domingo, 18 de abril de 2010

SOBRE DEUSES E DIABOS


Foi uma corrida em que a dupla da McLaren conseguiu confirmar um favoritismo que se desenhava ao longo do final de semana, mas que sumiu depois de um treino classificatório emocionante. Sem problemas. Jenson Button e Lewis Hamilton fizeram uma dobradinha em condições diabólicas, com o asfalto variando entre seco, úmido e molhado. Um resultado que colocou o atual campeão do mundo na liderança do Mundial de Pilotos e a equipe em primeiro lugar no de Construtores.

Mas o desempenho na prova e a reação de ambos depois dela ilustrou claramente como diferem as personalidades dos pilotos da McLaren. O vencedor Button correu de forma discreta e eficiente. Ele creditou seu sucesso na prova e no Mundial ao trabalho metódico que desenvolve junto com a equipe. E não quis entrar na onda do repórter da teve alemã que perguntou se ele seria um novo “Deus da chuva” depois de sua segunda vitória no ano.

- Eu não diria isso. Só tomamos as decisões certas, como havíamos feito em Melbourne. Há muitas coisas que é preciso acertar para vencer uma corrida. E acho que acertamos tudo aqui: lemos as condições direito, cuidamos dos pneus na hora certa e tivemos um bom ritmo.

Já Lewis Hamilton possui um estilo muito mais radiante, cheio de ultrapassagens e belas manobras. Depois de um erro de julgamento na escolha de pneus no início da prova (feito também por outros sete pilotos, é bom que se diga), ele teve de partir para uma prova de recuperação depois de fazer duas paradas nas seis primeiras voltas. Mesmo com um carro com uma velocidade final de reta muito superior ao resto, por conta do duto de ar que a McLaren introduziu no início do ano, o calibre de suas manobras foi de empolgar. Grandiosas, como sua falta de modéstia.

- Eu adoro correr, adoro o desafio de encontrar os lugares certos para tentar ultrapassar os adversários à minha frente. Tenho agora um carro que me permite fazer isso, então me sinto abençoado. Deus colocou sua mão sobre mim.

Enquanto a McLaren celebra – cada piloto à sua maneira – um sucesso transcendental, os concorrentes precisam lidar com problemas mais mundanos. Como a Ferrari, que experimentou pela primeira vez o fato do compromisso de Fernando Alonso com o sucesso estar, para ele, acima dos interesses da equipe. A manobra sobre Felipe Massa foi bonita em sua execução e absolutamente dentro das regras. Mas seu alto risco poderia ter causado uma batida e um abandono dos dois carros do time. Ou poderia ter outra implicação desastrosa: os mecânicos estavam prontos com os pneus alocados para o carro de Felipe Massa e tiveram de reparar a ordem da troca na correria. Deu certo, mas se o time não atentasse a esse detalhe, os dois carros seriam desclassificados.

Mas não é o caso de demonizar o espanhol. Conversando com outros pilotos depois da corrida, fica claro que todo mundo teria feito o mesmo. Na cabeça deles, a disputa vale em todos os lugares da pista, inclusive ali. E o espanhol, demonstrando tranqüilidade, classificou sua manobra aos jornalistas brasileiros como uma grande frenagem. “Não foi agressivo, foi matemático”.

A polêmica também não elimina a constatação que Massa sofreu mais uma vez para trazer os pneus à temperatura ideal. Não foi o único, os carros da Red Bull também sofreram com isso. Mas Alonso não, e isso é relevante. A Ferrari trabalha em novidades importantes para o carro e Massa torce para que elas consigam reverter de alguma forma o que começa a parecer uma tendência.

Outro destaque importante do final de semana é o da equipe Mercedes. Enquanto Nico Rosberg demonstra uma impressionante regularidade que o coloca na vice-liderança do Mundial, Michael Schumacher amargou um desempenho realmente ruim em condições que, no passado, excedia. Eu sou um dos que imaginavam que o início de campeonato seria mesmo difícil para ele. Mas o problema é que, do Bahrein a Xangai, a tendência aponta para baixo e não para cima. Isto é que mais chama a atenção.

