domingo, 1 de novembro de 2009

ACABOU

E a temporada acabou com uma corrida modorrenta num cenário artificialmente lindo. A Red Bull mostrou hoje que encerra o ano com um carro melhor que o da campeã Brawn GP, Kamui Kobayashi levantou as pessoas na pista e em casa com uma decidida manobra sobre o campeão do mundo e este fez o favor de tornar as últimas voltas da temporada 2009 empolgantes com sua disputa com Mark Webber. Num ano marcado por tanta babaquice fora das pistas, foi bom para relembrar à todos que o esporte deve sempre ficar em evidência.

A
edição de amanhã do Credencial vai fazer um pequeno balanço do ano, falar desse GP inaugural de Abu Dhabi, debater o mercado de pilotos e trazer as primeiras perspectivas para 2010. Contando sempre com a participação maciça de vocês nos comentários!

Aproveito o momentofim das aulaspara agradecer à presença maciça de vocês neste modesto blog, no twitter e à toda audiência das nossas transmissões pela rádio. O prazer dessa interação e a maneira inteligente e positiva que isso acontece é o melhor combustível para cruzar o mundo atrás dos carrinhos coloridos que se movem. Obrigado!

44 comentários:

Anônimo disse...

O Rubinho perdeu seu posto de eterno segundo,parase tornar um terceiro.. rsrsrs.. boas férias!!!!

Anônimo disse...

Ico, obrigado o audio Tazio com Barrichelo, é por você pessoas abnegadas que vale a pena F1, pois com circuitos sem ultrapassagens vai se perdendo o interesse.

Anônimo disse...

Ico,

1) não resisto. Quando saiu a tabela de pesos para o GP, lá estava o segundo mais pesado na pista: Alonso, com 708,3 kg (só mais leve que o Grosjean) e largando da 15a posição... Há um ano atrás, em Cingapura, a história foi outra... Que falta fez o Piquet(zinho) para o Alonso (que maldade!)

2) Assisti ao Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 1979, no sábado à noite... Silverstone, um traçado
de verdade, bons pegas e carros/pilotos, boa corrida... E hoje, domingo, fui assistir ao "passeio no Shopping" (muito boa sua definição!)... QUE DIFERENÇA!!!

3) Sugiro aos "fanáticos" por F1, neste período inter-temporada que vem por aí, o link:
http://pt-br.justin.tv/f1_legends_8
Não me lembro quem, mas já informaram aqui no seu blog... é F1 24hrs!!

abraço,
Renato

Bruno A. disse...

eu não vou nem falar nada específicamente da corrida para não me aborrecer.
mas to achando legal pra caramba a forma com que o campeonato está terminando, no sentido da dança das cadeiras. vai ter especulação e notícias aos montes até o início do próximo ano. vai ser interessante de ver.

danielwey disse...

Para mim o destaque da corrida mais uma vez foi o Kobayashi, assim como no Brasil. Partir em 12o com Trulli em 6o, e terminar em 6o com Trulli em 7o mostra o quanto ele conseguiu progredir com uma estratégia complicada de 1 parada - o pneu macio deve ter chegado em frangalhos. Você concorda com o destaque da prova para o japonês?

O que esperar no ano que vem com o fim do reabastecimento? Mais ultrapassagens ou provas mais mornas que as que tivemos esse ano? Pegue Monaco, por exemplo: nos últimos anos as ultrapassagens foram feitas praticamente na estratégia do combustível. E com mais paradas, sempre havia a chance de alguém voltar atrás de outro piloto mais pesado, acrescentando alguma imprevisibilidade na prova. Sem o reabastecimento, você não acha que as provas vão ficar mais previsíveis ainda?

Muito obrigado pelo podcast, obrigado também pelas transmissões nesse ano! Se puder atender um pedido de um fã teu, será que dá para fazer uma edição extra do credencial em 2010 antes da prova do Bahrain? Seria ótimo ouvir teus comentários da pré-temporada e o que o paddock aposta para o campeonato antes do início.

