Fernando Alonso sorriu como criança que acabou de receber um presente de Natal ao término das entrevistas de hoje. Havia acabado de responder de maneira ponderada e inteligente às perguntas feitas primeiro em inglês, depois em espanhol. Negou a informação de que levaria gente de sua confiança para a Ferrari, assegurou que espera total igualdade de condições na operação da equipe e que a briga com Massa será dura, mas que ambos trabalharão juntos, em primeira linha, para derrotar os outros adversários antes de duelarem entre si. E garantiu que terá apoio dos tifosi, mesmo depois de apontar favorecimento da FIA à Ferrari em 2006 e de ter tomado parte no caso de espionagem industrial quando corria para a McLaren. Águas passadas, garantiu, é hora de olhar para frente. E anteviu uma derrota para Massa no primeiro duelo que farão pela Ferrari, quando forem esquiar nas montanhas de Madonna di Campiglio. “Não terei a menor chance”, admitiu, dentes à mostra.
Nesta quinta, ficou claro para mim que o espanhol chega à equipe por decisão de Stefano Domenicali. Tive uma entrevista reservada com ele antes da conversa com Alonso, junto de uma jornalista alemã. E seu discurso foi o de celebrar uma Ferrari mais “latina” – um sinal claro de desaprovação ao absoluto descaso de Kimi Raikkonen com seu entorno quando não está dentro do cockpit. Bernie Ecclestone realmente matou a charada quando comentou, no post abaixo, que o problema do finlandês com a Ferrari foi de “cultura”. Importante notar que Kimi, aposta do presidente, decepcionou depois de ganhar o título de 2007 (em que pese sua recente onda de motivação e resultados). Agora é a vez de Fernando, a aposta do “treinador” Domenicali.
Difícil antever se essa combinação pode dar problema. Contrariando a maioria dos colegas da sala de imprensa, acredito que ela funcionará bem. Felipe Massa tem um histórico de boas relações com seus companheiros de equipe – virou até amigo de Jacques Villeneuve, que o criticara muito no passado. E Fernando Alonso pode ser marrento e imprevisível, mas tem ótimas relações com gente como Giancarlo Fisichella e Jarno Trulli, uma amizade semeada quando correu com eles na Renault.
Também tive a chance de conversar com Lewis Hamilton e lhe perguntei como foi seu trabalho com Alonso. “Pode ser que não éramos muito próximos, mas também não houve nenhum tipo de problema comigo. Até jogávamos basquete no Playstation no motorhome com alguma freqüência”. O campeão mundial aponta que a Ferrari terá a dupla mais forte do grid ano que vem, mas deu uma cutucada quando soube das juras de amor do espanhol para a Ferrari. “Quando ele chegou aqui, também havia dito que seu sonho de infância era correr pela McLaren. Tudo bem, as pessoas podem ter mais de um sonho”, riu.
Quem parece viver um sonho é a imprensa espanhola. Alguns passaram o dia cantarolando como alguém apaixonado. Outros nos procuraram para o aluguel. “Fernando vai carcar o Felipe, ele está fodido”, diziam, enquanto alternavam movimentos com o braço e a pélvis. Tomaram que passem esta postura – para mim, deturpada – para seus leitores. Eu não tenho dúvidas que Massa voltará exibindo a forma de sempre e sua velocidade pode colocá-lo à frente do espanhol no grid com mais freqüência do que os colegas (e o próprio Alonso) esperam. E todos sabem que ser superado pelo companheiro de equipe é o que tira o bicampeão do sério.
Acho que vai ser um duelo interno espetacular, do mesmo nível que espero ver entre Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen na McLaren. Brigas sem “carcadas”. E, tomara, sem guerras de bastidores e jogos psicológicos. Que o melhor prevaleça em ambas as garagens.
16 comentários:
Ico, a Renault correra com 'livery' diferente daqui pra frente?
Ja vi que o casaco dos garotos é full Renault!!!
Já vistes alguma coisa nos boxes??? (carros)
Ico,
Em se tratando do Alonso, acho difícil ele não usar "jogos psicologicos".
Dois grandes pilotos, vai ser duro para ambos.
Acho que vai ser uma disputa dura, mas acaba dando Alonso, infelizmente o espanhol é mais talentoso.
Espero que ele faça uma disputa limpa como o Raikkonen fez nesses anos.
Apesar de estar gostando dessas novas duplas, fico um pouco triste pelo Raikkonen ter sido dispensado, pois sempre admirei sua postura e seu talento.
"Importante notar que Kimi, aposta do presidente, decepcionou depois de ganhar o título de 2007 (...) Agora é a vez de Fernando, a aposta do “treinador” Domenicali."
Ico,
Há um discurso corrente de que o Massa é adorado pela Ferrari e coisas do gênero.
Concordo em parte, pois os Massa está na equipe já há algum tempo, o que lhe dá a dianteira na planície.
No todo da montanha, todavia, que é onde as coisas realmente são resolvidas, o texto que destaquei acima mostra que a vez não é do Massa, mas do Alonso.
Confio no Massa e na sua capacidade de se reinventar na adversidade. Mas acho que ele deve dormir com um olho aberto e o outro fechado.
Sobre Kimi decepcionar:
Esses italianos são uns... (deixa pra lá).
2007 - O cara foi campeão de cara, mas a Ferrari esqueceu que passou 21 anos sem um título e 5 anos sem ganhar sequer um GP. Eles só lembram do Schumacher, como se Schumacher(es) fossem encontráveis em toda esquina. Patéticos.
2008 - O cara não correu o que dele se esperava, mas foi fundamental para o mundial de construtores.
2009 - A Ferrari entregou aos seus dois pilotos dois tijolos de rodas que não valem um traque.