Como também chama atenção a questão do caos aéreo europeu. O cenário aparentemente vai se normalizando, mas ainda há dúvidas quanto ao envio do frete com todo o material das equipes. E o transporte dos funcionários também gera incertezas. Nada muito diferente do mesmo problema que afeta milhões de pessoas e empresas mundo afora. Mas que pode ter reflexos no campeonato. Se o pessoal demorar a chegar em suas respectivas casas e normalizar o cotidiano nos escritórios, as novidades nos carros esperadas para Barcelona podem atrasar até o GP da Turquia. Para a Mercedes, que vem com um carro completamente revisado, seria um desastre.

Eu, que fecho esta nota já na alta madrugada chinesa, inicio amanhã uma viagem ao desconhecido. O vôo de Xangai para Moscou está aparentemente em ordem, mas a extensão até Viena foi cancelada. Assim, coloquem nos comentários as perguntas e opiniões para um “Credencial” que vai ao ar assim que sossegarem os deuses nórdicos que assopram o vulcão islandês impronunciável.

49 comentários:

Giovani Balduino disse...

Grande Ico;

Para quem achava que apagão aéreo só existia no Brasil, desta vez o mundo da aviação fica no chão pela natureza.


Pergunta : O que aconteceu com o Massa este fim de semana ? Me pareceu apático e preocupado com outros problemas ?

Ps: fala pro tio Bernie que pra corrida ficar emocionante é só molhar a pista, não precisa gastar milhões com mudanças no regulamento !!!

Wilson disse...

Olá Ico!!
Mais uma prova fantástica com ajuda de São Pedro. Que a temporada européia seja assim tb!!
Apenas duas perguntas:

1) Era meio consenso considerar o Button como um campeão "sem graça". Após tudo isso, podemos considerá-lo enfim um grande e excepcional piloto? Mesmo nível que Jacques Villeneuve ou Mika Hakkinen?

2) Curiosidade: quais são os melhores amigos(ou colegas) de grid dos atuais Bad Boys da F1(Hamilton e Alonso).

Abraços!!! Boa viagem de volta!!

Luís Almeida, Portugal disse...

Antes de mais, espero que a sua viagem de regresso a casa seja soalheira, sinal de que as nuvens poeirentas não se atravessaram no seu caminho.

Quanto ao “Credencial”, gostava de lhe colocar uma pergunta:
- Mais uma vez vimos carros lado a lado na via das boxes, (obviamente, falo de Vettel e de Hamilton). Afinal, isso é legal ou não?

Alexandre disse...

Olá, Ico. Para o credencial:

1 - Massa me pareceu pouco agressivo naquela manobra do Alonso. Não seria o caso de fechar a porta para não perder terreno dentro da equipe, ainda que arriscando a corrida?

2 - Será que Schumacher corre até o fim do ano? Caso ele pare, quem poderia substituí-lo?

3 - Não estaria a Williams correndo risco de ficar mais para tràs ainda, até mesmo no nível de algumas novatas, já que hoje Kovalainen ficou a frente do Hulkenberg?

Ron Groo disse...

Também acho que foi bonito e até onde sabemos, a manobra de Alonso foi ocasionada por um erro de Massa em uma curva mais lenta...
Porém eu acho que se fosse o contrário o Alonso estaria chorando até agora, dizendo que ele trouxe sete décimos à equipe e que ninguém o valoriza...

Fica para o Credencial Ico, o que você acha que diria o Alonso se fosse o contrário?

Inacio disse...

Grande Ico!!!

Perguntas para o "Credencial"

PRIMEIRA PARTE - WILLIAMS:

1- Se a F-1 realmente for de motor 1.5 turbo em 2013, novas montadoras manifestaram interesse de ingressar, como VW, que tem sido cortejada pela Williams. Pode ser o inicio de uma parceria entre ambos? (É bom lembrar que a parceria de Frank com a BMW começou a ser costurada 3 ou 4 anos antes).

2- Até que ponto o motor Cosworth tem culpa pelo fraco desempenho da equipe? (Barrichello falou que falta potência e torque e que além disso eles são obrigados a andar com limitador de giros na sexta).

3- Com Renault, Force Índia tendo superado a equipe e agora Toro-Rosso ameaçando fazer o mesmo, seria mais negócio eles focarem no carro 2011 (já sem difusores duplos/triplos)? Eles podem se dar a esse luxo ou os pontos desse ano (e consequente bonificação em cima disso) são fundamentais para o orçamento 2011?

