skip to main |
skip to sidebar
ESQUECERAM DE MIM
Ele já ocupou o topo da lista dos possíveis companheiros de Lewis Hamilton na McLaren, antes da surpreendente mudança efetuada pelo campeão Jenson Button. Então, ficou bem cotado na Mercedes, até que o time se acertasse com Michael Schumacher. Agora, Nick Heidfeld encerra o ano de 2009 sem saber se vai correr na Fórmula 1 em 2010. Nada que não tenha passado antes na carreira – ele soube que correria pela Williams em 2005 a minutos do lançamento do carro daquele ano.
A diferença agora é que as perspectivas dele conseguir um dos cockpits que ainda restam são pequenas. Embora Peter Sauber esteja procurando um piloto experiente para ser parceiro de Kamui Kobayashi, o nome mais forte é o de Giancarlo Fisichella, que além de ter passado pelo time deixando boa impressão, ajudaria os suíços a manterem um laço estreito com a Ferrari. Na Renault e na Campos, o interesse recai em nomes que tragam algum dinheiro (Vitaly Petrov e Pastor Maldonado, por exemplo). E a USF1, se der certo, terá José Maria Lopez e um veterano que seria Jacques Villeneuve ou Alexander Wurz.
No fundo, a chance maior de Heidfeld é na Renault, se a equipe resolver apostar na experiência em detrimento ao aporte financeiro de um piloto. É algo que parece improvável no momento, ainda mais agora que o grupo Genii renegocia as condições do contrato de Kubica. Aos 32 anos de idade e 167 GPs disputados, o alemão pode estar se despedindo da categoria. Com um currículo quase tão discreto quanto sua personalidade, sua saída pode passar desapercebida. Heidfeld deixou passar um monte de ofertas na sua frente durante a silly season, de olho numa chance prateada que acabou não acontecendo. Esqueceu que não tinha cacife para tanto. Agora, pode ser tarde.
4 comentários:
Apesar de que eu sempre gostei de Heidfeld: piloto consistente, quase nunca errava, bateu Kimi na Sauber. Prefiro muito mais ele a Massa.
Muito triste, eu o considero melhor que Rosberg, que só teve companheiros moleza na Williams. Nick enfrentou companheiros muito melhores durante a carreira e não fez feio, merecia uma oportunidade de pilotar um carro top.
Ele bateu Kimi na Sauber, Kubica na BMW, Webber na Williams... Heidfeld é um caso curioso. Daria um bom estudo de caso.
Mas vem cá... ele realmente tinha propostas de alguma equipe??? Senão, vejamos:
1- Ferrari, já tinha tudo certo com Massa e Alonso;
2- Red Bull, há muito tinha anunciado Vettel e Webber;
3- Williams, já tinha certo que teria Hulkenberg num carro e negociava com Barrichello desde Maio, com quem acabou fechando;
4- McLaren, queria Raikkonen (mas nem tanto), sondou Barrichello e Massa e fechou com Button e ainda acho que se não contratasse o campeão de 2009, teria ido atrás do Sutil ou do Rosberg ou ainda renovado com o Kovalainen;
5- Mercedes, tinha fechado com Rosberg, achou que teria Button, mas quando ele foi pra McLaren cogitaram Raikkonen que prefiriu o WRC e optaram pelo Schumacher... tenho minhas dúvidas, se o alemão tivesse dito não, se a Mercedes não ia aproveitar a situação da Renault e tirar o Kubica de lá, antes de pensar em Heidfeld;
6- Virgin, sequer cogitou seu nome;
7- Lotus by Malasia, idem;
8- Toro Rosso, já tinha Buemi e tudo indica fica com Alguersuari que trás dinheiro, coisa que Heidfeld, acho, não tem;
9- Force India, tava na cara que iria manter os dois que terminaram 2009. Ainda que o Sutil tivesse ido para a McLaren, provavelmente, optariam por repatriar o Fisichella;
10- USF1, nem vou cogitar, pois dúvido que eles alinhem qualquer carro em qualquer corrida da temporada;
11- Sauber, como dito, já tem Kobayashi, o qual tenho minhas dúvidas sobre sua capacidade, em que pese as duas boas corridas que fez pela Toyota, mas tudo indica, mesmo que ao utilizar as usinas da Ferrari tenha Fisichella como piloto, ainda mais que o GP de Roma vem aí, e idade não é mais empecilho para se pilotar na F1, vide Schumacher, Barrichello, Trulli e próprio Fisico;
12- Campos, precisa de dinheiro, então, venderá a vaga para alguém que tenha cascalho, o que não é o caso do Heidfeld;
13- Só mesmo na Renault, Heidfeld pode conseguir algo, mas além da necessidade de dinheiro que a equipe pode ter que priorizar alguém que traga um bom budget, deve-se também observar se os 3 anos em que Kubica e Heidfeld foram companheiros na BMW não desgastou o relacionamento de ambos, podendo fazer com que o polonês vete a vinda do alemão;
14- Acho que a única chance real do Heidfeld, seria se a USF1 realmente desistir de correr e a FIA chamar a tal da Stefan GP para o lugar, ainda sim, se essa equipe, realmente tiver algum acerto para a compra do espólio da Toyota, caso contrário, só vejo opção para o Heidfeld na IRL, ALMS, DTM, WTCC...
Postar um comentário