domingo, 1 de agosto de 2010

POR UM FIO

Horrível. Foi perfeita a palavra usada por Rubens Barrichello para descrever o comportamento de Michael Schumacher no momento da ultrapassagem a três voltas do final do Grande Prêmio da Hungria. O brasileiro tinha um carro muito mais veloz já que estava com um jogo de pneus praticamente novo. E se aproveitou de um erro do alemão na última curva para ganhar velocidade na reta. Barrichello colocou a Williams de lado, mas foi espremido pelo adversário em direção ao muro. Faltou muito pouco para que ocorresse um grave acidente. Pela velocidade que estavam, tinha tudo para ser uma tragédia.

“Eu quase não tenho o que falar. A gente não brinca mais de kart, não dá para fazer uma fechada assim. Prometi aos brasileiros: ele não vai me passar de novo. Ele não merece. Tenho pena da situação. Estamos aqui para tentar tudo, mas eu não ia tirar o pé hoje”, falou Barrichello, visivelmente abalado, logo após a prova.


Do outro lado do mesmo espaço reservado às mídias eletrônicas, Michael Schumacher usava de ironia para comentar o episódio. “ Eu deixei espaço, tanto que ele me passou, infelizmente. Mas conheço Rubens e não me surpreende seu pedido para me desclassificar. Ele sempre tem opiniões bem divergentes das minhas”.


Este último ponto talvez seja o único que o brasileiro concorda, tanto que nem cogita chamar o alemão para conversar: “Não adianta tentar dialogar com um cidadão que acha que sempre tem razão. Se isso acontecesse com um piloto novato, era uma coisa. Mas é um heptacampeão dando um mau exemplo para os pilotos das categorias de base”, falou Barrichello.


Os comissários da FIA concordaram, tanto que puniram o alemão com a perda de dez posições no grid de largada da próxima etapa por “impedir de forma ilegítima a ultrapassagem de um concorrente”. No release oficial da Mercedes, Schumacher aliviou o discurso. “Foi uma briga ferrenha e é para isso que estamos aqui. Mas aceito que os comissários tenham dito que foi duro demais”, resignou-se.


Eu concordo completamente que Schumacher tenha sido penalizado e acho até que a sentença foi branda. Uma defesa de posição dura contra o muro de uma reta não é novidade na Fórmula 1: Senna/Prost em Portugal-88, Schumi/Ralf em Nürburgring-2001, Webber/Massa em Fuji-2008. Acho todas perigosas e suscetíveis de punição (que não aconteceram). Mas a de hoje foi ainda mais extrema e Barrichello tem toda a razão que teve muita sorte no fato do muro ter acabado na hora certa. Sua frase para uma tevê inglesa foi sensacional: “Se Michael já quer ir para o paraíso – no caso dele ir para o paraíso – eu não me importo. Mas não quero ir antes dele”.


A polêmica entre os dois “inimigos íntimos” foi o ponto alto de uma corrida que foi até bem movimentada para os padrões do GP da Hungria. Principalmente pelo Safety Car surgido na 15ª volta por conta de um pedaço da asa dianteira do carro de Vitantonio Liuzzi que ficou no meio da pista.


Foi quando Mark Webber arriscou ao optar por fazer sua parada nos boxes o mais tarde possível. E recebeu os dividindos disso quando abriu uma margem suficiente para se manter na frente. A vitória o colocou na liderança do Mundial. Um líder improvável de um Mundial cada vez mais emocionante, com os cinco primeiros da tabela separados por apenas vinte pontos.


A prova teve ainda outros assuntos: a confusão nos boxes, o drive-through para Sebastian Vettel, a superioridade incrível dos carros da Red Bull em Hungaroring. Deixe seus comentários e opiniões para a próxima edição do “Credencial”!

(Foto xpb.cc)

65 comentários:

Rangel disse...

Bela transmissão hoje, Ico. Perguntas para o Credencial...

1- Parece que o livro de regras da F1 tem uns 80% das páginas reservadas para regras de safety car, de tantas e tão complicadas que elas são. Depois de mais um incidente hoje relativo a procecimento de carro de segurança, alguém já fala em simplificar essas regras?

2- Alguém descobriu o que causou o SC, afinal de contas?

