Bruno Senna acertado com a Campos, Rubens Barrichello com a Williams – em ambos os casos só falta oficializar, o que deve acontecer muito em breve. Felipe Massa na Ferrari de companheiro de equipe novo. Lucas Di Grassi muito perto de se acertar com a Manor (ele afirma ter 80% de chances de correr no ano que vem, outras pessoas do paddock calculam 95%) e conseguir uma oportunidade mais do que merecida.
Tudo indica que o grid da Fórmula 1 terá pelo menos quatro pilotos brasileiros no ano que vem. Digo pelo menos porque a combinação Bruno Senna-Nelsinho Piquet na Campos ainda aparece com alguma possibilidade, pelo que pude apurar hoje aqui em Abu Dhabi. O quão possível, porém, é mais difícil afirmar. Pedro de la Rosa e Vitaly Petrov são outros nomes que aparecem também com iguais chances de formar dupla com Bruno em 2010.
É preciso voltar ao GP da Itália de 2004 para contar tantos pilotos do país na mesma corrida. Na ocasião, com Barrichello (na Ferrari), Massa (na Sauber), Antonio Pizzonia (na Williams) e Ricardo Zonta (na Toyota). Mas essa possível constelação do ano que vem joga a expectativa de uma grande temporada para os torcedores brasileiros.
Começando por Massa, que enfrentará um desafio duríssimo de reerguer a Ferrari e enfrentar um piloto da classe de Fernando Alonso com o mesmo equipamento. A dupla é tida como a mais forte do grid e as opiniões de gente séria no paddock apontam um duelo interno muito igual – mais do que a imprensa mundial, de maneira geral, tem apostado.
A situação de Rubens Barrichello também é das mais interessantes. A Williams oficializou hoje o que eu já havia adiantado na semana do GP do Brasil – a parceria com a Cosworth. A aposta é um motor que combine uma boa potência com um consumo excelente, pontos cruciais para o sucesso em 2010 na opinião dos engenheiros. E a turma de Grove provou neste ano que sabe muito bem fazer um bom chassi. Acredito também que o brasileiro encontrará na equipe um espírito muito parecido ao seu e viverá nela seus melhores anos na categoria, do ponto de vista da satisfação pessoal interna.
Quanto aos estreantes Bruno Senna e Lucas Di Grassi, desfrutam da vantagem de correr em equipes também novas, nas quais as expectativas serão naturalmente menores. São dois jovens com uma inteligência acima da média e terão como principal objetivo fazer um ano melhor que seus companheiros de equipe, ponto primordial para cavarem de uma vez por todas seus espaços na categoria, superando a sempre crítica temporada inicial. Conhecendo a capacidade de ambos, apostaria que conseguiriam isto sem maiores traumas.
Para uma temporada que se encerra com apenas Barrichello na pista de Abu Dhabi, as perspectivas não poderiam ser melhores. Que venha 2010!
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11 comentários:
Espero que não façam com Senna o mesmo que fizeram com Barrichelo anos atrás.
Alfredo, se depender do Galvão, acho que Bruno tá é lascado. Vai ser Massa/Rubinho disputando vitória e Galvão falando dele onde quer que seja, mesmo que seja lá pela 12, 15 posições...
Quem vê, pensa que aqui no Brasil é cheio de corridas...
O automobilismo brasileiro tá só aí fora! Aqui não tem mais nada...
tou esperando a chegada de Di grassi !! tomara e seja verdade, aquele cara é agressivo mesmo na pista
coincido que a melhor coisa pra rookie é equipe pequena. chega sem pressão
Interessante, sem dúvida: O Brasil terá sempre alguém para lutar por vitórias nas corridas e títulos mundiais. E não precisaria do ufanismo do Galvão (simbolo de um passado que já não se usa) para atrair mais gente às pistas, digo eu.
