quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O ELEITO

Não precisou nem de segundo turno. Pela enquete, Mark Webber é com sobras o favorito de vocês para vencer a temporada. Com 51% dos votos, o australiano impressionou não só pelas quatro vitórias, mas pela capacidade de cavar seu espaço numa equipe que tinha um claro e jovial líder e de se aproveitar impiedosamente de cada deslize feito por este.

Na seqüência, as opiniões se dividem e se equilibram entre Sebastian Vettel (15%), Lewis Hamilton (14%) e Fernando Alonso (13%). Com apenas 5%, Jenson Button parece uma carta descartada por quase todo mundo.

Eu continuo acreditando que o título deste ano ficará com Sebastian Vettel, apesar dos erros que o alemão insiste em cometer. Em primeiro lugar, não vejo a Red Bull perdendo o campeonato com um carro que faz a pole em qualquer tipo de circuito. Ultrapassar na pista ainda é um acontecimento raro e a lógica aponta que eles devem vencer a maioria das sete provas que restam (eu aposto em pelo menos mais cinco triunfo para os azuis). E, apesar da fama de pouca confiabilidade, o fato é que o RB6 só completou menos voltas neste ano que o impressionante F10 – mas é em contrapartida muito mais veloz que este.

Restringindo a briga entre Vettel e Webber, não tenho como deixar de apostar no alemão, por alguns motivos. Em classificação, o alemão é fracionalmente melhor; e em algum momento ele vai passar a converter as suas poles em vitórias. Acredito também na sua melhor regularidade. Vettel só termina fora do pódio quando quebra ou quando erra. E mesmo assim costuma salvar pontos importantes nestas situações. Já Webber costuma ter, do nada, um final de semana apagado no meio de muitos outros bons. E só isso basta para Vettel descontar a atual diferença entre os dois.

Acima de tudo, ao contrário do que o histórico deste ano indica, Vettel tem tudo para passar pela pressão da disputa do título com mais tranqüilidade que Webber. Afinal, ele sabe que terá ao longo da carreira muitas outras oportunidades para ser campeão do mundo.

Já o australiano se agarra a uma oportunidade única. Existe uma explicação técnica para o fato de Webber ter equilibrado a disputa na Red Bull. O fato dos pneus dianteiros terem ficado mais estreitos e os compostos de pneus serem muito duros tirou muito da aderência na parte da frente do carro. Isto atingiu, em graus diferentes, muitos pilotos que prezavam um carro com estas características. E Vettel é um deles.

No ano que vem, com um novo composto de pneus, o equilíbrio natural dentro da equipe pode pender de volta para o lado do alemão, como foi o caso de 2009. Assim, Webber sabe que tem a chance de sua vida nas mãos. E isto deve lhe trazer uma pressão extra incômoda para a hora da decisão. Até porque, Webber nunca foi campeão de nada na vida. E a última vez que disputou um título foi na FIA GT, em 1998. No quesito experiência da disputa de títulos, ao contrário do que sugerem as idades, a vantagem é toda de Vettel. Resta ver se isso fará diferença no final.

(Foto Luis Fernando Ramos)

6 comentários:

jujubinha disse...

Ico, tô contigo! Vettel campeão do mundo em 2010, 2011, 2012 e por aí vai!!!

Kohara disse...

Ótima análise, Ico.

Já tive o alemãozinho como pule-de-dez no fim da 1ª perna asiática (mesmo com ele tendo sofrido em 3 das 4 corridas por lá), mas agora tem um elefante atrás da minha orelha... Se não começar a capitalizar vitórias logo, vai perder esse que é um dos títulos mais tranquilos que ele vai achar na carreira. Por outro lado, o Webber mostrou que a auto-confiança dele está intacta mesmo depois de uma carreira de fracassos. Curioso ver que o aussie pode ser campeão pela única equipe que não o considerou grande talento nem apostou nele, depois de oito anos de carreira. Seria uma história e tanto pra contar no final do ano.

Mas pessoalmente eu gosto mais do personagem que o Vettel encarna (sei lá se ele é assim na real). O problema na F-1 a persona é o que menos vale. Tem que somar pontos, se não...

Abraço!

João Carlos Viana disse...

E para quem não lembra, Webber jogou o título do FIA GT naquele ano ao rodar sozinho em Laguna Seca, quando tinha a faca e o queijo na mão, entregando o título para Klaus Ludwig e Ricardo Zonta.

Ron Groo disse...

Vettel pode até ser o próximo senhor dominante das pistas, mas para este ano penso que não, que Webber vai fazer muito botocudo engoli-lo...
Eu por exemplo.
Embora agora tenha a minha simpatia.

Lucas Domakoski disse...

Sigo acreditando em Lewis Hamilton até o fim! Por mais que a Mclaren não tenha o melhor carro, tem o melhor piloto. E espero que isso faça a diferença nas corridas que restam. Go Lewis!

Renan do Couto disse...

Vettel é melhor que Webber, mas minha torcida, esse ano, está dividida entre o australiano e Button.