segunda-feira, 11 de maio de 2009

CREDENCIAL – EDIÇÃO EXTRAORDINÁRIA

Por conta do problema técnico com o áudio de ontem, que ficou inaudível, produzi agorinha uma nova versão do programa. E para não ficar igualzinha aos ouvidos de quem conseguiu ouvir a primeira, fiz esta em cima dos comentários de vocês.


Agora sim, vale este, boa audição!


Ah! Quer fazer o download do arquivo em MP3? Clique no ícone da corrente no player!

34 comentários:

André disse...

Ico,

Esse seu blog é uma verdadeira obra de arte para os amantes da F1. Que primazia!Seu blog demonstra, com todas as letras, o tremendo profissional que você é. Parabéns.

ba disse...

Ico, desculpe o offtopic, mas, "Michibata" foi SEN-SA-CI-O-NAL!!!!!!!!!!!!
Parabéns pela transmissão!

Ingryd Lamas disse...

O nome do outro "estretegista"\engenheiro é James
Sobre o terceiro stint do Rubens, que teve apenas 12 voltas e nao 18 como deveria, ele repondeu essa pergunta tb, e ele disse que tinha muita bandeira azul na pista, e que eles estava perdendo mt tempo com retardatários... De qualquer forma, não tinha muito o que fazer, por que, se fica na pista perde tempo, se vai pros boxes perde tempo tb... é escolher entre a cruz e a espada...
O Kimi é uma figura!!!!!!!
adoro qd ele dá esse show de "to nem aí", o problema é que geralmente isso vinha acompanhado de bons resultados na pista, e independente de erros da Ferrari ou não, Kimi não vem mostrando resultados dignos de campeão desde o ano passado...
Button já disse várias vezes que acha Rubens rápido sim, e que é o que mais lhe preocupa, e que está se precavendo pra quando Rubens tiver a "sua hora", e BUtton sabe, que além de tudo, a ajuda de Rubens na equipe é de muito valor, os proprios engenheiros, tanto de Jenson qt de Rubens, admitem que boa parte do que o carro mostra nas pistas, deve-se ao Rubens, e esse fds nao foi diferente, Jenson e seu engenheiro admitiram terem copiado todo o setup do carro do brasileiro.
E no mais, é isso, não há nada que possamos fazer, Rubens já mostrou não estar satisfeito com essa história de dar vitorias ao companheiro de novo, Ross gostou disso e eu tb, aquele Barrica da Ferrari já deu o que tinha que dar, mas não acho um jogo de equipe tão errado assim nao, se Button continuar a vencer, è óbvio que a equipe irá trabalhar em cima do titúlo do ingles, e brasileiro terá papel importantissimo nisso, mas acho que demorará alguma corridas pra que a decisão seja tomada, ou que rubens faça a sua parte e as coisas mudem...



bem, é isso.


bjos

@lemao disse...

Ico,
Tem como saber por que as estratégias com duas e tres paradadas tinham o mesmo trecho com pneus duros?
Para mim não faz sentido.

Anônimo disse...

Ico,ver a transmissão pela globo,é o que nos resta,mas,ninquem é obrigado a engolir o audio, Galvão Ufanista Barato.Dica para quem gosta de F1,BANDNEWS FM ,uma hora antes da corrida e divirta-se.Parabéns!

Ron Groo disse...

Opa, valeu Ico.
Mas a minha pergunta era retórica.
Eu dizia que ele teria de optar por um piloto e no momento quem estava melhor? òbvio Button. né?
Brigado pela resposta.

William disse...

Parabéns Ico! Ouvi a primeira versão do credencial (equalizei tudo quanto era possível para remover o ruído - ainda assim não funcionou direito). Não esperava que você colocaria uma segunda versão. Mostra grande competência e comprometimento com seus leitores!

Rob disse...

Obrigado Ico.
Tremendo profissional vc é.

Gustavo Perim disse...

Ico, parabéns pelo Blog. Sou freqüentador há algum tempo e sou fã do Rubens desde a Jordan, sempre admirei a determinação com que ele persegue seus objetivos, isso desde os tempos do Kart.

Fiquei decepcionado com toda a história, a derrota depois de uma linda largada, porém, acredito que toda essa tempestade acaba sendo um pouco desnecessária..

