Parece Stefano Domenicali, mas este é Marco Piccinini depois do GP de San Marino de 1982. O chefe de equipe da Ferrari na época tergiversou sobre o teor das placas dando ordens para seus pilotos “diminuírem o ritmo” no meio da corrida. Uma ordem não acatada por Didier Pironi e que deflagrou uma guerra interna no time.
Como eu já afirmei no “Credencial”, colocar-se acima da disputa interna entre seus pilotos é uma prática recorrente na Ferrari e perfeitamente aceita pelos tifosi. Isto explica a repercussão bem discreta e diferente que o episódio em Hockenheim teve na Itália. Para eles, é uma história normal que se repete. Até no discurso do comandante.
10 comentários:
É o modo de trabalhar da Ferrari, que já conhecemos tão bem...colocar os interesses da equipe (ou da máfia) acima do esporte...
Quanto à foto, belíssima!
Ico, tuti MAFIOSO!!!!!!!!!!!!
Não amenisa em nada a atitude mediocre do massinha.. em interlagos vou torcer pro alonso.
Seguindo sua orientação Ico, ontem eu mandei um montão de e-mails mostrando minha frustração em adiquirir produtos das marcas associadas a Ferrari. Mandei pra Fiat, dizendo que se isso tivesse ocorrido antes da compra de um auto por mim, teria optado por outra marca...pra shell que me sugeriu entrar em contato com a assessoria de imprensa da Ferrari (mas acho q falar com o Luca vai ser meio difícil)pois não tem autonomia de decisão...mandei pra bridgestone descendo a lenha e ainda falta para a Phillip Morris (o mail já consegui, mas deixar de fumar o cigarrão, hum não sei não...)
Mudando um pouco de assunto, ontem conversando com a minha mãe que mora em Miami e que ficou sabendo do epsódio por lá...ela me deu sua opinião: "é fato que agente já conhece o histórico da Ferrari, mas oque me deixa incucada é como pilotos renomados se sugeitam a isso; eu entendo que o Felipe como um funcionáio de uma empresa tenha de engolir alguns sapos, assim como todos nós durante nossas jornadas, mas o maior problema é o fato de um piloto chegar a vitória utilizando de artimanhas desse tipo. Ayrton Senna jamais aceitaria uma vitória dessa maneira, ele sempre venceu por seus próprios méritos"...
É.
Por quê o espírito do Pironi não baixou no Massa em Hockenheim...
bem, precisa dizer uma coisa: o brasil ta revoltado e a italia achou otimo apenas por quem teve vantagem e quem nao: se tivesse sido em favor do massa os comentarios no brasil seriam iguais aos na italia.
Eugenio
Ico,
Existe uma sequência de fatos que ocorreram em outras corridas que, somada a este último episódio na Alemanha, nos leva a concluir que Massa tem sim se comportado como segundo piloto na Ferrari:
1) No Bahrein Alonso forçou uma ultrapassagem em cima de Massa na primeira curva e este cedeu. Depois, Massa foi orientado a "economizar motor" para chegar em segundo.
2) Na China, Alonso forçou novamente uma ultrapassagem de risco em cima de Massa, na entrada dos boxes, e este cedeu para não bater, perdendo depois qualquer chance na corrida por ter que esperar o companheiro fazer a troca antes dele.
3) Em Silverstone, Massa fez uma ultrapassagem forçada, mas limpa, em cima de Alonso, e este tocou em seu pneu traseiro furando-o e, novamente, arruinando qualquer possibilidade do brasileiro na corrida.
4) O desenvolvimento do carro privilegia o estilo de pilotar do Alonso, que com sua forma de atacar as curvas aquece os pneus mais rapidamente que o brasileiro.
Com todos estes fatos, mais a obrigação de ceder sua vitória na Alemanha para um Alonso que chamava de "ridícula" a sua tentativa legítima de defender a primeira posição, não fica óbvio que um dos pilotos da Ferrari vem sendo privilegiado ao longo do ano? Afinal, para um (Alonso)vale tudo para atacar ou defender-se do companheiro de equipe, para o outro cabe o papel de se submeter a todas as situações que lhe forem impostas.
Ico, aproveitando que você irá entrevistar o Massa em breve, apresente-lhe estes fatos e pergunte a ele se realmente podemos enxergar uma "igualdade de tratamento" aos dois pilotos da Ferrari.
Talvez nem mesmo o Felipe esteja entendendo o que está acontecendo com ele neste momento, e esteja tentando se enganar acreditando que a Ferrari o trata da mesma forma que o espanhol.
Abraços
Se o Alonso é tão favorito na Ferrari, porquê que o Massa não o deixou passar na Austrália quando era evidente que o Alonso estava mais rápido?
Ou seja... São pilantras e anti esportistas há muito tempo.
E falando em Imola... Que saudades da Tamburello.
Que curva fantástica.
Dois modelos diferentes na mesma corrida? Explica aí, Ico, pra gente falar um pouco sobre carromobilismo...
Postar um comentário