domingo, 29 de agosto de 2010

FÉ EM DEUS E PÉ NA TÁBUA

Um circuito divino, um clima diabólico: pela qualidade e dramaticidade das corridas, os GPs da Bélgica costumam ser sempre quase uma experiência religiosa. E ontem não foi diferente. Uma pancada de chuva leve no início e outra mais forte na parte final das 44 voltas disputadas garantiram uma boa dose de problemas para os pilotos da Fórmula 1. Não foi à toa que o vencedor terminou a a prova falando que foi guiado pela mão de Deus quando quase pôs tudo a perder num momento em que escapou da pista.

Que condições traiçoeiras... incrível! Spa sempre nos traz a corrida mais desafiadora do campeonato. E eu estou no paraíso por tê-la terminado em primeiro”, exultou Lewis Hamilton.

O piloto da McLaren tinha mesmo uma conta em aberto com o circuito. Em 2008, ele cruzou a linha de chegada na frente, mas recebeu uma punição de tempo por ter cortado a chicane numa ultrapassagem e ficou classificado em terceiro. Alívio duplo para o inglês:
Eu amo as corridas, está no meu sangue. Chegando aqui, fiquei surpreso como éramos competitivos, possivelmente com o melhor carro. Mas foi difícil transformar isso em vitória nessas condições tão instáveis. De qualquer jeito, é um prazer agora poder colocar essa pista na lista dos lugares em que já venci, falou o piloto, que conquistou sua 14ª vitória na F-1.

E Hamilton tem mesmo razão: no templo de Spa, o jeito foi rezar para sobreviver até o final da prova, não importando a que preço. Mark Webber fez uma péssima largada, caiu pro meio do pelotão mas acertou depois a oração e foi premiado com um segundo lugar importante para suas pretensões no campeonato.


Outros naufragaram num dilúvio de erros. Jenson Button foi vítima involuntário de um erro calamitoso de Sebastian Vettel. O alemão tinha mais velocidade, mas meteu os pés pelas mãos na hora de tentar a ultrapassagem, perdeu o controle do seu carro e rodou, atingindo em cheio a McLaren do atual campeão do mundo.


O calvário de Vettel seguiu com uma punição, um pneu furado e decisões estratégicas equivocadas. Terminou o dia crucificado pelo chefe de Button, Martin Whitmarsh.
Não foi algo que você espera ver na Fórmula 1, tinha mais cara de categoria de base. Uma punição de Drive-Through foi leve demais”, reclamou o comandante da McLaren.

A Ferrari também afundou com o abandono de Fernando Alonso, que bateu sozinho perto do final depois de ter a prova comprometida logo na primeira volta, quando seu carro serviu de freio para a desgovernada Williams de Rubens Barrichello. A escuderia apostou alto no espanhol em Hockenheim e pagou um certo preço num dia em que foi Massa quem salvou pontos para ela. Jogo de azar é pecado, deveriam saber.


A discussão teológica está lançada: faça seus comentários e perguntas para o “Credencial”, que deve ir ao ar na terça-feira.

42 comentários:

JOSÉ CARLOS MEDEIROS JUNIOR disse...

Ico, parabéns pela cobertura: Agora o campeonato de fato está monopolizado entre Webber x Lewis ou alguém de trás ainda pode chegar?

José Carlos Medeiros Junior
Recife, PE.
Fórum Downforce - www.downforce.com.br

Rosa disse...

Olá, Ico,

a Red Bull finalmente perdeu a paciência com o Vettel? Fico pensando se o alemão ainda tem coragem de olhar para os seus chefes...

O Webber já está sugerindo assumir o posto de primeiro piloto, colocando o Vettel como fiel escudeiro. Vc acha que está na hora da Red Bull investir em um só piloto ou ainda vale a pena deixar os dois disputando em condições de teórica igualdade?

Abç,

@Rosa de Almeida
Teresina-PI

Unknown disse...

Fala Ico, salve salve!

