sexta-feira, 24 de abril de 2009

VOCÊ NO COMANDO

Foi anunciado hoje que a Codemasters será a responsável pela criação dos games com a licença oficial da Fórmula 1. O “F1 2009 deve chegar ao mercado no segundo semestre deste ano para Wii e PSP. Para outras plataformas, apenas no ano que vem. Resta uma torcida resignada para que acertem na simulação do comportamento dos carros. Se os gráficos são caprichados e os designs dos carros, atualizados, a física do jogo nunca foi muito realista.


Vamos ver se acertam a mão dessa vez. Eu duvido, mas...

23 comentários:

Ron Groo disse...

Pronto, mais um jogo de videogame pra eu provar o quanto sou bom motorista. Vixe, nem acordei e ja to mentindo. hahahaha.

Eduardo disse...

Ao que parece, a Codemasters vai usar o Engine de Race Driver: Grid para o jogo de F1. Se seguir os mesmos passos, vai ser um jogo bem divertido, mas não realista.

Gustavo disse...

Ico, a Codemasters é criadora do GRID e do DiRt, dois dos melhores jogos de corrida já criados. Os gráficos costumam ser perfeitos e o realismo é muito bom, mesmo se o intuito é ser arcade. Promete ser um jogão.

Fleetmaster disse...

Tomara !! !! Estou torcendo para que o jogo cheguem para o Ps2!

Julio Cezar Kronbauer disse...

Desde que fui apresentado do rFactor, há quase 4 anos, não quero mais nem saber desses arcades.

Estou esperando pela equipe da FSONE fazer o mod da F1 2009 mais ansiosamente do que a Codemasters com seu engine que não é nem a metade do gMotor, da ISI.

E eu só precisei pagar 80 reais para ter praticamente 60 "jogos" de corrida no meu PC, desde mods de Karts até de caminhões de corrida.

SAVIOMACHADO disse...

Quem não gosta de um bom jogo de Fórmula 1 né? Também fico na torcida. Abraço Ico.
SAVIOMACHADO

Paulo Gouvêa Jr. disse...

Torço para que a engine do game seja mais voltada para a simulação (mesmo tendo uma possibilidade "arcade"). A Codemasters tem um bom retrospecto neste quesito. Vi (agora não me recordo onde) um link do youtube mostrando um preview do game. Porém as imagens era do Rfactor com o mod F1 2009.

Fernando Horta disse...

Tenho a impressão de que o jogo será bonito e bom apenas em 2010. Pelos gráficos que vi da versão 2009, prefiro nem jogá-lo. Aquele velho "Formula 1", de 1995 pra PlayStation parece mais novo que isso daí.

Quanto a simulação, realmente não é a área mais forte da Codemasters. ToCA Race Driver, DiRT e GRiD são jogos mais voltados ao arcade do que à simulação, mas evoluíram muito em termos de física de danos no carro e gráficos, especialmente em GRiD, que são de arrepiar. Se a evolução prometida no próximo jogo da CM (Fuel) realmente pegar, finalmente teremos um bom jogo de F1, o primeiro desde que "Grand Prix 4" saiu quase 7 anos atrás.

De resto, fico com meu GTR2 / GTR Evolution e mod em cima disso. Quem tiver, procure os mods F1 1979 e 1988!

Fernando Tumushi disse...

Esqueçam.... será arcade...

E nada, eu disse nada supera o GPL !

Julio Cezar Kronbauer disse...

Também gostaria de "jogar" GPL, mas tenho Windows Vista...

Eduardo Malheiros disse...

Na realidade isso já foi anunciado a bastante tempo, desde que a licença saiu das mãos da Sony, mas esperava-se que para as plataformas next gen o jogo já saísse esse ano.

IMPORTANTE:

Como também sou um grande fã de jogos relacionados ao automobilismo fiquei por dentro desde o primeiro momento que ouvi do desenvolvimento deste jogo e estou muito empolgado, cheguei a largar o rFactor só pra esperar.

O fato é que desde o princípio os caras da Codemasters criaram um fórum perguntando o que os jogadores procuravam e, por fim, chegaram a decisão que precisam ter de tudo um pouco, ou seja, para quem só quer sentar, ligar o computador ou o video-game e se divertir o jogo terá setagens no melhor modo arcade, já pra quem procura realismo, o mesmo promete ser absurdo com esse tipo de setagem. Questões como o clima e a condição da pista também estão recebendo atenções muito especiais e influirão demasiadamente na condução do carro. Temperatura, borracha, enfím, tudo conta. Fiquem tranquilos, a Codemasters não brinca em serviço.

Grande abraço a todos!

