O primeirocarro da Fórmula 1 modernadesenvolvidosem a ajuda de túneis de vento surpreendeu positivamente. O VR-01 da equipe Virgin, a primeiranovata a aprontarseubólido, é muitomais do que uma pinturabonita. O carro traz umbicolevementecurvadoparafrente, ficando num meiotermoentre as duas filosofias praticadas atéagora. A saber: umbicoalto, quedeixaumplanoretoemdireção ao cockpit, é bompordeixar o caminholivrepara o fluxo de arfrontal; o curvado, como o da Mercedes, permite uma aderência maior na dianteira do carro, o que será importantejáque os pneusmaisestreitos a deixaram maissolta. A opção na asadianteira foi por uma soluçãosimples, com duas lâminasapenas de cadalado. Umcontrasteenormecom o desenho da McLaren, que incorpora seiselementosali. Talvez seja apenasumcaminhomaisconservadorantes de entender o comportamento do carro na pista, mas a impressãoqueeu tenho é que a peça incorporará novidadeslogo na primeira atualização do bólido.
As entradas de arlaterais, emcontrapartida, lembram muito as do MP4-25 e permitem umfluxo de arlivre na parteinferior do carro. A traseira do carro ficou maislargaemrelação às dos carros das equipes de ponta e essa talvez seja uma áreapara Nick Wirth e suaequipe se concentrarem no futuro. Aindanão deu paraver, porém, o desenho do difusor. A asatraseira segue a tendência de todas as máquinas apresentadas atéagora.
O calcanhar de Aquiles talvez seja o motor Cosworth. De acordocom relatos vindos de Valência, ele aparenta nãoestar trabalhando aindacomeficiência num regime de altarotação e Rubens Barrichello relatou após o primeirodia de testesque o carro da McLaren (motor Mercedes) parecia maisveloz na retaemcerca de 10 km/h. Trabalhando emcomponentesperiféricos da unidade, porém, a fabricante inglesa pode darpassosmaislargosque as rivais, atéporque é uma unidade num estágio de desenvolvimentoaindainfante.
No balançogeral, o carro da Virgin aparece com algumas boas idéias e comumquadro de muitotrabalhopelafrente, algomaisquenaturalparaummodeloestreante. Mas o projeto tem umaspecto harmônico, uma filosofiaclara e pode atéaprontar algumas surpresas. Maisimportantequeisso é a confiança demonstrada porseuspilotos no conceito apresentado pela Virgin para se estabelecer na F-1 a longo prazo, como Lucas Di Grassi deixou claronessa entrevistaque fiz comelehoje.
O caminhoainda é longo. Mas a Virgin foi a primeiraequipe a confirmarsuadupla de pilotos, a apresentarumprojeto e umgrupo de patrocinadores, e a mostrar o seucarro. É, com alguma folga, a estreante que possui o projeto com mais cara de que vai dar certo.
20 comentários:
Renato Campestrini
disse...
Boa Sorte ao Di Grassi e a Virgin Racing.
Espero que eles consigam algo além de compor o grid em 2010!
Boa sorte à Virgin, já tem tudo para ser a melhor novata (talvez com excessão da Stefan GP,se ela correr, por ser o Toyota 2010).
Mas gostaria de "me queixar" de algo.
De todas as suas análises, sempre profundas e detalhadas, não falaste nada mais detalhado sobre Barrichello e a Williams.
O fato deles andarem os 3 dias com bastante gasolina e, aparentemente, poupando giro nos motores, não pode ser um indício de estarem "escondendo leite"?
Gostei da pintura, ficou diferente e bonito. O tribal da asa dianteira, achei exagerado, mas gostei do tribal da asa traseira.
Enfim, um carro bacana. E se as linhas são simples, pelo menos não peca pelo excesso ou com um projeto que não seja "salvavel" durante o ano. Tenho certeza que este carro será constantemente atualizado durante as provas.
Esse Cosworth é uma porcaria. O ronco mais grave da Williams denuncia um motor com teto de rotações menor, o que se faz para maior durabilidade e menor consumo. Mas derruba o torque e a potência.
Me admira a Williams não ter negociado algo melhor.
Ico, Pelo menos a pintura está aprovada para decorar o carro do Flamengo (hexacampeão) na Super League. Aí ele deixará de ser vermelho e preto para se tornar um autêntico rubro-negro... rsrsrs. Abs.
Vou postar a seguir o que escrevi aqui mesmo em seu blog, em 15 de dezembro, quando o assunto na época era Di Grassi, Senna, etc.
