Carosamigos, nestes dias que antecedem o GP da Inglaterra, umpresenteespecialparavocês: um insight exclusivocomcadaengenheiro de corrida dos trêspilotosbrasileiros da Fórmula 1 - todos da terra da rainha. A idéia é trazercommaisclarezacomo é essa relaçãoentrequem senta no cockpit e quemacerta de foratudo o que diz respeito ao carro. Começamos hojecom o de Nelsinho Piquet, Phil Charles. Confira e comente!
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Ninguém vivenciou mais de perto as dificuldadesque permeiam a trajetória de Nelsinho Piquet na Fórmula 1 do que Phil Charles. Afinal, o engenheiro de corrida do brasileirotambém estreou nesta função na Fórmula 1 no mesmomomento: o GP da Austrália do anopassado. Algunscríticos apontam istocomoumpossívelfatornosproblemas enfrentados pelopiloto. Mas Nelsinho deixaclaronãosereste o caso e relevaumpontofundamental na relação piloto-engenheiro: a confiança.
- Nossarelação é ótima! Phil é uma pessoaemquemeu confio totalmente, somos amigostambémfora da pista. Eu prefiro trabalharcomalguémassim a umengenheiromaisvelho, commuitomaisexperiência do queeu – afirma Nelsinho.
O inglêstambém rechaça esta teoria da inexperiência. “Convivemos com o mundo do automobilismodurante a vidatoda. Nelson, claro, já fez muitas corridas no passado e vê a situaçãotodacomtranqüilidade. Eutambém corri de kart emcampeonatosbritânicos dos meus 8 aos 20 anos e trabalhei com o esporte a motordesdeentão. Fora alguma ansiedade, acho quesempre estivemos preparadospara a pressão dessa situação”, garante Charles.
A principaldificuldade encontrada peloduo Nelson-Phil está claramentenos treinos de classificação. O brasileiroaindanão conseguiu se classificar à frente de Fernando Alonso – o queporsisónem é tãoassustadorquando se usa a razão. Afinal, sempreque chegou ao Q3, o brasileirosempre teve de aceitarque o espanhol fosse com o carromaisleve, com a estratégiaideal. Atéaí, tudobem. O problema é que Nelson quasenuncachega ao Q3. Phil Charles explica o motivo centrando o foco de seuraciocínioem Alonso. “Fernando se sobressai quandoprecisareagirrápido e usar a experiência a seufavor. Ele costuma excederquando o volume de combustívelmuda de formasignificantecomo, porexemplo, no momento da classificação. Ouquando as condições da pista mudam repentinamente. Nelson está melhorando nestes aspectos e ganhando maisexperiênciatambém”.
Paraentendermelhor a questão, peço a Phil Charlesque explique melhor as diferençasentre os doispilotos da Renault e pergunto: Nelson pode se beneficiar de alguma forma dos acertos escolhidos por Fernando? “Emtermos de estilo de pilotagem, não há uma diferençagrandeentreeles. Com o passar do tempo, o acerto de Nelson se desenvolveu de uma formaparticularsua. De maissignificativo está o fato de que Nelson prefere acertar o carrocomumpoucomais de aderência dianteira. Elenãoumfã de uma máquinaque sai de frente, ao contrário de Fernando”.
O gostodiferente no comportamento do carronão impede que Nelsinho Piquet demonstre suasqualidadescomopiloto. Qualidades reconhecidas e valorizadas portodos na Renault, paradesespero dos corneteiros de plantão, quejá assinaram algumas vezes, emvão, a suacarta de demissão. “Acima de tudo, Nelson tem uma ótimavelocidadenatural. Outraqualidadesua é a de freqüentementeultrapassarcarros na primeiravolta. Ele tem a habilidade de lermuitobem o tráfego nessas situações. Seuritmonos ‘long runs’ também é muitobom, e vai sempre num crescendo, com os tempos de voltas ficando mais e maisrápidos”, elogia o engenheiro.
Pararesolver os problemas na classificação, o brasileironão tem poupado esforços. Nas conversasdiáriasconosco, é fácilnotarsuaempolgaçãoemexplicar e discutirassuntosmaistécnicos, questões voltadas maispara o comportamento do carro do quetemasabstratoscomo a dureza da Fórmula 1 em comparação com outras categorias. Esteinteresse na partetécnica é outraqualidademuito valorizada por Phil Charles e os principais nomes da engenharia da Renault.
“Nelson gosta de investirseutempo trabalhando conosco, como uma maneira de exigirmais de simesmo e de aprender ao máximoemcima dos dadosquelhe passamos. Seuretornotécnico é muitobom de formageral, o quenosajuda na hora de testarnovaspartes. Além disso, elenão teme dizerquenão sentiu nenhuma diferençaquando fazemos uma mudança, o que é importanteparanão desenvolvermos o carro numa direção errada”, explica.
