domingo, 30 de agosto de 2009

SOBRE FERRARI E NELSINHO

O GP da Bélgica foi uma grande corrida que acabou gerando um grande problema para a Ferrari. Se há um mês a equipe tinha tudo encaminhado para correr com Fernando Alonso e Felipe Massa no ano que vem, agora parece contar com um excesso de candidatos para as duas vagas disponíveis. Além dos dois citados, Michael Schumacher ficou animado com a idéia de voltar; Kimi Raikkonen ganhou motivação e mostrou suas qualidades com a vitória de hoje; e Giancarlo Fisichella ganhou o apoio incondicional da imprensa italiana para assumir a vaga do quixotesco Luca Badoer para correr em Monza. A tarefa de resolver essa complicada equação está a cargo de Stefano Domenicali, que vai começar os cálculos de acordo com as notícias que vierem dos Estados Unidos sobre o prazo de recuperação de Massa.


Quanto ao caso Nelsinho-Renault-Cingapura, o fato de uma investigação estar em curso deixa claro uma coisa: nãomais lugar para o brasileiro na categoria. Ninguém confirma, mas não há muitas dúvidas que a denúncia partiu da parte do ex-piloto. Se optou por enfrentar um homem influente como Flavio Briatore nessa esfera, é porque esta batendo em retirada e queimando a terra que deixou para trás. Mas, dentro da idéia de prejudicar o dirigente italiano, suas chances são boas. O caso abre a chance para Max Mosley derrubar mais um desafeto. Depois de enxotar Ron Dennis da F-1, fazer o mesmo com Briatore seria um desfecho dos seus sonhos para deixar a presidência da FIA. A briga vai ser feia, podem aguardar.


A corrida de hoje trouxe também outros assuntos para explorarmos no Credencial: o caso de amor de Kimi com Spa, a força da Force Índia, os acidentes na largada, os problemas e a ultrapassagem de cinema de Rubens Barrichello, o quadro da briga pelo título. Como de costume, o espaço é de vocês: comentários e perguntas terão lugar no programa que deve ir ao ar no início da noite de amanhã. Até !

59 comentários:

LeandroSpectreman disse...

É impressionante a sucessão de problemas de largada do Barrichello nessa temporada.
Diante do que se viu, quem saiu no lucro nessa prova? Button, que viu o 4º colocado do campeonato pontuar mais que outros adversários?Barrichello que conseguiu descontar mais dois? Ou Vettel que foi ao podium? Eu não saberia dizer.

António Barbosa disse...

A Familia Piquet está habituada a usar a imprensa para as suas jogadas rancorosas, este é mais um episódio.

Trois - Mundo Ferrari disse...

Ico, se fala em Alonso na Ferrari já em Monza, o que acha? E agora, Kimi ou Massa, qual a melhor escolha? Por fim, havia um comentário que Piquet poderia ir para a Williams, será que realmente suas "fichas" acabaram?

Um abraço,

Trois
site Mundo Ferrari Brasil

Fabrizio Salina disse...

Essa história está muito estranha, mas sua análise é pertinente, ICO. Se, repito "se", o Nelsinho tiver aceitado tal situação, ele e Briatore se merecem.

Bernardo disse...

Basicamente, se um piloto aceita fazer o esse papel, merce ser banido do esporte, assim como sua equipe. Fora a pecha de dedo duro e rancoroso.

Além da covardia e cuspir no prato que comeu, se era lavagem, tenho certeza que o menu tinha sido apresentado antes da assinatura do contrato...

Bem vindo a Stock Nelsinho.. hahahah

Luis disse...

Queria aproveitar e mandar uma pergunta: Caso se confirme Fernando Alonso na Ferrari já em Monza, não ficaria o Felipe Massa impossibilitado de voltar ainda este ano por conta de não haver mais lugar para ele, já que nem Raikonnen nem Alonso se sujeitariam a passar algumas corridas sem participar?

Rangel disse...

Em primeiro lugar, parabéns pela transmissão na radio. Hoje, pela primeira vez, tentei ver com a TV no mudo e o radio sintonizado na corrida, e quanta diferença! :) Perguntas:
1- Corridas em Spa, faça chuva ou faça Sol, geralmente são muito boas. Não seria o problema de "emoção na F1" culpa dos circuitos insossos e não dos carros?
2- Os problema de largada do Barrichello são culpa dele ou do carro? Há alguma explicação técnica plausível que não seja "um braileirinho contra esse mundão todo" ou "Barrichelo é assim mesmo"?
3- O que explica a Ferrari e, principalmente, a Force India tão rápidas em Spa?
Um abraço e continue o bom trabalho!