O Bruno demonstrou ter cabeça, é certo. Não vai ser como o tio, mas se tiver metade do génio dele, significa que vai vencer corridas. Não na Campos, obviamente, mas noutra equipa com maiores pregaminhos.
O Lucas também tem talento para correr, e ainda por cima noutra estreante, a Virgin. A propósito, Ico, no meu país falam que o Alvaro Parente é uma boa hipótese na Virgin? Isso é real ou pura fantasia? Gostaria de ver essa dúvida esclarecida por parte de alguém não português...
Independentemente de tudo, 2010 arrisca-se a ser um ano melhor do que 2009! E este foi excitante...
Acho que vai ser uma temporada dura...
Além claro de mudar tudo na configuração dos carros o que mais ou menos deixa um monte de pontos de interrogação sobre os carros, ainda tem o fato de:
Alonso adorar ser o predominante na equipe, e com um salário maior e sendo a aposta da Ferrari para que ele seja o substituto de Schumacher a coisa para o lado do Massa deve envergar.
Porém acredito que Massa é capaz de no talento e na diplomacia manter o espaço que conquistou estes anos. Sem contar que ele me parece bem capaz de gritar- e forte - se as coisas degringolarem.
Os dois novatos.
Di Grassi não vai precisar provar nada. Só fazer um bom papel em seu ano de estréia.
Ja Bruno Senna penso ter o mesmo problema de Nelsinho Piquet: o sobrenome.
Querendo ou não pesa e se a temporada não se mostrar boa logo de inicio é capaz de ser fritado como foi Piquetzinho pelos torcedores. Se bem que o sobrenome Senna pode proteger um pouco mais que o do velho Nelson.
Barricas foi pra minha equipe do coração, mas eu tenho de admitir, a conjunção é um paiol de pólvora.
Mesmo com bom chassi e um motor que promete muito a Williams sempre acaba tendo problemas de grana para o desenvolvimento do carro e como Rubens agora desenvolveu o hábito de reclamar da equipe frente os microfones... Sei lá... Torço para que de tudo certo. Mais pela Williams que por ele.
No fundo acho que ele deveria se aposentar este ano, com um resultado espetacular no bolso, algumas vitórias e a satisfação de uma ano bom. Vai que o ano que vem o carro da Williams acabe lembrando o carro da finada honda em seus ultimos anos...
Bom,
Está mais do que comprovado, que ter ido bem nas categorias de base, não serve como grande referência quando o assunto é F1. A categoria está repleta de exemplos de pilotos que foram muito bem antes de chegar à F1, e, depois, nela sucumbiram de forma vergonhosa...
Porém... contudo... entretanto... a não ser que a galera aqui seja vidente com grandes poderes paranormais ou esteja dentro das equipes da GP2, F3 ou F1 para analisar todos os dados disponíveis sobre determinado piloto (o que acredito não ser o caso de ninguém aqui), creio ser impossível avaliar o potencial de um piloto sem levar em consideração o que este fez nas categorias de base, ou seja, antes da F1.
Por este motivo, não vejo como alguns possam afirmar que Bruno Senna e Lucas Di Grassi sejam pilotos com futuros tão promissores quanto alguns pintam. Aliás, os fatos não permitem afirmar sequer que os dois sejam melhores do que Nelson Ângelo Piquet.
Com o devido respeito às opinões contrárias, as performances de Piquet nas categorias em que correram Bruno Senna e Lucas Di Grassi, não são só superiores, na verdade, as performances de Piquet são muuuuuuuuuuuuuito superiores à dos dois pilotos.
Piquet foi campeão de tudo até a GP2 (Kart, F3 Sul Americana, F3 Inglesa, etc.), e nela, só não ganhou o título em cima de Lewis Hamilton por alguns pequenos detalhes ocorridos na temporada, sendo o piloto com o maior final de semana da história da categoria (Hungria 2006).
