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FOTO DO DIA – GP DA FRANÇA DE 1953
Ainda parece mais um desejo do que um rumor fundamentado. Em seu blog, o jornalista inglês Joe Saward pegou o fato da Renault estar relançando o nome Gordini para sua linha de carros esportivos para questionar se o programa de F-1 da empresa faria parte desse plano de reviver a marca. “Pode ser que a Gordini aparecerá nos planos de F-1 que serão anunciados por Carlos Ghosn dentro de algumas semanas”, escreveu.
Eu me surpreenderia se isso acontecesse, mas aplaudiria de pé a decisão. Embora a Renault seja a marca francesa sinônimo de sucesso, o nome acabou muito atrelado ao infeliz episódio da batida premeditada em Cingapura. Resgatar o significado histórico da Gordini, a pioneira das marcas francesas na Fórmula 1 (não no automobilismo, que fique bem claro) daria uma bela mensagem de um novo começo para a organização. E, pintando o carro de azul (como o Gordini 16 de Maurice Trintignant da foto), daria a identidade francesa que os torcedores e a imprensa de lá tanto anseiam.
8 comentários:
Seria uma tacada de mestre do Sr. Gosh. Isso com certeza.
Seria bem legal mesmo. Ainda acho que a Talbot seria uma marca mais ligada ao automobilismo -apesar da ligação da Gordini com a F1. Mas a mudança de nome seria bem legal.
[]´s
Em âmbito internacional, especialmente europeu, seria uma boa estratégia. Mas aqui no Brasil... fora o Fábio Seixas, eu (tive um "mark III" 67) e mais aquela centena de fãs do velho Gordini, não sei se a marca pegaria bem. A fama besta do "desmancha sem bater" voltaria na primeira quebra na pista...
Seria uma jogada de mestre, já que daria uma mudada radical na imagem da equipe, fazendo a gente esquecer aqueles carros horrorosos com aquela história nefasta.
Que venham os azulzinhos, Os carros viagra!
Com um T 16 igual a este da foto, o Franco-Brasileiro Nano da Silva Ramos chegou em 5º lugar em Monaco, 1956.
Seria legal, mas não creio que haja espaço para este tipo de sentimentalismo entre as montadoras.
Gostaria mesmo é de ver o David Richards levando a Prodrive para a F-1 e usando o nome Aston Martin...
Concordo que parece mais um devaneio do jornalista de língua inglesa.
Além do quê, o nome Renault tem pedigree mais que suficiente no esporte a motor, com as vitórias de Marcel Renault em seus maravilhosos e leves carros de 100 anos atrás. E não lembro de ter visto o nome Gordini no esporte em tempos recentes.
abs
Fernando Amaral
É uma hipótese a considerar, dado os planos da marca para reavivar a gordini em 2010 nos seus modelos Clio, Twingo e Megane.
Isso não é novo. Aliás, acho que a Renault está a seguir o mesmo caminho da Fiat, quando em 2007 recuperou a Abarth nos seus modelos Cinquecento e Punto, com sucesso, diga-se.
E a estrutura da Renault Sport tem as suas origens no departamento de competição da Gordini. Se esse for o caminho a seguir (com as devidas ressalvas), pode ser que eles recuperem o esquema de cores vitorioso de 2005/06, azul e amarelo...
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