Herik disse...

Há alguma outra justificativa além da dada pelo Barrichello - casamento carro-pista - para o magnífico desempenho da Force India? Algum engenheiro da equipe comentou algo?

Sobre esse caso da Renault, não seria muito arriscado bater de frente com uma equipe que vez ou outra dá sinais de abandonar a categoria? E Nelsinho não teria um aliado forte, no caso Tio Bernie, para garantir uma vaga na F1? Bernie não teria interesse em derrubar Briatore?

Resumindo: tirando a vitória da Ferrari e a bela corrida em si, está enchendo o saco essas coisas políticas da F1.

Marcus Carvalho disse...

Ico, eu já acho que vai acontecer um grande acordão. A FIA, o Bernie e principalmente a Renault não tem interesse em mais um escândalo, ainda mais um destas proporções.

Então acredito que é mais provável que a Renault seja obrigada a desistir de participar da categoria (pelo menos como equipe), o Briatori seja obrigado com isso a deixar a categoria e com isso a direção da FOTA.

Neste caso o Nelsinho não sofreria nenhuma punição pois como o Alonso no caso da espionagem da Ferrari, ele seria beneficiado por ter ajudado nas investigações e a FIA poderia consideerar que para um piloto novato que estaria tentando renovar seu contrato e sem grandes resultados ficaria difícil enfrentar uma ordem dada pela equipe.

Acredito que fique por aí a confusão.

SALOMA disse...

Ico, vemos esse tipo de episódio, na nossa profissão com frequência. O cara trabalha a anos na empresa e quando sai, coloca ela no pau, dizendo que trabalhou muito, fez horas extras não remuneradas e sempre passava das 10 ou 12 horas trabalhando. mas enquanto estava por lá, apresentava o cartão de visita com orgulho e era o "bozó". Bom, o Nelsinho, enquanto fazia parte do esquema Briatore, era só alegria...e o mal desempenho esbarrava no carro e não no piloto. Agora com as declarações aparecendo e com canais de respeito, as dúvidas pipocam. "Qual é desse cara, que mina a equipe agora que saiu ou foi saído"...deve ser esse o discurso dos boss das concorrentes.
Se é inocência do "meninão" ou ato provocativo, amparado em costas quentes, vai saber. Anunciam ele nas entre linhas na Willians, mas será que vai vingar. Olha, meu amigo, pizza tem em todo lugar, mas a nossa é mais gostosa...e até nesse requisito ele pode azedá-la!
abs
LS

Unknown disse...

Oi Ico, tudo bem?

Ico..., se tiver sido mesmo o Nelsinho que acionou esta bomba, não foi pouco inteligente da parte dele? pois o mesmo fecha todas as portas que lutou a vida toda para abrir.

SALOMA disse...

E não esquecendo do "McLarenGate", em que um dos envolvidos agora, trocou emails com informações, com outra equipe. Podemos dizer que surge um #RenaultGate...

Diego Camargo - Floripa/SC disse...

Olá Ico! Achei uma ótima corrida, Spa é uma pista especial que proporciona sempre grandes momentos.

E Kimi realmente tem uma ligação especial com Spa, dava a impressão que desde ontem a corrida estava desenhada para ele.

Pergunta: Kimi já falou em uma entrevista que pode ficar ano que vem na F1 mesmo que a Ferrari demita ele. Existe alguma conversa sobre isso nos bastidores? Ou com esse escandalo envolvendo Nelsinho-Briatore-Alonso, o esponhol pode sair chamuscado(já que pode ter participação, assim como no antigo escandalo da Mclaren) e no final ele ficar na Ferrari junto com o Massa? Bom, são muitas possibilidades, qual a tua opinião?

Abraço.

Rafael Favoreto disse...

O título está caminhando para Button.
E o Button está caminhando pra ser daqueles campeões sem graça.

No computo geral da temporada, as 6vitórias fazem muita diferença para o inglês, mas as suas últimas 5 corridas foram muito desabonadoras. Nesse ritmo, se o título vier, será por incompetência de seus perseguidores e o título será do "menos pior".

Luís disse...

Ico, parabéns ao trabalho mais uma vez!

Vamos lá!

Nelson-Bem será que a jogada não é justamente, derrubar Briatore, e de quebra ter alguém bancando ele(Mosley) pra evitar uma queimada e ainda apoiar na briga a uma vaga nas novas equipes?

Pq Rubens tem tantos problemas com o controle de largada?