Eduardo Malheiros disse...

Encontrei, para maiores informações, tá ai:

http://community.codemasters.com/forum/forumdisplay.php?f=1014

Qualquer coisa opinem e ajudem o game a ficar ainda melhor. ;)

Eduardo Malheiros disse...

Mais um interessante:

http://www.formula1.com/news/interviews/2008/5/7859.html

luiz carlos disse...

Xi! Se vão a usar a engine do Grid não vai ter nada de realista.

E não acredito em jogos "gilette" (pode ser arcade ou simulador).

Atualmente bom mesmo é o Rfactor, ainda mais o mod 88.

O GP4 seria perfeito se não fosse o efeito trilho sobre os carros. A IA desse jogo é imbatível.

O GPL também é excelente, mas não sou muito fã dos charutinhos dos anos 60 (prefiro os anos 80 e 90 até 1996), além de não conseguir fazer os pedais do meu Trust GM 3400 funcionarem nesse jogo (ICO, SOCORRO!).

Vamos aguardar, mas esse negócio de querer agradar todo mundo é complicado.

Tuta Santos disse...

GP4 faz minha cabeça diretão. Faz tempo que acampei em Montreal e consigo vencer no ace com o mod 2008... saindo em último! Ainda bem que eu só minto um pouquinho... isso raramente acontece!

Luís disse...

Quando for a Polyphony(Gran Turismo e Tourist Trophy, motos) me avisem...

Unknown disse...

estou jogando o melhor jogo de f1 de todos os tempos. O Satoru Nakajima F1 Grand Prix. Jogo japonês por mega drive. Nele, vc joga a temporada de 1985, se nao me engano, apesar da tosquice, vc, pra se dar bem, tem q mudar as configurações do carro, senão não consegue nem largar no grid.

abs.

Eduardo Malheiros disse...

Poxa, mas quanta descrença por aqui. Acho que muitos dos que estão comentando negativamente podem ser jutamente os que menos se preocuparam em buscar algo mais concreto sobre o assunto. Não quero defender como bom algo que eu mesmo desconheço, mas (e exatamente por isso) acho que devemos ser menos absolutistas nos comentários neste momento.

Abraços!

Rodrigo T. Lamonato disse...

Olha, a física do F1 2006 do PS3, na minha modesta opinião não fica devendo em nada.

Espero ansioso pela versão da Codemasters. Tomara que a física seja boa e que mantenham o modo carreira do F1 2006, que deu uma graça especial ao jogo.

Ico, você já jogou esse jogo, e se sim, no modo carreira?

Fernando Horta disse...

Eduardo, achei interessante sua observação. Realmente deve ter gente julgando sem correr atrás de informações ou conhecimento de causa. Mas, infelizmente, acho que a baixa expectativa é justa. Tirando títulos como GTR2 (e o Race07) rFactor, Forza 2 e a série Gran Turismo, poucos se aventuram em busca de simuladores de corrida, menos ainda em consoles.

Em geral, o público alvo do console é o jogador casual, que gosta de se divertir e não gosta de se deparar com um jogo em que não consiga manter o carro em linha reta por mais de 5 segundos. É aquele que gosta de jogos de corrida "rápidos e bonitos, com batidas e explosões" ou "aviões de caça supersônicos que fazem manobras incríveis". Simulação é um ramo muito específico e encontrou um refúgio mais garantido no PC, onde o jogador acaba se vendo na necessidade de comprar algum tipo de controle pra jogar seu título preferido quando teclado/mouse não for a pedida. Daí o sucesso de Flight Simulator, GTR, GPL, GTLegends, rFactor nesta plataforma.

A Codemasters faz um balanço entre simulação/arcade nos seus jogos. ToCA 3 era mais voltado pra simulação, enquanto DiRT e GRiD são mais arcades. O que nos leva a pensar que o F1 2009 será arcade? Os consoles. Já imaginou uma simulação no portátil PSP? Ou no console de família Wii?

Talvez em 2010 sim venha um jogo mais simulador, já que X360, PS3 e PC tem condições de processar as demandas de física necessárias e seus adeptos podem comprar volante e pedal pra jogar melhor.

E credo, que comentário gigante o meu...

Diego Camargo - Floripa/SC disse...

Jogo de F1 oficial dificilmente terá uma simulação mais realista. O esquema é RFactor, GPL...

lívio disse...

espero q seja bom
pq o q a sony produzia era ridiculo de facil, tenho o F1 2005 e não dah nem graça de tão facil q eh.

Na verdade o meu sonho seria a volta da série GP que parou no GP4 e era muito boa

Paulo Cunh disse...

Excelente Fernando, concordo plenamente.