A entrevistacoletiva da FIA de hoje trouxe apenas os doispilotos ingleses do grid. Trouxe tambémumcontrastemuito interessante emrelação ao anopassado: desta vez, a torcida estará toda a favor de Jenson Button, enquantoque Lewis Hamilton será umpersonagemsecundário, quase esquecido, do espetáculoque será (do ponto de vista dos fãslocais) a corrida de domingo.
Conversei commuitoscolegas ingleses e todos apostam que a festa desse ano tem tudoparasermuitomaiorque a feitapor Lewis Hamilton nas duas ediçõesanteriores do GP da Inglaterra. Segundoeles, uma coisaque os britânicos adoram é a história de um “underdog” que consegue brilhar e tersucessodepois de anos de perseverança. E muitos destes torcedores – peloque dizem meuscolegas – se incomodavam com o percurso de “sucesso programado” der Lewis Hamilton. E vêem no atualcampeão do mundo a mesmaarrogânciaque viam em Michael Schumacher, umnomeque a inglesada adora odiar.
Certamente, o “escândalo da mentira” não ajudou emnada a mudarisso. Parapiorar, aindajovem e umpoucoinexperiente, Hamilton se indispôs comdiversosjornalistaspela repercussão do acontecido em Melbourne e foi severamente criticado pelos (lamentáveis) tablóides da Fleet Street. Na semanapassada, numa tentativa de mudar o quadro, a McLaren convidou treze deles para umas voltas em Silverstone, de carona em um carro esporte da Mercedes com Hamilton ao volante. A pista estava molhada. A turma adorou.
(Alô Fiat do Brasil: Massaem Interlagos, conosco, quetal?)
Na outraponta da equação, Button desfruta de maisumponto a seufavor: o torcedor o vêcomoumcaranormal, “one of the guys”, umpilotosemtraços de estrelismo, sempintanempretensão de semi-deus das pistas. Quemeraassim no passado? Nigel Mansell, o maiorídoloinglêsque Silverstone (e a Inglaterra inteira) conheceu.
Diante deste cenário descrito peloscolegas, estou curiosíssimo paraver o CAX neste final de semana. Paraquemnão sabe, “CAX” é o nomeinformalpara o maisinformalainda “Cap Autosport Index”, a taxaque mede a popularidade de umpilotopelaquantidade de bonésseus na arquibancada. Todos se lembram das arquibancadas de Barcelona tingidas de azulem 2005 por Fernando Alonso. Ou do marvermelhoem Hockenheim no auge da parceria Ferrari-Schumacher. Agora, valeficar de olho se as tribunas de Silverstone estarão mais brancas e amarelo marca-texto do que estiveram prateadas e laranjanosúltimosdoisanos. No domingoeu prometo abordarisso na edição do “Credencial”.
E você, como compara trajetória e popularidade de Lewis Hamilton e Jenson Button?
3 comentários:
Lucas
disse...
Button parece ser um cara bem mais humilde e simpático mesmo... Hamilton é meio metido, oq já ficou comprovado em tantas das suas atitudes de "estrela".
Entre os dois, sou mto mais fã do Button, sem dúvida.
Ico, eu lembro de uma vez que vc escreveu, não lembro se em 2004, 2005 ou 2006, no GPTotal um artigo que vc comentava que o Button era visto como um cara muito foda mas que não tinha aquela oportunidade, mas que vc não achava aquilo tudo não, que parecia mais falação. Eu te enviei um E-mail até dizendo que eu concordava, que falavam demais do Button e ele não mostrava.
Ainda na dúvida se erramos, ou lembrando que corridas de CARROS são disputas mais de equipamentos, noto como em outras coisas ele é o contrário de Hamilton. Uma das coisas que, não sei se no seu caso mas no meu caso justificam o fato de não ver o Button como "aquilo tudo", é que ele não é do tipo Alonso, Schumacher, Senna, que conseguem mostrar um estilo diferencial, essa capacidade de SE tornar vencedor (quer queira, quer não, quem o tornou num vencedor foi Ross Brawn). Mas agora é vencedor com sobras, mesmo se deixarmos o mérito ao Ross Brawn. Hamilton é o piloto que chegou abafando, de vez em quando faz umas corridas impressionantes vindo lá de trás, mas cada dia dá mais pinta de ser o novo Jacques Villeneuve...
Enfim, vamos ver se o tempo os coloca de volta no lugar que estavam, ou se essa mudança é permanente, não?
Eu também sou mais favorável a um cara que consegue brilhar e ter sucesso depois de anos de perseverança, como é o caso do Button. Sem contar que o cara parece ser humilde, pé no chão, que não se deixa levar pelo sucesso e não se ilude com tantos elogios. O Hamilton foi moldado para ganhar, o título dele em 2008 foi uma consequencia quase "natural", resultante de todo o investimento que fizeram nele desde pequeno. Só o que o Button sofreu com a Honda nos últimos 2 anos já me faz simpatizar muito mais com ele... Mas para o bem do campeonato, seria bom ele não ganhar (mais) essa corrida...
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
3 comentários:
Button parece ser um cara bem mais humilde e simpático mesmo... Hamilton é meio metido, oq já ficou comprovado em tantas das suas atitudes de "estrela".
Entre os dois, sou mto mais fã do Button, sem dúvida.
Ico, eu lembro de uma vez que vc escreveu, não lembro se em 2004, 2005 ou 2006, no GPTotal um artigo que vc comentava que o Button era visto como um cara muito foda mas que não tinha aquela oportunidade, mas que vc não achava aquilo tudo não, que parecia mais falação. Eu te enviei um E-mail até dizendo que eu concordava, que falavam demais do Button e ele não mostrava.
Ainda na dúvida se erramos, ou lembrando que corridas de CARROS são disputas mais de equipamentos, noto como em outras coisas ele é o contrário de Hamilton. Uma das coisas que, não sei se no seu caso mas no meu caso justificam o fato de não ver o Button como "aquilo tudo", é que ele não é do tipo Alonso, Schumacher, Senna, que conseguem mostrar um estilo diferencial, essa capacidade de SE tornar vencedor (quer queira, quer não, quem o tornou num vencedor foi Ross Brawn). Mas agora é vencedor com sobras, mesmo se deixarmos o mérito ao Ross Brawn. Hamilton é o piloto que chegou abafando, de vez em quando faz umas corridas impressionantes vindo lá de trás, mas cada dia dá mais pinta de ser o novo Jacques Villeneuve...
Enfim, vamos ver se o tempo os coloca de volta no lugar que estavam, ou se essa mudança é permanente, não?
Eu também sou mais favorável a um cara que consegue brilhar e ter sucesso depois de anos de perseverança, como é o caso do Button. Sem contar que o cara parece ser humilde, pé no chão, que não se deixa levar pelo sucesso e não se ilude com tantos elogios.
O Hamilton foi moldado para ganhar, o título dele em 2008 foi uma consequencia quase "natural", resultante de todo o investimento que fizeram nele desde pequeno.
Só o que o Button sofreu com a Honda nos últimos 2 anos já me faz simpatizar muito mais com ele...
Mas para o bem do campeonato, seria bom ele não ganhar (mais) essa corrida...
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