sexta-feira, 8 de maio de 2009

DESCENDO A RIPA

Eu não vi o episódio ocorrido na tarde de ontem. Mas sei que, aqui na Espanha, o clima que reina quando Fernando Alonso aparece se assemelha a uma Beatlemania. Pelo jeito, a coisa foi feia. Porque na entrevista coletiva de hoje, ao invés de responder as perguntas normalmente como de costume, o piloto local abriu a sessão com um depoimento muito forte. Alonso bateu sem .


- Saímos para dar autógrafos como sempre, da mesma maneira que fizemos nas quatro primeiras corridas do ano. Lamentavelmente, aqui não pude ver os fãs e nem eles puderam me ver pela quantidade de fotógrafos com pouca educação. Depois que fizeram algumas fotos, as pessoas começaram a gritarfora, fora, forapara que eles pudessem entrar e iniciarmos a sessão de autógrafos, mas eles não saíram. Tentei seguir assinando, pouco a pouco, entre uma avalanche de flashs e lentes, para dar ao menos um pouco de felicidade para algumas pessoas que estavam esperando há muito tempo. E, no momento em que elas não conseguiam abrir caminho, me aproximei de três pessoas em cadeira de rodas. Quando estava autografando para elas, veio um fotógrafo e subiu na roda da cadeira de um menino para poder ter um ângulo melhor. Repito que isto não acontece em nenhum país. Nesse momento, parei de dar autógrafos, pedi que o sujeito descesse e ficasse a pelo menos dez metros daqueles meninos. E foi esta a foto que saiu hoje em todos os jornais espanhóis, mas nenhum estrangeiro.


Portanto, se as pessoas vêm aqui para tentar me colocar contra os torcedores, uma imprensa que quer deixá-los enojados e raivosos, é preciso pelo menos não ser tão valente na hora de escrever à noite diante do computador. Antes disso, tem de vir aqui, perguntar, para saber o que aconteceu, e comentar depois de tomar conhecimento disso. Bom, depois voltei aos boxes, depois de muitos empurrões, socos na minha mão, óculos quebrados e coisas assimsempre vindas dos fotógrafos e não dos torcedores como se tentou vender hoje. Depois de esperar 20 minutos tranqüilamente no motorhome, até que esses mal-educados fossem para casa, voltei a sair e fiquei meia hora com os torcedores dando autógrafos e pude finalmente curtir este momento.


É importante esclarecer isso. Não porque eu me importe com o que se escreve, eu não ganho para isso e sim para pilotar um carro de corridas. Maspena que se venda dessa maneira lamentável nosso esforço de sair para dar autógrafos e fazer os espanhóis felizes.


Forte, muito forte. Talvez até pintado com as cores de um certo exagero. Mas algo que ilustra bem o tamanho do interesse que o piloto desperta por aqui, incomparavelmente maior ao de Rafael Nadal, por exemplo me explicaram que é porque um espanhol bem sucedido no tênis não é novidade; na Fórmula 1, sim.


E a crítica à mídia é muito válida. Porque nada justifica o desrespeito aos outros apenas pela pressão de se ter o melhor enfoque da notícia. E mostra como, no jornalismo, uma meia-verdade e uma mentira são exatamente a mesma coisa.


Depois de duas sessões de treinos completamente inconclusivas, Alonso realizou a melhor manobra do final de semana até agora. Bravo!

11 comentários:

Marcelo Urânia disse...

geralmente somos contra quem vence os brasileiros, vide schumi, raikkonen e hamilton... mas nunca consegui torcer contra o alonso, apesar da fama de chato e marrento que ele possui.

talvez pq ele não tenha ainda lutado diretamente contra algum brasileiro hehe mas, na boa, torço por ele pq o cara é rápido demais sem apelar às vigarices (ao menos não me recordo agora de alguma presepada desleal do espanhol).

abraço!

Thiago Lemos disse...

Alonso passa a impressão de ser um piloto raçudo e bom, e mesmo assim ser um cara íntegro e que se dá o devido respeito.

Coisa rara hoje no grid.

Anônimo disse...

Realmente, o Alonso é muito integro. Correu em um carro copiado da Ferrari e ainda quis usar essa informação para chantagear os chefes. São pessoas assim que precisamos no Brasil ...:(

Anônimo disse...

Depois alguém leva um tranco e ficam cheios de choro.

Não entendo por que só reporters e fotografos tem o direito de serem mal educados .

Já se imaginaram em um banco e todos se espremendo em cima do caixa ?

Claro que não são todos.

Jonny'O

Ron Groo disse...

Olé, Fernando!

Anônimo disse...

Piloto raçudo e bom? Bom? Ele merece mais que isso...

Unknown disse...

São nessas atitudes que conseguimos perceber porque o piloto Fernando Alonso é duas vezes campeão do mundo, porque ele ganhou duas vezes do Michael,e porque na minha opinião ele é o maior piloto deste século( até agora), piloto campeão age desta forma, tem sangue no olho.

Mr.Mojo Risin' disse...

Alonso deve ter ficado revoltado com a histeria.

Ele pode ter exagerado na reação e com isso conquistar com empatia com publico espanhol.

Interessante será ver a reação dos meios de comunicação com essa crítica, se farão mea-culpa ou simplismente ignora-la.

Dificilmente boicotarão o espanhol, alem do mais não se tem na F1 um piloto para fazer um contraponto.

Como nos tempo de Piquet e Senna, quando a imprensa adotou Senna em protesto do estilho bonachão, sincero e anti-oba boa do carioca radicado em Brasilia.

Falando no Nelsão, ele simplismente não dá entrevista nos Grandes Premios??

Na transmissão dos treinos livres, o Papai-Tri foi focalizado varias vezes.

Primeiro sorrindo ao ver o seu pimpolho fazer o melhor tempo na ocasião. E depois xingando e falando palavrões (em portugues) ao vê-lo na caixa de brita.

Dica para quem gosta de discutir automobilismo. Forum Downforce

www.donwforce.com.br

Anônimo disse...

errei a URL

www.downforce.com.br

Denise disse...

Ico,

O espanhol tá certíssimo! Tem que "descer a ripa" mesmo! E particularmente, não vi nada de exagero na declaração dele.

Exagerada é essa perseguição de fotógrafos e paparazzis enlouquecidos e capazes de qualquer manobra pelo "melhor ângulo"!

O Alonso falou com autoridade. Autoridade de quem tem peito, cacife e competência. E ainda desfruta do "luxo" de ser o melhor piloto do grid.

Abraço!

Henry disse...

ICO,
Posso te dizer que, assim como "BUTTON CONTRA BARRICHELLO", este post "DESCENDO A RIPA" está reverberando na Blogosfera.

Ambos estão sendo recomendados ("você já leu lá no ICO?") por várias pessoas.

Sinal de que, aqui, a verdade está inteira. Parabéns ao Alonso e a você.

1abraço