3- A imprensa alemã acha que o Schumacher está fazendo amizade com outro alemão famoso, de nome Alzheimer? É uma explicação boa para ele ter "esquecido" o que acontece quando se toca rodas a 280Km/h perto de um muro, não? :)

4- Sem mencionar nomes, parece que alguns jornalistas brasileiros que já cobriram F1 in loco tem implicância com o Rubinho. Ele tem uma relação complicada com os reporteres? Não me parece, mas não custa perguntar...

Um abraço, bom descanso no recesso da F1!

Alexandre disse...

Ico, boa tarde.

Perguntas para o Credencial:

1 - O que aconteceu com o Di Grassi?

2 - Será que teremos alguma das novatas pontuando neste ano?

3 - Alonso já está próximo dos líderes (apenas 20 pontos - menos de uma vitória). Será que a ordem de equipe na Alemanha vai decidir o título?

4 - O rancor de Barrichello com Schumacher é conhecido, e a "agressividade" dele nas pistas também. Mas existe algum rancor do Schumacher com o Barrichello, como estão dizendo por aí? E por que?

Augusto disse...

olá Ico...

Em relação a manobra Schumacher/Barrichello, enquanto um reclama e o outro ironiza, qual foi o comentário geral sobre a ultrapassagem e a punição? Algum piloto chegou a opinar sobre o incidente?


Abraços

Rodrigo Dias disse...

Ico,

Você tem alguma informação se o Pat Fry, novo engenheiro da Ferrari, já está trabalhando nesse carro da Ferrari ou as suas atividades oficias só começarão em 2011. Das melhorias feitas no carro, alguma teve a sua participação?

Quanto a punição dada ao Vettel, você concorda?(Por mais que o regulamento seja claro, creio que foi ridícula, a frase dele na coletiva falou a verdade sobre a punição, e tambem não me lembro de uma punição parecida com a que ele sofreu hoje em nenhuma outra corrida.)(Article 40.7 "All competing cars must then reduce speed and form up in line behind the safety car no more than ten car lengths apart." Fonte:Twitter do Adam Cooper)

Obrigado,

Rodrigo

Guilherme Molina disse...

Olá Ico,

1 - Queria ver se no lugar do Rubinho fosse o Massa e no lugar do Schumi fosse um certo Fernando Alonso... com certeza aconteceria exatamente a mesma coisa. O que você acha?

2 - De forma geral, a imprensa que cobre a F1 acredita no título da Ferrari (tanto com 1 dos pilotos quanto construtores)?

Parabéns pelo trabalho... Abraço!

Dennis disse...

Muito bom seu trabalho hoje na transmissão Ico. Tenho duas perguntas para o Credencial:
1- Vc pode avaliar para as próximas 7 corridas qual equipe vai ter mais vantagem pelas caracteristicas de cada circuito? Acredito que a RBR deve dominar em quase todos, acredito na Ferrari em Spa e na McLaren na Italia.
2- Bernie disse para vcs, jornalistas do Brasil, que Interlagos deve mudar pois ele não aguenta mais responder para as equipes porque elas vem para o pior lugar do campeonato em termos de condição de trabalho. Vc concorda? Para a impressa Interlagos tb é muito ruim? Onde então são os 3 melhores lugares e os 3 piores que vc elege pelo seu conhecimento neste quesito?

fidalgo disse...

E se durante a entrada assassina do alemão, estivesse a sair um carro das boxes?

Creio que ninguem se apercebe do quao perigoso é apertar alguem contra esse muro.
O Zanardi teve uma experiencia semelhante, e não creio que a recomende a ninguem.

ba disse...

Só uma menção honrosa a Kobayashi, que pontua de novo e só não deu banho no companheiro de equipe porque largou em vigésimo-tralalá. E faço campanha descarada pro cara, sim! Ele é bom ou não é?
Ah sim, uma pergunta: Vettel soltou cobras e lagartos da FIA sobre a punição? Alguém sabia dessa bendita regra maluca?
Parabéns pela transmissão de hoje! Seus avisos dos fiscais foram pontualíssimos.

Lucas Domakoski disse...

Parabéns por mais uma fantástica cobertura da F1, Ico!
Perguntas para o credencial:

1- Qual o motivo para o pacote de atualizações da Mclaren não ter funcionado? A equipe prateada, que sempre é primorosa no desenvolvimento do carro, está deixando a desejar ultimamente. Por que eles não conseguem atingir maiores níveis de desenvolvimento? Teria já sido alcançado o potencial máximo de desenvolvimento do carro ou foram as últimas pistas que não favoreceram a equipe?