Adriano Augusto disse...

obrigado, ico, foi muito legal acompanhar o ano pelo seu blog, sempre com uma visão inteligente e diferenciada. que venha 2010!

Celso AM disse...

Ico,

Corrida-carrossel sonolenta, tendo como único atrativo a performance do Kobayashi e o pega nas 3 voltas finais. Destaque negativo para o Grosjean (sem comentários, como é fácil ultrapassá-lo!).
Esperava mais do circuito, mas aquele setor 3 lento e longo estragou o que poderia ser melhor.
Ico, você acha que a Toyota continua na F1? Será que é possível a performance do Kamui fazer com que eles pensem melhor em ficar ou já é algo definitivo?
Abraço!

Fabrizio Salina disse...

Bom, aproveitando o fim de festa nas Mil e Uma Noites, valeu pela cobertura e pelos posicionamentos.
Grande abraço!

Andrews disse...

Ico,

Agora que tudo acabou, é possível fazer uma comparação entre Nelsinho Piquet x Romain Grosjean e Sebastien Bourdais e Jaime Alguersuari, e afirmar que as equipes trocaram 6 por 1/2 dúzia?

O Sebastien Bourdais conversa com alguma equipe para 2010?

No final das contas, não foi bom para o Lucas Di Grassi não ter sentado no carro bomba da Renault? Acho que ele teria queimado a chance de entrar na F1 como fez o Romain Grosjean.

Abrço,
Andrews

Esteban disse...

Parbéns pela cobertura dessa temporada!

Sobre o Lucas Di Grassi:

Qual é a real chance dele conseguir a vaga? Ele falou em 80%. Você disse ter informações de que a chance é maior:: cerca de 95%.

Sintomático: o Lucas declarou que negocia com várias (Renault e novatas) mas se pudesse escolher uma equipe entre essas novatas ,seria sem dúvidas a Manor. Mas disse também, que as negociações com todas estão no mesmo nível.

Será que ele declararia isso se não tivesse com tudo acertado? O que pensariam os chefes das outras novatas ao saber que ele declarou isso? Com certeza ele perderia pontos com eles.

Seria burro da parte dele, e burro com certeza ele não é, muito pelo contrário.

Por isso acho que ele já pode sim estar assinado, ou pelo menos acertado com a Manor, como disse o autosport.pt .

Abração!

João Vasco Serra disse...

Que corrida mais sem sal para acabar a época!!!!! Me desculpem, mas foi um sofrimento esta corrida. A F1 merecia, e merece, mais do que isto. Numa corrida inteira apenas tivemos, na realidade, dois pontos de interesse, a manobra do Kobayashi sobre o Button e as duas últimas voltas do Webber e Button, um refresco no finalzinho. Acho que os responsáveis da modalidade vão ter de repensar seriamente os circuitos que estão entrando no calendário, porque algumas pistas estão uma pobreza de espectáculo confrangedora.
Quanto à época, em minha opinião, fica marcada da pior maneira por escândalos e casos, com um vencedor improvável, mas justo, e o surgimento na frente da tabela de equipas que no ano passado ninguém considerava possível de acontecer.
Esperança que a próxima época seja melhor desportivamente, e com menos espectáculo nos bastidores, é o que nos resta...
Ico, um forte abraço e boas férias.
João Serra

PS - Se nas suas "voltas" passar por Portugal, passa em Portimão e visita o novo circuito, a meu ver, está bem melhor que alguns dos circuitos que tem aparecido nos últimos anos no calendário da F1.

Rangel disse...

Parabéns pelo trabalho no blog e na rádio mais uma vez, Ico... mas tenho que fazer uma crítica construtiva aqui: achei que o Odinei tá pegando (de leve) a síndrome do Galvão nas últimas narrações, dando palpites demais e informação de menos. O repórter "in loco" é você, não cabe discutir contigo quando você fala, por exemplo, sobre o amplamente conhecido zum-zum-zum de que a Toyota pode estar se despedindo... enquanto ele "argumentava", coisas como a asa do Barrica voando passavam batidas: ainda bem que você estava atento. :) Perguntas:

1- Qual a sua impressão do Bruno Senna? Como piloto eu não sei o que esperar, mas nas entrevistas ele parece ter a cabeça muito boa, melhor do que a maioria dos últimos brasileiros a chegarem na F1... você concorda?