'...Pra mim a Manor é a mais profissional das novas. Enquanto a Lotus tem grana e mais nada (porque o Gasgoyne é a maior enganação da F1 nos ultimos tempos e vive até hoje de uma Jordan que deu certo)e a Campos arrota que tem um Carro pronto, só que não tem grana suficiente e está disposta a pegar dois pilotos sem experiencia, porque ambos estão levando Grana (Senna e Petrov ou Maldonado), além disso eu nunca vi, desde que acompanho a F1(1969 pra cá), um Garagista ter sucesso como montador de partes, pois não fabricará nada e a gente tem exemplos de Garagistas que usavam o mesmo motor, mas o chassi era seu.
A Manor tem a disposição um Projetista que está começando a revolucionar os Projetos, pois o Porsche Le Mans, foi projetado assim e colocou no bolso as Lolas, Pescarolo, etc.
15 de dezembro de 2009 22:05..."
Acho, a princípio que não estava errado e Você escreveu minha posição: A Virguin é a mais organizada e a que está na frente nas equipes novas.
Gostei muito do carro. A princípio pelo 'conceito' usado no desenvolvimento dele. Digital, sem túnel de vento, uma inovação em se falando de F1. Esse mesmo 'conceito' de projeto já foi usado pela Wirth Reseach com protótipos, portanto, não é inédito. E parece que deu muito certo!
Em segundo lugar, a aparência do carro - curvas e pintura - também é bastante agradável.
Como estreante vai demorar um pouco para acertar o caminho dos resultados... ou pode até surpreender e ir muito bem desde o início. Quem sabe? (eu duvido disso!)
Se não me engano, durante o período de escolha das novas equipes para a F1 em 2010, a Manor era a equipe de que menos se falava. No entanto, é a primeira a mostrar o time completo: piloto, carro, projetista e projeto, etc, etc.
Eu acho lamentável esse post, que demonstra total desconhecimento de engenharia e processos. Se o que importa é o desenho de um carro, que se contratasse um designer ou um artista plástico para fazê-lo.
Esse carro pode ser bom ou ruim, não sabemos. Tudo bem, de repente você é de fato muito bom e consegue medir desempenho com o olho.
Ao anônimo de cima, gostaria de sugerir a releitura do texto. Em todas as análises de carros, discuti as idéias contidas no projeto comparando-as com outras já aplicadas, que deram ou nao certo. Se um carro é bom ou nao, é o cronômetro quem dita e isso é óbvio. E as críticas sao bem-vindas, nao tenha vergonha de se identificar ao fazê-las, ok?
Eu até achava que a Coswoth teria uma vantagem - justamente por ter desenvolvimento liberado enquanto que nas outras está congelado, mas conseguir 10km por hora até a primeira corrida é impossível. Apesar das cores do do VR acho que os carros com estes motores vão fazer uma formula 1 a parte, atrás.
Ico, já parou pra fazer o paralelo? Ratzenberger morreu por causa de uma asa dianteira que se soltou da MTV Simtek desenhada por Nick Wirth.
Ontem nos treinos a asa dianteira da Virgin Racing se soltou do carro do Timo Glock, felizmente em velocidade baixa.
Duas equipes estreantes, patrocinadas por grandes empresas de entretenimento/música, com um carro desenhado pela mesma pessoa. E olha que eu nem sou supersticioso!
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
20 comentários:
Boa Sorte ao Di Grassi e a Virgin Racing.
Espero que eles consigam algo além de compor o grid em 2010!
Abraço,
Renato
Rapaz... Um dos mais bonitos até agora. Me surpreendeu.
É um bólido muito bonito, com excesão ao tribal no aerofólio.
Se for razoavelmente competitivo será um tapa na cara das outras equipes que disseram ser impossível criar um bólido sem túnel de vento.
No site gpupdate.net há uma foto onde é possível ver o difusor.
Veja abaixo:
http://f1.gpupdate.net/en/photolarge.php?photoID=144834&catID=4745
Abraço
Olá Ico.
Boa sorte à Virgin, já tem tudo para ser a melhor novata (talvez com excessão da Stefan GP,se ela correr, por ser o Toyota 2010).
Mas gostaria de "me queixar" de algo.
De todas as suas análises, sempre profundas e detalhadas, não falaste nada mais detalhado sobre Barrichello e a Williams.
O fato deles andarem os 3 dias com bastante gasolina e, aparentemente, poupando giro nos motores, não pode ser um indício de estarem "escondendo leite"?
abs
Esse carro está parecido demais com aqueles da Midland e Spyker.
Gostei da pintura, ficou diferente e bonito.
O tribal da asa dianteira, achei exagerado, mas gostei do tribal da asa traseira.
Enfim, um carro bacana.
E se as linhas são simples, pelo menos não peca pelo excesso ou com um projeto que não seja "salvavel" durante o ano.
Tenho certeza que este carro será constantemente atualizado durante as provas.
Ico,
Estamos aguardando seu balanço geral dos 3 dias em Valência.
