sexta-feira, 10 de julho de 2009

NELSINHO A PERIGO?

Já demitiram Nelsinho Piquet da Renault inúmeras vezes no passado, mas a impressão que eu fiquei hoje depois da entrevista que ele deu aos jornalistas brasileiros que cobrem as corridas é de que, desta vez, a ameaça é mais concreta. O brasileiro negou que haja algo definido quanto ao seu futuro na equipe. Mas não negou (e nem confirmou) a existência de uma cláusula de contrato que exigiria que ele tivesse uma porcentagem da pontuação conquistada por Alonso até a metade do ano para que permanecesse até o final. O brasileiro ainda não pontuou na temporada, o espanhol tem onze. Com alguma razão, ele destacou a diferença de equipamento que teve ao longo do ano – o carro de Alonso realmente recebia as principais atualizações uma corrida antes do que o de Nelsinho. E deixou claro que o problema é o desejo de Flavio Briatore. O que se comenta no paddock é que o italiano já desistiu de 2009 e está querendo dar experiência prévia para seu protegido Grosjean, já pensando no ano que vem – ainda que isto implicasse em um passo para trás no time, uma vez que o francês passaria pelos mesmos problemas de adaptação que o brasileiro já passou há mais de um ano. Eu acho que seria uma pena tremenda se Nelsinho se juntasse à longa lista de pilotos vítimas dos métodos de trabalho de Briatore. E você, o que pensa?

19 comentários:

António Barbosa disse...

Não teria sido a Fórmula 1 já muito condescendente com Nelsinho Piquet depois do 1 º ano desastroso que ele fez em dar-lhe uma nova oportunidade ?
Se tivesse outro apelido teria ficado ?
Eu acho que não...se não agarrou a dupla oportunidade, há muito piloto talentoso a querer entrar.
E o mesmo se aplica a pilotos a arrastarem-se ao longo de anos como Fisichella e outros como ele.

Anônimo disse...

Se ficar é pelo nome e se for for mandado embora, já vai tarde!

Anônimo disse...

Ico, acredito a formula l atual sem testes, acredito que vão sepultar muitos pilotos jovens sem dinheiro para brincar.

Unknown disse...

Infelizmente, o garoto não mostrou a que veio. E quem não mostra algo logo, morre logo na F-1.

Aderson disse...

Pelo comentario do Nelsinho no site do Tazio, em que ele diz: "A Renault não cumpriu a promessa", dá pra se notar realmente que as coisas estão tomando um rumo bem definitivo.
Não acho que seja a ultima corrida dele mas dependendo do resultado obitido pelo Alonso, as proximas corridas poderão ser determinantes com relação ao futuro do Nelson na Renault.
Mas se ele sair é melhor pra ele. Aquela equipe é a maior roubada, só sabe ferrar o Piquet Jr. Eu tô doido pra ver o frances Grosjean fazendo algum "milagre" com o R29, R30, R31, R32, R33........

Rafael disse...

Nunca mais Nelson-pai terá moral de espinafrar brasileiro algum. O que o Angelo fez em uma temporada e meia? Um pódio em um GP atípico e só.

Vai tarde para o F1 Rejects, mas pelo menos vai se despedir "em casa".

Marcelonso disse...

Ico,



Infelizmente o guri não mostrou nada até agora,até pode ser boa praça com a imprensa,mas no quesito piloto fica devendo.

Ainda assim penso que ele fica até o fim do ano,ano que vem só pagando para correr numa dessas novas.

É triste,mas é a realidade

abraço

speed.king.thrasher disse...

O problema do Nelsinho é ausencia de resultado no meu ver... é impossivel errar tanto e andar tão pior que um companheiro de equipe em um time que sabemos, tem estrutura pra brigar por vitórias.

Não concordo com vc quando diz que Nelsinho seja uma vítima dos métodos de Briatore. Pode até ser de umas corridas pra cá, mas antes não era assim, se não nem contrato para esse ano ele teria.

Trulli, esse sim, foi uma vítima de Briatore em 2004. E comparar Nelsinho com Trulli chega até a dar pena (do Nelsinho claro).

Fernando Kesnault disse...

Demorou demais, essa é a conclusão que cheguei há muito tempo. Não deveria ter corrido nesta temporada mas como tem nome famoso...

Ron Groo disse...

Sempre torci por boas performances de Nelson Angelo, mas anda dificil. Quando não é ele errando é alguém que o acerta...

Espero que fique, e sei que se Grosjean entrar vai ser o mesmo fiasco.

Não vejo tanto talento assim no cara. (Grosejean)

Eduardo Malheiros disse...

Julgo essa uma análise bastante complicada porque é difícil para nós deixar o coração de fora. Como diz meu pai, no entanto, existe a minha verdade, a tua verdade e a verdade verdadeira, então, ao meu ver:

• Verdade de Nelsinho: É um cara que sofre muitas cobranças em virtude de seu sobrenome, mas ainda assim tem de lidar com (muitas vezes) pior equipamento, estratégia e atenção por parte do time. Entrou na F1 numa realidade muito diferente da de Lewis, por exemplo, e apesar do mesmo companheiro de equipe esse tipo de comparação me parece descabida. Por fim, é um cara que em todas as categorias que passou se deu muito bem.