Como anda a RedBull e os motores Renault? Por que eles quebram lá, mas não "em casa"?

ebiscaia disse...

Ico,

O presidente da Ferrari afirmou que gostaria de usar três carros para fazer o retorno do Schumacher ano que vem. Alguém da FIA já emitiu alguma opinião sobre isto?

Quanto a corrida, o Alonso até que estava certo: a RBR tinha carro pra vencer a corrida. Se o Vettel largasse mais a frente, ele poderia seguir os dois ponteiros e passar nos pits.
E o Trulli cantou o vencedor, quando reclamou do Badoer, o Fisico na pista não passaria o Kimi de jeito algum.

Abraços

Willian disse...

Sem dúvidas foi uma grande corrida. É incrível o desempenho de Kimi em Spa. Mais ainda o rendimento de Fisichella, sempre no mesmo ritmo da Ferrari.

Sobre o caso Nelsinho, acho tudo isso muito estranho. Vai ser difícil de provar alguma coisa...

Unknown disse...

No episódio da renault, no dia da vitória do Alonso na hora da batida eu gritei em casa: aí tem "treita"...
Agora pensei que estavam acusando a ordem do briatore e o Nelsinho, mas , não sabia desa possibilidade de ter partido do Nelsinho... durante o gp de SPA, FALOU-SE EM GRAVAÇÕES DE RÁDIO COMO PROVA, E QUE HÁ VARIOS PILOTOS COM A IMPRESSÃO DA COISA ERRADA...
NO MAIS QUE PISTA "MARA", QUE CORRIDA, NO MAIS A ULTRAPASSAGEM DO RUBINHO, VALEU A SEMANA TODA!!!

Aderson disse...

Então em 2010 Nelsinho na Indy pela Chip Ganassi. Cuidado com o muro Nelsinho!!

Celso Vedovato - Salvador - Bahia disse...

Corridaça hein Ico.
Imagino o prazer que estar num templo do automobilismo vendo o mesmo sendo praticado em alto nível.
Que alegria ver caras com uma longa história executando bem e com prazer o seu trabalho e paixão, como aconteceu hoje com Fisichella e Barichelo.
Kimi com vontade e concentrado é sempre um pilotaço, entre os melhores da história.
Que pena o problema de largada do Barrichello...será um problema dele ou do carro..., mas acho que foi bom assim mesmo. E o Button, ou coloca a cabeça no lugar ou perde mesmo esse campeonato, só espero que Rubinho não encontre uma forma de não ganhá-lo, mas torço por ele.

Ico, acho precipitado pensarmos que Nelsinho está jogando m. no ventilador ou mesmo que não tenha mais chance na categoria. Deve ter mais coisa aí nesse meio...a ver.
Outra coisa se tudo isso aconteceu mesmo, ninguém vai tocar na parte de culpa do Alonso...

Edgard Pinto Júnior disse...

Ico,

uma pergunta técnica. É possivel, mesmo com proibição e tudo o mais, que a equipe, do pit-wall, exerça algum controle sobre o carro, fazendo com que o piloto perca o controle?

Se isso for muita imaginação, refaço a pergunta: é possivel que o engenheiro passe uma informação ao piloto, que force o erro deste ultimo, sem que ele perceba, do tipo, mudar a configuração dos freios (dianteiro/traseiro), fazendo com que o piloto erre, sem ter noção do ocorrido? Ou isso é coisa para 'braço duro'?

Marconi disse...

Ico, me lembro que logo após a corrida, foi levantada essa ipótese aquí no seu Blog. Meu Deus... isso é nojento. Acho que agora oNelsão terá que comprar o espólio da BMW.

Alexandre disse...

Realmente, há muita coisa para se comentar, então vamos lá:

1 - Belíssima corrida do Raikkönen e, principalmente, do Fisichella. O Raikkönen tem chances (matemáticas) de título ainda.

2 - Acho que o grande vencedor, na briga pelo título, foi o Button, que perdeu só dois pontos em sua vantagem para Barrichello. O problema é ele colocar a cabeça no lugar, e o mesmo vale para o brasileiro.

3 - Não quero acreditar nessa história do Nelsinho, não pelo Briatore, mas pelo próprio. O Briatore vai continuar sua carreira de empresário por aí, mas o Nelsinho, se isso for verdade, vai (e merece) ser banido do esporte. É muito sério por a segurança (especialmente a própria) em risco, apenas para satisfazer os desejos de uma equipe.

valter disse...

Concordo com o comentário do Marcus Carvalho. Mosley agora vai prá cima do Montezemolo.