2- Como a Ferrari conseguiu um avanço tão grande em tão pouco tempo? Seria obra da tal ''asa-móvel''?

3- Será que o espírito de Kimi na Mclaren encarnou em Lewis esse ano? Ô falta de sorte, hein!

Enfim, aguardando ansiosamente o credencial. Abraço!

Anônimo disse...

Ico, qual foi a repercussão do incidente entre os demais pilotos no paddock?



Leandro Almeida

Washington disse...

Olá Ico!!! Boa corrida apesar desse circuito carrossel. Para o credencial:

1) Impressão minha ou Schumacher fica mais aguerrido nas disputas quando são contra "velhos conhecidos" de equipe? Vide Barrichello e Massa.
2) Perigosos aqueles incidentes no Pit Stop. Acertou alguém o pneu? A Multa de 50 mil ficou barato.
3) Essas férias de agosto como funcionam? Fábricas fechadas, túnel de vento lacrado, computadores/simuladores desligados, etc, etc? São férias exatamente de que? É só fachada?
Falando em férias, bom descanso para vc!!! Até Spa!!!

Atenágoras Souza Silva disse...

Olá Ico, tudo bem? Belo texto sobre suas impressões de jornalista ao cobrir o GP magiar no ano passado.
Gostaria de fazer algumas perguntas ao credencial:

1) Você não acha que se tratarmos o Schumacher como um piloto iniciante, compará-lo com seus primeiros anos na F1 e com outros iniciantes atuais, ele não estaria fazendo um trabalho razoável para um iniciante?
Levemos em consideração, também que, como o próprio Button disse, o alemão não está guiando um carro adaptado ao estilo dele. Ah, sim, o que o Schumacher fez hoje foi muito feio, porém só enaltece o desempenho do Rubinho.

2) O desempenho das Sauber não sugere que ela pode superar a Force India no campeonato até o final dele?

3) Com este, e possíveis resultados semelhantes, você acredita em Pedro de La Rosa na temporada do ano que vem?

4) Acha que a Williams mantém a força depois do período de férias na F1? Mercedes e Force India parecem ter maior orçamento.

Muito obrigado.

Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.

Anônimo disse...

Ico, como foi desmoralizado o Shumy tomando uma surra do companheiro de equipe, minha opinião se o carro do ano que vem não vier bem nascido ele abandona o campeonato no meio e muito brochante para ele?
Quanto ao Massa ele sempre se superou acredito que vai colocar a cabeça no lugar e não FOR sabotado pelo Dick Vigarista espanhol, Ferari-Fiat-Santander-AcerAMD, hoje mesmo deveria seguir na prova teve de esperar no box a troca de pneus.
GARRA. FELIPE VOCÊ NÃO É MINHOCA.

Anônimo disse...

Ico,

De quem foia ideia de deixar a distancia de mais de 10 carros ?

Foi do Vettel ?

Eu cada dia acho o Vettel o piloto mais imbecil do GRID, seja pelas cagadas que ele faz sem usar i celebro ou seja pelas declaracoes que ele da que sao no minimo de mau gosto ou de um menino que tem de provar que gosta de mulher para os melhores amigos.

Mas, acho que o Alonso vira contudo e o Vettel ira se perder mais ainda.

Um abraco,

Fernando

Unknown disse...

Ba, essa regra de distância do SC surgiu depois de Fuji 2007, que o hamilton ficou fazendo gracinha atrás do SC e causou um acidente logo atrás dele.

Sobre barrica e schummi: e se tivesse um carro saindo dos boxes? seria uma cagada enorme.

Dé Palmeira disse...

É por essas e por outras que eu não assisto mais à F1!

Me diz então porque Hamilton não foi punido quando sambou na frente do Petrov em Sepang?
A manobra de Barrichelo e Schumacher foi tão bonita quanto perigosa. Mas acho que o alemão não fez pior do que Vettel por exemplo, quando espremeu Alonso na largada em Hockenheim e nem por isso sofreu punição.

Formula 1 é uma atividade de risco e quem não quiser se expor ao perigo não entre.
Além do que, é disso que o público gosta.

