quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

GP DO BRASIL NÃO ENCERRA O MUNDIAL DE 2010

A minha felicidade em ver a corrida de Interlagos encerrando o Mundial do ano que vem de acordo com o pré-calendário divulgado em setembro vai acabar em breve. Pelo que eu pude apurar com gente do Brasil e da Europa, a FIA deve sacramentar o calendário final nesta ou na próxima semana, com o GP de Abu Dhabi sendo o último do ano. A troca de posições entre essas duas corridas se deve a uma série de fatores: um acordo dos árabes com a FOM, interesses comerciais de muitas equipes que tem seus patrocinadores por lá e até mesmo por algumas questões de logística.

Mas não será uma troca pura e simples de posição. A data de Abu Dhabi no pré-calendário é 31 de outubro, dia do segundo turno nas eleições brasileiras. O cenário que aparece como o mais provável faz com que as duas provas sejam empurradas uma semana para a frente: a do Brasil acontecendo em 7 de novembro, a de Abu Dhabi no dia 21.

Mas há ainda uma grande interrogação pairando sobre o GP da Coréia do Sul. Muita gente acredita que o circuito em Yeongam não ficaria pronto a tempo e que a corrida só deveria entrar no calendário em 2011. Se for este o caso, a prova brasileira assumiria essa data de 17 de outubro, com Abu Dhabi encerrando a temporada no dia 31. Assim que estes pontos forem esclarecidos, a FIA divulga a versão final.

Claro que não dá para afirmar que a mudança é uma desvantagem para os torcedores brasileiros. Afinal, a corrida desse ano decidiu o título, mesmo sendo a penúltima. Em 2005, Interlagos viu Fernando Alonso ser campeão na antepenúltima prova. É uma questão aleatória. Mas realmente não gosto da possibilidade de ver o título ir para a prova final em Abu Dhabi, uma pista que proporcionou uma corrida enfadonha. Neste ano nos livramos disso, embora ainda não soubéssemos...

4 comentários:

Anônimo disse...

Particularmente, gostava mais de 'iniciar' o campeonato! Tudo novo, ninguém sabia quem era quem? Pode ser saudosismo, mas muito mais emoção. Ver quem ganhou, não me faz em nada melhor. Apenas acompanho, se quiser! Há anos não vejo os números de expectadores, mas certamente acredito que o início da temporada é muito mais desafiador.

orlando disse...

Esse anônimo aí encima, sou eu Orlando, e ainda concordo comigo. Para quem gosta de velocidade, prefiro o início da competição. Se não jogar tudo fora na primeira volta, o restante será conseqüência da habilidade de superar os desafios da corrida, e/ou do próprio campeonato. Parabéns Ico, pelos seus oportunos comentários e ainda me deixar dar minha opnião.

Daniel Médici disse...

Seja qual for a data, não gosto muito quando o GP do Brasil cai perto das eleições. Nada contra a politização em si - pelo contrário, acho que todo debate político deve ser incentivado. Lembro que no ano passado, nas arquibancadas do Setor A, pude ouvir coisas muito legais sobre o panorama político de uma infinidade de cidades.

O problema, a meu ver, é a transformação do pódio num triste palanque de figuras políticas fazendo pose para as câmeras. É depressivo que um país com dois campeões mundiais vivos, além de Birds Clementes, Luizinhos, Divilas, não tenha espaço para pessoas ue construíram o automobilismo brasileiro com o suor do próprio rosto.

Mas para José Serras (que quase proibiu indiretamente a realização do GP em 2003) e congêneres (tucanos, petistas,demos...), ah, estes sempre têm um lugar garantido por lá. A proximidade de eleições só incentiva tal comportamento.

Bruno disse...

Mas que bosta de pista fizeram em Abu Dhabi. Pô, será possível que ninguém tem noção do que é preciso pra se ter uma corrida minimamente interessante? Só bola fora desse alemão, pqp...