4- Você vê a Williams sair dessa espiral descendente? Como?

SEGUNDA PARTE - DEMAIS EQUIPES:

1- Essa manobra do Alonso pra cima do Massa não fortalece moralmente o Espanhol? Tirando problemas, o espanhol tem sido mais rápido que o brasileiro, acha que:

A) Alonso estaria sendo discretamente favorecido internamente?
B) O carro 2010 saiu mais ao estilo do espanhol?
C) Alonso simplesmente tem sido mais rápido?

2- Acha que esse início de ano mais forte de Alonso pode comprometer a renovação com Massa?

3- A indefinição dos pneus (tanto quanto a fornecedores como nas medidas, pois a Michelin gostaria que o aro das rodas fosse de 13 para 18 pol.) já prejudica o cronograma dos projetos do ano que vem?

4- Os maus resultados da Sauber e(até por isso)o fato dela não conseguir nenhum patrocinador ameaça a permanência dela para 2011?

5- O ingresso do "prodigioso" Yamamoto deve-se a ingresso de dinheiro ou acham mesmo que sua "experiência" rala e fraca soma à equipe?

6- Esses maus (mas compreensíveis) resultados de Schumacher podem fazê-lo desisitir de correr 2011? Esse "pacotão" da Mercedes pode trazer o carro mais para o estilo dele, ajudando-o a voltar a ser competitivo? Pelo que você observa, ele tem "sentido o golpe"?

Abração!

José Inácio
Twitter: @inacio1
Blog: www.joseinaciofalou.blogspot.com

Gabriel Souza disse...

Olá, Ico!

Bom, seguem minhas perguntas para o Credencial:

- Acha que os dutos da McLaren podem ser os "difusores" de 2010?

- A Renault, principalmente com Kubica, vem sendo a surpresa do campeonato, até agora. Acredita que eles podem continuar surpreendendo por muito tempo ou Barcelona começará a colocar as coisas em sua "ordem natural".

- Rosberg vem numa regularidade notável, até agora. Será que ele repetirá o feito do pai?

- Agora, uma curiosidade:

Stratocaster ou Les Paul?

Abraço!

Alexandre disse...

Apenas complementando, o Schumacher chegou a andar mais lento que o Bruno Senna na última volta da corrida. Mérito do Senna ou sinal de ferrugem do heptacampeão?

Mauro disse...

1 - vejo que o stefano domenicalli é derretido pelo espanhol, mas no frigir dos ovos parece que o montezemolo gosto muito do massa. essa impressão é correta?

2 - Quantas reprimendas o Hamilton vai levar este ano antes de tomar uma punição efetiva?existe uma complacência com este tipo de incidente de corrida? ou é política mesmo?

3 - O atual desempenho do schumacher com um carro que sai muito de frente(ele gosta dos que saem de traseira) numa equipe que não é aquele dreamteam do início da década não relativiza o sucesso do heptacampeão?

4 - onde foi parar Rory Byrne? se a ferrari oferecer um caminhão de dinheiro, ele voltaria?

Daniel Médici disse...

Esse GP da China é daqueles que vai dar o que falar... Apenas gostaria de chamar a atenção para o quanto Hamilton e Alonso 'sofreram' nas últimas três provas, tendo que fazer corridas de recuperação muitas ultrapassagens. Os dois tiveram que pagar caro por cada mísero ponto conquistado na Austrália, Malásia e China, por isso estarei de olho neles nas corridas mais 'normais' da temporada européia.

Anônimo disse...

Comentários:

- Os comissários estão muito complacentes. Tudo bem que no passado as punições passavam da conta, mas se nada for feito, creio que teremos acidentes em pistas de verdade (nos tilkódromos se tem por onde escapar, como o Webber fez na segunda relargada);

- A postura do Felipe ou mostra que ele tá impedido por contrato de falar "mal" do Alonso, ou que ele já está conformado com seu lugar na Ferrari. Lembrando que ele ainda oficialmente não assinou o contrato.

Perguntas:

- Fora o pífio desempenho do Michael, há de se destacar o ótimo início do Nico. Não venceu, mas está sempre entre os primeiros. Será que esta regularidade, além da competência dele, tem muito a ver com o fato de ter um Schumacher que sabe como desenvolver um carro?