Enquantotrabalhaemconjuntocom Nelsinho parasuperar as dificuldades e melhorar o desempenhonos treinos paratraduzirempontos o bomritmo de corrida do seupiloto, Charles aguarda comansiedade a corrida de Interlagos, emoutubro. “O Brasil é minhacorrida preferida no ano. Adoro os brasileiros e suamaneira de levar a vida, suapaixão e exuberância. Semfalarquemeurestaurantefavoritoemtodo o ano fica lá”. Comonoveentredezmembros da trupe da Fórmula 1, o inglêstambém é fãincondicional das churrascarias paulistanas.
Já tinha reparado nisso também. O Nelsinho ultrpassa rápido e seus tempos de volta na corrida são muito bons.Na Turquia isso ficou claro na ultrapassagem sobre o Kova e em seus tempos na corrida de Domingo.
Algo bloqueia o Nelsinho em treinos de classificação, acho eu q seja o psicológico e não o técnico.
Ele precisa concertar seja lá o q isso for rapido, pois andando do jeito q ele anda rapidinho irão descarta-lo da F1 ñ somente da Renault. Ele não precisa botar 1 seg em cima do Alonso, mas tbm não pode perder todas como vem fazendo... é hora de reagir!
abs!! e bela matéria! espero ansioso pela próximas!
Ico, seu blog é de longe o melhor na categoria F1. Você faz JORNALISMO. A maioria não passa de "palpiteiros pendurados em fontes". Excelente postagem que você nos traz dos engenheiros dos pilotos brasileiros. Parabéns. Os corneteiros de plantão não devem gostar muito desse tipo de texto. Pior pra eles!
Muito obrigado por uma matéria como esta. É ótimo poder ler algo com conteúdo mais profundo sobre o automobilismo. Nós que realmente gostamos de corridas agradecemos a cada vez que nos informamos em fontes de qualidade, coisa quase impossível de conseguir na imprensa em geral e, principalmente, na superficialidade da rede de tv oficial.
Sobre o Piquet Jr., embora torça muito para que ele melhore e vença na F1, penso que será difícil ele prosseguir na categoria. Na F1 não basta ter qualidades latentes. Tem que demonstrá-las. E o brasileiro está demorando demais em fazê-lo. Sem aquele equilíbrio emocional necessário para superar as pressões ele não anda. E a Renault, hoje e com Alonso e Briatore ao lado, certamente não é o melhor lugar para um piloto que precisa de tempo e lapidação.
Tudo nesta vida é constituido por uma série de fatores e o êxito depende do sincronismo entre eles. Por várias razões e de acordo com as circunstâncias de cada um, o acerto desses fatores pode ser mais facil ou difícil. Mas, nunca é tão simples quanto os críticos, geralmente leigos no assunto, imaginam. O importante é tentar, como Nelson Piquet Jr. está fazendo. Outro dia um amigo me disse que perseguir sempre um objetivo é até mais imortante do que alcançá-lo. Isto é o que falta aos críticos gratuitos, negativos e destrutivos.
Ico e amigos, O Nelsinho vai melhorar na classificação.
Aquela ultrapassagem sobre o Hamilton na Turquia não é para qualquer um. Atacar, defender, segurar a posição e preservar as saídas de curvas como fez não é para "braço duro". Ainda mais que o adversário foi o Hamilton, que jamais entrega os pontos.
Como disse um amigo meu, o Hamilton é o piloto mais "encardido" do grid.
Algum piloto de F1 quer a Renault?
Ico, aquilo é a Tabajara da F1, igual ou pior que a Force India. Nem Alonso faz aquilo andar.
Para mim este engenheiro quer vender um peixa que não é tão bom quanto ele "acha". Claro, afinal se Nelsinho cai fora, ele deve cair fora tb. E não tem como manter o emprego do último colocado do campeonato. Vai assim até o fim do campeonato, ou seja, otimismo até quinta ou sexta, decepção no sábado , resignação no domingo. Ico está em todos os GP's e pode confirmar...
A F1 atual tem um grande problema para pilotos novatos: a limitação dos testes. Hoje em dia, um piloto como o Massa, notadamente rápido mas que demorou bastante para amadurecer, não tem muitas chances: ou se mostra de cara rápido e constante, ou cai fora.
De acordo com o que o engenheiro disse,não seria o caso de o Nelsinho testar um acerto parecido com o do Alonso,ou seja,o carro saindo um pouco de frente?Afinal dá a impressão que fica mais rápido com a traseira mais estável. Aposto que essa adaptação seria fácil pra ele,que é um piloto de "braço"(vide ultrapassagem no Hamilton).