Que corridaça, essa junto com o GP do Canadá foram sem dúvidas as melhores disputas do ano.

Lanço agora minhas perguntas para o Credencial:

1 - Uma coisa ficou clara nesse GP: Sebastian Vettel não sabe ultrapassar nem largar tão bem. Será que superestimaram o alemão?

2 - Kobayashi fantástico. Largando de 17° chegou em 8°. É possível que a ART e a Sauber fechem um acordo realmente ano que vem? O japônes precisa de um bom carro urgente!!!

3 - O Petrov é outro que está merecendo ficar. Corridaça do russo que saiu de último e ganhou posições tanto em estratégia de boxe quanto na pista, chegando até a zona de pontuação. A Renault já definiu se ele fica?



Fico por aqui. Abraço Ico, tudo de bom o/

Ron Groo disse...

Como eu disse no post de baixo:
Spa = Templo, logo suas corridas são celebrações. E este ano teve o pastor que mereceu: Lewis foi perfeito.

Minha pergunta é: Ainda é cedo demais para polarizar a briga entre Webber e Lewis?

Cassiano Mariani disse...

Grande Ico!parabéns pela cobertura!
Perguntas para o credencial:
1- Nao pareceu que o Massa fez pouco caso na corrida, ja que a equipe escoleu alonso como primeiro piloto? pra mim ele tinha condiçoes de lutarpor um podio, mas acho que preferiu nao se esforçar...
2- Alguma informação comparativa entre os pneus bridgestone e Pirelli? tempo de volta, desgaste...

3- sua opinao sobre o erro de Vettel x button. para mim foi coisa de corrida. nao merecia punção...
Ps: falou com o Rubens sobre o azar que ele tem quando usa algum capacete comemorativo? ja percebeu que toda vez quando Barrichello homenageia alguen sempre fica de fora da corrida?
Grande abraço!
Cassiano!

luiz carlos disse...

Bem feito pra Ferrari! huá, huá, huá, huá...(risada diabólica)!!!!

Como diz o velho ditado, quem aqui faz aqui paga!!!

Arthur Simões disse...

Fala Ico!

A corrida reforçou a minha opinião de que o Vettel é apenas um piloto rápido,mas que vai precisar evoluir muito para ser campeão.
Para mim,é do nível de outros que surgiram muito bem e como "futuros campeões".ex:Wurz,R. Schumacher,Frentzen,Fisico...

Pergunta:
-Parece que a Red Bull vai brigar mesmo para ter motores Mercedes em seus carros,mas a fábrica alemã tinha falado que não teria condições de fornecer motores para mais uma equipe.
E aí?O final dessa história está próximo de acabar?

-Galera elogiando o Kobayashi,Petrov,Alguersuari...
Mas (novamente) Kubica e Sutil roubaram a cena.
Sutil inclusive "brincou" com as Mercedes.

Ico,segundo o Galvão,a dupla da Renaul é Kubica e Petkovic.
Soube dessa??? hehehehe

Valeu!!

Alexandre disse...

Ico, para o Credencial: alguma notícia da Silly Season?

Érico disse...

1 - você ainda crê no favoritismo do Vettel pela superioridade do RB6?

2 - já reparou que, sempre que o MP4-25 e o RB6 estão próximos em desempenho, Hamilton leva a melhor sobre Webber? Austrália, China, Turquia, Canadá, Valência, Alemanha, Bélgica... Quem necessariamente precisa do melhor conjunto é o australiano. Estou certo?

3 - a perde de rendimento do RB6 na Bélgica está relacionada aos novos testes de rigidez das asas e carro? Não foi tanto tempo assim que eles era um segundo mais rápidos que todo mundo em Silverstone.

4 - até onde vai a paciência de Montezemolo (e da imprensa italiana) com os erros do Alonso? Da mesma forma, e a Red Bull com Vettel?

5 - Button é carta fora?

Érico disse...

Cassiano, Barrichello fez homenagem ao Massa em Valência no ano passado e venceu a prova. Não é sempre que o capacete traz azar.