Agora Ico, tudo o que Vettel pode fazer no sábado, Weber certamente pode fazer no Domingo, não acha?

Parece que o jovem piloto está se especializando em perder corridas. O que acontece com ele??

Grande abraço

Marcelonso disse...

Salve Ico,


Como sempre a transmissão de vcs foi de primeira linha,continue o bom trabalho.

Quanto a manobra de Schumacher ele passou de todos os limites,vender caro é uma coisa,colocar a vida de outras pessoas em risco é outra,nada justifica uma defesa como aquela.

Para o credencial,


- A McLaren conseguirá reencontrar a performance até Spa?O time tem referencia ou está tateado no escuro com o novo pacote introduzido em Silverstone?

abraço

Unknown disse...

P o credencial 2 (relacionadas):

1. Mesmo rodando 1s mais rapido durante qualifying, como pode o Vettel nao conseguir ultrapassar o Alonso? O problema foi de aerodinamica ou de braco?

2. Caso a resposta de 1 seja aerodinamica: Nao seria possivel a FIA introduzir como parte da homologacao criterios aerodinamicos ATRAS dos carros? Por exemplo: e proibida qualquer estrutura que cause fluxo turbulento a menos de 3 metros atras do carro.

Valeu Ico!

Jose Roberto disse...

Olá Ico!
Como vai?

Ico, sempre que posto perguntas aqui, foco sempre as novas equipes. São elas quem nos dá a oportunidade de se conhecer novos talentos. Recordo que sempre houve estas equipes, e que as mesmas (Coloni, Minardi, Scuderia Itália, Osela, Rial entre outras) levavam pau das medias e das grandes.
Sobre este novo comentário do Bernie de que duas equipes devem deixar o mundial no final, pelo que li, fala-se na Hispania e na Virgin.
O que se tem de verdade então nesta historia de Hispania e o legado da Toyota?
E a chegada da 13a. equipe. O que se fala nos bastidores?

abraços

José Roberto
Maracai-SP

Arthur Simões disse...

Fala Ico,

Corrida que tinha tudo para ser chata,acabou sendo até bem interessante.

-Sei que você é fã do Vettel e acha ele um piloto excepcional.Mas não acha que talvez ele não seja tão espetacular assim???

Seilá,não há dúvidas de que tem talento,mas definitivamente não é (ou será) um piloto do nível de Schumacher,Hakkinen,Alonso ou até Villeneuve,Hill...

-O que está acontecendo com a Force India?
A equipe está realmente perdendo rendimento( falta de $$),ou o desempenho nessas duas corridas foi circunstancial (baita azar com o Sutil,hein...)?

Abraço!

Anônimo disse...

E aí Ico, tudo bom?


Pergunta para o Credencial:

O que você acha das asas dianteiras das RBR e das Ferrari? Estão fora do regulamento ou isso é apenas um argumento infundado das outras equipes?

Abraço

Anônimo disse...

Oi Ico!

Alguém viu o Jenson Button correndo hoje?Talvez fui eu que não prestei atenção, mas tirando a largada, não vi mais o carro dele na tv! As vezes parece que ele se perde um pouco na regulagem do seu carro...Afinal no ano passado ele usava bastante as regulagens prontinhas do Rubens! Você concorda com isso Ico? Ou acha apenas um conjunto de fatores como aconteceu com o Felipe no Canada, Valencia, e Inglaterra?

Abraços!

Thiago Prada

Fleetmaster disse...

Ico,
Belo post
Perguntas sobre estratégia:
1 - A RedBull acertou na mosca ou foi pura sorte ?
2 - Esta estratégia de enrar os dois carros juntos é correta (Vide o pitstop da FErrari)? Pq as equipes não arriscam como fez Webber hoje ?

GRande abraço !

Andre !Fleetmaster!

Erick Breder disse...

Concordo com quase tudo que disse... menos em querer comparar as disputas de Webber vs Massa, Senna e Prost com a do Rubens e Schumacher hoje. A do massa então.. vendo video que você colocou.. fica claro que o Webber já está na linha de dentro.. o Massa por saber que é dificil passar por fora.. foi por dentro assim mesmo.. mas foi opção do Massa. A do Senna e Prost, Senna fecha um pouco a porta.. mas volta no mesmo instante e deixa espaço pro Prost.