FrancoFranklin disse...

Pro Piquet pimpolho escapar dessa e não ser banido da F1, só se a gambriva dele for de controle remoto e o Briatore tiver apertado o botão que mandou o carro pro muro. Ou então o Max chicotinho ou o Gagá Ecleston lhe esquentasse as costas, como foi feito no caso da espionagem da Mclarem..........

RodIshiCi disse...

Gostei da corrida. Em termos de espetáculo, ficou a anos luz de Valência, até ajudada em parte pela má largada do Barrichello, que precisou ser bem agressivo e efetuou boas ultrapassagens.
Só ficou parecendo que pegaram o grid do início do ano e viraram de ponta-cabeça. FI na pole, as duas BMW lá na frente, mesmo Ferrari já andou lá atrás e agora venceu a prova, e ainda a McLaren segurando a Brawn, com direito a um carro aparentemente indestrutível quase saindo da prova no final por conta de motor.

Tal qual a maioria, tenho interesse em saber o desfecho do caso Renault-Piquet, mas sobre fechar as portas, o Nelsão não teria influência o suficiente pra amenizar os estragos que o Briatore tentaria causar não? Além dele, como citou outro leitor, o Mosley?

Sobre os 3 carros, respondendo ao amigo de cima, acho difícil pro próximo ano. Um dos comentários sobre o assunto é que a Williams é contra, e sem unanimidade, não podem mudar a regra já pro ano que vem. A não ser que houvesse algum tipo de incentivo pras menores, já que equipes como a Williams não têm muito motivo pra achar vantajoso ver equipes como a Ferrari, que tem maiores de chances de ter um carro melhor, colocar 3 carros na frente deles ao invés de 2, ainda mais se formarem o tal Dream Team com Massa, Alonso e Schumacher.

Emerson disse...

Foi uma boa corrida. O Rubinho conseguiu se recuperar e ainda teve a sorte de o Button sair da corrida, Trulli com problema no carro e a punição para Webber. Fez uma bela ultrapassagem sobre o australiano.

Agora sobre a notícia bomba foi muito boa. Acredito que não deve sobrar pro Nelsinho, já que o pai o acompanha a algum tempo. Foi funcionário do Bernie, conhece Max... então não deve ficar no prejuízo.

Seria uma ótima para a F-1 que o Briatore desapareça da categoria.

Alexandre disse...

Ico, acrescentando ao meu comentário anterior, sobre a história do Nelsinho, se for verdade, o Alonso também participou da armação, pois alguém largar em 15º lugar com o carro mais leve do grid, em uma pista onde é dificílima a ultrapassagem, e contar com uma "sorte" daquelas, é no mínimo suspeito, e completamente vergonhoso.

Unknown disse...

Olá

Este vídeo mostra a largada, através da camera onboard de alguns carros. Rubens por estar leve deu um bom salto depois de cair para o fundo.
http://www.youtube.com/watch?v=pS2sdXx08-Y

Lvcivs disse...

Spa é a prova que as corridas de F1 podem ser sim muito legais e disputadas! Nada como os velhos circuitos para nos lembrar disso. Circuito rápido, curvas de alta, de baixa, tudo na medida certa!

Quanto ao caso do Piquet, pelo regulamento a telemetria é somente na direção Carro-Equipe. Se descobrirem que havia algo que a equipe poderia controlar a Renault tá muito ferrada.

Bernie e Max vão vir com uma multa multimilionária maior que a aplicada à McLaren, e com razão. Os dois vão ver mais uma montadora fora e ainda vão encher o bolso de dinheiro. A FIA pode pegar a grana dessa multa e fazer as seguintes coisas:
1) Injetar essa grana pro Piquet Pai comprar o espólio da BMW com o Sauber
2) Usar como subsídio para as novas equipes.

Quanto ao papel do Alonso, eu acho q ele pode ser banido, e com razão, o Alonso não ia jamais aceitar uma estratégia maluca proposta pelo Briatore sem pestanejar. Eu acho que o Alonso deve estar sem dormir... Ele só se salva se a Ferrari realmente o contratar, mas mesmo assim, vão arranjar uma bela punição pra ele.

Pra mim, Piquet fez uma delação premiada e vai correr numa das novas equipes ano que vem graças a Mosley e Bernie.

Fleetmaster disse...

Ico,

SE realmente for verdade a F1 acabou para o PiquetJr (a não ser que os ininigos de Briatore se revelem), Briatore (já vai tarde) e Alonso (se não for correndo para a Ferrari em Monza). A ainda por cima vão manchar o nome de uma montadora que tem um presidente brasileiro e que está louco para parar de torrar $$$ na categoria.
O que mais pode acontecer ?