Washington disse...

Olá Ico!!!!!
Mais uma ótima corrida em SPA! Panelas velhas como SPA / Interlargos / Suzuka e etc é que fazem comida boa!!!!!

Para o credencial:
1) A confiança de Alonso no título é cada vez mais engraçada, senão, ridícula. Ele se faz de tapado ou é uma topeira mesmo?

2) Vc acha que a Ferrari será punida de alguma forma no julgamento da semana que vem?

Até mais!! Bom trabalho!!!

Unknown disse...

Ola Ico, mais uma vez um show de comentarios pertinentes pos sua parte, fico cada vez mais fa do seu blog. Obrigado por dividir conosco suas opinioes.

Pergunta para o credencial:

- O que voce acha do estágio de amadurecimento do Hamilton? Ele me parece hoje muito mais completo do que aquele que ganhou o campeonato no passado. Esse amadurecimento (se houve) teve influencia das corridas nao terem mais reabasteciemento(digo isso pois achei que esse amadurecimento ocorreu principalmente esse ano.

abraço

Marcos

Anônimo disse...

Ico, parabéns pelo blog e pelo seu excelente trabalho.
Pergunto: Qual o problema do Vettel? Talento o menino tem,,, mas é completamente descompensado. O que é necessário para salvar a carreira desse jovem piloto? Será que um excepecional "gerenciador" de carreira ajudaria? Você indicaria alguém que fosse capaz de "curar" este menino?
Por fim, pergunto se tem mesmo algum fundamento a assertiva do Bernie de que se o Schumi estivesse guiando um carro da RBR apostaria suas fichas nele? Você sabe alguma coisa sobre a quantas anda o desenvolvimento do carro da Mercedes para a temporada de 2011?
Forte abraço!
Marco Ladeira/Juiz de Fora/MG

Unknown disse...

P o credencial, laconico: Kobayashi 2011?

carlo paolucci disse...

Master Ico,

Fico muito feliz c as referências elogiosas a Spa. Uma bela prova esse ano, a chuva do carai aprontou c os mais afoitos e honrou os merecedores. Rubinho recebeu bela homenagem da imprensa belga, e nós, seus fãs declarados fomos felizes nos embebedar na Grand Place.
Saudações belgo-monarquistas
carlo paolucci

Mauro disse...

pergunta 1: A williams tem algum tipo de remorso em relação a brasileiros? a marca do senna no bico, e essa facilidade com que permitiram simbolos nacionais no carro tanto agora como na época do fim da parceria com a petrobrás.

pergunta 2: acabou a grandiosa vantagem da redbull? se me lembro bem foi assim também com a brawn nessa época

Marcos Antonio disse...

Ico, Grande corrida e grande lambança do Vettel!e a Williams não teve uma boa corrida, Barrichello pegou em cheio o Alonso e o Hulk sofreu com o acelerador...

Minha pergunta é:
Existe algum piloto no grid que tá ameaçado de perder sua vaga pra 2011?

abs!

Douglas Fortes disse...

Ico, o Felipe fez uma corrida impecavel pra mostrar mais uma vez pra Ferrari a burrice e a ingratidão que ela fez com o Felipe e nós torcedores dos nossos brasileiros na f1.
abraço

Anônimo disse...

Melhor corrida do ano até agora.


Spa é espetacular!


Pergunta: A disputa fica entre Webber e Hamilton mesmo, ou ainda há mais alguém que pode ganhar o título?

Danilo Fé disse...

Ico, você não acha que o Massa arriscou pouco na corrida. Quando veio a primeira chuva ele, que não está mais pleiteando o mundial, não deveria correr e colocar o intermediário. Fizesse isso não teria ganhado? Eu acho que ele deveria ter a mesma postura que o Alonso tinha na Renault, quando não disputava nada: arriscar e ver no que dá.

Abraços

Alexandre Reis disse...

