As luzes da sala de imprensa do circuito de Suzuka já se apagaram e ficaram todos no escuro: não há nenhuma confirmação sobre o grid de largada da corrida de amanhã, apenas um amontoado de papéis rabiscados em que possíveis alinhamentos foram calculados de acordo com essa ou aquela suposição. Ao que tudo indica, o procedimento correto seria o de calcular um grid diferente para cada uma das muitas punições aplicadas hoje: o que se desenhasse ao final da punição publicada por último, seria o definitivo.
Entendeu? Eu tento explicar. Em primeiro lugar, este foi um treino com 19 carros, então a posição de Mark Webber está definida como a 20ª. Como ele não treinou, ele larga em último de qualquer jeito e não entra em nenhuma das contas a seguir.
A primeira punição do final de semana foi dada hoje depois do treino livre da manhã, quando Vitantonio Liuzzi teve de trocar o câmbio. Como ele ficou em 19° e último lugar (Webber não conta), o grid não mudaria.
Depois da classificação, a primeira punição publicada foi a de Fernando Alonso. Assim, ele cairia de 12° para 17° do grid, com os pilotos entre essas posições subindo um lugar cada. Teríamos então um novo grid. A punição seguinte, a de Rubens Barrichello, seria calculada em cima desse novo grid. Ele cairia de 5° para décimo.
Teríamos um novíssimo grid. Aí veio a punição de Jenson Button. No novíssimo grid, ele cairia de 6° para 11° (e Barrichello subiria para nono). Chegaríamos ao supernovíssimo grid. No minuto seguinte, a FIA anunciou a punição de Adrian Sutil. Ele era o 4° e cairia para nono. Barrichello agora seria o oitavo e ganharia mais um piloto entre ele e o companheiro de equipe. Teríamos o megassupernovíssimo grid.
A coisa iria assim por diante. Pela ordem de punições: troca de chassi de Glock (que vai para o último lugar, mas à frente de Webber, que não conta), cinco posições para Buemi e a punição ainda não anunciada de Heikki Kovalainen, já que a McLaren admitiu que terá de trocar o câmbio depois do acidente de hoje e ele cai cinco posições.
Se eu não errei na conta, teríamos como os 10 primeiros do grid:
1ª fila: Vettel, Trulli
2ª fila: Hamilton, Heidfeld
3ª fila: Raikkonen, Barrichello
4ª fila: Sutil, Rosberg
5ª fila: Button, Kubica
Os critérios para a ordem de publicação de punições da FIA? Que eu saiba, nenhum. Assim, teríamos a um cenário bizarro. Por exemplo, Adrian Sutil se classificou uma posição à frente de Barrichello. Mas largaria uma posição atrás, mesmo tendo sofrido o mesmo tipo de punição.
A dúvida só termina às 10 horas locais de amanhã (22 horas de hoje em Brasília). Até lá, permanecemos no escuro. Algo ridículo e inaceitável para um evento popular e grande como a Fórmula 1. Não há sinal mais claro de que as regras precisam ser simplificadas com urgência. Que o maluco sábado de Suzuka sirva como lição aos dirigentes.
23 comentários:
realmente incrivel como a FIA consegue se enrolar. e ainda não entendi porque puniram Alonso, que foi pra pits no momento da bandeira amarela
e mais uma observaçao de como a fia nao da conta de nada: na minha opiniao (mesmo por uniformidade com casos parecidos) alèm da puniçao, os tempos do Q2 de barrichello e button (e nao sei se mais alguem) deveriam ter sido anulados (ficou evidente imediatamente que ia ter puniçao, por que esperaram depois do Q3?), e como eram os unicos eles deveriam estar fora do Q3 e ter entrado no Q3 o 11 e 12...
ninguèm fez reclamo por isso?
outra coisa que nao entendi è por que o webber 20: se o 19 leva puniçao nao deveria ficar atràs?
tambèm muita burrice mesmo sair no ultimo instante util... serà que a brawn ta querendo deixar o campeonato com a redbull?
Muito Esquisito mesmo !
eu acho que eles vao aplicar tudo contemporaneamente... cada um deles vai 5 pra tras...
