skip to main |
skip to sidebar
EVOLUÇÃO, SIM; REVOLUÇÃO, NÃO
Treze equipes, Michael Schumacher de volta, uma Brawn anexada pela germânica Mercedes, uma Ferrari latina, uma McLaren inglesa e uma Red Bull apostando na genialidade de um piloto e um projetista: os ingredientes para a disputa esportiva em 2010 sugerem uma refeição apetitosa, mas o espetáculo pode ser indigesto se o pacote técnico não colaborar. Então, vamos abrir o ano refletindo sobre como serão os carros nessa temporada.
O fim do reabastecimento é quem dita a construção dos bólidos. Os tanques terão o dobro da capacidade atual, mas vão continuar a ocupar o espaço entre o cockpit e o motor. Com isso, a distância entre-eixos dos carros vai aumentar. A distribuição de peso e a falta de espaço estão fazendo com que os projetistas quebrem a cabeça para encontrar uma nova colocação para elementos com o reservatório de óleo, por exemplo, que pode voltar a ficar entre o motor e o câmbio (antes, ficava ao lado do tanque).
Os pneus dianteiros ficarão menores e isso terá uma influência enorme na aerodinâmica. A asa dianteira vai continuar com diversos elementos, seguindo o modelo adotado em 2009 por Adrian Newey para o RB5. Mas a menor resistência de ar na roda da frente deve incitar novas soluções aerodinâmicas nas entradas de ar laterais – a chamada “área cinza” do regulamento onde os projetistas têm mais liberdade para criar. O prolongamento na parte superior da carenagem (a “barbatana de tubarão”) vai continuar em moda.
Em relação aos pneus, a Bridgestone vai mudar a construção dos seus compostos, deixando todos eles um pouco mais resistentes em relação ao ano passado – uma conseqüência dos carros começarem a corrida com mais peso que em 2009. As coberturas das rodas foram banidas e as paradas nos boxes para troca de pneus devem durar em torno de quatro segundos (vai ser impressionante de ver).
Como se vê, uma série de pequenos detalhes que criam um interessante quebra-cabeça para os engenheiros. Mas o panorama geral é de que os modelos apenas evoluam em cima dos de 2009. Uma boa notícia para quem teve um ano ruim no ano passado (alô Ferrari, McLaren, Renault...), pois haverá mais terreno para crescer ao longo da temporada. Mas uma boa notícia também para Red Bull e Mercedes (Brawn). Com apenas 15 dias de testes antes da abertura da temporada no Bahrein, elas tendem a começar a disputa na frente.
15 comentários:
Ico,
Mercedes e Red Bull certamente estarão com uma ligeira vantagem,mas McLaren deve aparecer muito proxima,e a Ferrari logo atrás.
Quanto a Renault,não levo muita fé não,apostaria mais na Williams no
G5.
Estamos anciosos para ver os carros em ação novamente.
abraço
Eu não aposto nada em relação às equipes que vão pular na frente. Tem muito ingrediente novo nessa sopa. Quero esperar.
Mclaren na frente, RBR em 2º, Ferrari em 3º, Mercedes em 4º e Williams em 5º.
No meio do campeonato a Ferrari passa a RBR mas já será tarde para alcançar a Mclaren.
Anotem.
Olá Ico;
gostei do novo logo do blog, ficou muito bom!
enquanto as equipes, não tenho dúvida que a Ferrari e a Mclaren serão as melhores.
A Red Bull não vai conseguir o acerto ideal, a Mercedes vai passar o ano com muita dificuldades e a Williams talvez faça algo.
estou confiando muito na force india tbm
abraço;
Tomas, do Blog Fórmula 1
www.theformula1-blog.blogspot.com
Acho que o regulamento técnico vai privilegiar os pilotos que tem uma tocada mais suave, que degradem menos os pneus.
Não me recordo em ter visto modificações com relação ao uso obrigatório de 2 compostos de pneus durante a corrida.
Desta forma, não veremos pilotos tentando uma corrida inteira com apenas 1 set de pneus, algo que poderia resultar em algumas surpresas no resultado final das corridas.
Tem certeza que as coberturas de pneus foram banidas? Tenho quase certeza que voltaram atrás nessa besteira hein, Ico?
Seria de uma irreponsabilidade tremenda badir os aquecedores!
Gostei do banner novo. Beleza!
Eu já imaginava que a construção dos carros daria uma certa dor de cabeça aos engenheiros, mas até aí tudo bem. É pra isto que eles são pagos, hehehehe...
Quer dizer etnão que a Mercedes e a Red Bull estão em estágios mais avançados de desenvolvimento?
Anselmo Coyote disse...
Ico,
Especulando, aposto umas fichas que uma dessas novas vai dar dor de cabeça. Essas mudanças representam as dificuldades que as "pobres" estão cansadas de enfrentar.
Sem contar que na Mc Laren haverá problemas entre os dois campeões e na Ferrari... ihhh, nem me diga, vão sair faiscas.
Feliz 2010 para vc e para os demais, Ico.
Abs.
Perto do retorno ao mundial de pilotos, heptacampeão Schumacher completa 41 anos, mas com pouco tempo para se readaptar à principal categoria do automobilismo.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com
Victor, qdo eu citei a cobertura das rodas, me referi às "calotas" que ficavam na lateral delas, nao aos cobertores dos pneus, ok? Eles continuam, como vc bem colocou.
Ico, gostaria de lhe pedir pra escrever sobre um assunto que eu frequentemente penso a respeito e gostaria de ler a opinião de alguém que conhece o mundo da Formula 1.
Em todas as entrevistas que leio de gente 'entendida' (Berger recentemente), todos elencam os postulantes do título com Vettel, Hamilton, Alonso, Schumacher e até Button (que na minha opinião apanharia do Massa em condições iguais). Como tu acha que o Felipe encara isso?
E o que você acha? Ele tem condições de bater de frente com esses que todo mundo fala?
Eu particularmente acredito muito no Massa, mas não entendo de estilo de pilotagem, aspectos técnicos e bla bla bla, parece que todo mundo que 'entende' não considera o Felipe capaz de bater de frente com os outros, o que você acha?
A idéia é ótima, pode deixar q vai render um post disso até o final da semana. Valeu!
fiquei até com medo depois de tanta informação, rs. To muito anciosa!! Espero seja um bom ano para os brasileiros:)
Postar um comentário