As palavras temerosas de Bernie Ecclestone apostando no naufrágio de algumas equipes antes do final do ano foram puro terrorismo. O diminuto dirigente chegou à conclusão que as equipes da Fórmula 1 podem se satisfazer com um pedaço menor do bolo dos lucros da categoria se tiverem que o dividir por dez ao invés de doze. Mas as notícias que eu trouxe de Hungaroring e estão publicadas na edição de hoje do LANCE! mostram que as novatas chegam à pausa com uma base boa para assegurar sua continuidade na categoria.
A Hispânia realmente já acertou que vai usar o know-how, staff e instalações que pertenciam à Toyota na cidade de Colônia para seu projeto do ano que vem. O anúncio só não foi feito ainda porque os japoneses esperam o pagamento da parte inicial do acordo estimado em 55 milhões de euros, o que está programado para acontecer até no máximo no final de setembro.
A presença de Sakon Yamamoto no time foi de ajuda fundamental para sacramentar a parceria, principalmente por ele trazer no bolso cerca de um décimo desse valor. Ainda não é oficial, mas já posso adiantar que o japonês vai correr todas as etapas ao lado de Bruno Senna até o GP do Brasil. Apenas a prova de Abu Dhabi permanece em aberto – o carro de número 20 pode ser ocupado por Yamamoto, por Karun Chandhok ou até mesmo pelo austríaco Christian Klien no encerramento da temporada.
Outra novidade que está nas páginas do jornal é do acordo sacramentado entre a Lotus e a Renault, revivendo a antiga parceria dos anos 80. Em Hungaroring, se falou até na possibilidade do time de Norfolk abrigar o russo Vitaly Petrov no ano que vem para ajudar em seu processo de amadurecimento e abrir um lugar na Renault para um piloto mais “pronto” (Heidfeld, Sutil, Glock e Kovalainen foram alguns dos nomes citados). Mas o russo impressionou no final de semana e pode voltar a ser uma aposta dos franceses se continuar nesse tom.
Ao contrário dos dois acima, um acordo que ainda não foi fechado mas cujas conversas estão bem encaminhadas é o de Peter Sauber e Carlos Slim. O bilionário mexicano entraria como sócio minoritário da equipe, exporia sua marca Telmex na carenagem e traria seus protegidos para o cockpit dos carros de Hinwil. No ano que vem, Sérgio Perez correria ao lado de Kamui Kobayashi. Em 2012, a dupla seria Perez e Esteban Gutierrez, o garoto que anda impressionando na GP3.
Para encerrar, a Virgin continua apostando no seu projeto de sucesso a médio prazo e parece ter mesmo a base financeira para isso. A ordem por lá e continuar desenvolvendo o carro deste ano ao máximo para continuar tirando lições para o modelo do ano que vem. E a intenção do time é pela continuidade da sua dupla de pilotos, com o qual os chefes estão muito satisfeitos.
(Foto Luis Fernando Ramos)
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17 comentários:
Gente coisa é outra fina. Valeu pelas novidades, Ico. Muito bom! ;-)
Ico, grandes furos hein!!!
Bruno Senna (via embratel) não teria chance de ser um dos possíveis protegidos de Carlos Slim com chances de ir para a Sauber?
Pois não é que entre mortos e feridos, todos serão salvos. ...menos o Karun.
E o Bruno Senna deveria investir em outras praças, tipo a do De La Rosa. Vamos ver...
Gostei. Já tinha lido isso ontem no Autosport português, embora o caso da Hispania esteja um pouco "na corda bamba". Mas se arranjarem o dinheiro prometido, excelente!
Quanto a Lotus-Renault, é o regresso de um nome mitico, confesso. Ouvi que iriam anunciar em Singapura, bate certo?
No final, das duas uma: ou é tudo azul, ou acho que é altura do Tio Bernie ter um AVC...
Tempos atrás falaram de um acordo da ART com a Sauber, quando a primeira desistiu da 13ª vaga da F1. Considerando que Slim seria minoritário, pode até ser. Só não sei o que fariam com os "protegidos" do Todtzinho.
Ah, Lotus-Renault... essa dupla sempre traz ótimas lembranças. Acredito que dê certo, novamente.
E esta parceria Sauber / Telmex parece bem interessante. Vamos esperar pra ver.
Se tudo se confirmar, serão boas notícias.
Para os pilotos do meio e fundo do grid, 2011 pode ser uma temporada importante, já que em 2012 provavelmente terá uma grande movimentação nas vagas das equipes principais.
De todas essas possibilidades, a que parece mais animadora é a Lotus com motor Renault.
Quando abri o lance pela manhã, fiquei satisfeito com essas notícias. Espero que o B. Senna tenha tempo de usufruir dessa "nova" Hispânia.
Ico,
Boa tarde!
Ótimas informações como sempre...
E como anda a escolha da 13ª equipe para o grid e 14ª para ficar de reserva?
No pareo só sobraram mesmo Epsilon Eukadi, Durango e Stefan?
Abraços,
Telo
Tony Fernandes arranja uma parceria Lotus-Renault... Do jeito que ele quer se associar à imagem da antiga Lotus, é capaz de ele chamar o Dudot para ser o chefe de motores. E colocar o Ducarouge para projetar o carro!
Até onde é verdade que a Hispânia usaria o espólio da Toyota?
Seria um salto de qualidade enorme.
Bom, muito bom. E o Slim sempre flertando com a Fórmula 1. Em 2008, ele não comprou a Honda por muito pouco.
Fico feliz especialmente pela Hispania. Como um dos oito torcedores da equipe, espero que ela seja a melhor entre as atuais novatas em 2011.
Grandes notícias.
Parabéns, Ico.
Mas (se eu não perdi alguma parte) Koba ficaria a pé em 2012?
Abraço!
E a Williams, heim? Será q se salva sem os patrocinadores?
Esse "diminuto dirigente" seu teve um ar de diminuto em matéria de caráter também. ou eu essou vendo coisas?
ICo, Este ano dois mitos começam a mostrar suas caras, o Shumy o dick vigarista campeão, a equipe Mercedes Bens tinha um plano, mas foi abortado(mudar p/ Shumy) para agradar a prima dona, deu no que deu, revivendo a velha Honda muito dinheiro e pouco resultado falta alguem para acertar os carros e vestir a camisa, um poderoso motor e só vaidades, como no Brasil deixaram de fabricar bons carros e os japoneses se aproveitaram faturando uma nota preta(Toyota-Honda) a impafia alemã.
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