Giovani Balduino disse...

Ico;

Oque muito me impressiona nesta corrida foi a falta de distancia entre todos, de maneira geral ( tirando o BAD ) todos andaram muito juntos desde os treinos.

Como podemos esperar a Forca India para Monza?
Se o Fisoco andar na primadona em Monza e ganhar ... como fica a cuca do Dominicali ???

Stagliano disse...

Coincidencia ou não, nos dois últimos escandalos da F-1 F. Alonso estava envolvido. Ele foi o maior beneficiado com essa tramóia de Cingapura. Quem acha que ele não sabia de nada? Largando do fundo do pelotão, alguem acha que ele ia aceitar numa boa sair com um pingo de gasosa?

Anselmo Coyote disse...

Ico e amigos,

Para se pensar em punir alguém é preciso:

1. concluir as investigações.
2. encontrar a lei que a pessoa teria violado.
3. se não houver a lei, encerrar o caso sem punição. Se houver, acusar formalmente.
4. permitir à pessoa ou equipe conhecer as acusações e apresentar defesa no prazo legal.
5. permitir que a pessoa produza provas documentais, periciais e orais (testemunhas) dos fatos alegados na defesa.
6. depois de tudo isso, analisar todos os fatos alegados e se eles foram provados.
7. verificar se os fatos apurados após a defesa e as provas se enquadram na lei proibitiva e punitiva que sustentou a acusação.
8. aplicar a lei ao caso concreto condenando ou absolvendo o acusado.

Acusar e condenar sem provas não é Direito, muito menos Justiça. É casuísmo, muito ao gosto de ditadores. Esse casuísmo é absolutamente aleatório. Pode estar do seu lado hoje e contra vc amanhã.

Tipo assim: o Ico tá de camisa vermelha e eu não gosto de camisa vermelha. Ferro nele. Amanhã ele vem de camisa verde, mas quem estará no meu lugar não gosta de camisa verde - ferro de novo, e assim sucessivamente!

Pensem nisso.

Abraços a todos.

Felipe Playmobil disse...

- Voces axam que essa merda teria sido atirada no ventilador se ela não tivesse sido feita ?

- Pensem nisso.

Fora Rato Velho.

Abraçoo.

kohara disse...

E aí, Ico. Tudo bem?

Piquet-Briatore-Renault: eu não sei. A teoria da saída de campo com terra arrasada não me convence inteiramente. Pensava em outra amarração dos fatos. Será que o Piquet não pode ter alguma coisa acertada com uma das aliadas do Max neste momento (Williams, equipes novas), que forneceriam costas quentes para o Nelsinho nesse 1o momento? Será que o Piquet ia simplesmente queimar o sonho de uma carreira na F-1 (e de uma vida) apenas pelo gosto de ver o Briatore tomando um chapéu? É meio estranho os Piquet saírem torrando o sonho de uma vida -ou duas, se vc contar o outro filho do Piquet, Pedro- sem ter um plano B, não?

GP da Bélgica:

-Sou fã de Spa. Pista boa é quase sempre igual a corrida boa. Pena que a tendência do tio Bernie é ganhar $ com pistas como Valência -enquanto pistas como Spa perdem $ ao realizar os seus GPs.

-Corridaça do Kimi. Seria uma boa aquisição pro WRC, não? =OP

-Estou desconfiando que o Button vai fazer mais uns três a cinco pontos até o fim do campeonato e vai acabar campeão.

-Apenas pra levantar polêmica, já que não concordo com as teorias. Mas Kimi e Rubens não poderiam ser punidos pelas ultrapassagens fora da pista na 1a volta? (Kimi na Source, Rubinho na Les Combes)?

- Fisico no lugar de Badoer. Falando em termos esportivos, apenas, será que o Fisichella confirma a fama de ser um piloto certo no lugar errado ao trocar a Force India pela Ferrari pra Monza?

Ok, não se compara uma coisa a outra. Mas os FI tem mostrado ser carros com pouco arrasto -andam muito nas retas e não muito em curvas, principalmente de baixa. Monza é um circuito que beneficia carros com essas características. Claro. Ferrari é Ferrari, e todo essa bla-blá-blá que a gente conhece. Mas será que a FI pode repetir o resultado de Spa em Monza -e, se repetir, confirma a fama do Fisico?

Desculpe o comentário longo.

Grande abraço e parabéns,
Kohara

Rosa disse...