• Verdade de Briatore: Tem nas mãos uma equipe que a muito pouco tempo atrás sagrou-se campeã e tinha ótimos projetos de carro, com menção honrosa para os dispositivos de largada e que no ano passado chegou a ver um lampejo dessa realidade. Sabe, portanto, que quando tudo dá certo e converge pro seu lado, pode, sim, brigar com as maiores e precisa de resultado nessas situações. Como a temporada atual ao menos pra Renault já foi pras cucuias, dar um tempo maior e livre de pressão para um piloto que julga melhor que o atual (que de fato não vem pontuando como o esperado), apesar de menos experiente, não é uma idéia de toda maluca.

A verdade verdadeira não me atrevo a tentar expressar - mesmo porque, ela não seria a verdadeira, mas sim a minha. Penso, no entanto, que em outras equipes isso realmente talvez não ocorresse.

Grande abraço e desculpem o "livro".

Anônimo disse...

Nelsinho vai tarde, se for o caso. Mas o Grosjean não fará melhor, afinal se nem Alonso consegue andar com esse caixote...

Unknown disse...

Acredito que se sair, o Grosjean não fará melhor.

Luiz G disse...

Não sei se Piquet é tão ruim quanto parece, mas não parece tão bom quanto seu pai diz.

Assim como Christian Fittipaldi ou David Brabham, o nome o ajudou a chegar na categoria, agora, cabe a ele se manter lá.

Celso Vedovato disse...

Espero sinceramente que Nelsinho permaneça na F1.
Nelsinho parece ser bom, e ter real possibilidade de ser um piloto consistente e muito forte tecnicamente.
Estranha a demora em deixar de ser o personagem principal de algumas situações delicadas em abandonos, acidentes ou performances abaixo da média.
Se sair será a grande vítima do fiasco que tem a sido a Renault em 2008 e 2009.
Mas se sair não será uma vítima inocente, teve história, oportunidade e experiência no mundo do automobilismo, além de "assessoria" suficiente para se proteger ou te dar a volta por cima.
Continuarei torcendo por ele, para que não saia ou em saindo que consiga um cockpit para o ano que vem. Mas não vejo em Nelsinho força ou interesse, em acontecendo o pior, conseguir voltar a F1 e vencer.
Os boatos sempre existiram, e sempre tive nos palpites do Ico a idéia mais próxima do que acontecia. Aqui no Brasil o exagero sempre tomou conta desses boatos, mas dessa vez senti no post do Ico a verdadeira possibilidade disso acontecer.
Para manter o otimismo, o silêncio do Briatore. Por outro lado me parece o tipo de gente que nas horas de ser FDP, fica em silêncio mesmo.
Força e sorte ao Nelsinho, que os anjos do asfalto e da F1 o protejam nesse final de semana.

LUIZ CARENZI disse...

É ESTRANHO A EMAGADORA MAIORIA AQUI ESPIFROU O PIQUESINHO, MAS TAMBÉM ALEGAM QUE O FRANCES NÃO FARÁ MELHOR.
NÃO TENHO PROCURAÇÃO PARA DEFENDER NINGUEM,ACHO QUE JULGAR PILOTOS E PRINCIPALMENTE NA F1 É PERIGOSO, MUITOS AQUI TÊM MEMÓRIA CURTA SÓ PARA REFRESCAR: MASSA,O PRÓPRIO RUBINHO, BURDEIS E KOVA TODOS ESTES SOFRERAM E OS DOIS ÚLTIMOS SOFREM POR FALTA DE RESULTADO. BURDEIS JÁ ESTAVA FORA POR MILAGRE VOLTOU, E TIROU SENA, O KOVA FAZ SOMBRA E NÃO É DE HOJE,
LEMBRA DO MASSA NA SAUBER? PRECISA MAIS O ESTA BOM? ENTÃO PESSOAL PARECE FÁCIL,MAS SÓ PARECE!

VALEU!!!!!!!!!!!

Anselmo Coyote disse...

Se o Nelsinho sair pode não ser tão mal, desde que ele consiga outra equipe, porque pior que a Tabajara não há.
Quanto a certos comentários, demonstram apenas o quão patéticos são os seus autores. Para quem diz que a estréia do Nelsinho foi ruim, vou dizer: o Alonso não pontuou em sua temporada de estréia (sero pontos). Massa fez 4 pontos e foi rebaixado a piloto de testes e por aí vai. Resumindo, apenas o Hamilton estreou com pontuação maior que a do Nelsinho na F1.
Abs, Ico e amigos.

Unknown disse...

Tem cheiro de VIUVA vindo dos comentarios no ar....

Anselmo Coyote disse...

ladyhawkee999,
Os blogs estão cheios de viúvas do Senna que, sem este para idolatrar e sem o Nelsão para espinafrar, pegam no pé do pimpolho e sonham com Bruno Senna na F1.
Não falo dos legítimos torcedores e amantes da F1. Estes sabem reconhece a grandiosidade do tri-campeão.
Tomara que o Bruno venha e faça bonito. Parece ser um bom menino. Mas que Deus o livre das viúvas do tio, porque vai ser dureza administrar a carreira com asnos nos pés.
Quanto ao Nelsinho, dentro ou fora da F1, está bem vivo.
Abs.