segunda-feira, 16 de agosto de 2010

FOTO DO DIA – GP DA BÉLGICA DE 1966

Jochen Rindt foi um dos sete sobreviventes da primeira volta em Spa-Francorchamps, quando um pé d’água no meio do circuito pegou todo mundo de surpresa. Mais do que isso, fez uma baita corrida, levando o limitado Cooper-Maserati ao segundo lugar, deixando para trás carros bem melhores como a Ferrari de Lorenzo Bandini e a Brabham de “Black Jack”. Condições adversas davam uma rara chance do austríaco mostrar seu excepcional talento num equipamento menos competitivo, e ela costumava agarrá-las com as duas mãos.

4 comentários:

Nick Mason disse...

Foi nessa corrida que o Jean Pierre Sartis sofreu um acidente e vitimou um espectador. hehehe

Ron Groo disse...

Mas que foto linda esta... Como quase todas que saem do circuito de Spa...

E Nick... Foram dois, e eram crianças... Adolescentes para melhor dizer.

Tomás Motta disse...

Linda, linda foto Ico!

José Maria disse...

Linda foto, pista de verdade e piloto idem, Rindt foi sem duvida um dos grandes do esporte, mesmo tendo contabilizado poucas vitórias era de um talento fora de série!!
Foi meu primeiro idolo na F1, em 1969 quando comecei a acompanhar as corridas, Silverstone naquele ano foi épico!
E tinha um nome dificil de ser pronunciado por um garoto de 10 anos!

Depois de Watkins Glen, primeira vitória, veio 1970, Monaco espetacular, independentemente do erro de Sir Jack na ultima curva da ultima volta, nas voltas finais Jochen vinha fazendo tempos MUITO ABAIXO da pole!!
Hockenheim também foi master, duelo com a Ferrari de Ickx até o final, guerra de vacuo total e a famosa frase:
"Com esse carro até um macaco venceria!"
Cansado que estava do modo como as coisas andavam, apesar dos apenas 28 anos de idade, havia prometido a sua Nina abandonar as pistas no final do ano, coroado como Campeão!
Um semi-eixo dianteiro, conectando o freio inboard à roda, um cinto de segurança mal ajustado e sem a fivela da virilha, que o incomodava, um carro sem aerofólio de maneira a aproveitar as retas de Monza, estava pronta areceita da tragédia!
E quem recebeu o troféu foi a viuva, uma das maiores injustiças do automobilismo mundial em todos os tempos!
E hoje, passados 40 anos do ocorrido, Karl Jochen Rindt ainda é cultuado EM TODO O MUNDO como um dos maiores de todos os tempos!!
É como está no Youtube:"Jochen Lives!"