- O retorno do Schumacher está lembrando muito a volta do Mansell. Ambos voltaram com 41 anos, e nem de longe lembra(ra)m o que foram outrora. Você acha que o fator idade é a verdadeira causa do sofrível 2010 do alemão?

Wagner Almeida disse...

Ico,

Parabéns pelo credencial, é muito show, desde que descobri tenho acompanhado as análises de todas as corridas.
Mas vamos as perguntas:
1) Tenho achado o Massa mais lento do que antes do acidente e por isso, muito apagado nesse inicio de temporada. Estaria ele mais lento após o acidente do ano passado? Ou é o Alonso que é melhor que o Raikkonen e está dando esse sufoco no Massa;
2) Vc acha que Bruno Senna foi bem na prova e leva jeito pra chuva como seu Tio? Eu tive acompanahndo os tempos dele no final da corrida pelo live time do f1.com e estavam entre aos melhores tempos.

Abraço,

Wagner Almeida

danielwey disse...

Olá Ico!
Primeiramente, boa sorte no regresso à casa. Espero que corra tudo bem.
Sobre a saída dos pits de Vettel e Hamilton: segunda vez que Hamilton faz algo questionável, segunda vez que não é punido, somente advertido pela FIA. Não tá na hora de repreende-lo com um pouco mais de firmeza? Eu fiquei com a impressão que ele "pisou" na faixa branca na saída dos boxes quando emparelhou com o Vettel. O que o pessoal comentou no paddock? A torcida alemã não é tão fanática quando a espanhola quando se trata de rivalidades?

Abraços,
Daniel Wey

Spectreman disse...

Ico, Bernie Ecclestone fez algum contrato com São Pedro? Só tenho receio de que já em Barcelona as coisas fiquem menos interessantes.

Pergunta: Você, sentindo o ambiente, espera mesmo uma reação do Schumacher?

Thiago disse...

Olá, Ico! Pela primeira vez acompanhei a corrida sob o áudio da Rádio Bandeirantes, e valeu muito, mas muito a pena. Até mesmo o "piti" do Fábio Seixas ao defender o Schumacher! Rs! Excelente cobertura, parabéns para toda a equipe! E adeus ao sonolento Galvão Bueno.

Queria que você fizesse um balanço geral sobre as novas equipes nessas primeiras quatro etapas. E também sobre os brasileiros estreantes.

E na tua opinião, qual tem sido a melhor surpresa nesse início de campeonato: Alguersuari ou Petrov? Ou nenhum dos dois?

Por último, tive a nítida impressão de que o Hamilton ultrapassou o Weber antes da re-largada. Ninguém mais teve essa impressão?

Grande abraço

Anônimo disse...

Me deu um aperto ver uma imagem do pedro de larosa com o kobayashi no box da sauber...a cara do espanhol dava dó...

Arthur disse...

Fala Ico!

Ótima corrida.
Mas ainda bem que as corridas voltarão para a Europa a partir deste GP.

Perguntas:

-Massa disse que o incidente com o Alonso foi "normal".
Será que ele realmente acha isso,ou está apenas evitando uma rixa com o difícil (em todos os sentidos) companheiro de equipe,lembrando que os dois já tiveram um dentendimento.

Na minha humilde opnião,o Massa não quer mexer na ferida(relacionamento com o Alonso).Ainda mas no momento em que está atrás do espanhol e no começo da temporada.

-Mais uma bela prova do Sutil.Curiosamente,no GP onde correu melhor,ele não pontuou.
Mas mostra que merece um carro melhor.
O contrato dele com a Force India vai até quando?
E o que se comenta sobre ele no paddock(suas corridas e negociações futuras)??

Valeu Ico!!!
Se Deus quiser tudo dará certo nesta volta para casa!

Juliano disse...

Meus questionamentos para o Credencial:

1- Em 2009, a Brawn, por conta do difusor, tinha o melhor carro da F1 e Button havia vencido 3 das 4 primeiras corridas do ano. Agora em 2010, a Red Bull tem o melhor carro, mas quem ganhou mais foi o mesmo Button, agora com duas vitórias em 4 provas. A McLaren tem o tal do 'snorkel'. A Red Bull não. O que vai acontecer quando o Adrian Newey encaixar essa bagaça no carro da Red Bull? O Vettel vai ganhar todas com o pé nas costas ou os diretores das provas terão que acionar o Safety Car em todas as corridas, a fim de torná-las mais divertidas, principalmente quando não chove?