Interessante ver algumas corridas antigas (como o G do Japão de 1991, por exemplo) e notar como muitos acidentes similares aos da classificação de hoje aconteciam o tempo todo sem provocar interrupções, de bandeiras amarelas ou vermelhas. Esse esporte asséptico que a FIA hoje chama de Fórmula 1, que não admite pilotos que ignoram (?) bandeiras amarelas, levou um susto ao se reencontrar com Suzuka, pista desenhada para corridas de verdade.
Clca uns papeiszinhos numa cumbuca e sorteia. É melhor que as coisas que a FIA faz.
Nossa! Que complicação. Mas a notícia é ótima! Só falta a chuva. Vai Rubinho! Ico, vai dormir... rsrsr...
Fui simular isso no Computador e travou!
Melhor esperar pelo Grande Prêmio Japão de Fórmulas Inponderáveis...
Valeu, Ico. TOMAR estejas certo com seu megasupernovissimo grid em que o Barrica larga em sexto.
Aguardemos, pois.
ico confesso uma coisa... desde o Grande Premio da Hungria e inicio do caso Cingapura, não assisti a mais nenhuma corrida, deixei de ter interesse na modalidade, sao mais os casos de bastidores que o desporto propriamente dito.
um abraço
Definindo em uma so palavra;
UMA SULUBA!
F*oda mesmo é ficar acordado até às 3:35 da manhã em vão. Porque o treino não valeu nada já que o grid foi todo mudado.
Num ano maluco como esse a F-1 emitiu o próprio atestado de incompetência. Há um grave erro, mas não só em equipes que falham em boxes, ou pilotos que se jogam no muro de propósito. Há um erro sério no cerne dessa competição, no jeito de pensá-lo, de gerir a coisa toda. É triste ver o "desrumo" que a categoria tomou.
Endosso totalmente o comentario do Daniel Médici, muito apropriado e que repito aqui: Esse esporte asséptico que a FIA hoje chama de Fórmula 1, ... , levou um susto ao se reencontrar com Suzuka, pista desenhada para corridas de verdade.
É como juros sobre juros... hehehe!!
Bom, o mais estranho é, que eu me lembre, nunca aplicaram essa regra antes. Será que querem "apimentar" a disputa do campeonato???
"que não admite pilotos que ignoram (?) bandeiras amarelas"???????????????
pior que a FIA è essa gente que acha que piloto bom o que poe os outros em perigo...
nao respeitar a amarela foi perigoso, e se era a unica volta boa deles foi burrice deles ter saido tao tarde..
Se for assim..."Bom pro Rubinho!!!"
Ico fugindo do assunto do post, daria pra vc perguntar pro rubens no final da prova, o pq da brawn só soltar seus carros no final do q1 , q2 e até no q3 nos minutos finais para darem uma volta de aquecimento E apenas UMA volta rapida pra classificar? Numa pista como suzuka onde é dificil fazer um giro sem erros, isso se mostrou um erro por parte da brawn e a razao da dupla de pilotos não poderem tirar o pé no local da bandeira amarela.
Eles fazem isso sempre! E não consigo achar um motivo.
Corrorosa!!!
Depois eles dizem que querem deixar o esporte mais atrativo para o público...Brincadeira!
Esse parece um ano de "dèja vus".
Os acontecimentos de Cingapura 2008 parecem ter encontrado "similares" no GP deste ano...
A transferência do Alonso para a Ferrari tem uma história que remete à transferência do Prost (em 1990) pra Ferrari (vejam no "Cadernos de Automobilismo")...
E essa bagunça do qualifying do GP do Japão: existe alguma outra situação parecida com isso?
abraços...
com punicao a SUT, BAR, BUT, KOV, BUE, ALO, GLO, LIU, o grid deveria ser este:
1.VET 2.TRU
3.HAM 4.HEI
5.RAI 6.SUT
7.BAR 8.BUT
9.ROS 10.KOV
11.FIS 12.BUE
13.KUB 14.ALG
15.ALO
só digo uma coisa: que zona.
alguem consegue explicar pq a FIA fez tanta lanbansa na FIA em 2009? me pergunto, será que o Docinho de leito do automobilismo mundial esta presta a ir para o lixo?
No intuito de ajudá-lo em futuros posts, coloco abaixo denominações maiores que super:
Super
Kilosuper
Megasuper
Gigasuper
Terasuper
...
Googolsuper
Googolplexsuper
[]
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