Onze pole positions em doze corridas é um feito que atesta algo óbvio desde o início da temporada: o RB6 é, com folga, o melhor carro do grid de 2010. A Red Bull só não está com a fatura praticamente liqüidada por problemas de confiabilidade do projeto, de gerência da equipe e de erros de seus pilotos. Se dependesse de velocidade pura, ninguém poderia com os bólidos azuis.
Se expandirmos o nosso olhar para um período que inclua o ano passado, é impressionante ver como Adrian Newey conseguiu dar a melhor resposta para o “truque” que deixou a Brawn com a mão no título na primeira metade do último Mundial. O difusor de fundo duplo era um item controverso do regulamento e apenas alguns times iniciaram o ano com ele, o de Ross Brawn sendo de longe o mais eficiente. Ao longo de 2009, Newey adaptou a solução ao projeto do RB5, carro que terminou a temporada dando um calor no time campeão e dominando as corridas.
Mas este processo brilhante de adaptação foi apenas uma pequena amostra do que estava por vir. Depois que a solução foi liberada pela FIA, o gênio sentou-se em seu escritório e justificou cada centavo de seu polpudo salário criando um difusor de fundo duplo ainda mais eficiente que os originais, ao redesenhar os escapamentos para que a peça aproveitasse também os gases quentes que saem dali. Soma-se a isso uma asa dianteira refinada (e controversa para alguns) e o resultado é este massacre que estamos vendo na atual temporada.
A genialidade de Newey no campo da aerodinâmica é tão grande que já circula aqui na Europa as informações de que o modelo da Red Bull para 2011, o RB7, será um foguete ainda mais eficiente. Ao adaptar o duto de ar para o atual modelo, Newey teria tido mais uma grande sacada para garantir ainda mais eficiência aerodinâmica para um Fórmula 1. Ainda que esta solução introduzida neste ano pela McLaren esteja proibida para o ano que vem, ela serviu ao menos para acender uma luz na lâmpada do gênio. E ele, mesmo com o time brigando pelo primeiro título da sua história, já recebeu sinal verde dos chefes e trabalha quase todo o tempo de que dispõe no próximo bólido made in Milton Keynes.
(Foto Luis Fernando Ramos)
9 comentários:
Será que isto quer dizer que o próximo carro da Red Bull será mais um veículo vencedor?
Será que essa ideia de Newey tem algo a ver com a nova asa traseira da Mercedes GP?
Aproveito e te deixo xom as imagens dos testes de Heidfeld com os novos pneus Pirelli 2011:
http://joseinaciofalou.blogspot.com/2010/08/pirelli-testa-pneus-para-2011-fotos.html
Ico, até hoje não entendi exatamente o funcionamento desse duto de ar. Na teoria sim, ele direciona ou não o ar para o aerofólio traseiro, comandado pelo piloto, etc, etc. Vc tem ou pode indicar alguma ilustração (ou animação) de como esse duto funciona na prática?
Obrigado, abrçs.
Ico,
Adrian Newey é mesmo genial,são muitos os seus projetos vencedores.
abraço
Fico impressionado como o carro de 2009, RB5, evoluiu de forma gigantesca para esse bólido de 2010.
E tambem fico abismado como o BGP01, carro vencedor da Brawn em 2009, virou esse fiasco que é o W01 da Mercedes.
O proprio Schumacher disse que o carro da Mercedes de 2010 é uma evolução do Brawn 2009.
Como pode um projeto vencedor desandar desse jeito????
Pra falar a verdade, tasco a Red Bull campeã em 2011 e não 2010. Porém, os pneus Pirelli serão uma ferramenta importante para sabermos quem se dará melhor no início da próxima temporada.
LEANDRO ALMEIDA
O grande porém dessa questão toda é que com a super eficiência aerodinâmica, os carros passam a ficar tão 'viciados' no ar limpo que as ultrapassagem se tornam um parto cada vez mais complicado. Até quando esse brilhantismo de Newey e companhia não estariam comprometendo, em boa dose, o espetáculo que é apresentado ao respeitável público?
off topic:
aniversário do Nelson Piquet!
dois links pra lembrar dele (depoimentos de dois músicos que eu admiro muito):
http://www.youtube.com/watch?v=ppDlfuP91Vc
http://esporte.ig.com.br/grandepremio/colunas/andrejung/2008/03/03/bob_pai_bob_filho_4715239.html
A Red deu Asas ao Newey, sem sombra de dúvidas um PUTA aerodinamicista!
Por falar nisto no século da Coca -cola alguém reinventar o 'consumo' de bebida não é mole...e ainda por cima bem mais cara!
(falam que o inventor é um asiático, porém a estratégia mercadológica e a bala é do Dietrich Mateschitz).
Imaginem se fosse boa....
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