terça-feira, 15 de dezembro de 2009

TV BLOGO – INTERLAGOS 1940

São imagens que valem ouro e que tiveram o feliz destino de serem recuperadas e digitalizadas para apreciação nessa era de Internet. O vídeo da inauguração do circuito de Interlagos, em 1940, traz uma região ainda desabitada de São Paulo, um traçado com piso de terra, um Chico Landi sentando no carro com o cigarro no canto da boca e acelerando. É surreal, mas aconteceu, o que torna tudo mais emocionante ainda. Obrigado ao Dú Cardim pela dica e a quem disponibilizou esse material incrível para todos nós!

3 comentários:

Ron Groo disse...

Maravilhoso! As duas primeiras musicas incidentais são maravilhosas.
Da primeira não sei nada, mas a segunda é o logoton dos esportes na rádio Bandeirantes de São Paulo.

As imagens são um presente de fim de ano pra toda criatura que gosta de esporte a motor.

Mas alguém ai sabe dizer que curvas são aquelas das ultimas cenas, aquelas em que motos aparecem descendo e depois?

Leandro LM disse...

É impressão minha ou aquele Alfa que está abandonado lá em Caçapava é muito parecido, se não for o mesmo, com esse que aparece no vídeo?

Ico, como sempre, seu blog se destaca dos demais. Parabéns pelo seu trabalho.

Daniel Médici disse...

Um registro fascinante de um pedaço (talvez) esquecido do passado recente de São Paulo. Estranho ver Interagos dessa forma, tal e qual fora projetado. É muito difícil reconhecer mesmo as curvas mais famosas, como a 1 e a 2, o Lago...

E é interessante ver como, ao mesmo tempo que foi projetado dentro de uma tradição europeia de automobilisamo (ou seja, em circuitos mistos), suas curvas espaçosas e longas muitas vezes parecem retiradas do automobilismo norte-americano. Bastante antropofágico, portanto: 18 anos depois da Semana de 22, e outra vez em São Paulo, o automobilismo brasileiro inaugurava seu Modernismo.