Alexandre Reis - Goiânia/GO
***************************

Boa noite!

Excelente corrida. Muita emoção e indefinição até as últimas voltas.
A F-1 precisava de mais corridas assim.

As gafes do locutor da Globo também foram hilárias. "Petkovic" na Renault? E quando o Jenson foi atingido pelo Seb, apareceu a imagem do piloto de testes Gary Paffet, e o Galvão soltou: " Se desespera o engenheiro da Mclaren..." Ahahahahaha...

Mas Ico, o que há de informações no paddock sobre o futuro da Hispania e do Bruno Senna?

Abraço!

Williams disse...

Ico, a FIA e o Eclestone proíbem a repetição de uma mesma pista no calendário?

Cristiano disse...

Sobre as disputas que pouca gente presta atenção: O Di Grassi reclamou que o Kovalainen o passou cortando a chicane, da mesma forma que Alguersuari passou Liuzzi, mas só o espanhol foi punido. Essa punição pode vir depois?

Juliano GO disse...

Olá Ico,
Vamos direto as perguntas.

-Se a F1 procura emoção por que não se cogita em colocar mais de uma prova em Spa? Acredito que seria emoção garantida.
-Falou-se da fusão da entre a Epsilon Euskadi e Hispania e também se falou dos primeiros testes deles(Epsilon Euskadi) no túnel de vento. Algumas dessas especulações tem um fundo de verdade?
-E o GP da Coréia sai? Caso não o circuito não fique pronto a tempo quem são os candidatos a substituí-lo? Gostaria que fosse o circuito de Portmão em Portugal aonde a F1 já testou.

fidalgo disse...

Alô Ico

Os jornalistas e chefes de equipa ligam alguma para a GP2 ou GP3 ou outras provas menores? Se sim qual foi a reacção às corridas de Álvaro Parente? Encheu o olho aos jornalistas e directores? Ele me parece um caso de muito talento e pouco dinheiro. Pena que ninguém lhe dá a mão.

Unknown disse...

Oi Ico,

voce teria a situação motores?

com a regra dos motores limitados fica importante este dato para as últimas corridas, mas é um dato dificil de encontrar: a Fia deveria publica-lo oficialmente.

Eugenio

Rodrigo Brasileiro disse...

Ico, nos conta como foi a festa do Rubinho!
E o video que a Williams fez para ele? Vi fotos dele chorando no momento em que viu o video. Será que vc tem como disponibilizar ele? Abraços

Juliano disse...

Meus questionamentos para o Credencial:

1- Ainda existe o traçado original de Spa, tal qual o de Nurburgring? É possível andar nele?

2- A questão da regra dos pneus, que fiquei em dúvida após o acidente de Barrichello e Alonso: Imagine que um piloto na situação de Alonso, depois de ser abalroado na entrada dos boxes, pare e troque os pneus macios por intermediarios, pois está garoando finamente. No entanto a chuva não vem e esse piloto é obrigado a trocar novamente a borracha e retorna no seu carro os pneus macios e vai até o fim com eles. A regra, nesse caso está sendo cumprida, por ele ter usado pneus macios e intermediários, ou ela exige que sejam utilizados macios e duros, independente dele ter colocado pneus intermediários esperando uma chuva que se desenhava e não aconteceu? Nesse caso, é imperioso que a direção de prova determine a corrida como "em condição de chuva" ou isso é irrelevante?

3- Quero lançar a campanha: Kobayashi na Red Bull já!!!

José Inácio Pilar disse...

Olá Ico, mais uma grande cobertura sua, como sempre, parabens!

Vamos as perguntas:

1- Felipe Massa o tempo inteiro não disputou nenhuma posição, mesmo com sua Ferrari tendo melhorado bastante, com dutro frontal, motor dos mais forte (que os Renault à sua frente) etc, terá ele se acomodado? Sentido o baque?

2- Sabe de alguma novidade na Williams, quanto a renovação dos contratos dos 2 pilotos?

