domingo, 27 de junho de 2010

BOI VOADOR NÃO PODE

Quando se diz que um carro de Fórmula 1 voa na pista, é no sentido figurado. Afinal, a categoria é o expoente maior da filosofia aerodinâmica da asa invertida, aplicada justamente para agarrar” ao máximo os carros no chão. Mas a dinâmica foi invertida neste GP da Europa. Na nona volta da corrida, Mark Webber calculou mal uma ultrapassagem sobre Heikki Kovalainen, ansioso que estava em recuperar terreno depois de uma péssima largada e um pitstop que veio cedo demais. Seu carro acabou decolando na traseira da Lotus do finlandês. O vôo aconteceu a cerca de 300 km/h e não durou mais do que três segundos. Uma eternidade na mente do australiano.

Naquela velocidade, não é onde um carro de corrida tem que estar. É uma sensação horrível para um piloto! Mas é algo que pode acontecer às vezes”, disse Webber, com conhecimento de causa. Em 1999, ele também sofreu uma decolagem espetacular com um protótipo da Mercedes-Benz.

Os dois pilotos se encontraram durante os exames de rotina no centro médico do circuito. Conversaram e saíram com suas diferenças resolvidas. Kovalainen argumenta que defendia sua posição e foi atingido por trás. Webber pensa parecido, mas acha que a disputa não deveria ter acontecido.


É preciso atuar com um pouco de bom senso.A briga por posição deve existir. Mas há um ponto em que se está cinco segundos mais lento que alguém por volta e não há sentido em lutar”, ponderou.

Webber saiu ileso do acidente que, ironicamente, aconteceu na freada da chamada “Curva do Cemitério”, já que atrás do muro da área de escape há um pequeno cemitério. Reconheceu que terá algumas dores no corpo nos próximos dias, mas garantiu que será o mesmo na próxima etapa da F-1, em Silverstone.


O que mudou completamente depois do acidente foi o desenrolar do GP da Europa. Com a batida, o Safety Car foi chamado à pista, exatamente depois que os quatro primeiros haviam passado da entrada dos boxes. Quase todos que vinham atrás entraram imediatamente. E se deram bem: Jenson Button terminou em terceiro, Rubens Barrichello num ótimo quarto e assim por diante.


A polêmica ficou na frente: Sebastian Vettel conseguiu passar na saída dos boxes antes do Safety Car e voltou em primeiro depois de sua primeira parada. Lewis Hamilton e a dupla da Ferrari, não. Mas o inglês foi malandro, ultrapassou o carro-madrinha mesmo assim e não perdeu nenhuma posição nos boxes. Quando a punição de drive-through foi aplicada, já tinha aberto vantagem o suficiente para voltar em segundo. Foi uma pena sem pena para o líder do Mundial que, ao lado de Vettel, deixa Valência como quem mais ganhou no domingo.


A prova teve outros destaques: Kamui Kobayashi foi brilhante, Rubens Barrichello também, teve garrafa na pista e muita briga de foice ao longo de todo o grid. Fico no aguardo da participação de vocês no Credencial. Até mais!

(Foto Red Bull)

41 comentários:

Cadu Tupy disse...

Ico, melhor das amidalite? Espero que sim.

A grande polêmica da corrida foi, sem dúvida, a punição ao Hamilton. Gostaria de saber sua opinião levando em consideração alguns fatores:

1º- Me pareceu claro que ele foi punido a pedido do Alonso.
2º- O Alonso reclamar de uma corrida "manipulada" quando ele foi o beneficiado por Cingapura 2008 que ele "não sabia sobre".

Claro que estou falando de uma maneira simplista, mas ficou muito o cheiro de Ferrari chia e têm seu desejo atendido já que demorou uma eternidade para o Hamilton ser punido e isso só aconteceu quando o espanhol reclamou.

Além disso a regra do Safety Car me parece extremamente confusa e/ou complexa demais. O que você acha?

Fora isso foi mais uma péssima corrida nesse circuito horroroso e que somos obrigados a engolir o amor do Bernie Ecclestone pelo Hermann Tilke.

PS: Massa não fez nada demais novamente. Me parece que ele realmente perdeu o brilho depois do acidente.

Abraço e não vejo a hora de ouvir o Credencial.

Cadu Tupy

Washington disse...