Hoje, foi diferente. Schumacher não escolheu a linha de dentro nem a de fora do traçado. Quando Rubens já tava com o pico do carro do lado, foi que o Schumacher começou a virar o volante para fechar a porta. Só não teve o acidente, porque o muro acabou, já que o Rubens ainda "passeou" na "grama" depois do muro acabar e só depois de dar um "chega pra lá" no Schumacher, foi que o alemão tirou o carro.

E o caso do Schumacher é ainda mais grave, pois fotos e videos, mostram ele a todo momento com o pescoço virado, olhando para o retrovisor, vendo a roda da Willians e continuando a espremer Barrichello contra o muro. Uma atitude criminosa.

A punição de 10 posições, foi até branda.

Pra mim pela segurança no esporte, já que Schumacher tá fechando todo mundo.. deveria tê-lo tirado de pelo menos 1 ou 2 provas, e implorá-lo para sair da F1 no final do ano. Sair mesmo, pois aposentado ele já está.

Anônimo disse...

Quase que Schumacher fez acontecer algo parecido com o que aconteceu hoje na Fórmula Superleague, com o detalhe que no caso da Hungria, não seriam árvores ao lado da pista e sim o pitlane e arquibancadas. Veja o acidente de hoje http://www.youtube.com/watch?v=je71qzTdzx0&feature=player_embedded !

Schumacher sempre foi um canalha, mas seu grande talento como piloto encobria sua canalhice. Agora que está se arrastando pelas pistas como um tiozão domingueiro, sua máscara está caindo, se é que já não havia caído antes.

Buemi reclamou muito, também, do Schumacher na largada de hoje e não podemos nos esquecer o que Michael fez com o "amigo" Massa no Canadá.

Tanta gente boa merecendo um carro bom (Glock, Heidfeld, Sutil, Di Grassi, etc) e a Mercedes dá um carro pra um aposentado gagá, que não sabe perder e quer brincar de carrinho de corrida.

Oras,comprem várias palavras cruzadas, sudokus, puzzles e qualquer outro passatempo para este mal aposentando que ainda irá ofuscar muito os seus brilhantes 7 títulos do passado.

Outros ídolos aposentados do esporte como Pelé e Magic Johnson, entre outros, usam seus carismas e suas aposentadorias para ajudar crianças pobres, doentes e miseráveis pelo mundo, porque esse irresponsável alemão não faz o mesmo?

O que Schumacher queria? Ver mais uma mercedes (junto com uma Williams) voando para a torcida como foi em Le Mans em 1955?

10 posições de punição foi pouco para este calhorda.

E digo isso tudo não porque foi contra Rubinho, mas que fosse contra qualquer outro piloto, isso é inconcebível!

Abraços Ico, e parabéns pelo trabalho!

Bruno Santos disse...

Boa noite Ico, ótima transmissão que a Band FM realiza, parabéns. Quanto ao Credencial:

Não entendi a terceira colocação do Vettel. O que anulou toda a vantagem que a Red Bull tinha sobre a Ferrari, o traçado que não permite muitas ultrapassagens, o Alonso ou o proprio Vettel?

E falando sobre a Red Bull, você tem algum palpite sobre como aquela asa consegue envergar na vertical?

E o que é exatamente um realease? Uma nota a empresa? Qualquer um pode ter acesso?

A diferença nos tempos entre a HRT e a Virgin diminuiu mesmo ou é só impressão minha? Outra impressão que eu tive essa manhã é que o Kovalainen, de boné fica igualzinho ao Rosberg

De tempos em tempos a Lotus anuncia uma nova parceria, um novo patrocinador, o que me leva a crer que ela estará ainda mais fortalecida para a próxima temporada, concorda? Já a Virgin, pretende seguir a mesma formula deste ano, com um carro produzido baseado apenas em CFD?

O Sakon continua? Reparei que ao menos o Chandhok aparecia mais na TV

Rafael Favoreto disse...

Ico:

A punição para Schumacher foi branda, acho que afinaram por ser quem é. Ele esperou Barrichello optar pelo lado de dentro para expremê-lo e depois foi além da linha branca.

Ao contrário, a punição para Vettel foi exagerada. Na verdade, numa situação tão subjetiva, fica difícil colocar uma pena para o piloto. Como contar os 10 carros? Ele deixou quantos? 11? 12? 10,1?