2- Por falar em chuva, dentre todas as idéias estapurdias do Tio Bernie nos últimos anos, ele poderia inserir no regulamento que todo Grande Prêmio fosse disputado em condições de chuva. Em algum momento da corrida, teria que chover. Ia ser muito mais divertido, tenho certeza.

3- Estivesse o Schumacher num terceiro carro da Ferrari como cogitara Montezemolo tempos atrás, ele estaria levando um nabo ainda maior do que o que Rosberguinho está lhe impingindo? Ou o fato do carro da Ferrari ser diferente do carro da Mercedes, poderia fazer dele um piloto mais combativo do que ele vem demonstrando nesse retorno?

4- O passão que o Petrov deu no Schummy fez valer a pena ter ficado acordado a noite toda pra assistir a corrida.

Lucas disse...

Olá Ico,

Desta vez não aguentei mais o Galvão destratando o Burti e acompanhei o GP pela Band News. Muito boa a cobertura! Só faltou você falar o nome do vulcão!

Mas as perguntas, enfim:

1 - O que é permitido melhorar no desempenho do motor Cosworth se ele foi homologado no inico da temporada?

2 - Como estão os ânimos na equipe Sauber? A situação lá parece tão decepcionante!

3- Fale EYJAFJALLAJOEKULL, por favor?! hehehe

Eduardo Malheiros disse...

"Personagens e situações"

Se Jenson Button não é, para muitos, o "Homem do Momento", acho que pode-se dizer que é, ao menos e para todos, o Homem do "Momentum". Impressionante como situações em provas e no próprio mundial parecem cair-lhe como uma luva - mais uma vez.

Já Hamilton me parece uma espécie de "Incrível Hulk" onde a adrenalina, nesse caso, é sua dádiva mas também sua maldição. Não o julgo como um piloto desonesto, na sua essência, mas acho que sua agressividade demasiada o leva, essa sim, a cometer atos desonestos ou erros bobos em muitas ocasiões, o que não lhe deve estar agregando muitos amigos dentro ou fora das pistas.

Quanto ao episódio Alonso x Massa, achei-o "normal". Se você acompanha o incidente desde o início vê que o Massa de fato perde tração na saída do hairpin. Foi meio que como quando se está com muita pressa, vê-se uma pessoa na faixa de pedestres querendo atravessar e não se para. Isso não te faz um absoluto crápula, mas convenhamos que também não é nem um pouco simpático da sua parte.

rafa disse...

Ico, engraçado que qdo vc fala do incidente na ferrari, critica abertamente o Alonso. Frisando que é "primeira vez" - ou seja, deixa subentendido que haverá outras- que experimentou-se que PARA ELE ( Alonso) "o compromisso com o sucesso está acima dos interesses da equipe"...Mas logo depois vc escreve que TODO MUNDO teria feito a mesma coisa...Ou seja. Se contradisse completamente. Primeiro frisou o "para ele" como se somente o Alonso pensasse no sucesso pessoal mais do que coletivo, mas no parágrafo seguinte diz que TODOS fariam o mesmo...Pra que essa necessidade de sempre cutucar o Alonso, hein ts ts ts ts Depois reclamam da imprensa espanhola

Anônimo disse...

O interessante do BUTTON, que essas vitorias foram parecidas com a sua primeira.Sempre contando com a sorte alias, voce na acha Ico?
Zac

Anônimo disse...

Para Credencial
Voce acha que o duto e' a razao do show de Hamilton? Afinal o Button tem andado ali junto ou ate mais rapido que ele, acho que estao exagerando um pouco...
Zac

Anônimo disse...

Credencial
Blz Ico? Gostaria de saber o que muda para os carros de F1 no ano que vem caso a Michelin passe a produzir pneus para aros de maior diâmetro. Atualmente, as rodas utilizadas têm 13 polegadas, e em 2011, com a nova empresa, passariam a ter 18. Isso pode mudar a performance? De qualquer maneira ficaria bonito!
Miguel - São Paulo

Eugenio disse...

