segunda-feira, 16 de novembro de 2009

TROCANDO EM MIÚDOS

O anúncio realizado hoje na Alemanha por Dieter Zetsche (o Barão do Rio Branco de óculos) é o resultado de longas e acaloradas discussões entre advogados da Mercedes-Benz e da McLaren, que vinham faz tempo e cujo ponto alto aconteceu em Abu Dhabi. A marca alemã conseguiu o divórcio da equipe britânica e assumiu a Brawn GP, comprando 75,1% das ações e marcando, agora sim de forma integral, a volta da equipe de fábrica à Fórmula 1 depois de 55 anos.

Como “medida do Bonfim”, os alemães deixam para a McLaren o fornecimento dos motores até o ano de 2015, uma bom negócio para a turma de Woking, já que o atual acordo terminaria em 2012. Em troca, o McLaren Group vai comprar as ações da Mercedes (40% do total do McLaren Group), num processo que vai até 2011.

E é com essa grana que os alemães estão comprando a Brawn. Um ótimo negócio, diga-se de passagem. Durante anos, eles despejaram um rio de dinheiro na McLaren para ser apenas o nome depois da apóstrofe. Agora, por muito menos, assumem uma equipe com o know-how de um chefe-de-equipe também vencedor. Uma medida correta em tempos de contenção de custos, tomada com o pragmatismo habitual da turma de Stuttgart.

Resta saber quem vai ficar com o “disco do Pixinguinha”, também conhecido como Jenson Button. Não consigo imaginar a Mercedes-Benz deixando passar a oportunidade de voltar à Fórmula 1 com o número 1. Não faz o menor sentido. O único rumor que justificaria isso saiu na GP Week dessa semana, afirmando que o contrato de Nico Rosberg com a Mercedes teria uma cláusula que impediria que seu companheiro de equipe ganhasse mais que ele – uma maneira indireta de lhe garantir um status de número 1. Eu não acredito que a Mercedes teria sido burra a ponto de aceitar isso e apostar todas as fichas num piloto que, por enquanto, mostrou apenas potencial. Se for verdade isso, Zetsche vai ficar com todos os LPs de Axé e deixar o Pixinga com Ron Dennis.


A McLaren resolveu com o acordo um de seus problemas, garantindo motores competitivos para os próximos seis mundiais. Mas ganhou um enorme abacaxi: toda a enorme estrutura do grupo, incluindo Paragon (o nome da sede suntuosa), vivia basicamente da “mesada” prateada. Sem encontrar um investidor generoso e de peso, o time vai ter que fazer cortes tremendos em todos os setores. Vale lembrar que Ron Dennis andou nos últimos meses desesperado para achar um investidor para o braço automotivo do grupo. Agora vai ter que achar um para a companhia inteira. Ele sempre foi um ótimo vendedor, mas vai ter que provar isso agora, e num cenário pouco favorável.

A briga entre as duas partes era inevitável. A Mercedes-Benz se manteve impávida, mesmo com a imagem manchada pelos escândalos da espionagem e da mentira. Mas a gota d'água (dá-lhe Chico!) aconteceu com Ron Dennis apresentando seu super-esportivo (concorrente da Mercedes) na feira de Frankfurt, o mais importante evento do ano para os alemães. Foi uma briga feia, mas que rendeu um adorável press-release vindo de Woking, no qual tucanaram o pé-na-bunda.

Quem se deu bem com a separação do casal foi o novo amante da mulher da prata. Ross Brawn assumiu a fábrica de Brackley comprando o espólio da Honda a preço de banana, só com o compromisso de manter tudo funcionando. Fez um foguete com o dinheiro dos japoneses, garantiu o título com uma trupe afinada e angariou uma fortuna com a venda da organização. Agora, milionário, vai brincar de ser um novo Alfred Neubauer à frente da Mercedes GP.

14 comentários:

Gabriel Souza disse...

É, Ross Brawn ganhou na loteria!

Agora, o que Hamilton acha disso tudo?

Daniel Médici disse...

É a prova definitiva de que a McLaren volta aos velhos tempos: o press release vem escrito no típico Ronspeak...

Fabehr disse...

disco do Pixinguinha foi ótima!!!
rssss

Larissa G. Oliveira disse...

Ninguém segura Ross Brawn! Lembro de umas piadinhas que fizeram em 2008 quando Ross aceitou o desafio de assumir a Honda.

Na primeira corrida sob nova direção, aconteceu um erro de estratégia. Pronto, já foi o suficiente para descer a lenha no cara. E eu comentava: 'vocês não perdem por esperar.'

Ron Groo disse...

Barão do Rio Branco ou Ruy Barbosa né... Tanto faz.

Sobre a Brawm, agora Mercedes:
Bem, uma coisa é certa.
Ao menos de layout tenho certeza de que o carro melhora.

Só espero que a Mercedes não fuja da raia ao primeiro sinal de tempestade, como fizeram as outra equipes.

Só falta agora definir os pilotos.
Eu aposto em um salário maior para o Button e a vaga para o Nico Rosberg.

Já quanto a Mclata... Adeus Kimi.

Smirkoff disse...

Acho que o acordo de motores até 2015 é só "pro forma". Assim que definirem o novo formato de motores pra 2013 a McLaren deve fazer seu próprio motor. Isso se tiver dinheiro, claro. Mas acho que a grana da McLaren vai continuar fluindo do Golfo Pérsico...

Semana passada, um sujeito que diz trabalhar na McLaren dizia lá no F1Technical que já estavam testando o novo layout da equipe pro ano que vem. E que havia um bico pintado de "bordô metálico" na oficina. Continuo esperando uma McLaren laranja, mas acho que ainda não vai ser dessa vez...

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Gabriel, tem um colega meu espanhol na sala de imprensa q diz sempre: "o Hamilton acha o q o Ron Dennis diz para ele achar". Maldade (mas divertido), claro! Imagino q o Hamilton deva estar preocupado, mas o Ron fez um discurso hoje na fábrica e parece q todo mundo ficou emocionado e confiante num futuro vencedor para a McLaren, apesar do golpe.

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Smirkoff, foi curioso mesmo essa história de 2015, com o release dizendo que a McLaren "pode" ter motores até 2015, mas que nao que vai ter. Acho que o seu palpite é o mais correto: eles devem ter a Mercedes garantida, mas tem um plano B na manga.

Giancarlo Flamini disse...

Ico, creio que teremos Kimi e Rosberg na Mercedes e Botão e Hamilton na McLadra, qual seja, uma equipe totalmente feita de rosbife mal passado e queimado, heheh.

Harerton disse...

Resumo da ópera: a Brawn GP foi a equipe mais vencedora da F1 - 1 temporada, 1 título de pilotos e 1 título de construtores!

[ ]'s

ba disse...

Hm, então quer dizer que, agora, a Nobre Dama Mercedes manda na parada... Claro que não será pra 2010, mas o Vettel ganhando um AMG C63 série limitada em plena Abu Dhabi é um belo sinal amarelo para o Rosberg apresentar resultados... E depressa!

thiago disse...

Genial as citações da clássica música de divórcio do Chico Buarque com a separação das duas companhias. Um boa pitada de poesia numa matéria acinzentada. Parabéns, Ico!

Tuta Santos disse...

Oi Ico, aquele na foto, todo sujo de óleo é o Jenks?

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Grande Tuta! O de barba é o Jenks, o outro, claro, é o Moss, depois da vitória deles na Mille Miglia de 1955.

Abs!