Olá Ico!!!
Apenas a transmissão da Rádio Bandeirantes para salvar esse GP modorrento!
Para o credencial:
1) Pelo visto, a solução mais rápida contra corridas chatas são mesmos pneus podres iguais ao do Canadá!
2) Agora que não existe mais reabastecimento, a solução mais simples não era fechar o box na entrada so Safety Car? Parece que fizeram o regulamento da F1 em guardanapo de boteco!!

Valeu pela transmissão!! Até a próxima!!

Cadu Tupy disse...

Por quê fechar os boxes?

Não seria muito mais simples deixar os boxes abertos o tempo todo? Isso não iria gerar confusão alguma.

Não entendo porque os carros são obrigados a andarem lentos com Safety Car na pista. Se eles estão do outro lado do autódromo, qual o problema de acelerarem para alcançarem o pelotão? (Claro que passando de forma moderada no local pelo acidente se for o caso)

Fechar e abrir boxes, linhas de entrada e saída de Safety Car, regra pra corrida inteira e pra volta final é diferente, isso tudo é um saco! Este é um dos motivos para a categoria ficar tão complicada, confusa e desinteressante para quem não é aficionado.

Outra coisa: Uma pena o Ico não ter acompanhado a corrida pela RGT para poder opinar, mas fica claro a linha descendente tanto do Galvão quanto do Reginaldo Leme, infelizmente. Os dois estão péssimos.

Abraços!

Celso Vedovato disse...

Belo tabalho Ico! como sempre.

Ico, procede uma informação de que a William´s tem sérios problemas para manter ou conseguir patrocínios para o próximo ano!?

Ainda não começaram a circular pelo padock comentáriso sobre substiruição de pilotos nas esquipes do meio do pelotão pra trás

abraço

lealmeida disse...

Ico, essas regras do Safety Car estão cada vez mais indecifráveis pra quem assisti às corridas.

Pergunta:

Alguma punição à organização da prova por causa de uma garrafa jogada na pista? No futebol, o time perde o mando de campo por alguma partida. E na F1? Não rola uma multinha contra a irresponsabilidade?

Outra coisa: A Sauber foi bem e não vi Jenson Button forçando pra cima do Kobayashi. Há uma evolução real ou apenas "episódica" em função do circuito e das circunstâncias?

Eugenio disse...

Ico,

eu não entendi todo o rolo da pace car: a pace car nao deveria se por na frente do primeiro?

por que se pos entre primeiro e segundo deixando o primeiro chegar rapido ao pit, gerando a puniçao do hamilton e bloqueando os outros?

nao foi na realidade outro enorme erro de incapacidade da direção, igual em monaco?

Eugenio

Luís disse...

Opa, eae melhorou??


Os comissários tem como saber, se um piloto pode "anular" a punição(aumentando o ritmo e compensando a diferença)??

Se sim, não cabia um stop and go, ou algo do tipo??

Paulo Cunha disse...

Olá Ico e povo,

Como sou ruim de matemática e de física, alguém poderia me explicar como o Vettel se manteve em 1º mesmo com os outros tendo entrado no box antes deles?

Isso parece exercício de física (cinética?) Se em p0 o carro madrinha entra andado a 150 Km/h levando o 3º e o 4º, do 5º para trás todos param nos boxes e param por 30 segundos (bem menos do que a volta do carro madrinha) o 5º colocado teria que sair antes do os 4 primeiros passarem de volta, assumindo a ponta quando os 4 primeiros entrassem nos boxes.

Era o que eu esperava, sabia que Alonso e Massa tinham se ferrado, mas quando vi o Vettel e o Hamilton na frente, fiquei sem entender nada.

Stone disse...

Olá Ico!

Parabéns pelo trabalho acompanho todos que posso, Blob, Tazio e BandNews.

Podemos esperar, ainda, uma maior evolução da Williams nesta temporada? E o quanto este desempenho pode ajudar a Williams reencontrar o caminho do sucesso para a próxima temporada?

Abraços,
Gladiston.

Williams disse...

Quero deixar aqui também a minha indignação com esse tipo de pista sem pontos de ultrapassagem pra um carro de F1. Risquem esse traçado do calendário, pelo amor de Deus. E discordo de você Ico: malandragem do Hamilton? tu ta pegando muito no pé no cacildis heim? o cara passou a miléssimos da faixa do SC. E só não passou bem antes porque hesitou. Malandragem foi o Alonso caguetando no rádio e ainda por cima sair putinho da vida falando em corrida manipulada. É brincadeira né Alonso?