2- Como andam os rumores sobre as equipes estreantes no padock? Existe a chance do Bruno e do Lucas ficarem "a pé de contrato assinado"?

3- O poder de decisão que o Hamilton parece ter sobre a McLaren incomoda alguém na F1 ou sou só eu que acha que os pilotos de hoje em dia são mimados demais... querer Kovalainen ou Heidfeld ou invés de Kimi ou Rosberg é muita preguiça de dividir espaço pro meu gosto. O pior é que eu acho ele piloto o suficiente pra não precisar disso..

No mais, boas férias, Ico, parabéns novamente pelo trabalho!

Harerton disse...

Ico, o que o pessoal do meio fala sobre esses traçados ridículos que o Herman tem feito ultimamente? O que o Bernie fala? Só corrida chata!

Vai ter credencial na entresafra?

Parabéns pelo trabalho desse ano!

Juliano disse...

Como espetáculo Abu-Dhabi foi sensacional, porém como esporte foi um lixo... Vou procurar desenhos de pista que fazia quando criança e vender pro Tio Bernie, acho que de lá saem corridas muito mais emocionantes do que nesses Tilkódromos sem graça.

Aí vai minha pergunta:

O que esperar dessa turma para 2010?

1- Brawn-Mercedes
2- Red Bull-Mercedes ou Renault
3- McLaren-Mercedes
4- Ferrari
5- Toyota
6- Williams-Cosworth
7- Renault
8- Force India-Mercedes
9- Toro Rosso-Ferrari
10- USF1-Cosworth
11- Campos-Cosworth
12- Manor ou Virgin-Cosworth
13- Lotus by Malasia-Cosworth (me recuso a chamar essa equipe apenas de Lotus)
14- Sauber-Quadbak

Ron Groo disse...

Não te parece falso dizer que a segunda metade da temporada foi do Rubens, quando na verdade o Vettel acabou ganhando o vice e três corridas, já que a outra ele ganhou em plena "era" Button da temporada?

tibone disse...

Valeu pelo ótimo ano na F-1, Ico. Uma das temporadas que eu acompanhei mais de perto em toda a minha vida (e lá se vão mais de 20 anos só de F-1).

Uma perguntinha para o Credencial :

- Algum motivo especifico para não usaram o eixo Z na hora de construir estes autodromos no deserto ? Pq se gastam R$50 bilhões (informação da Globo) deve dar para fazer umas subidas e descidas artificiais, não ?

No mais, apenas agradecer ao um ótimo trabalho trazendo sempre as informações mais precisas para nós, via blog, via rádio e via Tazio. E que venha 2010.
Valeu!

Alexandre disse...

Parabéns pela transmissão, embora a corrida tenha sido a mais chata dos últimos anos.

Minhas perguntas: Raikkonen pode estar deixando a F1? Há alguma especulação sobre as vagas na USF1, Lotus e Saber (esta, se correr)? E o rumor de que Nelsinho poderia ir para a Toyota no ano que vem (com Kobayashi)?

Lisbeth disse...

Com certeza, a temporada mais bizarra de todas. Ninguém conseguiria prever algo assim ano passado. Lembro que Kubica era o piloto da vez, e esse seria o ano que a BMW iriar dominar baseado no fato de que foi a primeira a desenvolver o KERS (considerado o ó do borogodó naquela época) e vinha de uma ascenção com bons resultados e até uma dobradinha no ano passado.

Existe algo mais irônico? A favorita agora se retira enquanto a decadente sobreviveu e venceu tudo.

Larissa G. Oliveira

Giovani Balduino disse...

Grande Ico

Parabéns pela temporada. Como vc mesmo disse com toda a babaquice deste ano, só pessoas competentes como vc para analisar em Loco com mais sabedoria.