E será que dessa vez Alonso reclamou do Safety Car e das punições?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá Ico,

Parece que o "santo" da Fórmula 1 este ano, está realmente muito forte, até em uma corrida que tinha tudo para ser uma das mais chatas do ano, acabou nos deixando ligados na tela!

Gostaria de fazer as seguintes perguntas:

1) Levando em cosideração a curva de ascendência da Ferrari, e de decadência da Mclaren, nas últimas provas, que foram disputadas em pistas "travadas", você acha que as coisas podem mudar novamente de ordem nas pistas que estão por vir? Já que são de alta Velocidade?

2) Por qual rádio você faz sua transmissão? Tem como ouvir daqui de Porto Alegre?

Parabéns pelo seu trabalho, um grande abraço! Leonardo Frota de Porto Alegre.

Juliano disse...

Meus questionamentos para o Credencial:

1- Há limite para substituições de pilotos na F1 por parte das equipes? Se sim, qual esse limite e ele é por carro ou por equipe como um todo?

2- Vettel com um carro muito superior ao de Alonso não conseguiu ultrapassar. Barrichello com um carro inferior ao de Schumacher (na teoria) mas com pneus mais novos, passou. O piloto ainda faz (muita) diferença ou a situação envolvida foi determinante, afinal, Vettel luta pelo título e Barrichello brigava por 1 pontinho contra seu maior desafeto?

3- Se acontecer o milagre de Alonso se sagrar campeão por 7 pontos de vantagem, a Ferrari apontará o dedo para todos e dirá: "Estão vendo, o fim justificam os meios"

4- Semana passada na Indy, Helio Castroneves foi garfado, numa disputa de posição com um de seus companheiros de Penske. O brasileiro perdeu a vitória e seu companheiro disparou na liderança. Mesmo assim, a equipe recorreu da punição imposta, embora não tenha logrado êxito. Por que a FIA não copia o estilo da Indy, com as equipes tendo quantos carros puderem (1, 2, 3, 4 ou 5), com patrocinadores diferentes, podendo fazer o pit stop de todos ao mesmo tempo e aí sim proibe o jogo de equipe. Do jeito que é atualmente acho um grande engodo se falar em proibir o jogo de equipe que sempre existiu e continuará existindo, independente dessa reunião do Conselho Mundial.

Rodrigo Brasileiro disse...

Ico,
sinceramente, a Williams tem condições de lutar por vitórias no ano que vem? Como é a estrutura deles em groovy? Qual orçamento anual, é bem menor que a das três grandes?
Ahhh, se não me engano, Rubinho vai fazer seu GP de número 300 na próxima corrida! Seria mais que justo um post em sua homenagem!
Abraços e mais uma vez, sensacional seu blog, profissionalismo é pouco para descreve-lo.

Juliano disse...

Esqueci de perguntar:

5- Schumacher perderá 10 posições no grid da Bélgica. Conjecturando que hipoteticamente a Mercedes tirasse Schumacher dessa prova e escalasse o Heidfeld no seu lugar, Schumacher estaria livre da punição ou teria que cumpri-la na prova seguinte em que retornasse ao carro. Pergunto isso, pois lembro que em 2002, Massa havia sido punido com a perda de posições no grid da prova dos EUA e a Sauber colocou o Frentzen no seu lugar e ficou por isso mesmo, com o brasileiro retornando na outra prova sem punição.

]Muguello[ disse...

Ico, na sua opiniao, qual seria a punicao justa para Schumi? Eu acho que bandeira preta (ou desclassificacao na corrida passada) teria uma mensagem mais severa e condizente com o ocorrido.

Marconi disse...

Não assisti a corrida, mas vou procurar assistir os telejornais pra ver essa disputa entre Barrichello e Shumacher.

ALFA Brazilian Miniatures disse...

Olá...depois da palhaçada da semana passada que surpreende apenas aos 'jornalistas', quanto a manipulação capitalista do esporte como um todo (em que somos meros fantoches...e 'voces' tentam nos fazer crer na veracidade de 'certos fatos/resultados'), uma tregua se abriu e 'meu' piloto da temporada vence com mega categoria mais uma...(triste ver reginaldo leme e o Imbec....do Galvão falar só do carro...que alias...o piloto com igual equipamento largando na pole não ganhou...).
Grande Mark...fica aqui minha homenagem a este piloto que está acima da média desses aí...sim....(não digo em ser o mais rápido sempre...mesmo porque..como já dizia Fangio..as vezes é preciso deixar o mais rápido daquele momento ultrapassar....-e isso eu tenho gravado em imagem-)
abraço.
give the wings
julio

Pedro Araújo disse...