Alexandre disse...

Ico, para o Credencial: será que a melhora da Williams é para valer? E o que achou do desempenho do Di Grassi?

Juliano Mateus Messaggi Gomes de Oliveira disse...

Ico,
Vamos direto as perguntas para o Credencial.
- No último Credencial você disse que o seu nome era grande, mas que o meu era menor(risos!)então qual o seu nome completo?
- A "punição" (sem pena) do Hamilton não deveria ser um stop-and-go ao invés de um drive-thru?
- O ritmo de corrida da Williams tente a continuar como dessa corrida?
- Que motores sofreram mais com o alto consumo de combustível? Os Cosworth ainda lideram essa lista?
- Que corrida do Kobayashi! Duas ultrapassagens nas duas voltas finais! Qual a contribuição dos seus pneus mais novos?

Parabéns pelo ótimo trabalho!

Anônimo disse...

Paulo, xará

O Massa e Choronso se deram mal justamente por terem ficado atrás do carro madrinha. Como o Vettel e o Cirilo já tinham passado, a volta deles não foi tão lenta quanto a da dupla vermelha.

E nessa hora que a falta de um estrategista na bagunça italiana faz falta. O Koba, por exemplo, não parou e no fim acabou numa posição melhor que os dois, mesmo tendo uma cadeira elétrica na mão.

E o Alonso reclamou, reclamou, mas ele queria algo nessa corrida fazendo a 10ª melhor volta?

JackSpeed disse...

olá Ico que putz corrida chata heim?o safety car terminou de estragar essa droga,vamos lá:
1-o que voce acha desse festival de regras doidas do safety car,tudo bem é uma bela merça mas quando entra vira uma loteria.

2-e o Schumacher heim,acabaram as desculpas,03 anos longe da brincadeira e sem treinar não dá, para mim o velho Schumi não volta,e o Kubica no lugar dele?é seria a ameaça?

3-e a Red Bull vai firme na sua campanha de perder um campeonato certo,eu cravo o Hamilton campeão esse ano e voce?

Ron Groo disse...

Engano seu Ico, se não me engano nas histórias de Lewis Carrol os bois voam...

Corrida aborrecida.

Eu sabia que a FIA usava ex pilotos como comissários, mas não sabia que tinha nomeado também pilotos em atividade e que Alonso tinha sido atribuído nesta corrida.

Para o CREDENCIAL: Depois do teste "filmagem" da Ferrari e dos pedidos de punição atendidos nesta corrida, poderemos vir a sentir falta do Max Mosley no sentido do Jean Todt ser um embaixador da Ferrari na FIA? (Ferrari and Fernando International Aid)

Rangel disse...

Em primeiro lugar, parabéns pela transmissao: foi muito divertida e informativa, a melhor do ano na minha opinião! Perguntas:

1) Como reagiram os espanhóis na sala de imprensa quando o Alonso começou a choradeira no radio? Pegou meio mal, não?

2) No mesmo assunto, as gargalhadas na transmissão da Band foram compartilhadas pela imprensa inglesa?

3) Alguma novidade sobre o espólio da Toyota? Disseram que ia pra Hispania, depois para os testes da Pirelli...

OFF-TOPIC (pode responder fora do Credencial se quiser!)

a) Gosta do Top Gear, da BBC? Eles voltaram essa semana... ainda não vi, mas acho o programa sensacional!

b) Recomendações de Dream Theater... pelo estilo que você mostra no blog, recomendo que comece pelo Scenes From a Memory, pelo Octavarium ou pelo CD2 do Six Degrees Of Inner Turbulence. E não perca os projetos paralelos dos membros da banda, principalmente do baterista. Na verdade, corra atrás do CD Bridge Across Forever do Transatlantic e seja feliz. Bate muito com as músicas que coloca no blog e no Credencial...

Juliano disse...

Meus questionamentos para o Credencial:

1- Agora que a novela da borracha que substituirá a Bridgestone a partir de 2011 acabou, ainda resta outro folhetim, o da 13ª equipe, que pode ser 12ª dependendo dos caraminguás que a Hispania conseguir arrecadar. Já estamos entrando em julho e até agora nada foi decidido. Vamos repetir a palhaçadinha de 2010 e teremos mais uma equipe se arastando nas pistas junto com as 3 novatas deste ano?