Oi Ico

1) sobre as ultapassagens na entrada ou saida do box, pode ser que não sejam proibidas, mas deveriam: entrada de box não é projetada para isso... de fato os dois carros da ferrari nem cabiam junto, o massa teve que sair na grama...

vamos como sempre esperar até ter um acidente grave para mudar isso?

2) acho que mais uma vez esta corrida mostrou um absurdo da F1: faz anos que eles vem copiando regras da indy (pacecar, obrigo de troca de pneu,. etc), só que ao que parece ninguém consegue ver uma diferença enorme entre as categoria que faz com que essas regras na F1 gerem apenas confusão e iniquidade: toda pista da indy, até os estradais mais apertados, tem uma pitlane com duas faixas de transito e uma vaga de pitstop para cada piloto (não para cada team).
isso evita o ridiculo de ficar na fila atrás do companheiro ou o perigo de duelar na pitlane passando por cima das vagas dos outros onde poderia ter mecanicos ou objetos.

3) esta vez realmente acho que o hamilton merecesse ser punido: o que fez na pitlan foi muito perigo mesmo.

Eugenio

Anônimo disse...

Caro Ico,

Como você avalia o trabalho do Aldo Costa? Desde a retirada em definitivo do Rory Byrne em 2006 e a efetivação do Aldo como diretor técnico, a Ferrari nunca mais fez um carro acima da média... no máximo teve em alguns anos carros com certa competitividade. Tem outro projetista de alto calibre nos quadros da Scuderia?

Abraços...

Leandro disse...

Para o credencial.
O Massa não é o melhor na chuva,mais também não é o pior,mais ele anda muito mal na chuva na maioria das vezes,salvo interalgos 2008 que ele andou na chuva é nem foi ameaçado nem uma vez ganhando com facilidade,agora te pergunta,será que isso se deve ao não aquecimento do pneus dele,ou é por que ele não é rápido na chuva é ponto?

Lucas disse...

Ico, espero que ainda dê tempo de responder mais uma pergunta:

A briga entre Hamilton's pai e filho pode ser fruto da ida de Button a McLaren? Pois afinal, se Anthony já tava dando chilique por causa do Rosberg, acredito que quando soube do Button ele deve ter rodado a baiana, não?

Teria o Hamilton acalmado os animos mandando o pai embora?

Smirkoff disse...

Uma curiosidade, Ico:

o Bruno Senna só dá entrevistas no refeitório? Em quase todas as entrevistas dele ao Tazio dá pra notar que ele está mastigando alguma coisa...

Mesmo sem ser um torcedor, tenho tido muita satisfação em escutar as entrevistas do Barrichello. Ele fala com uma clareza e conhecimento de causa raros em pilotos e esportistas em geral. Lembra o Pace, que além de tudo falava em um português impecável. Pena que o Rubens não tenha tido a mesma calma e clareza em todas suas declarações; poderia ter feito muito bem pra sua imagem na mídia.

Dennis disse...

Mais uma ótima corrida mais devido ao clima. A transmissão na Band foi muito boa , ri muito com a lavação de roupa chuva do Fabio e do Odnei em relação ao Schumacher, será mesmo que o Fabio defende tanto o Schumacher porque ganhou presentes do alemão? Para o credencial, vc não acredita que o Massa terá que mudar muito seu estilo, melhorar e logo, para não ser preterido na Ferrari visto que a equipe já deve notado, frente a concorrência , que será necessário logo dar prioridade para o mais combativo, que nesse momento é o Alonso? Neste momento a Ferrari parece brigar com a Mercedes para ser só a terceira força, concorda?

Doege disse...

Oi Ico,

Desde a última prova do ano passado eu não consigo acompanhar a F1 ao vivo. Eu explico. Prefiro assistir o GP pela transmissão da BBC do que pela transmissão do amigo da Rede Globo.

A maior diferença que eu notei é o tempo de transmissão, que na BBC além do GP em si, tem uns 40 minutos antes e uns 20 minutos depois. Isso tudo sem comercial! Você sabe porque a transmissão da BBC é tão superior em tempo e qualidade que a da rede global? Será que algum dia vamos ter uma transmissão de tv no Brasil onde a corrida é mais importante que a narração?

Bem que a Record poderia tentar adquirir os direitos de transmissão e colocar gente que realmente entende de F1 (cof, cof, você) na equipe de transmissão.

Forte abraço
Fernando

fidalgo disse...