Na minha opinião, a verdade é que o engenheiro do Button fez o possível para dar a vitória a ele, como teria feito contra qualquer que fosse o adversário que estivesse à frente. Teve sim, informação privilegiada por saber a estratégia deste adversário, mas quem não fez a lição foi o engenheiro do Rubens:
Já que tinha em mãos as informações do pit stop do Jenson, que parou primeiro, devia tê-las passado a tempo de discutir com o Barrichello uma possível mudança de estratégia.
Não acredito que tenha sido proposital, e sim um erro por parte da "equipe" do Rubinho.

LeandroSpectreman disse...

Ico, eu fiquei com uma dúvida: o argumento para mudar a estratégia do Button foi na primeira parada, certo?Pra não ficar emparedado pelo Nico, certo? E mesmo demorando quase 2 segundos a mais que a parada do Rubinho, ele voltou 1,2 a frente do Rosberg, certo? Então, se tivesse mantido a estratégia de 3 paradas, na primeira, voltaria mais de 3 segundos, no primeiro pit, na frente do Alemão!Então, o argumento do Ross Brawn NÃO PROCEDE. Ou eu entendi errado?

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Oi Leandro, para esclarecer. Com 3 paradas, Button voltaria logo atrás de Rosberg, colado, e ficaria "preso" umas cinco ou seis voltas perdendo tempo. Mudando para duas, ele voltou seis segundos atrás do Rosberg, com um carro pesado. Ou seja, pôde manter seu ritmo sem um carro mais lento logo à frente. Qdo Nico foi pros boxes, sete voltas depois, a diferenca dos dois ainda era de uns cinco segundos.

Ok? :)

Cassius Clay Regazzoni disse...

É sempre a mesma estória: Para justificar o “pau” que Barrichello está tomando do Button são necessários sempre grandes divagações esmiuçando as nuances da “bilateralidade cósmica dos planos do quadrado do cosseno da hipotenusa na conjuntura da atual economia de mercado da Tasmânia em confronto com o pêndulo progressivo das taxas price praticadas em Tijuana”. São páginas e páginas de explicações técnicas para demonstrar que: SE NÃO FOSSE O “SE” BARRICHELLO ERA O TAL.

Vou chegando à conclusão de que Barrichello é um grande “chorão”, mas os torcedores dele conseguem ser piores. Sua desculpas às vezes superam em muito a criatividade de seu ídolo.

Os caras não conseguem enxergar a coisa mais óbvia do mundo: Barrichello não chega a ser um piloto medíocre, mas é, no máximo, um piloto mediano e jamais teve capacidade e/ou personalidade para ser campeão mundial de F1.

É não é nesta temporada que isso ficou comprovado e sim nas 16 temporadas anteriores que ele fez na categoria (meu santo deus!!! em quase 17 anos de F1 o cara nunca disputou o título e nunca liderou o campeonato, mesmo tendo carro competitivo em pelo menos 7 deles).

Vocês podem até gostar do jeito meio bobão que Rubens desfila pelo mundo afora, de sua linda família, de sua declarações no mínimo inusitadas e tudo mais, mas, não é possível que vocês continuem negando a realidade nua e crua refletida nas pistas (Ron Dennis já havia definido Rubens há vários anos quando ao ser perguntado sobre contratá-lo respondeu: "He's not a winning driver").

Ademais, eu tenho uma pergunta muito simples para os defensores de Rubens e sua criativas teorias da conspiração: Vocês acreditam mesmo que, como sempre insinua Barrichello, Ross Brawn o sacaneava na Ferrari e talvez o esteja sacaneando na Brawn?

Se a resposta for positiva, me respondam só mais uma pergunta:
Se é verdade que Ross Brawn gosta de sacanear o infeliz do Barrichello, porque o piloto lutou desesperadamente (quase implorando de joelhos) para correr sob o comando do inglês em sua nova equipe, dando, inclusive, uma baita rasteira em Bruno Senna?

Independente das respostas das duas perguntas vocês só conseguirão chegar a uma simples conclusão: Barrichello está na situação atual porque quer estar, ninguém o obrigou, portanto, se tem algum culpado de sua eterna condição de segundo piloto, esse alguém é ele mesmo. Não é Ross Brawn, Michael Schumacher ou Jenson Button!!!!