2- O que se passou exatamente com o Webber que despencou de 2º para 9º? A TV não foi muito clara.

3- Alguém da GP2 tem o nome comentado para dar as caras no grid da F1 em 2011 (independente de dinheiro) ou a turma atual é mais fraquinha do que anos anteriores?

4- Por que só o Glock tomou 20 segundos de punição? Será porque ele foi o único que tinha levado volta, então não faria diferença?

5- Barrichello tirando leite de pedra com a carroça da Williams. Brilhante 4º lugar. Mas fica a pergunta: Foi circunstancial, por conta da pista, ou a Williams reagiu, guardadas suas limitações e pode almejar ao menos um pódio até o final do ano?

6- Pra encerrar:Italianos e Ingleses ainda estão tristinhos com as eliminações precoces da Itália e da Inglaterra da Copa do Mundo ou a tromba persistirá até o dia 11/07?

Cadu Tupy disse...

Ico, desculpa postar mais uma vez, mas esqueci de perguntar duas coisas para o Credencial. Se possível:

1ª- Williams. Os dois carros correram com especificações diferentes, um tendo o F-Duct e o outro não, um usando barbatana de tubarão e o outro não. Por quê?

2ª- Williams. O Hulkemberg abandonou com um suposto incêndio no carro, porém não entendi nada. O carro não apresentou qualquer sinal de fumaça ou chamas e estava todo derretido, tendo afetado até o pneu traseiro direito. Afinal, o que houve? Fogo invisível? Qual material ali queimaria desta forma?

Bom, agora acho que é só.
Valeu!

Abraço!

José Carlos Medeiros Junior disse...

Ico, parabéns pelo belo trabalho. Você não acha que o Lewis sempre está metido em polêmica e uma hora pode sofrer uma punição severa do tipo ser banido da F1?

Outra pergunta: como foi encarada a reaparição do Flávio Briatore no padock?

Grande abraço,
Saudações tricolores (Santa Cruz Futebol Clube).

José Carlos Medeiros Junior
Recife, PE.

marconi disse...

Tudo muito bonito, tudo muito bom, mas Valência proporcionou a corrida mais chata da temporada. Os únicos momentos de emoção foram a decolagem do Weber (mais uma né, pois ele deu uma pirueta dessa em Le Mans em 99 com uma Mercedes) e as ultrapassagens do Kobayashi sobre Alonso e Buemi.
Mas gostei do quarto lugar do Barrichello, isso seria possível em Silverstone?

Atenágoras Souza Silva disse...

Olá Ico, tudo bem?
Pelas entrevistas do Rubinho, o problema do motor Cosworth é a dirigibilidade, e o fato de a boa resposta em potência dele só ser boa em giros muito altos, sendo difícil encontrar uma boa relação de marchas em circuitos mais lentos, além de perder muita potência de uma corrida para a outra, não é mesmo?
Porém, tanto no GP do Canadá quanto no GP da Europa, os carros da Williams foram bem nos treinos de sexta mesmo utilizando um giro baixo, e mesmo melhorando o desempenho no sábado, usando giro total, tanto no último treino livre quanto na classificação.

Assim, as perguntas para o Credencial são:

1) A Cosworth resolveu parte dos problemas de perda de potência, dirigibilidade e resposta da curva de potência para giros mais baixos?

2) Qual você acha que será o desempenho desses motores e do carro da Williams em Monza, já que lá se anda com o giro alto praticammente o tempo todo, e, teoricamente, é o ótimo de funcionamento dele? Afinal, percebe-se que aerodinamicamente, o carro da Williams melhorou muito.

Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.

Leonardo disse...

Olá Ico!
Parabéns pelo programa, está cada vez melhor!
Gostaria de peguntar o seguinte:

1)O que você acha deste discurso que a Globo (leia-se Galvão Bueno e Reginaldo Leme), vem utilizando nas transmissões, quando a cada apresentação enfadonha do Schumacher, de que ele estaria apenas "se divertindo"?

2)Gostaria de saber, se existe alguma chance do Adrian Sutil, correr por uma equipe melhor em 2011? Pois gostaria de vê-lo provar do que é capaz, com um bom carro em mãos.

Kico disse...

Ico,
A preocupacao do Alonso com o Hamilton é surreal. Passar 2 radios perguntando sobre o Lewis, isso tem precedente na F1?

tibone disse...