Agora eu pergunto: quem tem o direito de estar decepcionado nesta história devidamente coroada com essa punhalada nas costas do Kimi?
Abs.
Massa e Alonso na Ferrari.
Hamilton e Kimi na McLaren.
A teporada 2010 promete!
Nesse ‘chassé-croisé’ de pilotos, acho a trajetória do Kimi a mais inteligente, ele saiu da Mac Laren, não se sabe bem porque (o que prova que ele sabe ser discreto. O que aconteceu, em seguida pode mostrar os motivos dele).
Chegou na Ferarri, onde não teve o tratamento de primeiro piloto, que seu currículo justificaria, nem por isso fez ‘algazarra’, comeu o pão que o diabo amassou, sendo malhado pela imprensa inteira, aquela baixaria de bebum, foi sacanagem da grossa.
O Massa esta jogando, e muito bem, as suas cartas, merece se aproveitar das suas chances! isso é correto. Mostrando que também é corretissimo, Kimi ficou quieto e ganhou os campeonatos.
Mesmo fazendo corpo mole - claro que não gostou do tratamento que tinha na Ferrari! ele, regularmente, quando queria, mostrou que é o ’iceman’.
A ‘fritagem’ do Kimi é evidente, o carro pro fim da temporada é ridiculo. Essa volta para Mac Laren, que esta ressurgindo do fundo do poço, é um ‘X’ de mestre na Ferarri. que esta evidentemente numa fase descendente, em premio, tera um salário dobrado pra mostrar quem é o otário!
Meu palpite: Raikkonen campeão em 2010.
Minha opinhão: ta passando da hora do Felipe procurar uma equipe onde seja primeiro piloto!
Só espero que 2010 não apareça nenhum outro escândalo, porque tá prometendo ser um ótimo campeonato. Alonso finalmente volta pra uma equipe competitiva, Kimi contra Lewis e não o pangaré do Kova... novas equipes chegando... e Senna pode entrar numa dessas ou até mesmo na Force India... enfim. A temporada realmente promete!
Ico
Já tinha dito aqui que sempre achei que o Kimi tivesse um jeito mais inglês de trabalhar e de ser. Será um ano decisivo pra carreira dele se ainda tiver alguma aspiração a título ou até mesmo pra mostrar o quanto ele é capaz de fazer a diferença. Tomara que ele tenha ficado mordido mesmo para que isso se torne um ingrediente a mais para uma temporada que promete muito. O Hamilton (o pai dele) vai ter que engolir o finlandes guela a baixo mostrar o quanto amadureceu depois de três tempopradas e sentar o sapato. Simples assim! O Massa tem agora um adversário difícil mas acho que não vai se deixar levar por isso e fará de tudo pra ficar na frente do espenhol que por sua vez adora uma confusão e não vai deixar por menos. Olha...há tempos não vejo um cenário tão interessante para uma temporada. Fora, é claro, se por ventura a Brawn continuar bem, a Red Bull continuar bem, a Renault der um carro descente para o Kubica, enfim, talvez os Credenciais das corridas do ano que vem terão uns 4 ou 5 blocos cada um...que beleza!
Abç
Se a FIA era: Ferrari International Aid.
Depois ficou: Fernando International Aid.
Agora com os dois juntos sai de baixo.
Fiz um post onde o Domenicalli corria atrás de uma seguradora para seu cargo já que por onde passou o espanhol conseguiu que seus chefes de equipe fossem "aposentados" ou banidos...
Coitado do Stefano.
Ico, por favor, comente as declarações de Massa de que teria tido o título roubado pela trapaça da Renault. Diga quais são as possibilidades dele ou da Ferrari entrarem com um recurso e quais são as possibilidades deles ganharem. Abraço.
Ico, estava ouvindo a entrevista do Rubinho no Tazio, onde ele disse que o ar em Suzuka está quente. Teremos um asfalto de pelo menos 30°?
Ico
Alonso finalmente chegou onde sempre sonhou,o time certamente terá uma dupla forte.
Porém o clima vai ficar tenso,é questão de tempo,ainda mais com tanto sangue latino!
abraço
Acredito que a briga vai ser boa sim! Mas esse acidente de Massa, com muitos já comentaram, vai fortalecê-lo e ele vai com tudo pra cima do espanhol.
No fim das contas, acho que o esporte só tem a ganhar com esse duelo.
Cara, serão duas equipes de ponta! Busque aí informação desse boato envolvendo Rubens e Williams! Forte abraço!
sobre o titulo roubado...
só a ferrari e o massa mesmo podem ter tanta cara de pau para dizer isso!!!
cara de pau de chorar que foi por causa da confusão se erraram o pit stop
cara de pau de ignorar que quem relmente não errou nada e teria ganhado a corrida depois da autoeliminação da ferrari era o Hamilton, que acabou perdendo 4 pontos por chegar atrás dos dois que foram favorecidos pela trapaça, um dos quais o próprio trapaceador (se é que teve trapaça..)
cara de pau de esquecer que depois do pit stop o Massa só foi rodando e acabou batendo...
cara de pau de esquecer que o verdadeiro roubo foi o GP da bélgica...
cara de pau de querer, de várias possíveis medidas (eliminar o alonso sem mudar as outras posições, desqualificar mesmo o alonso e avançar os outros), logo a menos lógica, apenas por ser a única que lhe daria vantagem...
ilógica pois apagaria da história uma corrida inteira onde foi gasto dinheiro, onde a ferrari errou feio e nem tem os ovos para admití-lo...
ridículo...
Eugenio
Ico
Voce é o melhor,ou que mais gosto, joralista que cobre F1 atualmete.
Queria faz tempo um post como esse, ótimo texto e sem muitos comentários, para dizer isso. E somente isso.
Parabens Cara.
Meu abraço.
Postar um comentário