). Pela primeira vez comento no seu blog, que eu adoro. Não entendi uma coisa: a McLaren havia anunciado que o Ron sairia em março desse ano, pra cuidar daquelas coisas todas que eles disseram na China. Então, qual o problema? Ele ia sair, de qualquer jeito, estava apenas postergando a transferência provavelmente por conta da performance ruim do carro. O que a crise provocou foi, no máximo, o empurrão final que faltava ao Ron Dennis para largar o osso, não? Me parece que os caras estão usando um argumento viciado, levando todos a crer que o afastamento do Ron Dennis tenha sido obra única e exclusiva de um "saneamento" na equipe para não ter mais problemas. Abraços e parabéns pelo excelente trabalho!

LeandroSpectreman disse...

O "tribunal da Fia" está virando o nosso STJD!

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Oi Janaína! Obrigado :)

Sobre o Ron, ele havia anunciado q deixaria a McLaren Racing, mas se manteria como CEO do grupo McLaren. Aí, na China, ele falou que estava deixando o grupo como um todo e que cuidaria da McLaren Automotive, agora uma empresa completamente diferente. Ou seja, houve uma mudanca no plano inicial. E o timing do anúncio disso é q levou à suspeita de um acordo político.

Como diria o poeta: the truth is out there...

Abs!

Anônimo disse...

Concordo com tudo o que vc disse aqui nos comentários, Ico. Puniu-se uma mentira com uma punição de mentira, simples assim.

Pode ser bom para a competitividade da Fórmula-1, mas é péssimo para a credibilidade. Simplesmente ridículo. E nem adianta render o assunto, pra mim nem a McLaren e nem a FIA são sérias.

Abraço!

Cassius Clay Regazzoni disse...

Prazer Ico,

Sou novo aqui e gostei muito do blog.

Agora, será que o pessoal não sabe entender os textos.

O Ico não falou em momento algum que a FIA não protege a Ferrari, falou é que a McLaren também é protegida e que a proteção depende do interesse político do momento, só isso.

Abraços.

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

É o Clay do "Coisas Escrotas", nao é? Q honra! Mande lembrancas ao Trupy!

Érico disse...

Hamilton já foi desclassificado do GP Australiano e perdeu seus pontos. Como então poderia um eventual título seu este ano ser manchado? E nem havia motivo para outra punição, McLaren e Hamilton já perderam muito no episódio.

Fernando Kesnault disse...

Ico já aprendi algo há muito tempo. Onde há dinheiro há comprometimento de acordos e negociatas para o bem do....bolso dos envolvidos, seja no futebol (onde se tem muuuitos arranjos) e em outros esportes. C'est la vie.

Berto disse...

Não sei o que as pessoas queriam mais... o problema ocorreu na Austrália, e eles foram penalizados com a perda desses pontos, e mais importantes com uma desclassificação, algo que nunca fica bem em nenhuma equipa. Fim. Parece-me óbvio e lógico. Eles agiram mal e foram punidos por isso.

Eduardo Malheiros disse...

Só um adendo/curiosidade ao tema: não sei se perceberam, mas no site da Formula 1 há agora uma galeria de imagens com momentos da carreira de Ron Dennis.

Ainda que muito bacana, uma honra agridoce e com certo pitaco de veneno, se me permitem analisar. Ou seja, no melhor estilo FIA. ;)

Abçs.