Acho que eu fui o unico que gostei da corrida.
Foi uma procissão, mas já tivemos corridas BEM mais chatas nos últimos anos, então mesmo sendo a pior deste ano, ainda não foi tão ruim.

Perguntas para o Credencial :

1) Sou apenas eu, ou não ainda realmente não houve este ano, uma atuação de F. Massa, onde ele tenha mostrado a combatividade de anos anteriores ?

2) A F-India tem chance de beliscar algum pódio este ano, ou só se algo muito bizarro acontecer ? Ainda não consegui entender o carro deles deste ano, quais são os pontos fortes do VJM-03 ?


Valeu pela transmissão Ico, ouvi pela Band, e agora tens mais um ouvinte assiduo, juro que tentei ouvir a emissora de tv, mas sem condições de 10 minutos que eu ouvi, 9 foram sobre os jogos da copa, 30s sobre a corrida e 30s de comerciais. Perguntar para comentarista de F-1, durante uma corrida de F-1, o que ele acha do jogo que vai ter depois da corrida e pedir análise tática da seleção que vai jogar, foi o fim da picada.

Espero que tenha melhorado da Amigdalite.

98t - Érico disse...

O novo traçado de Silverstone não é o que está no topo da página, mas este aqui http://forums.lotrdc.com/viewthread.php?action=attachment&tid=1096&pid=10161

Abs.

Thiago Cortizo disse...

Ico! Conheci o seu blog no ano passado quando aguardava noticias na pré-temporada sobre o Barrichello e desde então é um acesso por dia (pelo menos), sempre aguardando posts e sempre muito ansioso pelos "Credenciais"

Faço a minha primeira pergunta para começar a participar mais ativamente do Credencial/Blog.

Esta performance do Rubens é reflexo de sorte, trabalho do piloto, ou o carro melhorou? Ou ainda... ele se encaixou com a pista e nada mais? Dá para ter experanças de outras boas provas?

Parabéns pelo trabalho!

JCCJCC disse...

Porquê que a Ferrari chamou os dois pilotos para as boxes quando entrou o safety-car? Não era evidente que iam perder muito tempo e iam ficar nos últimos lugares?
Não era bem melhor ter mantido os carros na pista e parado apenas quando o pelotão estivesse mais alongado?

Quem comanda o semáforo que impede que os pilotos re-entrem na pista quando o SC está a passar? é automático? ou é a direcção de corrida?

]Muguello[ disse...

Ico,

Ainda existe bandeira preta na F1?
O que eh preciso um piloto fazer para ganhar tamanha honraria?
Fosse voce um diretor de prova, teria dado alguma bandeira preta nessa temporada? qual?

[]'s

Adriano disse...

Acho que a punição do Hamilton demorou demais a sair e foi muito branda.

Alexandre disse...

Se Ross Brawn tivesse feito o dever de casa correto o Schumacher teria terminado em segundo ou em terceiro. Uma lambança da equipe. Perderam uma ótima oportunidade de colocar 1 piloto no pódio.

CelsoAM disse...

Ico,

Que ótima performance do Koba! Apesar dos altos e baixos na temporada, nesta corrida (pricipalmente na metade final) apresentou um ritmo de corrida impressionante, segurando sem sustos o Button e ainda conseguindo administrar carro, pneus, freios e combustível. Executou perfeitamente sua estratégia.

Apesar de ter passado 3 vezes ao Q3, o forte do japones é mesmo o ritmo de corrida (como mostrou em Abu Dhabi)?

Há algum tempo não via uma performance assim de um piloto num carro tão inferior. Foi sorte?

Não acha que se fosse brasileiro, já iriam chamá-lo de gênio?

Abraço!

Anônimo disse...

Ico, na região onde moro e meu radio de casa tem 3 faixas, mas as 9 da manhã so pegava nitido FM, então ficamos com globo, no aguardo do CREDENCIAL.

Ewerton H. De Pedri disse...

Ico, o SC não deveria deixar que todos os carros passassem por ele?
Ou os boxes permanecerem fechados até que todos os carros estivessem alinhados?

E outra, essa regra de troca de pneus obrigatória, sempre ocasionará esse tipo de problema quando ocorrer um SC no início de um GP.

José Inácio Pilar disse...