No mais, se Barrichello não fosse um hipócrita e fosse homem suficiente para lutar realmente pelo que acha certo (e ele definitivamente não tem culhões para isso), depois de fazer as insinuações que ele fez esse final de semana, ele teria de rescindir seu contrato unilateralmente com a equipe Brawn após o GP da espanha, aliás, ele teria de ter feito o mesmo com a Ferrari depois de ganhar a corrida da Áustria em 2002.

Se ele resolveu “engolir os sapos” e ficar quietinho, ganhando seus milhões e correndo em uma equipe competitiva, tem mais é que fechar sua grande matraca e parar de chorar feito um “bebezinho”. SE ENXERGA BARRICHELLO, PELO AMOR DE DEUS, FECHA ESSA MATRACA OU CAI FORA DA F1!!!

E tenho dito!!! disse...

Povo.

Analisando alguns dados da corrida hoje em Barcelona cheguei a algumas conclusões altamente interessantes e gostaria de compartilhar com vcs.

1. Barrichello foi à pista com 3.5kg a mais do que o Button, mas logo ficou em 1º.

2. Button parou na 18º volta e colocou 8.7 de combustível e com isso ele deu 30 voltas (isso mesmo, 30 voltas) foi da 18º à 48º volta. Fiz uns cálculos, vejam:

Button - 18º volta
Combustível: 8.7
Litros: 104.4
Voltas: 30
Consumo por volta: 3.48 litros

3. Já Rubens foi aos boxes na 19º volta e colocou 6.7 de combustível, aqui foi o "erro" dele ou (da equipe), vejamos:

Rubens - 19º volta
Combustível: 6.7
Litros: 80.4
Voltas: 12 (ele depois parou na 31º volta)
Consumo por volta: 6.7

Ou seja, o Rubens colocou 77% do combustível do Button. Mas, com isso o Button andou 30 voltas, com média de 3.48 litros por volta. Se o Rubens colocou 77% do combustível do Button ele deveria ter andado 77% das 30 voltas, correto?

Resp. Errado! Ele andou apenas 12. (da 19º à 31º)

77% de 30 voltas equivale a 23 voltas, ou seja, o Rubens quando tava abrindo entre 0.7 até 1.1 por volta do Button ainda tinha combustível para mais 11 voltas, isso mesmo, 11 voltas. Ele com 6.7 litros deveria ter parado na 42º volta e não na 31º. E dado as 23 voltas que equivalem a 77% de combustível.


Outros dados:

Rubens fez 3 pit stops:

1º - 6.7
2º - 6.7
3º - 6.1
TOTAL: 234 Litros na corrida inteira.


Button fez 2 pit stops:
1º - 8.7
2º - 8.7
TOTAL: 208.8 Litros na corrida inteira.


Me pergunto pq "anteciparam" a 2º parada de Barrichello, já que (como mostrado) ele tinha combustível pra mais 11 voltas e tava andando em média 0.9 mais rápido que Button.

A pergunta que fica é:

Alguém em sã consciência consegue explicar como o Button com apenas 2 segundos a mais de combustível do que o Barrichello conseguiu dar 18 voltas a mais?

O Barricha com 6.7 só deu 12 voltas, o Button com 8.7 deu 30 voltas. Como esses 2 segundos explicam essas 18 voltas?

Eduardo Malheiros disse...

O que me chateia nessa história toda de RubensxButton é a eterna caricatura que a mídia (especialmente a nacional) faz do Barrichello a ponto, muitas vezes, de destorcer os fatos. É simplesmente incrível a diferença entre seus comentários no Credencial (ouvi os dois) o os posts e notícias dos blogs e sites mais renomados de nosso país, onde um clima de tensão é sugerido, inclusive da parte de Ross Brawn e da equipe. Não quero sugerir aqui preferências, tanto de uma parte quanto da de outra, prefiro fingir inocência e acreditar que tudo não passa de "divergência de informação das fontes". Mas, sinceramente, gosto mais da opinião de quem cobre as coisas do front.