3- Em Spa os motores Mercedes sobraram, os Renault faltaram, como estão os Cosworth nessa comparação?

4- Como a Cosworth está se preparando para as longas retas de Monza?

5- Sabe de algum possivel nome para substituir RBS/Phillips/Air Asia na Williams?

6- Até que ponto ha verdade no boato(ja negado) que a Mastercard pode vir a patrocinar Renault ou Williams?

7- Do Grassi falou que deposita suas fichas em ficar na Virgin ano que vem, mas ja está em conversas embrionárias com possiveis outras equipes. E Bruno Senna em que pé está para 2011?

8- O Boato (também ja negado) de que os motores Renault podem equipar Lotus e Force-India em 2011 tem quanto de verdadeiro? E a ida da Mercedes pra Red-Bull?

9- Como está o placar do uso dos motores eentre os pilotos. Vimos que De La Rosa ja estourou sua quota, e os demais, tem quantos ainda? Tem algum piloto (Alonso por ex.) sem muita margem pela frente?

10- Como pode logo a equipe oficial da Mercedes ser a única com os motores de mesmo nome a não se dar bem nas retas de Spa? Podemos esperar outro desempenho modesto deles em Monza?

11- Acha que vai sari alguma punição para a Ferrari na reunião da FIA? Qual seria essa punição (não a que acha justa, mas a que acha que virá)?

12- Como está a situação financeira da Force-Índia a curto e médio prazo?

Abraços!

Fernando Mayer disse...

Olá Ico!

Como já era de se esperar foi uma corrida sensacional essa de Spa. Sei que é fácil falar isso só agora mas na enquete feita por você no blog eu votei no Hamilton...e explico porque: Hamiltom parece ser, dentre os candidatos ao título, o mais tranquilo e preparado. O Webber também está merecendo muito levar este caneco por tudo o que tem feito na pista, porém, o maior impecílio para isso talvez seja aquela que deveria ser sua maior aliada: sua própria equipe! A Red Bull parece tão imatura quanto o seu Talismã Sebastian Vettel que a cada corrida vem demonstrando uma enorme capacidade de alternar momentos desastrosos e geniais como o próprio Nigel Mansell que por sinal (me corrija se eu estiver errado) foi quem deu a punição, ao meu ver equivocada, ao alemão na primeira colisão com Button. Não que eu esteja tirando a culpa do Vettel mas concordo com o Fábio Seixas no ponto de vista da inibição das disputas na pista. Voltando ao Hamiltom, ele está conseguindo ganhar a disputa interna na Mclarem, o que conta bastante. Já na Ferrari o Alonso só não joga a toalha porque sabe que seria ridículo depois de toda aquela palhaçada na Alemhanha. Portanto vejo um Hamilton amadurecido, com a equipe (como sempre) jogando pra ele e sem o peso de ter que provar nada pra ninguém.

Bom, depois de dar a minha opinião sobre quem leva a melhor este ano tenho uma pergunta:

Será que infelizmente no ano que vem veremos a Williams continuar com esse fraco motor Coswoth ou existem outras possibilidades? Se existem quais são?

Abç e Parabéns pelo bom trabalho!

poison disse...

Boa tarde, excelente análise da corrida. Estou seguindo seu blog.

Vamos ás perguntas:

1- Os comentadores de plantão falaram de leve em algo como a Red Bull ter fortalecido as asas dianteiras. Existe algum informação comprovando isso?

2- Sendo comprovado, isso não mostra que tanto Merceds como Mclaren estavam corretas em suas reclamações?

3- Não se comprovando, qual a justificação para um desempenho tão mediano das Red Bull?

Obrigado.

Celso AM disse...

Ico,

Ótimo texto, ótima corrida.
Hamilton espetacular, campeonato muito sólido do inglês. Kubica acima da média e Sutil muito bem neste GP.

A dupla da Mercedes acabou sendo a maior beneficiada devido à chuva no finalzinho, por terem largado com pneus duros e feito apenas 1 pit stop.