Agora, me digam racionalmente, Senna e Di Grassi ganharam o quê até agora para serem considerados promessas promissoras ou melhores do que Piquet?
Eu respondo: Senna nunca ganhou nada, querem que eu diga com mais clareza PORRA NENHUMA!!! Já Di Grassi, sua maior façanha foi ganhar o GP de Macau, ou seja, sabe do riscado (é bom piloto) mas não ganhou nenhum campeonato importante até agora para que seja considerado um grande piloto.
Acho que existe um ôba ôba muito grande em cima desses dois nomes, um como um eterno injustiçado que até hoje não teve oportunidades por causa do playboys pagantes (Di Grassi), tadinho dele!!! O outro como grande esperança de redenção do nosso combalido automobilismo, o jovem que vai trazer de volta a alegria das manhãs de domingo (Senna).
Na realidade, se fossem tão bons quanto muitos aqui dizem que são, já deveriam ter entrado na F1 há muito tempo, já deveriam ter sido escolhidos por alguma equipe, ao contrário, a realidade mostra que estão penando para consegui uma vaga há pelo menos dois anos, e isso para correr em qualquer carro da categoria, portanto, vamos devagar com o andor.
Torço para que os dois tenham sucesso (vai que são gênios ocultos da F1 e eu não estou sabendo), mas a realidade aponta que eles não farão grandes coisas na categoria máxima do automobilismo. Podem evoluir e até ser campeões (qualquer um que tiver a chance de pilotar um F1 pode sonhar com isso), mas duvido que saiam arrebentando de cara.
Quanto à Piquet, esse fez uma tremenda cagada que demonstrou que ele tem uma pesonalidade muita fraca, realmente não soube se impor (bem diferente do Pai), portanto, vejo como muito difícil uma chance de reabilitação em uma categoria onde uma das principais características necessárias é a força mental para se impor sobre os adversários e adversidades. Porém, é bom lembrar que está claro que ele nunca teve as melhores condições de trabalho para mostrar todo seu potencial, e, mesmo assim, em algumas oportunidades (e não foram poucas), com aquela bomba da Renault, em corrida, ele teve lampejos de genialidade (principalmente pela constância em corrida, nas largadas, em ultrapassagens e em negociações de posição), portanto, ainda acho que é o melhor do jovens pilotos brasileiros.
De qualquer forma, tomara que Senna e Di Grassi tenham sua chances, afinal, quanto mais brasileiros na F1 melhor!!!
Não estou dizendo que devemos ser ufanistas ou xenófobos, mas que as fronteiras ainda existem e estão aí, isso elas estão!!! Portanto, continuo apoiando, de preferência, os pilotos brasileiros. Abraços a todos!
meu amigo Cassius Clay, discordo de vc em relação ao Senna, ele não ganhou nada, mas tem apenas 5 anos de automobilismo
sem mais...
Concoro em partes com o Cassius.
E digo "em partes" porque temos aí o Kamui Kobayashi que também nunca foi nada nas categorias de acesso e tá aí arrebentando com um carro que pode ser considerado no mínimo fraco como o da Toyota.
Eu também nunca vi nada demais no Di Grassi e no Senna (o Bruno é claro) e ainda continuo achando que vai ser muito difícil o Nelsinho voltar, mas tem muita água pra passar por baixo da ponte até o Bahrein.
Abç
Em 2010, Barrichello será a ESTRELA PRINCIPAL da Williams. Além da empolgação de chegar em uma equipe nova, o fato de Rubens Barrichello ser o primeiro piloto da Williams é uma motivação a mais para o brasileiro. Depois de passar seis anos sendo a sombra do alemão Michael Schumacher, na Ferrari, e mais quatro em igualdade de condições com Jenson Button, na Honda e depois na Brawn GP, Rubinho terá todas as atenções voltadas para ele.
Rubinho está animado. Ele não é só o mais experiente piloto da Fórmula 1. Ele é um piolto talentoso.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com
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