Acompanhei cominteresse a transmissão das 24 Horas de Le Mans pela Eurosport, umshow de belas imagens e excelente reportagem. E finalmente o belo e silencioso Peugeot 908 conseguiu quebrar a hegemonia da Audi. E foi fáciljáque o R15, comsuacara de cãozinho da raça pug, nãosó deixou de fazerjus à beleza dos anteriores R10 e R8, como pecou também na eficiência.
Fiquei felizcom o resultado, principalmentedepois de ficar deslumbrado com a velocidade do 908 quandoele esteve há umano e meioem Interlagos competindo nas MilMilhas Brasileiras. E tambémpelotrio vencedor: Alexander Wurz, repetindo o feito de 1996, quandoaindaeraumgarotodesconhecido; David Brabham, repetindo o feito do irmão Geoff tambémcomum Peugeot em 1993, vitóriasque o pai Jack nunca obteve; e Marc Gene, primeiroespanhol a obter esta honraria. No início do ano, em Madonna de Campiglio, conversei umpoucocomele, quenão escondeu suaempolgaçãocom a pilotagem do carro e admitiu que a prova deste final de semana ganhou uma dimensãoaindamaiorparasidepoisque os testes da F-1 na temporada foram proibidos. Trêscarasbacanas, que formaram o triomaiseficiente da Peugeot esteano.
Sobre os brasileiros, destaquepara o bicampeonato de Jaime Melo na GT2, mais uma coroação do excelentetrabalho de umpiloto de extremaqualidade, que conseguiu se estabelecercomoprofissional no Exteriormesmodepois de frustrado o sonho de chegar à F-1. Bruno Senna não terminou a prova, a equipe Oreca resolveu tirar o carro da disputadepois de algunsincidentes na pista, umcom o própriobrasileiro, paraguardarpeças de reposiçãopara o outroque ia bem na classificação: decisão acertada, conseguiram uminesperadoquintolugar no geral. Para Bruno, valeu pelaexperiência de participar de umeventodiferente do que está acostumado – eu apostaria queele deixou o circuitocomvontade de voltarumdia. O experiente Thomas Erdos tambémnão chegou até o fim desta vez, perdendo a chance de repetir a vitóriaque obteve em 2005 na classe LMP2.
7 comentários:
António Barbosa
disse...
Uma pena o sucedido com Pedro Lamy, é muito azar logo no ano em que havia condições para vencer.
Cheguei a pensar que a Peugeot iria entregar o ouro de novo pra Audi, pois com 20 minutos de prova, o Peugeot 7 do trio Lamy/KlienMinassian, que estava saindo do pit, colidiu com o outro Peugeot da equipe do Pescarolo, que estava entrando no Pit.
Com isso, eles tiveram de ar uma volta inteira com pneu furado, que na medida que ele dechapava destruía a parte traseira da carenagem.
De assustar também o pancadão que teve o Peugeot do Pescarolo. O carro se despedaçou! Ainda bem que o piloto tá bem.
Quando a Audi jogou a toalha 5 horas antes do fim, pensei que a Peugeot ia operar o #9 para permitir que o trio francês vencesse. Fiquei com pena tanto do trio do #7 quanto do #8 que foram mais rapidos o dia todo, mas tiveram problemas que o #9 não teve, mas Endurance é isto mesmo.
ICO eu acompanhei em permanência esta edição das 24 horas de Le Mans via Eurosport 2 ( tendo a possibilidade de visionar toda a noite non stop ) e a certa altura olhando a toda aquela beleza e magia dos sport protótipos em comparação com o vazio absoluto em que se tornou a F1 questionei-me e questiono-lhe também a si se a F1não teria umas coisas a aprender com o mundo dos carros de Sport para evitar tornar-se cada vez mais uma modalidade previsivel demais e sem interesse.
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
7 comentários:
Uma pena o sucedido com Pedro Lamy, é muito azar logo no ano em que havia condições para vencer.
Cheguei a pensar que a Peugeot iria entregar o ouro de novo pra Audi, pois com 20 minutos de prova, o Peugeot 7 do trio Lamy/KlienMinassian, que estava saindo do pit, colidiu com o outro Peugeot da equipe do Pescarolo, que estava entrando no Pit.
Com isso, eles tiveram de ar uma volta inteira com pneu furado, que na medida que ele dechapava destruía a parte traseira da carenagem.
De assustar também o pancadão que teve o Peugeot do Pescarolo. O carro se despedaçou! Ainda bem que o piloto tá bem.
Quando a Audi jogou a toalha 5 horas antes do fim, pensei que a Peugeot ia operar o #9 para permitir que o trio francês vencesse. Fiquei com pena tanto do trio do #7 quanto do #8 que foram mais rapidos o dia todo, mas tiveram problemas que o #9 não teve, mas Endurance é isto mesmo.
Torci mto pra o Bourdais vencesse com a sua trupe francesa, mas pelo menos a Peugeot levou...
ICO eu acompanhei em permanência esta edição das 24 horas de Le Mans via Eurosport 2 ( tendo a possibilidade de visionar toda a noite non stop ) e a certa altura olhando a toda aquela beleza e magia dos sport protótipos em comparação com o vazio absoluto em que se tornou a F1 questionei-me e questiono-lhe também a si se a F1não teria umas coisas a aprender com o mundo dos carros de Sport para evitar tornar-se cada vez mais uma modalidade previsivel demais e sem interesse.
Ico, você viu que lindos os Lola-Aston Martin com a pintura da Gulf? Pra mim, os mais lindos da pista! Minha torcida era pra eles.
Erdos venceu em Le Mans na LMP2 em 2005 e também em 2006, ano em que foi 8º colocado na classificação geral.
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