Não fosse isso, Kobayashi chegaria em sexto, em outra boa performance do japonês.

Pergunta: é impressão ou Vettel não sabe ultrapassar? Se é que existe algo que possa medir a 'capacidade de ultrapassar' de um piloto. Pelo menos neste 'quesito', vejo o Hamilton, Alonso e Kobayashi num 'top 3'...

Bom, para quem não viu, fica a dica de um link de video do novo ídolo da galera (Koba) aos 12 anos, ainda no kart. A primeira parte está legendada. A imagem está tosca, mas é legal ver qual era o sonho dele, o seu maior ídolo e do que mais gostava de fazer numa corrida...

http://www.youtube.com/watch?v=_AkBfD9-ono

Abraço!

Dennis disse...

Ico, desta vez não escutei a transmissão por um bom motivo, estava em Spa na Double Gauche no meio do povão. Comentário: Muito bom o desfile dos pilotos nos carros antigos. Em todo GP é assim agora? Outra pergunta: como você analisa a situação dos pilotos brasileiros a médio/longo prazo na Formula 1, após saida do Massa da Ferrari e aposentadoria do Barichello? Na GP2 enorme decepção com Razia em relação ao Maldonado na mesma equipe e Valerio em relação ao Parente com o mesmo carro. Na F1 Senna e DiGrassi não mostram nada digno de atenção. Você teme que provavelmente não teremos ninguém brigando sequer por pontos a partir do mundial de 2013?

ALFA Brazilian Miniatures disse...

Olá Ico, acho que fatos falam por si só. (em referencia aos meus comentários em favor de Webber aqui neste blog-alem de postagem no blog alfaminiatures-).

quote
[ Mark Webber fez uma péssima largada, caiu pro meio do pelotão mas acertou depois a oração e foi premiado com um segundo lugar importante para suas pretensões no campeonato.]
Gostaria de saber em que base um jornalista se faz para analisar um GP? Será por acaso 'postar' uma analise o quanto antes?
A Imagem da TV mostrou que Webber deliberadamente não 'encheu' o motor na largada e penso que tomar essa decisão teria 2 fundamentos:
1-não dividir a curva com o 'grupo da morte'-incluindo Vetel-
2-sabendo não ter o carro mais rápido, ir comboiando os lideres aguardando o desenrrolar da prova. Uma pista de 7km, um erro na decisão (como o que fez alonso)na escolha pneu/momento de prova, pode ser um desastre.
Outra coisa...

WEBBER NÃO CAIU PARA O MEIO DO PELOTÃO.
(...)
É irritante ouvir a Turma da Globo (salvo Burti) em falas que mais são gag´s quando atribuem o resultado de Petkovic a melhora do carro. CARAMBA!!! SERÁ QUE NÃO REPARARAM QUE DESDE O COMEÇO DA TEMPORADA O 'CARA' TÁ ANDANDO A MENOS DE MEIO SEGUNDO DO KUBICA?ALGO EM TORNO DE 0,3, 0,250s!!! (tal como hutengart-desculpe erro da grafia- que vem junto de rubinho. isso em uma pista como SPA!!!)
(...)

Sabe, o Vetel participou do curso de pilotagem MICHAEL SCHUMACHER...e faltou na aula em que este deu dicas de como retirar o adversário da prova. Precisam avisar ele que isso só dá certo na ultima prova.

(...)
pena que o piloto da indiforce não agiu com o alonso na primeira perna da chicane exatamente como ele, ou seja, esparramando o espanhol para fora. Triste ver pilotos que lutam por posições de forma ética e outros se fazem disso para ganhar posições que não tem capacidade de faze-lo no braço.
(em referencia a alonso esparramar o piloto da indiforce na segunda perna da chicane da busstop)
(...)
A sorte de Vetel é que hoje a formula 1 está mais segura do que ao fim dos anos 70 meados de 80. Ele teria tudo para virar nome de curva com a 'tecnica' de pilotagem que tem.
(...)

