Treze equipes, Michael Schumacher de volta, uma Brawn anexada pelagermânica Mercedes, uma Ferrari latina, uma McLaren inglesa e uma Red Bull apostando na genialidade de umpiloto e um projetista: os ingredientespara a disputaesportivaem 2010 sugerem uma refeiçãoapetitosa, mas o espetáculo pode serindigesto se o pacotetécniconãocolaborar. Então, vamos abrir o ano refletindo sobrecomoserão os carros nessa temporada.
O fim do reabastecimento é quemdita a construção dos bólidos. Os tanques terão o dobro da capacidadeatual, masvãocontinuar a ocupar o espaçoentre o cockpit e o motor. Comisso, a distância entre-eixos dos carros vai aumentar. A distribuição de peso e a falta de espaço estão fazendo comque os projetistas quebrem a cabeçaparaencontrar uma novacolocaçãoparaelementoscom o reservatório de óleo, porexemplo, que pode voltar a ficarentre o motor e o câmbio (antes, ficava ao lado do tanque).
Os pneusdianteiros ficarão menores e isso terá uma influênciaenorme na aerodinâmica. A asadianteira vai continuarcomdiversoselementos, seguindo o modelo adotado em 2009 por Adrian Newey para o RB5. Mas a menorresistência de ar na roda da frente deve incitarnovassoluçõesaerodinâmicas nas entradas de arlaterais – a chamada “áreacinza” do regulamentoonde os projetistas têm maisliberdadeparacriar. O prolongamento na partesuperior da carenagem (a “barbatana de tubarão”) vai continuaremmoda.
Emrelação aos pneus, a Bridgestone vai mudar a construção dos seuscompostos, deixando todoselesumpoucomais resistentes emrelação ao anopassado – uma conseqüência dos carros começarem a corridacommaispesoqueem 2009. As coberturas das rodas foram banidas e as paradasnosboxesparatroca de pneus devem duraremtorno de quatrosegundos (vai serimpressionante de ver).
Como se vê, uma série de pequenosdetalhesque criam um interessante quebra-cabeçapara os engenheiros. Mas o panoramageral é de que os modelosapenas evoluam emcima dos de 2009. Uma boa notíciaparaquem teve umanoruim no anopassado (alô Ferrari, McLaren, Renault...), pois haverá maisterrenoparacrescer ao longo da temporada. Mas uma boa notíciatambémpara Red Bull e Mercedes (Brawn). Comapenas 15 dias de testesantes da abertura da temporada no Bahrein, elas tendem a começar a disputa na frente.
Mclaren na frente, RBR em 2º, Ferrari em 3º, Mercedes em 4º e Williams em 5º. No meio do campeonato a Ferrari passa a RBR mas já será tarde para alcançar a Mclaren. Anotem.
Olá Ico; gostei do novo logo do blog, ficou muito bom! enquanto as equipes, não tenho dúvida que a Ferrari e a Mclaren serão as melhores. A Red Bull não vai conseguir o acerto ideal, a Mercedes vai passar o ano com muita dificuldades e a Williams talvez faça algo. estou confiando muito na force india tbm abraço; Tomas, do Blog Fórmula 1 www.theformula1-blog.blogspot.com
Acho que o regulamento técnico vai privilegiar os pilotos que tem uma tocada mais suave, que degradem menos os pneus.
Não me recordo em ter visto modificações com relação ao uso obrigatório de 2 compostos de pneus durante a corrida.
Desta forma, não veremos pilotos tentando uma corrida inteira com apenas 1 set de pneus, algo que poderia resultar em algumas surpresas no resultado final das corridas.
Eu já imaginava que a construção dos carros daria uma certa dor de cabeça aos engenheiros, mas até aí tudo bem. É pra isto que eles são pagos, hehehehe...
Quer dizer etnão que a Mercedes e a Red Bull estão em estágios mais avançados de desenvolvimento?
Especulando, aposto umas fichas que uma dessas novas vai dar dor de cabeça. Essas mudanças representam as dificuldades que as "pobres" estão cansadas de enfrentar.
Sem contar que na Mc Laren haverá problemas entre os dois campeões e na Ferrari... ihhh, nem me diga, vão sair faiscas.
Perto do retorno ao mundial de pilotos, heptacampeão Schumacher completa 41 anos, mas com pouco tempo para se readaptar à principal categoria do automobilismo. Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com
Victor, qdo eu citei a cobertura das rodas, me referi às "calotas" que ficavam na lateral delas, nao aos cobertores dos pneus, ok? Eles continuam, como vc bem colocou.