Anotem:
Esse Cosworth é uma porcaria. O ronco mais grave da Williams denuncia um motor com teto de rotações menor, o que se faz para maior durabilidade e menor consumo. Mas derruba o torque e a potência.
Me admira a Williams não ter negociado algo melhor.
Ico,
Pelo menos a pintura está aprovada para decorar o carro do Flamengo (hexacampeão) na Super League. Aí ele deixará de ser vermelho e preto para se tornar um autêntico rubro-negro... rsrsrs.
Abs.
Perfeito Ico!
Vou postar a seguir o que escrevi aqui mesmo em seu blog, em 15 de dezembro, quando o assunto na época era Di Grassi, Senna, etc.
'...Pra mim a Manor é a mais profissional das novas. Enquanto a Lotus tem grana e mais nada (porque o Gasgoyne é a maior enganação da F1 nos ultimos tempos e vive até hoje de uma Jordan que deu certo)e a Campos arrota que tem um Carro pronto, só que não tem grana suficiente e está disposta a pegar dois pilotos sem experiencia, porque ambos estão levando Grana (Senna e Petrov ou Maldonado), além disso eu nunca vi, desde que acompanho a F1(1969 pra cá), um Garagista ter sucesso como montador de partes, pois não fabricará nada e a gente tem exemplos de Garagistas que usavam o mesmo motor, mas o chassi era seu.
A Manor tem a disposição um Projetista que está começando a revolucionar os Projetos, pois o Porsche Le Mans, foi projetado assim e colocou no bolso as Lolas, Pescarolo, etc.
15 de dezembro de 2009 22:05..."
Acho, a princípio que não estava errado e Você escreveu minha posição: A Virguin é a mais organizada e a que está na frente nas equipes novas.
Gostei muito do carro.
A princípio pelo 'conceito' usado no desenvolvimento dele. Digital, sem túnel de vento, uma inovação em se falando de F1. Esse mesmo 'conceito' de projeto já foi usado pela Wirth Reseach com protótipos, portanto, não é inédito. E parece que deu muito certo!
Em segundo lugar, a aparência do carro - curvas e pintura - também é bastante agradável.
Como estreante vai demorar um pouco para acertar o caminho dos resultados... ou pode até surpreender e ir muito bem desde o início. Quem sabe? (eu duvido disso!)
Se não me engano, durante o período de escolha das novas equipes para a F1 em 2010, a Manor era a equipe de que menos se falava. No entanto, é a primeira a mostrar o time completo: piloto, carro, projetista e projeto, etc, etc.
uma abraço,
Renato
Muito boa a analise do carro ,parabens, e boa sorte a di grassi, otimo piloto!
Eu acho lamentável esse post, que demonstra total desconhecimento de engenharia e processos. Se o que importa é o desenho de um carro, que se contratasse um designer ou um artista plástico para fazê-lo.
Esse carro pode ser bom ou ruim, não sabemos. Tudo bem, de repente você é de fato muito bom e consegue medir desempenho com o olho.
Ei ico...
Vc mencionou Jerez...Mas Jerez ainda está por vir não é? O correto não seria Valência?
É Valência mesmo, está corrigido, obrigado.
Ao anônimo de cima, gostaria de sugerir a releitura do texto. Em todas as análises de carros, discuti as idéias contidas no projeto comparando-as com outras já aplicadas, que deram ou nao certo. Se um carro é bom ou nao, é o cronômetro quem dita e isso é óbvio. E as críticas sao bem-vindas, nao tenha vergonha de se identificar ao fazê-las, ok?
Eu até achava que a Coswoth teria uma vantagem - justamente por ter desenvolvimento liberado enquanto que nas outras está congelado, mas conseguir 10km por hora até a primeira corrida é impossível. Apesar das cores do do VR acho que os carros com estes motores vão fazer uma formula 1 a parte, atrás.
Escutei dizer que a cosworth tem até 1 de março para homologar o motor , ou seja eles podem altera-lo até essa data, isso procede ?
abs
Filipe W
Procede, Filipe, a data é essa mesmo.
Ico, já parou pra fazer o paralelo? Ratzenberger morreu por causa de uma asa dianteira que se soltou da MTV Simtek desenhada por Nick Wirth.
Ontem nos treinos a asa dianteira da Virgin Racing se soltou do carro do Timo Glock, felizmente em velocidade baixa.
Duas equipes estreantes, patrocinadas por grandes empresas de entretenimento/música, com um carro desenhado pela mesma pessoa. E olha que eu nem sou supersticioso!
http://puuuuuutz.blogspot.com/2010/02/asas-da-imaginacao.html
Eu fiz o comentário lamentando este post. Agora os tempos tem mostrado que esse carro é sofrível até agora.
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