Alias, a história de Vetel na F1 daria otimo enrredo para filmes de corrida que pouco se valem disso, como 'alta velocidade', day´s of thudenr, Michel vaillant...
é...vetel parece o piloto mimadinho do filme da indy (jimi b.)

(...)
Fico feliz que meus 40 anos acompanhando a F1 ainda consigo saber diferenciar entre piloto rápido e um full champion driver.

(...)

Se webber será campeão?
Stirling e Pace também não o foram...
assim como toda comunidade esportiva teve Nelson P. moralmente campeão em ano que jones tirando o brasileiro da prova em primeira largada sagrou-se campeão naquela corrida.

abraço

Alcivio disse...

Parabéns pela cobertura na Band FM. Como sempre um ótimo trabalho.

A parada do Alonso antes do Massa para colocar o pneu intermediário foi porque estava mais perto da entrada do box ou realmente a Ferrari preferiu o piloto que brigava por pontos em relação ao que brigava por pódio??

Abraços do Alcivio

Fleetmaster disse...

Ico,
Será que Vettel terá a chance de se redimir de seus erros como aconteceu com Hamilton ? Ou pior será obrigado agora a ajudar a Webber derrotar a Mclaren ?
[]´s

Fleetmaster

Atenágoras Souza Silva disse...

Olá Ico, tudo bem?
Percebeu que o desempenho das Williams foi ligeiramente superior que o conjunto BMW Sauber - Ferrari (adoro isto! :-D)?
Você acha que o carro da Williams é muito superior ao da Sauber, já que tem um motor muito inferior e conseguiu um bom desempenho em Spa, ou, pelo contrário, com o que a Cosworth fez para melhorar o motor, ele está quase tão bom quanto o Ferrari, embora ainda perca para os Mercedes?

Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.

Celso Vedovato disse...

Ico,
Alguém acredita que a McLaren respeitou o acordo de cavaleiros e deu férias aos seus funcionários em agosto!? Será que as ouras equipes ficaram realmente paradas!?

Ico, se der mande umas dicas para quem um dia realiza o sonho de conhecer a região de Spa e assistir cum corrida de F1..
Gde abraço
Celso

Lucas disse...

Grande Ico!

Dessa vez tenho perguntas de cunho econômico:

1 - Como está a "redução de custos" na F1? As equipes maiores vão gastar menos em 2011, conforme o prometido?

2- Como estão os patrocínios da Williams para 2011?

3- E na Mclaren? Precisa de parcerias novas pra manter o mesmo nível de gastos nos próximos anos, ou não?

É isso Ico. Espero ansioso por aqui. Tudo de bom!

Kohara disse...

Fala Ico.

Uma pergunta, se ainda couber no programa. Hoje surgiu uma imagem do Massa um pouco a frente de sua posição no grid e me vi em dúvida.

Há a possibilidade de alguma investigação pós corrida de algum fato ocorrido no início da corrida? Se sim, podo ameaçar a classificação final do brasileiro na prova ou ficaria no armário para a próxima etapa?

Abraço e mais uma vez parabéns pela cobertura.

José Inácio Pilar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Inácio Pilar disse...

Ico, faltaram 2 perguntas!

13- Você viu o vídeo que mostra que Massa largou com o carro parado quase 2 metros a frente da posição dele (LINK: http://www.youtube.com/watch?v=9vzLgXKhBUU)?

14- Acha que a FIA pode puní-lo mesmo depois de passado o GP?

15- Se ele não for punido ou advertido, essa brecha pode ser usada a partir de agora malandramente por outros pilotos, já que o computador da direção de prova não detectou nada?

16- Revendo a largada, Barrichello não teve uma saída muito boa. Acha que pode ser porque sua embreagem/primeira marcha esta regulada para largar em piso molhado (menos aderente) e no seco acaba sendo um pouco letárgica?

17- Ha alguma novidade na possivel dança dos motores para 2011?

Abração!