Cassius Clay, até onde sei nenhum fã do Rubens acha que o Ross Brawn gosta de sacanear o Barrichello. Aliás, muito pelo contrário, se tem alguém que, mesmo nos tempos de Ferrari, sempre mostrou respeito pelo trabalho deste piloto é o Ross. Isso pode ser comprovado até em declarações recentes deste, para quem o piloto será de grande valia na evolução constante do carro ao longo da temporada e, portanto, da briga pelo título de forma direta ou indireta e de uma maneira ou de outra.

Eduardo Malheiros disse...

*distorcer

Outch!

Alan disse...

ico, vc disse que mudaram a estratégia do button pq ele ficaria colado no rosberg.

Porém, vc tbm disse que fazendo duas
"Qdo Nico foi pros boxes, sete voltas depois, a diferenca dos dois ainda era de uns cinco segundos."

Bom, seguindo a lógica, pra tres paradas o button gastaria apenas 2 segundos a menos de pit o que, segundo as suas contas, qdo o nico fosse para os boxes, ainda sobraria uns 3 segundos à frente do button.

Logo concluo que essa justificativa é furada!

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Alan, acho q nao me expressei direito: Button voltaria atrás de Rosberg com um carro leve e potencialmente capaz de rodar mais rápido q o alemao. Como nao conseguiria ultrapassá-lo perderia tempo. Como a Brawn jogou mais gasolina no tanque dele, nao só ele voltou mais atrás do Rosberg como andava no mesmo ritmo deste. Ou seja, ele nao perdeu nenhum tempo atrás do Rosberg, porque voltou andando no mesmo ritmo do alemao.

Nao quero defender o lado A ou B, é apenas a matemática q os engenheiros usam, ok?

Abs!

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Fazendo um paralelo: Button queria ir do ponto A ao B na cidade e pretendia pegar a via expressa, onde o limite era 120 km/h (três paradas). Mas os engenheirou ouviram na Rádio Sulamérica Trânsito (dados dos computadores) que essa via estaria congestionada com muitos caminhoes (Rosberg) e ele perderia tempo. Entao orientou ele a pegar um caminho alternativo onde o limite de velocidade era 80 km/h (duas paradas), mas que, como o caminho estaria livre, ele chegaria em menos tempo ao ponto B.

É uma metáfora, mas no fundo é uma metáfora boa. Afinal, uma corrida de F-1 consiste justamente nisso, chegar do ponto A (largada) ao B (chegada) no menor tempo possível, tendo de lidar com o tráfego (adversários) durante o trajeto.

Abs!

Janaína disse...

Ico, eu não tinha ouvido ainda o Credencial e é fantástico! Parabéns pela ideia. Eu queria saber sua opinião sobre a Ferrari. O Felipe já jogou a toalha esse ano, e o Kimi, infelizmente, nem pegou toalha pra jogar. Não seria já o caso de deixarem a temporada 2009 de lado e se preparem para 2010? Ou ainda seria muito cedo, pois a F-1 tá muito confusa com toda essa politicagem? Ou 2010 será repeteco de 2009 e não devemos esperar muita mudança nos carros, só alterações relacionadas ao mercado de pilotos? Abraços!

E tenho dito!!! disse...

Ico o que vc achou da minha análise?

Ridson disse...

ico, queria que vc tivesse analisado mais minha opinião, não coloquei apenas "o fato do rubens estar mordido"..mas tudo bem, vc até brincou: meu post é grande msm..em geral.são grandes =D
mas agradeço sua colocação e parabéns pelo blog. muito massa
vou tentar fazer "stints" curtos de comentário.

Anônimo disse...

Ico,
Parabens sou fã de carteirinha do blog.
Quanto a barrichelo, que corrida andou de pé embaixo, a branw coloca o barrica como coelho para acompanhar os defeitos do carro(vide bahrein e barcelona).
Não pode testar, - 3 paradas para barrica.

Anônimo disse...

Nossa !! A pessoa que se esconde atrás do nome Cassius Clay Regazzoni, tem que aumentar a dose do remédio... a dose está sendo pequena. Meu Deus !!!

Tarcisio disse...

Ico

O site da FIA disponibiliza tudo com relação aos tempos de voltas e etc, seja dos treinos ou da corrida. Tudo em PDF e acho que é bem rápido até.

Fica tudo ali no "timing information"

Só acho que estão demorando muito pra divulgar os pesos dos carros depois do treino oficial

Anônimo disse...