A farsa de Cingapura'08, se ficar provada, vai além da falta de esportividade, ética, caráter, ela cai no campo da falta de respeito com a vida alheia. Eles todos, Briatore, Nelsinho, Renault...colocaram a integridade física de inúmeras pessoas em risco. Sim, já imaginou se a batida proposital não tivesse acontecido como fora ensaiada? Já imaginou se uma peça do carro do Nelsinho tivesse arrebentado a cabeça de algm? Se essa tramóia tiver acontecido mesmo, terá sido descomunal a irresponsabilidade dessas pessoas.

Ico, como vc ficou o clima no padock: as pessoas ficaram supresas com a acusação, ou coisas desse naipe não surpreendem ninguém por aí? E vc acredita que o Alonso possa ter tido participação ativa no plano dessa farsa?

Abç,
Rosa.

Dennis disse...

Positivo neste corrida: Os três primeiros colocados merecem 10. Negativo: Nelsinho que mesmo sem correr consegue fazer m...
Ico, realmente o Kers está fazendo uma grande diferença principalmente na largada. As equipes que não o tem já estão revendo suas posições para o ano que vem?

Bruno disse...

Ico, o nelsinho está procurando emprego, não faria sentido se envolver num escandalo desses.
Agora me passou pela cabeça aqui.
O alonso ñ traiu a mc laren em 2007, e a entregou de bandeja para fia?
Tudo para poder quebrar o contrato e ir para renault.
Na época ele foi tratado como a vaga sagrada, e não recebeu nenhuma critica.
Mas o que o impediria de fazer isso mais uma vez, para poder correr pela ferrari?
Os boatos sobre alonso já em monza só cresce.
E eu não duvido nada, que ele ñ tenha usado essa tatica de novo.

Ridson de Araújo disse...

Ico, eu sou um daqueles que ainda acha que o problema inicial na largada de Barrichello ironicamente acabou ajudando-o. Com a possibilidade de não usar mais pneus macios (que a brawn está péssima) e enchendo o tanque para duas paradas, ele ficou com chances de ir até o 6º lugar. Conseguiu um 7º e só não o 6º pq Kovalainen tem Kers e no fim deu o problema.


Se fosse o contrário, na segunda janela de pits o Rubens ia lá p/ trás e com três paradas...tinha ferrado tudo. Se ele tivesse mudado para duas paradas logo no meio da coisa? Aí o mau rendimento da Brawn em Spa iria com certeza provar minha tese...

Mas é só uma teoria..

Compartilho aqui com todos minhas opiniões sobre a corrida de ontem...abraços

http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/08/gp-da-belgica-raikkonen-de-volta-e-as.html

Gustavo disse...

Ico,
Sobre a largada do Barrichello:
1. dá para explicar o que aconteceu?
2. é falha do piloto ou do equipamento?
3. se é do equipamento, três a mesma coisa? como pode?
4. das outras duas vezes ficou uma cortina de fumaça: equipe e piloto dizem que o problema não foi deles?!
Abraço.

Unknown disse...

Não sei se ainda da tempo para o Credencial, mas vamos lá...
Ico,
O que a Force India fez? Copiou o carro da Brawn?
E a Red Bull vai limitar os giros dos motores agora para evitar quebra ou podemos esperar os carros energéticos fortes em Monza?
Infelizmente Nelsinho matou as chances de voltar mas pelo menos vai mandar o Briatore para casa! Nunca fui com a cara dele mesmo.
Abraços!!
Juliano Messaggi - Jundiaí

Anônimo disse...

Olha,teve o episódio aquele da McLaren em 2007,pilotos sabiam e até hoje não dá para ter certeza, mas muita gente desconfiava que tinha o dedo do Alonso, movido pelo rancor de ver o Hamilton sendo favorecido descaradamente e usando os acertos e desenvolvimento do Fernando. Mas tem uma baita diferença, o Alonso era bicampeão. Não que isso justifique nada,somente o fato de ter "bala na agulha". Nelsinho é um zero à esquerda. Muito fraco.
E tenho dúvidas se ele está fechando portas, pois pode ter apoio da FIA aí (Mosley) e sem falar que o Nelsão também é amigo do Bernie.Nesse mundo atual tudo pode acontecer, até da FIA/Bernie darem alguma vantagem ao combalido Tio Frank e então na abertura do campeonato em 2010, vamos ver Nelsinho dentro de uma Williams ou coisa pior, mas competindo na F1. E eu que achava que a fase fraca do Brasil era com o Rubinho e o Massa...

Ron Groo disse...