Perguntas: Depois do Bernie tirar peças que o incomodavam na F1 ( como Mosley) não tá na hora de tirar o maldito Herman Tilke ! Ou ele é fã destas corridas insólitas ?

Será que existe alguma forma de se voltar as disputas na pista ? Ou a evolução junto de toda a eletrônica vai cada vês mais deixando corridas de carro previsíveis ?

Um grande abraço e parabens !

Unknown disse...

Lamentável ver o Mundial terminar numa pista tão ruim. Certamente é a pior que o Tilke fez. Prova do fracasso é que se gastou tubos de dinheiro para construir um complexo para se admirar por 5 minutos e, passada essa admiração, nos entregamos à beleza do por-do-Sol.

Parabéns a Button, que soube levar o campeonato de forma eficiente e mostrou arrojo quando tinha de mostrar. E parabéns a Vettel - um gênio - e Barrichello, que foi tido como aposentado e fez uma ótima temporada.

Fracassos do ano, sem dúvida, fora a Ferrari e, mais uma vez, a Toyota.

Mas o melhor do ano, certamente, foi o seu trabalho Ico. Parabéns pela cobertura do campeonato e obrigado pelas informações durante o ano.

Wesley disse...

Olá Ico! Como disse Flávio Gomes no blog dele: "... sorte que a decisão ficou para Interlagos, um autódromo de verdade!!". Não sei quantos barris de petróleo(ou camelos) deram para Herman Tilke mas eu tomaria tudo de volta! Aliás, ele estava aí no circuito para ver a "obra-prima" dele?
Faço coro ao nosso amigo acima e peço humildemente um credencial extra assim que os pilotos e equipes forem definidos..... Meus parabéns, seus comentários do paddock e espaço no blog para participarmos é ótimo!! Boas férias, excelente 2010 para vc!!

Anônimo disse...

Alexandre Reis -Goiânia/GO

Ico,


Me perdoe a ignorância, mas qual é a finalidade daquela estaca verde e branca colocada sobre a zebra em algumas curvas? (Pensei que seria o Grosjean quem atropelaria uma daquelas, mas acabou sendo o Sutil)

Outra pergunta:
Há 3 edições do Credencial você via as chances de Nelson Ângelo Piquet para o ano que vem iguais a 0%. E hoje, qual sua opnião?


PS: tentei acompanhar o GP ouvindo a band news, mas no meu caso o áudio ficou muito defasado com relação à imagem da Globo. Aí tive mesmo de ouvir aquele narrador que comenta até minuto de silêncio (Chatão Urubueno)...

Abraços...

Juliano disse...

Agora 00:46 de segunda, uma notícia me fez voltar aqui...

Acabo de ler no Tazio que a Bridgestone anunciou sua retirada da F1 ao final da temporada 2010. Já existe alguma especulação de qual fabricante possa vir a fornecer a borracha a partir de 2011??? Será que podemos voltar a ter concorrência, com duas ou até três fabricantes diferentes?? Quem sabe a Goodyear não retorna???

kohara disse...

Fala Ico. Beleza?

1) A corrida foi bem fraca. Mas era meio esperado por causa do Tilkódromo sem sal. Não vou cometer o exagero de dizer que o Kobayashi salvou a corrida, mas que foi a participação mais interessante, isso foi. Grande corrida do Vettel, boa corrida de Webber, Button e Heidfeld. Achei que foi um erro do Barrichello na primeira curva, mas não acho que o prejudicou tanto no decorrer da corrida... Só sei que não foi bom pro Rubinho. =P

E pena que o Hamilton não chegou. Mas fica por conta de Cingapura, quando ele ganhou uma corrida sem ter a concorrência do Vettel.

