terça-feira, 5 de janeiro de 2010

MUSEU DO AMOR PERDIDO

Saindo do aeroporto de Colônia em direção à Bélgica, você chega na cidade de Kerpen em menos de quinze minutos. E os letreiros estampados na parede de um enorme galpão branco na beira da autoestrada E40 lembram que você está na terra de um heptacampeão mundial. O “Michael Schumacher Kart-Center” é a primeira coisa que se nas cercanias da cidade.

Estive no dia seguinte ao GP da Bélgica do ano passado. Como meu vôo sairia umas boas cinco horas depois do que o do colega Fred Sabino, do Lance, aproveitei o carro alugado para conferir o lugar. Logo de cara, ficou claro que aquilo ali foi feito para a diversão dos leigos, não para a formação de novos valores. São duas pistas bem modernas: uma indoor de uns 600 metros e uma outdoor um pouco maior, que podem ser interligadas em ocasiões especiais. Mas com os traçados padrão para pistas de karts de aluguel.

O verdadeiro charme do lugar, claro, reside nas referências a Michael Schumacher. Nas paredes da escada queacesso a um café com vista privilegiada para a pista indoor estão pendurados diversos recortes de jornais e páginas de revistas trazendo a trajetória do alemão: os tempos na equipe júnior da Mercedes no Mundial de Marcas, a estréia na Fórmula 1, os títulos na Benetton, a mudança, o duro começo e o sucesso impressionante na Ferrari.

A história é recontada na beira do traçado indoor, com reproduções dos carros utilizados por Schumacher perfilados na beira da pista, desde a Fórmula König até os sete títulos mundiais. A presença do vermelho da Ferrari toma conta do lugar, especialmente na loja que fica na beira do estacionamento. Camisetas, bonés, chaveiros, canecas, miniaturas, tudo ligando o heptacampeão ao mítico símbolo do cavallino rampante. Duas enormes bandeiras da equipe adornam o exterior.

No fundo, o lugar é um monumento a céu aberto de como o alemão construiu seu mito principalmente em cima do ressurgimento de uma Ferrari vitoriosa. Uma história incrível e que ganhou uma virada inesperada nesta sua volta à categoria pela rival Mercedes. Neste ano, eu passo lá de novo na época do GP belga, para ver se aquilo tudo vai estar pintado de prata, incluindo os karts. Eu apostaria que sim.

5 comentários:

Fred Sabino disse...

Essa eu perdi, camarada. Meu voo me impediu rsrsrs

Abração e feliz 2010!

Luiz G disse...

Formidável. Aí está um lugar pra se visitar quando eu for á Europa...hehehe.

Abraços.

Ico (Luis Fernando Ramos) disse...

Vale a pena, Luiz!

Valeu Fred, para vc tb! E fica frio q neste ano a gente vai junto lá. Abs!

Jonny'O disse...

Vc honrou os pilotos do GPL com algum tipo de recorde?

Mario Lago disse...

vendeu ao irmão caçula, acho que apenas por fachada. não precisará alterar o lay out vermelho temático e manterá intacta sua eterna relação com a ferrari e os tifosi, além de se desobrigar perante a nova equipe e seus patrocinadores. de bobo, nem a cara tem o alemão.