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
11 comentários:
Já tinha reparado nisso também.
O Nelsinho ultrpassa rápido e seus tempos de volta na corrida são muito bons.Na Turquia isso ficou claro na ultrapassagem sobre o Kova e em seus tempos na corrida de Domingo.
Abraço Ico!!
Algo bloqueia o Nelsinho em treinos de classificação, acho eu q seja o psicológico e não o técnico.
Ele precisa concertar seja lá o q isso for rapido, pois andando do jeito q ele anda rapidinho irão descarta-lo da F1 ñ somente da Renault. Ele não precisa botar 1 seg em cima do Alonso, mas tbm não pode perder todas como vem fazendo... é hora de reagir!
abs!! e bela matéria! espero ansioso pela próximas!
Ico, seu blog é de longe o melhor na categoria F1. Você faz JORNALISMO. A maioria não passa de "palpiteiros pendurados em fontes". Excelente postagem que você nos traz dos engenheiros dos pilotos brasileiros. Parabéns. Os corneteiros de plantão não devem gostar muito desse tipo de texto. Pior pra eles!
Ico,
Muito obrigado por uma matéria como esta. É ótimo poder ler algo com conteúdo mais profundo sobre o automobilismo. Nós que realmente gostamos de corridas agradecemos a cada vez que nos informamos em fontes de qualidade, coisa quase impossível de conseguir na imprensa em geral e, principalmente, na superficialidade da rede de tv oficial.
Sobre o Piquet Jr., embora torça muito para que ele melhore e vença na F1, penso que será difícil ele prosseguir na categoria. Na F1 não basta ter qualidades latentes. Tem que demonstrá-las. E o brasileiro está demorando demais em fazê-lo. Sem aquele equilíbrio emocional necessário para superar as pressões ele não anda. E a Renault, hoje e com Alonso e Briatore ao lado, certamente não é o melhor lugar para um piloto que precisa de tempo e lapidação.
Tomara que ele consiga virar o jogo.
Tudo nesta vida é constituido por uma série de fatores e o êxito depende do sincronismo entre eles. Por várias razões e de acordo com as circunstâncias de cada um, o acerto desses fatores pode ser mais facil ou difícil. Mas, nunca é tão simples quanto os críticos, geralmente leigos no assunto, imaginam.
O importante é tentar, como Nelson Piquet Jr. está fazendo.
Outro dia um amigo me disse que perseguir sempre um objetivo é até mais imortante do que alcançá-lo.
Isto é o que falta aos críticos gratuitos, negativos e destrutivos.
Ico e amigos,
O Nelsinho vai melhorar na classificação.
Aquela ultrapassagem sobre o Hamilton na Turquia não é para qualquer um. Atacar, defender, segurar a posição e preservar as saídas de curvas como fez não é para "braço duro". Ainda mais que o adversário foi o Hamilton, que jamais entrega os pontos.
Como disse um amigo meu, o Hamilton é o piloto mais "encardido" do grid.
Algum piloto de F1 quer a Renault?
Ico, aquilo é a Tabajara da F1, igual ou pior que a Force India. Nem Alonso faz aquilo andar.
"Corneteiros"? Quem liga?
Abs.
nem o piloto: ayrton clark mansel prost pace fittipaldi da silva,
na formula um de hoje,
consegue fazer alguma coisa com 50 kg de combustível a mais no carro.
se nelson e seu engenheiro não reverem essa estratégia,
adeus f1
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parabens pelo ótimo post
abraço do emersonphicog
Ico, o que o menino precisa é um carro aquilo é uma lata velha.
O Nelson foi sempre rapido por onde passou, tirando a lingua do pai.
BOA SORTE.
Para mim este engenheiro quer vender um peixa que não é tão bom quanto ele "acha". Claro, afinal se Nelsinho cai fora, ele deve cair fora tb. E não tem como manter o emprego do último colocado do campeonato. Vai assim até o fim do campeonato, ou seja, otimismo até quinta ou sexta, decepção no sábado , resignação no domingo. Ico está em todos os GP's e pode confirmar...
A F1 atual tem um grande problema para pilotos novatos: a limitação dos testes. Hoje em dia, um piloto como o Massa, notadamente rápido mas que demorou bastante para amadurecer, não tem muitas chances: ou se mostra de cara rápido e constante, ou cai fora.
De acordo com o que o engenheiro disse,não seria o caso de o Nelsinho testar um acerto parecido com o do Alonso,ou seja,o carro saindo um pouco de frente?Afinal dá a impressão que fica mais rápido com a traseira mais estável.
Aposto que essa adaptação seria fácil pra ele,que é um piloto de "braço"(vide ultrapassagem no Hamilton).
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