sábado, 28 de agosto de 2010

QUATRO ESTAÇÕES NUM SÓ DIA

Pneus para pista seca no molhado, pneus de chuva com o sol brilhando. Benvindos à Spa-Francorchamps, onde ser um bom meteorologista é quase tão importante quanto ser um bom piloto. Ao longo de todo o final de semana, da ampla vista que tenho da sala de imprensa, vi o tempo mudar incontáveis vezes. Nuvens que passam, deixam uma quantidade considerável de água e se vão para dar lugar a um forte facho de luz do verão.

Foi assim durante toda a classificação hoje. Apesar da Red Bull ter conseguido sua 12ª pole position do ano em treze etapas, Mark Webber admite que teve de contar com uma boa dose de sorte para ficar em primeiro.

“Foi um desses dias em que tudo pode dar errado e você fica com a cara de tacho no final. Mas, com exceção de Fernando Alonso, todos os outros pilotos que estão na disputa pelo título tiveram um dia normal”, falou o australiano.

Lewis Hamilton, que larga na corrida de hoje da primeira fila, explicou o drama que os pilotos vivem dentro do cockpit com um asfalto que muda de condições o tempo inteiro:

“É difícil entender o que são os caminhos mais claros e mais escuros. É uma característica do asfalto ou ali está mesmo muito molhado? E só dá para descobrir quando você passa por cima. Estamos andando no fio da navalha aqui”.

Rubens Barrichello conseguiu o 7º lugar do grid, uma posição atrás de Felipe Massa, e prevê muitas alternativas para o GP da Bélgica. Para ele, esta instabilidade do clima deixam o piloto numa posição muito mais importante que o acerto do carro.

“Se a corrida for como na classificação, quando choveu e parou umas três vezes em uma hora, vai ser muito emocionante. Em relação ao acerto do carro, todos estão com uma configuração parecida, com pouca asa. Quando comecei na F-1, a diferença de um acerto de seco para o de chuva era de 20%. Hoje muda 1 ou 2%. Nós aprendemos a andar na chuva com acerto para seco. E os carros também melhoraram muito nesse sentido. Se chover, vai ser bons para uns e ruim para outros. Depende da habilidade de cada um em se segurar nestas condições”, avaliou o brasileiro.

Clima instável, cenário incerto, tudo em aberto. Só uma certeza: vai ser um corridão.

3 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe-me...

uma pequena dúvida:

"METEOROlogista" ou "METEREOlogista"?

um abraço,
Renato

Anselmo Coyote disse...

Caras, mas esse Vettel é PÉÉÉÉÉÉSSSSSIMMMMO piloto. P.q.p. O cara é um fake. Uma chicana ambulante. Jesus!!!

Ron Groo disse...

Spa é legal por isto, a variação de clima e a beleza da pista.
É um templo do automobilismo e as corridas lá são verdadeiras celebrações. Aleluia!