Enquantosete das treze equipes da Fórmula 1 trabalham no circuito Ricardo Tormo emValência, temos tempoparaestudar os trêscarrosque foram a público no dia de hoje. O quemais chamou a atenção foi o Mercedes GP W01 – W se refere à palavra “Wagen”, ou “carro”, emalemão, umprefixo usado pelamarcajá na década de 30, como no fabuloso W125.
Mercedes GP W01 O novomodelo surpreendeu na asadianteira, ao juntar as filosofias da Brawn e da Red Bull de 2009 na mesmapeça. Assim, o W01 tem umnarizcom uma curva acentuada parabaixo e uma superfíciecôncavaperto do cockpit. O espelhoretrovisor ficou mais trabalhado que o do seuantecessor, o BGP 001, masainda é montado na lateral do chassi, contrariando a moda de colocá-lo no topo dos apêndices aerodinâmicos externos às entradas de arlaterais. A entrada de arsuperior ficou triangular e o projeto incorpora doisorifícioslaterais na altura do motor. O escapamento foi colocado o maispróximo da traseirapossível, seguindo a filosofia da McLaren e ao contrário da Ferrari. Mas, como os italianos, a Mercedes abriu mão da “barbatana de tubarão” e colocou apenas uma lâminaperpendicularque desce progressivamente a partir da entrada de arsuperior, terminando próximo à caixa de câmbio. Como fica claro, é umdesenvolvimento do carrocampeão do anopassadoque incorpora algumas idéias dos concorrentes, mas o conjunto apresentado é compacto e harmônico, o que denota que as soluções foram trabalhadas e melhoradas ao máximo no modernotúnel de vento de Brackley.
Williams FW32 O carro de Rubens Barrichello chama a atençãopelobicoalto e de espessuramuitofina. O trabalhoali foi concentradoemdirecionarmelhor o arpara a partedebaixo do carro, buscando otimizar o ganho na saída dele pelonovodifusor da equipe. Infelizmente, a únicafotoque deu paraver dessa peçanão permite muitas conclusões, mas a impressãoque dá é que os projetistas buscaram incorporar uma lâminaemcima da estrutura de impactoposteriorparaaumentaraindamais o efeito do difusor. O canal de entrada de arsuperior possui uma segundasecçãologoatrás de onde fica colocada a câmera onboard, uma soluçãodiferente daquela feitapela Mercedes. Já o desenho da carenagem superior é similarnosdoiscarros. Não parece umprojetoagressivo, o quenão é necessariamente uma desvantagem. A aerodinâmica parece mais refinada que a do carroanterior e a Williams costuma fazerbonschassisque garantem uma boa aderência mecânicatambém. Se o motor Cosworth chegar a bonsvalores na tríade potência-consumo-torque, o timechegacomumbomconjuntopara a temporada.
Toro Rosso STR5 Aquisim temos umcarroque é quase uma cópia do modelo da Red Bull do anopassado. Umcaminhológico, afinalele teve de sertodo desenhado em Faenza e os projetistas tinham emmãostodos os detalhes do projeto vencedor de Adrian Newey. A principaldiferença está na entrada de arsuperior, que inicia em uma bocacircular e termina numa saída de arúnicalogoacima da estrutura de impactoposterior. Isso permitiu que o difusor ficasse maislargo, o que pode representarumganhoem curvas de alta. No resumo, um projeto mais conservador que parte de uma boa base, mas longe ainda de ser uma evolução das filosofias do RB5 (ou do STR4).
6 comentários:
Anônimo
disse...
Oi Ico,
uma coisa que reparei no carro da williams foi que na tomada de ar para as cornetas de admissão do motor existe uma espécie de "entrada auxiliar" que vc pode ver logo atrás da camera de tv.
Afinal é isso mesmo ou estou vendo demais ? hehehe
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
6 comentários:
Oi Ico,
uma coisa que reparei no carro da williams foi que na tomada de ar para as cornetas de admissão do motor existe uma espécie de "entrada auxiliar" que vc pode ver logo atrás da camera de tv.
Afinal é isso mesmo ou estou vendo demais ? hehehe
abs
Filipe W
Ico, fotos muito boas, mesmo sem luz, e textos resumidos e completos, ponto para os meninos, parebéns, tu é bom, cara.
Estranho o carro da Mercedes, o bico é tão curvado que dá a impressão e ser retorcido.
A Williams que tanto amo parece que colocou uma tábua na frente do carro.
Estou um tanto decepcionado com os lançamentos. Falta ousadia.
Quanto não daríamos para ter ao menos meio Collin Chappman desenhando carros.
O Bico da Mercedez difere bastante das outras equipes. Pelos comentários, podemos esperar algo a mais em relação a Willians de 2009 !
- Grade Ico, a Williams ja ta testando com o motor Cosworth ?
Abraço.
Felipe W, é isso mesmo, a entrada ajuda na refrigeracao do motor.
Felipe P, sim, a Williams já está andando de Cosworth, o envio das primeiras unidades para as equipes aconteceu há três semanas.
Tuta, valeu, mas boas saos tuas charges. Aqui no blog, o espaco está aberto para elas!
Abs
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