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A IDA DOS QUE NÃO VIERAM?
Na última edição da F1 Racing (edição Oriente Médio – li em Abu Dhabi), Peter Windsor escreve um texto relatando as dificuldades de se montar uma equipe do zero, mas desafia os céticos e lista uma série de equipamentos que foram comprados e estão, aos poucos, ocupando o espaço das instalações da USF1 na Carolina do Norte.
Tudo muito bonito, mas parece cada vez mais improvável que a equipe americana saia do papel. Alexander Wurz, por exemplo, ficou perto de acertar com o time, mas encerrou as negociações. Ao que parece, por perder a fé no projeto. O fato da equipe ainda não ter promovido nenhum crash-test com as partes é outro indício preocupante. Ross Brawn disse ao “AutoMotor und Sport” que já faz esse tipo de prova há dois meses e que uma equipe estreante deveria estar no mesmo cronograma para passar nos testes oficiais da FIA no início do ano que vem
.
A pouco mais de quatro meses do GP do Bahrein, temos também uma equipe Lotus sem estrutura fixa, um grupo de investidores árabes na Sauber cuja seriedade é questionada por muita gente (a Qadbak deixou uma péssima impressão no futebol inglês) e incertezas financeiras nas outras duas estreantes – embora, nelas, os indícios apontam para uma solução do problema.
Vale lembrar que no processo de seleção da FIA, duas candidaturas que já possuíam uma estrutura adequada para construir um Fórmula 1 ficaram de fora, Prodrive e Epsilon Euskadi.
Alguém mais com a impressão que faltou lisura no processo?
13 comentários:
Ico, Jean Todt Fireman precisa agir imediatamente. O que parece é que as equipes novas, se vierem, farão tão somente figuração. E a diferença entre as equipes que estão chegando e a FERRARI, McLaren e Red Bull sugerem 2 categorias diferentes. Eu, de novo, estou começando a achar que o Max tava certo...
Uma coisa que dificulta muita a USF1 é o fato de nos EUA não ter tantos pilotos bons de misto. E com pouco piloto = pouco patrocínio
Certamente faltou lisura no processo, Ico.
E teve também aquela história da "obrigatoriedade" dos Cosworth às estreantes...
Hum... Todt tem muitos "pepinos" para resolver.
Olá Ico,
Está claro que o processo da FIA se baseou em aspectos políticou os comercias somente da marca sem levar em consideração outros pontos cruciais para a concretização das equipes.
Essa batata quente o Titio Bernie deixou na mão do Sr. Jean Todt e que agora tem que correr contra o tempo para não ter um grid com pouca competitividade.
Se uma ação não for tomada de maneira imediata pode-se ter um grid com poucas equipes e com carros tão fierentes que vão parecer de categorias distintas
E nem deram uma explicação decente para rejeitar Prodrive e Epsilon Euskadi.
Definitivamente, Todt tem problemões para resolver.
"Alguém mais?" Ico, TODA A GENTE ficou com a impressão que este processo de escolha foi mais arbitrária do que séria.
Na Lotus, acredito que pode demorar tempo até acertarem, embora os malaios estejam a encarar isto com seriedade.
A Qadbak só tem de despejar o dinheiro, pois "know-how" têm, graças à Sauber. Se derem ou não a dita, a história é outra, mas o "background", como dizes, é duvidoso.
A Virgin/Manor, pelo facto de ter sido "acarinhado" pela FIA, tem cara de ser sólida, e a Campos, que curiosamente era a equipa que levantava mais dúvidas, parece estar a caminho da sua resolução.
De facto, com a retirada de todos os principaios agentes (Toyota, Bridgestone) e a relutância de outros em ingressar ou regressar à Formula 1, significa que as polémicas de bastidores, que tanto agitaram esta temporada, estão a ter as suas consequências.
Sério,estou ficando de saco cheio de tantas tramóias(essas bem maiores que a do Piquet),politicagens e burradas...
Nunca pensei nisso antes,mas estou extremamente sem vontade de acompanhar F1.Estou pensando sériamente em acompanhar outra categoria mais séria.
Não é possível que estes imbecís não percebem que eles estão DESTRUINDO(!!) a F1!!
Hahaha parece brinacadeira,mas no final vamos acabar tendo duas categorias dentro da F1!
Como Mosley queria...
Não dúvido nada de que tudo isso esteja correndo conforme o plano do Mosley e Ecclestone para buscar seus interesses...e enquanto nós nos lamentamos aqui,eles estão tranquilos com suas vontades se concretizando.
Acho que teremos carros de F1 mais lentos que carros da GP2!
É uma equação de extrema complexidade.
Corrida tecnologica sempre foi um atrativo, mas é cara... 3 carros Ferrari/McLaren... Red Bull, novo modelo de gestão na F1... Informação de qualidade como o Blog do Ico para se enxergar além da torcida...
Seja qual for o caminho, não esqueçam... DAS ULTRAPASSAGENS !!!
É incrível, mas semanas atrás falava-se de 28 carros no grid; agora se alinharem vinte novamente já estaremos no lucro!!
Ola ico, tudo bem?
então, tenho uma pergunta para te fazer a tempos mas faltou tempo, gostaria de saber os motivos do porque a prodrive não tem apoio nenhum da fia? ela é uma das equipes de corridas mais bem estruturadas do mundo, tem participação em várias categorias, fabricas, apoio de grandes empresas, porém a fia parece simplesmente ignorar eles, além disso a epsilon também é uma grande empresa de corridas, mas mesmo assim a fia as ignora, preferindo dinheiro arabe ao esporte, tudo bem que tem sempre a questao financeira de quanto loby se fez com a fia, mas é surreal ver a f1 tão pobre esportivamente e com tanta gente realmente interessada querendo entrar, as montadoras sim tiveram papel fundamental nessas decisoes tambem por nao quererem ver uma concorrente independente ganhando deles, porém a f1 é, ou deveria ser, acima disso, e a fia, que tem pessoas chamadas de 'cultas' e a 'elite politica' do esporte, as veses toma atitudes extremamentes infantis de gerenciamento, que nem gremios de colégios tomariam, chega a ser ridiculo como algumas coisas sao tratadas, parecem criancas bringando e discutindo, desculpe a pergunta tão grande, mas gostaria de ouvir sua opinião sobre esses assuntos, Obrigado
E parabens pelo otimo trabalho, suas analises sao sempre as mais sóbrias e completas que acompanho!
E tem gente que acredita que picaretagem acontece só no Brasil!!!
Lamentável...
E essa fake Lotus ainda registrará estatísticas somando seus números aos da Lotus verdadeira.
Além dessas citadas no post, temos a Manor, que negociou com a Virgin através da mediação do delegado da FIA Alan Donelly.
Só a equipe Campos me parece realmente decente, com a iniciativa do ex-piloto Adrian, no melhor estilo garageiro da coisa.
Felipe Maciel
editor do Motorpasion
http://motorpasion.com.br/
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