Ico, obrigado pelo remake do programa. Achei seus comentários muito pertinentes. Abs, Mineo.

Henry disse...

ICO,
Obrigado pelas excelentes informações.

Achei muito importante no minuto 06:00 "O novo pacote aerodinâmico perdeu o seu alvo que era aumentar o nivel de ultrapassagem".

Não está certo uma F1 sem FERRARI e McLaren podendo sequer sonhar em ganhar.

1abraço

Vinícius Perazzini disse...

Parabéns para o compromisso com seus leitores.

Abraço!

Alan disse...

Ico, ainda assim insisto. Veja bem, se o button colocando para três paradas voltaria cerca de 3 segundos atrás do rosberg. E ficaria preso atrás do mesmo pq teria um carro rápido (e tiraria essa diferença antes do pit dele rosberg - o que acho improvável). Pq não pensaram para o Rubinho isso, sim pois ele estava só a 1,5 seg do button, o que seria 3s -1,5s do rosberg ou seja. Por esses cálculos era pro Barrichello ter voltado atrás do rosberg também cerca de 1 ou 1,5 seg.

Luis disse...

Então, eu ate tava comentando isso sobre a suspensão da Red Bull...

Vamo ver o que eles arrumam!


Mas ao Rubens, eu concordo contigo em TUDO...

Anônimo disse...

Ico, por favor, será que não tem um jeito de perguntar pro rubens pq ele andou tantas voltas com pneus duros? Pra mim, o único sentido das três paradas era andar menos voltas com os duros...até agora ainda não vi essa resposta em nenhum lugar

abs, guilherme

Flávio Costa disse...

Eu não entendo...

O Jenson copia o acerto do carro do Rubens, porque a equipe entende que é melhor. Certo?

Então, por quê o Rubens não adota a estratégia do Jenson? Porque é melhor??? rs rs

Desculpe Ico, mas eu não resisti à brincadeira.

Seguinte: eu acho o Rubens mais rápido que o Jenson, mais experiente, mais completo, mas tem alguma coisa aí entre os ingleses (patrocinador, equipe, Button, Ross, etc.) que parece que essa história já tem final marcado. A Brawn montou uma estratégia para fazer o Buttom campeão esse ano, e o Rubinho faz parte dela. Eu tô começando a char que é isso mesmo.

Ridson disse...

ótima análise do e tenho dito!

ico, veja essa análise, é pertinente...eu tb achei estranho o button render tanto combustível
não há ser que ande pé embaixo na f1 que faça comq ue isso aconteça sem ter uma boa dose de combustível a mais ou o carro é bem pouco beberrão...
no caso da parada mais cedo do rubens, a estratégia previa isso: e previa errado
pq? antecipar button era deixa-lo na frente de rosberg; antecipar barrichello era p/ ser p/ deixa-lo com caminho livre, mas assim ele teve de andar mais com pneu ruim. se tivesse feito uma segunda perna bem grande ele teria tido condições de tentar chegar colado no buton, já que a estratégia de duas paradas era muito melhor.
sinceridade: a brawn não tá sendo patriota não; ela ou já escolheu seu primeiro piloto, ou errou muito com essa estratégia e prejudicou rubinho (e grave foi não ter admitido no começo...agora que brawn veio publicamente dizer que tem que reajustar o simulador de corrida)
acho msm patético querer justificar que barrichello é melhor usando do artifício de denegrir button: o cara tava meio morto ano passado, mas é um ótimo piloto e tá rendendo frutos ao chefe.
brawn tem dois pilotos como quer em sua equipe: um bom, rápido, eficiente e que saiba ganhar com a estratégia da equipe; e um bom,rápido e q msm sem saber muito ganhar, sabe direitinho como jogar em equipe e montar um carro vencedor. brawn publicamente já disse que rubens é "um ótimo jogador de equipe"; alguém mais duvida ?

Marco disse...

Se o Brawn diz que para ficar na frente do adversario o Button fez duas paradas. No exato momento que ele decidiu isto então ele estava ciente que duas paradas era mais rápido que 3.

Edison Thomaz disse...

Ico, seu blog se tornou indispensavel para mim. Gosto muito de seu trabalho e seu podcast é otimo. Se tivesse que pagar para acessar seu site e podcast, eu o faria. Muito obrigado.