2) A pista realmente impressiona. Mas -meio por causa do hotel- tem aquela cara das pistas "Rainbow alguma coisa" dos Marios Kart novos (não sei se vc já viu). Vc até corre nelas, mas só vê o arco-íris e não se sente numa pista de verdade. Tive essa impressão da corrida de ontem. =P

3) Vc viu alguma utilidade naquela imagem congelada computadorizada da primeira curva que a FOM exibiu na transmissão (tipo tira-teima)? Ou é aquela coisa de vc ter a tecnologia, saber usar, mas não saber para que serve e tenta achar uma utilidade mostrando no ar? =P

4) Tava lendo o comentário do Joe Saward sobre a saída da Bridgestone da F1 no fim do contrato de fornecimento de pneus no ano que vem, que foi até chocante e tal. Mas uma coisa me chamou a atenção. Ele disse que pode não ser a única debandada não esperada da Fórmula 1 nos próximos meses. Vc viu algum urubu rondando alguma equipe, fornecedor de motor ou circuito no Paddock de Abu Dhabi? Ou o pessoal vai ter aquela reação de pânico que surge num momento desse e nada de muito sério vai rolar?

Bom, boas férias e Grande Abraço!

(PS - momento merchand. Terça ou quarta feira sai o relato da anta que aqui escreve no BestCars.com.br . Fica o convite a vc e a todos pra darem uma olhada.)

Diário de Blog - Linux Adventures disse...

Olá Ico, tudo bem?

Eu tenho perguntas sobre o motor Cosworth, basicamente, e gostaria que isso pudesse ser discutido em alguma edição do credencial, tudo bem?

Na época em que se pensava que a F1 iria correr com uma regra para equipes que respeitassem o teto orçamentário, e outra para as equipes que não respeitassem, o motor Cosworth 2006 seria uma boa opção tanto em termos de potência, já que os giros deste motor estariam liberados, como em termos financeiros, embora os motores atuais tenham conseguido evoluir a um ponto em que, mesmo dentro de 18mil giros, conseguem potências similares ou maiores ao dos Cosworth 2006.

Porém, as regras para motores no ano que vem são as mesmas que as desse ano.

A Cosworth é a única fabricante de motores que poderá evoluir seu modelo, ou construir um motor completamente novo.

Assim, sendo, a pergunta é:
A Cosworth entregará às suas clientes os mesmos motores de 2006 sem nenhuma modificação para que sejam competitivos a 18mil giros, ou aproveitará o fato de que é a única fabricante que poderá desenvolver o seu motor até a primeira corrida do ano?

Seja qual for a opção, a Williams poderá ser competitiva com Cosworth se desenvolver um bom carro?

E o projeto da Dallara para a equipe Campos? Ninguém fala nada...

E parabéns pelo blog. Muito completo em termos de detalhes!

Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.

Anônimo disse...

Parabéns pela temporada, aprendi muito sobre F1 com vc !


Ico, li em algum sitio essa semana que a Williams depois da morte de Senna mantém sempre uma homenagem nos seus carros referente ao ídolo.

Isso é verdade? Olhei várias e várias fotos do FW31 e não vi nd...

Onde esta a homenagem no FW31?


Parabéns também para toda a equipe da RB, d+ as transmisões

Luiz G disse...

Obrigado a você, Ico, pela boa vontade com o Blog e com seus leitores.

Abraço!

ba disse...

Como "momento 'fim das aulas'"? O senhor não vai nos largar bem na hora em que os bastidores fervem, não! hahaha

Falando sério, Sr. Luis Fernando Ramos, nós é que agradecemos pelo seu blog, com tantas coisas que a gente não vê em muitos sites especializados. A impressão de quem respira os ares do paddock tem uma brutal credibilidade a mais.

Bom, mas agora é hora de trabalhar, então aqui vão minhas perguntas para o Credencial:

1) Num exercício diferente, queria saber no que Rosberg contribuiria para a Brawn (além da permanência da Mercedes).

2) Me corrija se estiver errado, mas Button entrou em quantas disputas de posição (na pista) nesse ano? Foram umas 3 só, não foram? (duas com o "Koba" e uma com o "Kubi")

3) A eventual volta de Ron Dennis não poderá fazer a nobre dama (Mercedes) sair de vez para a Brawn? E aí o que será da McLaren?

