sábado, 13 de março de 2010

VETTEL NA POLE, FERRARI FAVORITA

Dia cheio, muito trabalho, mas ainda tempo de colocar umas rápidas linhas sobre a classificação. Ouvindo muita gente no paddock, a vasta maioria aponta que Red Bull e Ferrari estão com uma clara vantagem sobre o resto. E muita gente aposta que esta é uma realidade geral. Fernando Alonso, mais cauteloso, acha que a distribuição de forças pode variar de pista para pista. Acredito que poderemos ter uma noção melhor quanto a isso depois das quatro primeiras corridas do ano.

Sobre
a corrida de amanhã: pelo que eu pude apurar e também baseado nos long runs do final de semana, a Ferrari parece ter uma pequena vantagem sobre a Red Bull (e uma maior sobre o resto) em ritmo de corrida. Isto significa que o Felipe Massa está com a mão na vitória? Suas chances são muito boas, mas eu não diria isso. São tantas incógnitas quanto às primeiras voltas com os carros pesados. Ou mesmo sobre a estratégia ideal de corrida. Tudo indica que a maioria fará apenas uma, sendo o stint do pneu mole durando cerca de 15 voltas. Mas está todo mundo ainda tateando no escuro. Uma leitura genial feita na hora certa, traduzida numa mudança de estratégia inspirada, pode gerar uma boa surpresa amanhã.

Dos
outros pilotos brasileiros, Rubens Barrichello ficou por muito pouco fora do Q3 e vai largar na curiosa 11ª colocação – vai ser o primeiro do grid com pneus zero bala. Tem boas chances de pontuar na corrida e, se largar bem, pode até incomodar pilotos que têm notadamente carros melhor que o seu.

Lucas di Grassi e Bruno Senna
vão correr na esperança de terminar a prova – e o final de semana mostrou que isso vai contra qualquer previsão. Mas eles têm a paciência que eu espero que seus torcedores tenham. Os passos iniciais das equipes novas na Fórmula 1 são gigantescos e complicados. E o crescimento delas em relação à própria performance vai ser bem mais rápido que o dos outros times. Ganhar experiência e acumular dados vai ser a tônica das primeiras corridas do ano para eles.

11 comentários:

Silvestre Zanon disse...

Nesses tempos de glória da Red Bull,por quê o Mateschitz nunca aparece no paddock?

Claudio Tavaresdemello disse...

Ico, eu estou vendo assim:

Nos Q2 e Q3, observando Vettel e Webber, a Red Bull é a mais rápida em muito. Nos Q1, Q2 e Q3, comparando Alonso, Massa e as Red Bull, Massa achou A Volta no Q3 e Alonso se perdeu um pouco.
O bicho vai pegar entre esses três, Felipe não pode ficar muito tempo atrás de Vettel contando com a possivel maior consistência do conjunto Ferrari… babando, logo atrás, vem Alonso com tudo… - espero que ele escorregue na baba.

Daí pra baixo, Mclaren e Mercedes apresentaram desempenhos muito próximos. Penso que Hamilton não vai ter carro pra partir pra cima de Alonso e vai sofrer com Rosberg nos seus calcanhares…

Colado nos dois, Webber, literalmente preso atrás dos motores Mercedes, não aposto nada no australiano - mesmo no melhor carro - e aí é que vai contar a experiência de Schumacher, se estiver em forma…

No mais, Button esteve muito mal em todo o qualify, a Renault é tão surpresa quanto a Williams decepção, Sutil desistiu de qualquer briga no Q3 mas, levando em conta os tempos do Q1 e Q2, acho que a Fi pode sim, bater os dois na estratégia…

Então vamos lá, analisando tudo e distorcendo pela torcida:

1. Massa
2. Vettel
3. Alonso
4. Hamilton
5. Shcumacher
6. Rosberg
7. Webber
8. Sutil
9. Button
10.Kubica

Acho, infelizmente, que Barrica tá sem carro pra entrar nos pontos, eu bem que gostaria que ele fizesse uma bela corrida mas, pelo tempo considerável que a Williams tomou hoje da Fi... quem sabe se alguém detonar os freios ou pneus.

Loucos por Autorama disse...

vai dar Vettel

Larissa G. Oliveira disse...

Torço para Vettel ou Massa pensando de forma realista, mas acreditando em 10% (ou até menos) de possibilidade que aconteça uma grande lambança, Schumacher ou Hamilton.

Daniel Médici disse...

Ótimo post Ico, ainda não tinha atentado para uma questão que você levantou: que ainda há muito campo a ser desbravado em termos de estratégia de pit stops nesse novo regulamento.

Anônimo disse...

Ico, gostei da garra dos brasileiros massa voou no pescoço do espanhol, e barrica disse porque foi contratado, o motor do barrica não esta altura dos melhores da F1.

ba disse...

Ico, os pangarés da TV falaram que o Massa está gripado. É verdade? (é muito importante isso pra mim, porque já apostei no Alonso num bolão! hehehehe)

Gil disse...

Eu acho que dá Alonso, Vettel e Massa. É só chute mesmo, sem base alguma. Particularmente, eu creio que o campeão da temporada sai da Ferrari.

Luiz G disse...

Minha aposta é:
Quem vencer no Bahrein, será o campeão da temporada!

SPECBlog disse...

"Uma leitura genial feita na hora certa, traduzida numa mudança de estratégia inspirada, pode gerar uma boa surpresa amanhã."

Foi exatamente isso que a Pirelli e a Benetton fizeram no México em 1986 e deram uma coça no pelotão de elite.

Pinheirinho disse...

SURPRESA NA ESTREIA. Sebastian Vettel ignora favoritismo de quatro campeões mundiais e abocanha a primeira pole position de 2010. Massa aparece na sequência.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com