quarta-feira, 26 de agosto de 2009

FOTO DO DIA – GP DA BÉLGICA DE 1962

Mônaco tem um cenário imutável e inconfundível. Monza, o ar eletrizado pelos torcedores e pelas árvores do parque que filtram os raios solares. Mas o circuito que eu mais gosto nessas andanças atrás da Fórmula 1 é o de Spa-Francorchamps. Pela tradição de das corridas (na imagem, Jim Clark rumo à vitória em 62), a beleza da floresta, o charme das vilas cujos nomes batizam as curvas do circuito, o clima imprevisível, o traçado que é sinônimo de velocidade, as cervejas belgas, a casa alugada e dividida com os colegas, sede de jantares divertidos e muita risada.


É daquelas corridas que a gente marca com uma caneta vermelha no calendário. Legal que finalmente chegou. Amanhã a gente volta, direto do mais longo e belo circuito da temporada, até !

5 comentários:

Marcelo Urânia disse...

acho aquela foto da eau rouge em 65, q vc publicou às vésperas do GP belga em 2008, fantástica.

tá aqui: http://blog-do-ico.blogspot.com/2008/08/foto-do-dia-gp-da-blgica-de-1965.html

e inspirou isso aqui: http://marcelourania.blogspot.com/2008/09/quando-as-curvas-tm-nomes.html

"Uma pista em que as curvas têm nomes, sinal inequívoco que se trata de um traçado com tradição!"

abraços!

Bruno A. disse...

Ico, normalmente eu vejo seu trabalho com grande admiração. Mas é no fim-de-semana de Spa que tenho é profunda inveja dele. hahahahahaha!!!
falando nisso, Bernie esqueceu aquela idéia-furada de fazer corridas em Spa a cada 2 anos? (diz que sim!!)

Daniel Médici disse...

Legais esses outdoors, um de bebidas e o outro de cigarro. Estavam prevendo ofuturo da publicidade no autombilismo! Mas pelos meus conhecimentos de design gráfico, é mto estranho que um país como a Bélgica, próximo a Holanda e Alemanha, usar uma linguagem visual de dez anos antes em seus anúncios.

Anônimo disse...

Daniel Médice, assim é meu país. Apesar de caber inteirinho dentro do Pará, e espremido entre Alemanha e Holanda, temos como referencial a desinibição e a "destradição" de preconceitos. Ñ é á tôa que sediamos a Comunidade Européia. Sugiro vir p cá na sua próxima viajem e assistir à F1 em Spa. Sua surpresa será inolvidável!
Saudações belgo-monarquistas
carlo paolucci

Daniel Médici disse...

Caro Paolo,
Talvez eu tenha me expressado mal em minhas indiossincráticos (e pouco embasados) comentários sobre design.

Nasci e cresci no Brasil, um país que desenvolveu uma linguagem publicitária muito presente e premiada (embora de gosto duvidoso, em minha opinião). O problema de tal linguage foi ela ter fomentado um desejo de consumo ao qual boa parte da população não é capaz de corresponder - uma classe dominante que gosta de se definir pelo consumo é terrível... E pior: como diz Adorno, as classes menos favorecidas absorvem mais facilmente que os dominantes a ideologia que os submete.

Por isso, uma observação sobre a linguagem visual passa longe de ser uma crítica à Bélgica. O que causa estranhamento na foto, na colocação destes cartazes, é de natureza distinta: quem os colocou lá? Foi feito para quem ver? Como a F1 era vista, assistida naquela época?