Olha, eu custo a acreditar numa Briatoragem deste nivel.
Que é cara é meio descarado e um tanto vigarista nos parece claro, mas a este nivel seria de doer. Teria de ir para uma esfera criminal...

Para o Credencial: Foi apenas o fator kers que manteve a Ferrari a frente do Fisichella? Ou ouve um excesso de respeito do italiano pela scuderia já que os boatos dizem que ele pode correr lá até o Massa voltar?

Ah sim... Sabádo quando mandei um email para o Pole position com Celso Miranda e você ainda estava no ar o outro comentárista - que a febre apagou o nome da minha memoria - disse que só bebado mesmo apostaria no finlandês, bem... Eu não estava, apesar de estar doente e deu Kimi...
Não sou de todo ruim afinal rsrsrs.
Um abraço a você e a eles. Sou fã do Celso Miranda.

Marcelo Urânia disse...

no mínimo, o nelsino vai ficar entre o 'submisso-coagido' e o 'imoral-ardiloso'. uma pena.

mas é importante pensar, quem aqui faria diferente? (sem falso moralismo, por favor.)

FcoCarlos disse...

Ico, a corrida foi surpreendente desde o grid. É sempre bom ver algo atípico.
Será que tu terias como explicar o que é bem esse sistema de embreagens que tanto tem emperrado com Barrichello? Apesar disso, ele andou bem de novo. Não sei não, mas o negócio vai apertar no fim do ano.
Raikonnen andou bem mesmo, e a Ferrari, como tu comentaste, vai ficar aperriada sobre toda essa indecisão.

Beatle Ed disse...

Boa pergunta Groo e na minha opinião foi apenas o KERS que possibilitou a vitória de Kimi ontem.

Na minha humilde opinião esse dispositivo é uma maneira terrível de evitar disputas na pista como poderia ter acontecido entre a Force India e Ferrari.

Não sei se concordam com isso mas deveriam existir regras pra que o KERS não pudesse ser usado defensivamente.

Ou o tornam obrigatório em todas as equipes ou deveriam bani-lo.

O que é chato é ver um carro mais rápido andando atrás e só não ultrapassar porque o da frente tem um botãozinho.

Danilo Fraga disse...

Marcelo Urânia, do fato que eu ou você (ou um monte de gente) faria o mesmo (o que é verdade) não se segue que é certo. Isso porque certo ou errado não é o resultado de pesquisas de opinião.

Anônimo disse...

Briatore e’ conosciuto principalmente come team manager di Formula 1. Ma da dove viene?=

http://ale1980italy.wordpress.com/2008/06/15/flavio-briatore-un-italiano/
Moretti

Valtinho disse...

Boa tarde Ico!

Vc acha que o Rubens ta mais consistente que o Button? O Button gelou ou dormil no ponto com a história do já ganhou? Vc acredita na virada do Barrichello?

Cibele Bastos disse...

Olá Ico :)

ótimo post sobre a corrida. E qto à polemica d Cinga, creio que quase todo mundo pensou numa armação ali. Eram coincidencias demais, não?!

O q me insiga é como o Reginaldo conseguiu essa info, afinal, so ele, do mundo inteiro, divulgou isso.

Fernando disse...

Não acredito que venha acontecer algo de sério contra a Renault por causa da atitude Briatore/Piquet/Alonso. Já vimos coisas piores acabando em pizza na F1(ou seria fondue de mozzarella na paeja?).

Anônimo disse...

Master Ico,

Soube aqui q um comentarista lançou essa bomba, e q teve a coragem de informar pelo canal brazuca de transmissão. Mas saibam q nas arquibancadas isso era dito ao sabor do vento. Ñ sei o teor, mas uma declaração pública, caso ñ se prove, é considerado crime inafiançãvel no meu país. Ah sim, tal qual vc´s se referem à Interlagos, nós também consideramos Spa "Le Temple".
Saudações belgo-monarquistas
carlo paolucci

J. Lourenço disse...

Quer dizer que o que foi publicado aqui há um ano virou furo internacional?
Ico, me lembro perfeitamente de lido aqui - e só aqui - sobre o acidente em Cingapura.
Parabéns, cara.
A história é sua.

Luis disse...

espero ainda estar a tempo da credencial!

Na semana passada fiz aquela pergunta sobre o lugar do Kimi, mas como eu tinha falado, esperava um bom resultado nele em Spa para embaraçhar um pouco a sily-season!

Pergunta para a credencial: Este resultado do Fisichella pode adiar a sua aposentadoria? pelo menos dará para ele continuar na Force India?


Parabens pelo seu enorme trabalho!