Ico, gostaria de lhe pedir pra escrever sobre um assunto que eu frequentemente penso a respeito e gostaria de ler a opinião de alguém que conhece o mundo da Formula 1.
Em todas as entrevistas que leio de gente 'entendida' (Berger recentemente), todos elencam os postulantes do título com Vettel, Hamilton, Alonso, Schumacher e até Button (que na minha opinião apanharia do Massa em condições iguais). Como tu acha que o Felipe encara isso?
E o que você acha? Ele tem condições de bater de frente com esses que todo mundo fala?
Eu particularmente acredito muito no Massa, mas não entendo de estilo de pilotagem, aspectos técnicos e bla bla bla, parece que todo mundo que 'entende' não considera o Felipe capaz de bater de frente com os outros, o que você acha?
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
15 comentários:
Ico,
Mercedes e Red Bull certamente estarão com uma ligeira vantagem,mas McLaren deve aparecer muito proxima,e a Ferrari logo atrás.
Quanto a Renault,não levo muita fé não,apostaria mais na Williams no
G5.
Estamos anciosos para ver os carros em ação novamente.
abraço
Eu não aposto nada em relação às equipes que vão pular na frente. Tem muito ingrediente novo nessa sopa. Quero esperar.
Mclaren na frente, RBR em 2º, Ferrari em 3º, Mercedes em 4º e Williams em 5º.
No meio do campeonato a Ferrari passa a RBR mas já será tarde para alcançar a Mclaren.
Anotem.
Olá Ico;
gostei do novo logo do blog, ficou muito bom!
enquanto as equipes, não tenho dúvida que a Ferrari e a Mclaren serão as melhores.
A Red Bull não vai conseguir o acerto ideal, a Mercedes vai passar o ano com muita dificuldades e a Williams talvez faça algo.
estou confiando muito na force india tbm
abraço;
Tomas, do Blog Fórmula 1
www.theformula1-blog.blogspot.com
Acho que o regulamento técnico vai privilegiar os pilotos que tem uma tocada mais suave, que degradem menos os pneus.
Não me recordo em ter visto modificações com relação ao uso obrigatório de 2 compostos de pneus durante a corrida.
Desta forma, não veremos pilotos tentando uma corrida inteira com apenas 1 set de pneus, algo que poderia resultar em algumas surpresas no resultado final das corridas.
Tem certeza que as coberturas de pneus foram banidas? Tenho quase certeza que voltaram atrás nessa besteira hein, Ico?
Seria de uma irreponsabilidade tremenda badir os aquecedores!
Gostei do banner novo. Beleza!
Eu já imaginava que a construção dos carros daria uma certa dor de cabeça aos engenheiros, mas até aí tudo bem. É pra isto que eles são pagos, hehehehe...
Quer dizer etnão que a Mercedes e a Red Bull estão em estágios mais avançados de desenvolvimento?
Anselmo Coyote disse...
Ico,
Especulando, aposto umas fichas que uma dessas novas vai dar dor de cabeça. Essas mudanças representam as dificuldades que as "pobres" estão cansadas de enfrentar.
Sem contar que na Mc Laren haverá problemas entre os dois campeões e na Ferrari... ihhh, nem me diga, vão sair faiscas.
Feliz 2010 para vc e para os demais, Ico.
Abs.
Perto do retorno ao mundial de pilotos, heptacampeão Schumacher completa 41 anos, mas com pouco tempo para se readaptar à principal categoria do automobilismo.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com
Victor, qdo eu citei a cobertura das rodas, me referi às "calotas" que ficavam na lateral delas, nao aos cobertores dos pneus, ok? Eles continuam, como vc bem colocou.
Ico, gostaria de lhe pedir pra escrever sobre um assunto que eu frequentemente penso a respeito e gostaria de ler a opinião de alguém que conhece o mundo da Formula 1.
Em todas as entrevistas que leio de gente 'entendida' (Berger recentemente), todos elencam os postulantes do título com Vettel, Hamilton, Alonso, Schumacher e até Button (que na minha opinião apanharia do Massa em condições iguais). Como tu acha que o Felipe encara isso?
E o que você acha? Ele tem condições de bater de frente com esses que todo mundo fala?
Eu particularmente acredito muito no Massa, mas não entendo de estilo de pilotagem, aspectos técnicos e bla bla bla, parece que todo mundo que 'entende' não considera o Felipe capaz de bater de frente com os outros, o que você acha?
A idéia é ótima, pode deixar q vai render um post disso até o final da semana. Valeu!
fiquei até com medo depois de tanta informação, rs. To muito anciosa!! Espero seja um bom ano para os brasileiros:)
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