Olá Ico

Não era altura de a situação dos pneus para 2011 estar já definida, ou pelo menos quase arrumada
Fala-se na Michelin, mas li na ultima semana, que a Avon também poderia estar interessada, e sem as condições que a Michelin está a meter, e que isso poderia interessar ao Bernie. Há fundo de verdade nisso?

Acha que houve violação da regra dos 55m com o Hamilton e o Vettel, ou essa regra foi mesmo feita pra nao ser cumprida?

abraço

ah, e fala aí ao Bernie que Portugal não restrições nenhumas no tráfego aéreo e que temos um autódromo novinho em folha.

Anônimo disse...

Acompanhar a transmissão via Rede Globo está cada vez mais irritante; além de "inventarem" nomes (Mikael/Michael, RBR/Red Bull, STR/Toro Rosso, Kubitza/Kubica, Luca/Lucas); e não assistirem a própria transmissão (se perderam várias vezes e inverteram pilotos da mesam equipe) agora estão exagerando com a falta de respeito ao heptacampeão Schumacher; quando ele mudou para a Benneton e para a Ferrari, demorou menos de uma temporada para "pegar a mão" do carro - agora tem de se atualizar com outras coisas: pneus, reabastecimento, uma geração de pilotos e equipes equilibrados... é bom lembrar que o contrato é de três anos.....

Qual é a razão do Bueno detestar tanto o Schumy (além de ele ser a viúva oficial do A.Senna)?

O problema é que os outros comentaristas entram na onda - ou são cortados com grosseria e "corrigidos" no ar...

E a corrida fica em segundo plano, o rádio com as equipes não é ouvido....

Patrick

JackSpeed disse...

hola Ico!eu gostaria de saber se você não acha que a Mclaren está tendo uma vantagem muito grande em relação a Red Bull e Ferrari em relação as estrategias e o quanto isso pode ser determinante?os caras erram pouco,com o Button esse ano acho que nenhuma,quanto a Ferrari desde 2006 que eles erram todas,basta acontecerem as variaveis do efeito chuva por exemplo!abraços,o teu blog é bacana demais.

Glailson disse...

Olá Ico, tudo bem? Gostei muito da performance do Bruno Senna em Xangai, com as limitações do carro, tá andando melhor que o indiano colocando até uma volta nele. Minha pergunta é:

1) O quanto de dinheiro o Sakon Yamamoto deve estar levando para a Hispania e ele deve pilotar algumas vezes nas sextas?

2) A Hispania e Dallara já encerraram sua parceria a ponto de eles mesmos irem desenvolver o carro (com ajuda da grana do japonês)??

Abraços.

Talita disse...

Boa noite.Só espero mandar uma pergunta a tempo ao Credencial.
.
Minha pergunta é sobre a postura profissional que se espera da chefona Ferrari frente às atitudes de seus respectivos pilotos.

Acho eu, e aí poderia estar redondamente enganada, que se na pista, pra todo mundo ver, eles disputam espaço a caminho do box, imagina o que acontece nos bastidores?
.
Não seria melhor a Ferrari chamá-los o qto antes, no maior estilo puxão de orelha, e conciliar a dupla pelo bem da equipe? Ou a Ferrari ganha com essa disputa entre seus pilotos?

Desculpe me alongar e levar o assunto fora do aspecto corrida, ok?
Mas vou aprender bastante por aqui aqui,pessoal.

:0)

Caio Rubini disse...

Ico,

CONSIDERAÇÕES SOBRE O BLOG
(não é para o Credencial)

Primeiramente, dou-lhe os parabéns. Desde que descobri o blog, e principalmente o credencial, nunca mais fiquei sem ouvir. Jornalismo de alta qualidade sem as bobagens fanáticas que o seu colega de profissão Fábio Seixas parece ter prazer em falar. Quando tivermos um narrador decente na Globo, espero que você seja o comentarista (se for de sua vontade, claro). Vamos ao que interessa...

PARA O CREDENCIAL:

Ico, por favor, explique brevemente o que podemos esperar dessa nova perna da temporada. As provas da Ásia foram marcadas por condições extremas e uma soberania das equipes mais velozes em reta (estou correto?). E agora, na Europa, podemos esperar que, pelas características do carro, alguma equipe se sobressaia? Como fica a Ferrari nesse quadro?

