Os carrosjá estão na pistapara o primeirotreinolivre do ano e o assunto do final de semana vai ser a Fórmula 1. Paravocêimpressionarseusamigos na mesa de barcom o quanto de informações desnecessárias você consegue armazenar, compilei aqui uma série de curiosidadessobre uma temporada da categoria. Confira!
- Paradesenharumcarro de Fórmula 1, sãonecessáriosmais de 6 mildesenhos. No desenvolvimento do modeloaté o final do ano, estenúmero sobe para 18 mildesenhos.
- Os carros da categoriasão equipados com 200 sensores e seteantenas mandando informaçõespara os boxes. O volume de dados gerados em uma corrida é de 8 GB. Umfinal de semanainteiro de corrida gera cerca de 40 GB.
- Uma equipeusacerca de 650 discos de freioem uma temporada.
- A eletrônicapadronizada da F-1 possui mais de 110 milparâmetros configuráveis pelas equipes – semcontar os quesãofixos, portanto. Mexendo apenasnosamortecedores e barras anti-rolagens, sãopossíveis 450 acertos diferentes.
- Nos simuladores das equipes, cadapilotochega a cobrirmais de 10 milquilômetrosvirtuaisem uma temporada.
- Cadamembro das equipes se desloca porquase 180 milquilômetros ao longo do planetaemumano, quasecincovoltas completas emtorno da terra.
- O circuitoquemais consome combustívelporquilômetro rodado é o de Cingapura: 0,49 kg/km. Mônaco é o maiseconômico, com 0,41 kg/km.
- As pistasonde as entradas do Safety Car sãomaiscomunssão Montreal (média de 1,7 porcorrida disputada) e Melbourne (1,5). Apenas nas novatas Valência (duas corridas) e Abu Dhabi (uma corrida) nunca houve umperíodo de neutralização – além claro, do inédito circuito da Coréia do Sul.
Hahuahu, bacana. Estamos aqui ligados sim, esperando nesse momento pro próximo treino. Nem dormi ainda. Que a "santa" (pipoca) nos traga mais um dos bons porque a temporada 2010 está rolando! =)
.... 650 discos de freios por temporada? calculadora... 650 disco/4 (1 disco em cada roda) = 162,5 / 17 corridas = 9,6 freios trocados em cada corrida...
contando... treino 1, treino 2, treino 3, classificação, corrida. 5 Mesmo se eles trocassem o freio a cada vez, faltaria 4 trocas dos freios de todas as rodas... ou 3 se contar com 19 corridas no ano.
Ah, dois carros por equipe. Mesmo assim, duas o 1 troca e meia que sumiu...
Na pauta desse blog, discussõessobre a Fórmula 1 emtodos os seusaspectos: histórias do passado, análises do presente, bastidores da cobertura e curiosidades. E muitamúsicaparatemperar essa mistura de razão com a paixãoque o automobilismo desperta.
Repórter de Fórmula 1 do Grupo Bandeirantes de Rádio, do diário Lance e da revista Racing. Apreciador de boa música, viagens e velocidade. Guitarrista amador, corredor de rua e piloto virtual.
6 comentários:
Bom Dia, Ico.
Começou ...
Ávidos por notícia...
Grande abraço
Kico
Hahuahu, bacana.
Estamos aqui ligados sim, esperando nesse momento pro próximo treino. Nem dormi ainda.
Que a "santa" (pipoca) nos traga mais um dos bons porque a temporada 2010 está rolando! =)
Grande abraço!
ico eu curto bastante as fotos originais, e guardo com credito teu mesmo sem o logo.
esperamos mais noticias desde bahrein
Desculpe a minha teimosia quanto a isto, mas a Brabhan Bt 52 é imbativel.
.... 650 discos de freios por temporada?
calculadora...
650 disco/4 (1 disco em cada roda) = 162,5 / 17 corridas = 9,6 freios trocados em cada corrida...
contando... treino 1, treino 2, treino 3, classificação, corrida. 5
Mesmo se eles trocassem o freio a cada vez, faltaria 4 trocas dos freios de todas as rodas... ou 3 se contar com 19 corridas no ano.
Ah, dois carros por equipe. Mesmo assim, duas o 1 troca e meia que sumiu...
Odeio matemática...
Muito legal as curiosidades desnecessárias,pelo menos ficamos sabendo um pouco delas.
Abraço
Postar um comentário