Josiel Luthiano disse...

Rubens fez uma brilhante corrida. Se não fosse o problema na largada teria diminuído ainda mais a diferença pro Butão. Mas, o fato é: Rubens nesse momento tem a cabeça psicologicamente bem melhor do que Button, que felizmente está deixando o título ficar cada vez mais ameaçado. Quanto ao fato de Nelson-pimpolho-Piquet.. É uma via de mão dupla, ele "acaba" com a carreira de Briatore, mas tbm será afetado por isso. Essa novela ainda vai dar o que falar..

Arthur Simões disse...

Ico!

Desde pequeno,sempre torci pela Minardi.
Por isso Ico,torcia para a Force India desde o ano passado e vibrei muito com a pole e com o pódio ontem.

Em um post antigo voce já "cantava a pedra" sobre o profissionalismo da equipe de Mallya,então lhe faço uma pegunta Ico:

Após essa pole e pódio,o que esperar da Force India daqui para frente?E como a equipe vai ficar com esse namoro Ferrari-Fisichella??


Sobre o episódio envolvendo Piquet e Briatore.
A FIA tem acesso ao rádio das equipes certo?(Hamilton-Trulli.Australia 09)

É difícil uma tramóia como essa ser feita sem ser citada no rádio da equipe...
Será que a solução do problema deve estar no rádio de Nelsinho Piquet no GP de Cingapura de 2008???

Abraços Ico!!!

Anônimo disse...

BRIATTORE
Este caso é um dos mais estranhos da F1. Sem resolução até agora mas já é lamentável...Consigo imaginar Briattore planejando e dando a ordem para tal falcatrua, também imagino, caso seja verdade, o qão constragido e insatisfeito um piloto obedeceria, vide Rubinho na Austria ao deixar Schumi ganhar a prova por ordem da Ferrari, guardadas as proporções de gravidade. Nenhum piloto executaria uma ordem destas de bom grado, principalmente em troca de seu proprio emprego - É HUMILHANTE! Se confirmado, Briattore chegou ao cume de um antedesportista, merece ser banido e bem punido. Se a F1 não for severa estaria compactuando com um "CRIMINOSO"

NELSINHO
Seria justo coloca-lo como comparsa do episódio? Coloque-se de lado a antipatia que muitos brasileiros cultivam de seu Pai; até porque ele herdou sua sinceridade. Não seria justicável diante de possiveis evidencias do caso mas um garoto de 24 anos debaixo de "mafiosos" da F1 até onde iria em seus atos? Todos queriam o ato heróico da denúcia em público? Falaríamos: "Já está arruinado mesmo então delatou, pois devia ter ficado calado". Não podemos esquecer que já era sabido em Cingapura que 3 equipes iriam ingressar na categoria e 6 cockpits seriam liberados em 2009 e que testes estão proibidos e sendo assim, suas chances muito altas de continuar. Detonar uma bomba destas para ferir a si próprio é no mínimo MUITO ESTRANHO. Mesmo sem provas, o piloto de sucesso do Kart até a GP2 com carreira iniciada na F1 já pode ter sido muito prejudicado...

ALONSO
Aceitar uma estratégia de corrida que se baseia na colisão do companheiro de equipe no muro é tão inimaginável quanto a um piloto aceitar jogar seu carro no muro. Ainda mais para um BI campeão sondado pela Ferrari. Alonso teria muito a perder com isto. Nelsinho, na hipótese de ter aceitado uma insanidade destas, estaria agradando a equipe mas uma vitória para Alonso não faria diferença e se não agradasse a equipe também não mudaria NADA...É INTRIGANTE.

F1
Está ficando cada vez mais chato acompanhar uma categoria cujas notícias de bastidores sobrepõe o Automobilismo, o Esporte e o Prazer. A Categoria parece, não sei se sempre foi, estar infestada desde a cúpula, de meliantes do esporte. Não é espantoso que os pilotos acabem por sucumbir....LEMBRAM DO HAMILTON ESTE ANO? MENTIU PATETICAMENTE EM PÚBLICO!!!!!!

Anônimo disse...

Será que o Nelsinho está se queimando? Só se for para nós que vemos pela TV. A F-1 já sabia que tinha tido armação. O Massa não tinha dúvida e foi pessoalmente reclamar com o Briatore.
O que mudou é que agora está tudo claro na midia e não só no circo.
Acho que ano que vem as chances de Nelsinho estão todas na Williams.
Outra: Max Mosley é o sponsor de toda bagunça.....
Briatore estava se achando "grande" demais....