Obrigado

Anselmo Coyote disse...

Ico,

Para o Credencial.

A Ferrari está num momento razoável. Não é dos melhores, mas também não é um inferno, mas é nítido o desconforto do time.

Vc não acha que o Briatore seria a solução para esses problemas? Se vc olhar bem, vai ver todos os ingredientes estão lá, exceto ele que, parece-me, foi talhado para esse momento.

Abraços.

PS. espero que chegue a tempo do credencial.

Bom trabalho e boa sorte.

Vasconcelos disse...

Ico, que lugar difícil a China. Complicado. Pra ajudar este vulção do alfabeto.

Bela corrida do Button. Aos poucos vai mostrando o pq que é campeão mundial.

A manobra do Alonso foi normal. Na camera onboard antes da entrada dos Boxes ele vinha a frente do Massa, mas freiou antes e o Felipe ficou lado a lado. Sinceramente, o Felipe deu sorte. Se fosse o Hamilton tinha jogado ele mais para fora ainda. É bom para ficar esperto e trabalhar melhor sua condução na chuva que é fraca se comparada ao Alonso ou o Hamilton.

Pro Credencial:

- Falta treino pro Schumacher? Treino sem compromisso com o tempo final de volta ou análise de pneu. Só ele e o carro para "pegar o macete" destes carros de asas frontais grandes, pneus Slicks e sem controle de tração?

- Vc tem algum piloto preferido no grid? Aquele que vc acha que tem um diferencial a mais que te impressiona na pilotagem?

Abraços;

Fabrício

Rianov Albinov disse...

Ico, fala mais do encontro com o Keith!

Abração

Juliano Messaggi disse...

Ola Ico,
A minhadúvida é relacionada a ultrapassagem do Alonso sobre o Massa na entrada do box.
Cada piloto tem o seu time para a troca de pneus e um jogo preparado para o ajuste do seu carro. Como a troca foi repentina na entrada do box houve tempo para fazer essa troca de equipe e jogos de pneus no box da Ferrari?
Abraço e parabéns pelo ótimo trabalho!

Juliano Messaggi

Anônimo disse...

* Observação: A pergunta postada em 19 de abril de 2010 11:51 como "Anônimo" = Alexandre Reis - Goiânia/GO

Me desculpe a falha...

Leo DBZ disse...

o nome do vulcão islandês é Eyjafjalla.

Wagner Almeida disse...

O Alonso ter queimado a largada seria, pra vc, um indicio de que ele já estaria um pouco "desestabilizado psicologicamente", uma vez que o Massa estava na frente dele no campeonato quando chegaram em Xangai? Eu creio que o Massa pode desestabilizá-lo quando recuperar plenamente a sua velocidade.

Wagner Almeida
São Mateus/ES

Bruno A. disse...

Ico, a saga para voltar para casa renderá uma crônica especial?

Talita disse...

e o vulcao, mais conhecido como amanhãtalvezquemsabe se pronuncia assim: eiafiaklaiogut!
.
Bom retorno ao síndico do espaço.

;>)

Lucas disse...

Ico, é verdade que, por causa da sórdida ultrapassagem de Massa em cima de Alonso, houve uma séria discussão entre os latinos após o GP da China? A coluna do Renato Maurício Prado afirma que o brasileiro "soltou os cachorros" em uma reunião no paddock italiano e que Alonso teria pedido desculpas. O que tem de verdade nisso?

Vasconcelos disse...

Ico, tenho para mim que na Mercedes estivessem ou Button ou Barrichelo, o rendimento do carro seria melhor. Me baseio no simples fato de como os carros são, evoluções dos do ano passado, e com a falta de treinos os pilotos não conseguem extrair o máximo dos bólidos, neste começo de temporada, sendo assim pilotos com mais tempo de casa, por conhecer melhor o carro, andariam melhor. O que vc acha?
Insisto, quando o Alonso pegar a mão do carro Ferrari vai andar muito mais do que vem andando na frente do Massa.

Abraço;

Fabrício

Anselmo Coyote disse...

Ico,

Acabei de ouvir o credencial. Rolei de rir com vc falando sobre o Briatore ao responder minha pergunta.

É claro que concordo com vc... a pergunta foi pura ironia com a situação do Massa.

Grande abraço.