4) Pergunta que não quer calar: Jessica Michibata estava ou não no autódromo????

Grande abraço e, mais uma vez, muito obrigado por ser deveras atencioso com seu público!!!

fidalgo disse...

Ico, queria perguntar quais as hipoteses de ter o Álvaro Parente na F1 em 2010?

queria perguntar tambem qual a sua opiniao sobre as instalações de abu dhabi e sobre as pistas do Tilke

fidalgo disse...

ah, e saiu esta semana na imprensa portuguesa que o autodromo de Portimao poderia disputar uma vaga livre no calendario, coisa que seria decidida a 11 de Dezembro. Será só especulação ou pode ter um fundo de verdade? qual a opiniao dos pilotos e responsaveis sobre o circuito?

Abraço

Anônimo disse...

Dou nota 5 para essa temporada. Começou eletrizante, mas o nível foi caindo por conta de circuitos quadrados criados pelo "mago da curvas de 90º" Mr. Tilke. Malasia, Turkia, Barhein, Abu Dabhi, China, são pista de autorama, e não para formula 1. E o pior é que ainda tem a tal da Coreia do Sul. Estou pensando em torcer somente por Stock Car, Formula Truck, Nascar. Pelo menos tem emoção.

Abraço a todos.
Paulo Santos/RJ

Rosa disse...

Olá, Ico!

Parabéns pelo trabalho em todas as mídias e obrigada por disponibilizar esse espaço de perguntas para os fãs da F1.

Gostaria de saber a sua opinião sobre algumas questões.

Primeiro, sei que é ainda muito cedo para fazer prognósticos, mas vc acredita que a Brawn GP e a Red Bull poderão repetir em 2010 as ótimas perfomances de 2009? Ou a próxima temporada se desenha como um retorno ao duelo Ferrari-Mclaren?

Segundo, vc acredita na confiabilidade e potência do motor Cosworth? Ou é um negócio muito arriscado para a Williams apostar nele para 2010?

E, por último, uma perguntinha de bastidor: entre os pilotos estrangeiros, qual o mais legal e o mais "mala" com a imprensa internacional?

Obrigada, Ico!

Abraço,

Rosa de Almeida

valter disse...

Com a volta de Ron Dennis, a MacLaren não contratará um piloto de ponta para fazer frente ao Hamilton, infelizmente. Queria ver o Kimmi pilotando esse carro com o ótimo motor Mercedes. Seria um premio para Kimmi que na epoca do desenvolvimento desse motor, quebrou tantas vezes, que tirou a chance de Kimmi ser campeão.

Ricardo Rocha disse...

uma pergunta pro Credencial, se der tempo: Barrichello foi procurando pela McLaren, mas tardiamente pois já estava de contrato com a Williams. na sua opinião (e do paddock), seria uma boa pro Rubens ir pra McLaren, onde assumiria em um carro competitivo o posto de segundo piloto (ou melhor, segundo plano) oficial da equipe? acho que, depois da história dele, seria ruim. esse me parece um mal que veio para o bem.

[]s
ricardo

Juliano GO disse...

Agora é só colocar um clocoar um post com os Doors com The End...rs!
Primeiramente o parabéns para você, a toda equipe da Bandeirantes pelas trasminssões e Tazio pelo ótimo exelente trabalho essa temporada
Final de uma temporada que foi marcada por escandalos e muita discussão fora da pista e o lado esportivo ficou em segundo plano. Agora com o Jean Todt como novo presidente da FIA o podemos esperar mais briga dentro pista?
Para 2010 sem reabastecimento será que teremos muitos pilotos sofrendo para não degradar os pneus no início da corrida e consequência disse seriam mais disputas interessantes no final de prova, com carros leves e erros devido a pneus já degradados?
Agora é só esperar o início dos testes e depois oiício da temporada.
Abraço e até lá!!

Smirkoff disse...

Parabéns Ico, pelo trabalho impecável e pelo périplo internacional ao longo do ano.

A saída da Bridgestone explica em parte porque a empresa decidiu "recauchutar" os moldes de pneus de 1997 para 2010; afinal, por quê fazer um pneu novo para apenas uma temporada?