PARA O CREDENCIAL:

1 - Acha que com esses pontos Barrichello consegue assinar com a Williams por mais um ano além de 2011 (no caso, 2012), mostrando que está competitivo?

2- Sabe alguma coisa se a Williams deverá mesmo manter os Cosworth em 2011 ou mudar para Renault?

3- Ainda sobre a Cosworth, sabe se eles estão conseguindo reduzir a diferença deles para os melhores (Mercedes) dentro das amarras do congelamento?

4- Com a saída confirmada do RBS, Air Asia e possivelmente Philips e McGregor, eles tem interessados para entrar no lugar? Como está a situação financeira da Williams para 2011/2012?

5- Como está Frank Williams e Patrick Head (saúde e motivação)?

6- Com tantos carros apenas "razoáveis" nos últimos anos, não estaria na hora deles investirem em novos projetistas? Quais as opções (boas) no mercado?

Marcelonso disse...

Salve Ico,

Para o credencial,as proximas duas corridas teoricamente são favoráveis as Red Bull,será que as McLaren podem fazer frente a eles?

abraço

Kohara disse...

Fala, Ico.

Grande corrida do Kobayashi. Achei que ajuda a entender um pouco o que a Bridgestone disse no começo do campeonato sobre a Sauber ser o carro que melhor usa os pneus... Com o japonês, os pneus duros duraram a corrida toda! O problema é que ninguém teve problema de consumo de pneus nessa temporada... Mas foi importante pra Sauber conseguir um bom sétimo lugar no fim.

Sobre o caso do Safety car, achei que o que pode ser dito é que o crime compensa. Nem acho que tenha sido deliberado o caso Hamilton, mas o que pareceu é que vale a pena descumprir a regra... Tomara que a FIA reveja as punições numa próxima oportunidade, ou então tome as providências mais rápido.

Ah, sim. Só mais uma coisinha. Eu comecei um blog (http://coldeturini.wordpress.com/). Se der a honra de sua visita, agradeço.

Abraço,
Kohara

Pedro Araújo disse...

Olá, Ico e frequentadores do Blog!

Aproveitando a deixa do Kohara:

Pneus macios novos à parte, eu acho é que o Alonso ficou conversando demais no rádio sobre a punição do Hamilton, se distraiu, e aí foi lá o Koba se aproveitou... hehehe...

E então, Ico, a situação do japonês melhorou na Sauber com certeza, mas tirando o fator econômico - possibilidade maior ou menor de patrocínios que um piloto possa levantar - você percebe uma real vontade do Peter Sauber de manter o Kobayashi na equipe para 2011?

Abraços a todos!

Pedro Araújo

Wagner Almeida disse...

Olá Ico, desejo melhoras.

Você acha que o Mark Webber perdeu o foco após o gp da Turquia, onde praticamente a equipe mandou o Vettel passar por ele?

Outra curiosidade: Talvez vc já tenha falado sobre isso em outro credencial, mas o arranjo de guitarra tema do Credencial é seu?
Abraços,

Wagner Almeida/São Mateus-ES

Gabriel Souza disse...

Eu, sempre atrasado... Tô ouvindo a última edição do Credencial.

Vamos às perguntas:

- Eles (fia) pensam em mudar esta regra do safety-car após esta "confusão".

- É possível afirmar que a situação voltou ao "normal" na Red Bull (Vettel andando mais que Webber)?

- Sobre a Williams: o quanto há de "Barrichello" nesta evolução do carro? E o bom desempenho em Valência tem relação com a pista não exigir muito dos motores?

Abraço!!

Jean disse...

Sugestão:
Esse regulamento quanto mais refina pior fica, e é incompreensível para o espectador, mesmo que ele seja bem informado.
Ainda vimos um sinal vermelho, isso é ridículo!
A sugestão é o seguinte, deu acidente, tendo que limpar a pista, bandeira laranja, coloca-se um limite de velocidade, como aquele dos boxes, não precisa de ’safty Car’ acende um led no cokpit, o piloto liga o limitador, vai tudo mundo com cuidado, sem mais nada, e nem sinal vermelho. Não é correto alguns se aproveitar e outros se darem mal, resta a estratégia de box para aproveitar melhor as circunstâncias. A ultima volta em bandeira laranja, seria sem ultrapassagens e sem limitação de velocidade.

Anselmo Coyote disse...

Kobayote dando bicuda no capacete da prima-dona? Não tem preço... rsrs.