skip to main |
skip to sidebar
MINIATURAS – LOTUS 72
Estava lendo o depoimento do post abaixo e me chamou a atenção a parte em que o Emerson destaca o longo período de competitividade da Lotus 72. O modelo foi introduzido na metade do Mundial de 1970 e foi dominante logo de cara. Viveu outras duas boas temporadas em 72 e 73, além de se manter na ativa até 1975. De memória, não consigo lembrar de outro carro que tenha pontuado em seis campeonatos consecutivos, vencendo corridas em quatro deles e garantindo títulos mundiais a dois de seus pilotos. Impressionante!
O modelo acima é de seus últimos dias e traz o belga Jacky Ickx ao volante. Foi feito pela Quartzo na escala 1:43 e enviado pelo André Luiz Ferreira da Cunha. Clique na imagem para ampliar!
11 comentários:
Linda miniatura!
Impressiona muito realmente o Lótus 72, até porque o carro não era exatamente evolução de outro da equipe. Tratava-se de um novo conceito, assim já estrear tão bem e sendo forte explica muito do porque este carro deve ser reverenciado na F1.
Na minha opinião o Lotus 72 é o mais belo carro de competição até hoje construido. Em carisma, os únicos que se equiparam são o Ford GT40 e o Porsche 917.
Leduard
A Maseratti 250F, talvez seja o carro que mais se aproxime da Lotus 72 em longevidade. Mas para saber a pontuação nas temporadas eu teria que pesquisar.
Ico: vale ressaltar que após a primeira vitória do Emerson em 70, na penúltima etapa da temporada, o Lotus 72 passou o ano seguinte sem vitórias e aí, voltou a vencer em 72 na Espanha. O resto da história todos já sabem, que é o título de pilotos do Emerson. A última vitória do Lotus 72 foi em Monza com O sueco Ronnie Peterson (por coincidência palco do acidente que o vitimou em 78).
O McLaren M23 também foi bem, não foi?
Estreou em 73, fez pole na estréia e ganhou corridas. Em 74, Emerson campeão, 75 Emerson vice, 76 Hunt campeão e ainda correu um pouco em 77.
Dois carros lindos. Como sempre digo, no fim dos anos 60 e começo dos 70 tivemos os carros mais bonitos da história.
O McLaren M23 chegou a correr em 78, sendo o carro usado por Villeneuve em sua estreia, além de Nelson Piquet em seu primeiro ano de F1.
Ico,
A Lotus 49. Venceu GPs em 67, 68, 69 e 70 (Monaco com o Rindt) e Foi campeã em 68 com o Hill e disputou metade co campeonato de 70 com o Rindt, logo tem o mesmo cartel que a 72, aliás duas preciosidades, pois estão entre os carros mais bonitos da F1 em 60 anos.
Ico,
Valeu ter publicado a miniatura !
GRande abraço
Ico,
tenho as miniaturas da Lotus 72 que Emerson correu na Espanha e a Mclarem que ele disputou o campeonato de 74 como posso te enviar as fotos?
abs, Mário
Ainda não consegui comprar uma Lotus. Mas sei que esse dia vai chegar.
Belíssima miniatura Fleet.
Parabéns pelo post Ico.
Um abraço pra vocês.
SAVIOMACHADO
Mario, claro que sim, mande as fotos no email do blog:
blogdoico@gmx.net
Abs!
Postar um comentário