Essa saída abre uma perspectiva técnica interessante. A empresa que entrar no lugar da Bridgestone para 2011 poderia usar desenhos de perfil baixo e aro maior, como os usados na Indy ou em protótipos, coisa que a Michelin já defendia em 2001 mas foi barrada pela concorrente.

Ou seja, o desempenho dos carros mudaria bastante de 2010 para 2011, e as suspensões teriam de ser redesenhadas de uma temporada para outra, para se adequar aos novos pneus. A "descontinuidade" continua a ser um elemento essencial da F1...

Walter disse...

Olá Ico! Uma dúvida.... ouvi dizer q com o fim do reabastecimento os tanques serão maiores e os motores mais econômicos. Além da equalização devido ao pulo da Mercedes, teremos mudanças mais profundas nos motores? Senão, como será feita essa mágica(apenas diminuindo os RPMs no caso dos da Ferrari que são beberrões)?

Unknown disse...

Perguntas pro Credencial

Ja sabemos que nao teremos mais reabastecimento em 2010. Mas a regra dos pneus continua a mesma? ou seja, sera obrigado a andar com pneus macios e duros?

E ainda sobre os pneus. A Bridgestone ja anunciou que encerrara sua participacao na F1 depois de 2010. Quem deve tomar o lugar dela? Goodyear? Michelan? existe alguma possibilidade de termos as 2 novamente disputando as equipes?

Abs

Eduardo Duarte disse...

Fala Ico!

Dúvidas: existe algum estudo que projete provas de verdade nestes novos circuitos "Mickey Mouse" com a adoção do novo regulamento 2010, ou será que a F1, como um dia conheçemos, está fadada mesmo a extinção?

Aliás, o que você espera do campeonato com o fim do reabastecimento?

Sem querer abusar..rs, em quais pilotos você apostaria suas miniaturas? Desconfio que caras muito agressivos como o Massa, Vettel e o Hamilton terão dificuldades para conservar seus pneus até o fim dos GPs...

Sds

Douglas Fortes disse...

Ico, quais as chances reais de vermos O Bruno e o Nelsinho na Campos?
abraços e boas ferias.

Arthur Simões disse...

Parabéns pela transmissão Ico!
Só isso salvou essa corrida...

-Não consigo entender qual o interesse do Bernie em colocar essas pistas horríveis?!?!?!
(sei que a culpa não é 100% do Tilke,tio Bernie que é muito fã do Mickey Mouse...)

-Quais são as perspectivas para as equipes novas?(qual a que parece ter mais chances de dar certo??)
(na minha opnião "de quem vê de fora",a Manor me parece a equipe com mais conhecimento técnico e mais capacitada,porém o sucesso também depende de muitos outros fatores.
E a Lotus tá com uma cara de Andrea Moda...)

Abraços e ótimas férias,você merece!

Horacio disse...

Grande Ico!! Parabéns e muito obrigado por 2009! O Kers foi oficialmente acordado e banido da
F1 em 2010? Eu particularmente gostaria de vê-lo com algumas alterações, do tipo:
1 - torná-lo obrigatório
2 - utilizá-lo 1 vez a cada 2 ou 3 voltas.
Sobre a mudança no ângulo da asa, vamos ter alterações? Os pilotos e equipes utilizaram esse recurso esse ano?
Grande abraço!

Unknown disse...

Ico,

O assunto de proibição das calotas nos carros da F1 evoluiu em alguma coisa? Em que pé está?

Anselmo Coyote disse...

Corrida? Que corrida? Onde?

Deixa pra lá. Aquele hipermercado-shopping-estacionamento-hotel-casa de câmbio-apostas-passarela-etc-etc-etc pelo menos encheu os olhos de quem gosta de artificialidades.

Mas, vc, meu caro Ico, está de parabéns. Trouxe-nos notícias bacanas a temporada inteira e nós sabemos que isso é coisa custosa de se fazer.

Obrigado.

Abraço.