Olá, Ico e pessoal.

Primeiro uma dica pro pessoal que quer experimentar a transmissão da band news: pelo straming do computador a gente pega um atraso no áudio, mas pelo rádio propriamente dito o áudio vem antes do áudio da tv. Ontem ouvi pelo rádio, e foi ótimo.

Agora os pedidos/comentários:

Algum leitor parece que já citou o Kobayashi, mas gostaria que você comentasse sobre a corrida dele, Ico. Porque pra mim ele fez - de novo - uma baita corrida.

Mesma coisa pro Di Grassi. Porque um boa indicação é que parece que foi dele a melhor volta entre as novatas, estou correto?

E Ico, você acha que o Vettel seria punido se não houvesse essa sombra da marmelada da semana passada pairando sobre tudo?

Vejam a ironia: A Ferrari marmelou, mas duvido que seja punida de fato (com perda de pontos - que é o que interessa - ou uma multa de verdade). E ainda por cima ontem o Alonso ganhou uma posição com a punição ao Vettel. A Ferrari se deu bem na marmelada da semana passada e na consequente maior rigidez dos comissários contra as ações de jogo de equipe (opinião minha).

E pra fechar, gostaria de saber a reação dos jornalistas estrangeiros à disputa do Barrichelo/Schumacher. Se bem que a essa hora do Credencial vc já deve ter comentado isso.

Abraços a todos.

Gabriel Souza disse...

Olá, caro Ico!

Parabéns pela transmissão! Eu disse para a minha namorada: "Vamos abaixar o volume da tv e eu ligo o rádio do meu celular. Você vai ver como é bem melhor."

Dois minutos depois, ela disse: "Nossa, é muito melhor!"

Antes de registrar minhas perguntas, quero comentar algo que vi ontem: logo após a corrida, a Vênus Platinada mostrou uma reportagem besta, para dizer o mínimo, sobre o ocorrido em Hockenheim.

Mas o que realmente me revoltou foi quando mostraram na tela, logo após falarem brevemente sobre o resultado do GP da Hungria, a classificação do campeonato. Juro, eu deveria ter tirado uma foto. Estava escrito "Louis Hamilton" e "Jason Button". É um absurdo! A emissora dona dos direitos de transmissão não pode errar deste jeito!

Vamos às perguntas:

1 - O "desenvolvimento" da McLaren "pendeu" mais para o lado de Hamilton? Porque Button, que começou a temporada melhor, vem sendo batido constantemente. Ou foi Lewis que melhorou?

2 - Será que os que mandam na F1 ainda não perceberam que para que tenhamos mais emoções os carros precisam ter mais aderência mecânica e menor dependência aerodinâmica? Não precisamos de ninguém espremendo o outro no muro!

3 - Você ainda fica com a sua aposta no Vettel para o título?

Abraço!

Yuri disse...

Olá Ico!!!

Ainda no assunto Schumi vs Barrichello, um dúvida: já aconteceu algo semelhante na história da F1 com consequências mais sérias?
Vc que conhece super-bem os pilotos, existe remorso, compaixão, dor na consciência, fantasmas ou coisa parecida neles?

Caso alguma coisa tivesse acontecido ontem, como vc acha que reagiria o alemão?

Abraços. Bons e merecidos descansos!!

Anselmo Coyote disse...

"faltou muito pouco para .. um grave acidente..tinha tudo para ser uma tragédia."

Ico, com todo o respeito... que drama, hein? Todo mundo sabe que não haveria tragédia alguma.

O Massa arrebentou o carro ano passado e nada aconteceu.

O Piquezinho e o Grosjean arrebentaram seus carros no muro em Cingapura, no mesmo lugar, e nada aconteceu.

O Webber decolou, voou, deu várias piruetas, caiu de cabeça pra baixo esse ano e nada aconteceu.

O Kubica desintegrou o carro no Canada 2007 atravessando a pista duas vezes e só arranhou. No ano seguinte estava lá no mesmo circuito no pódio.

Mas em se tratando de Rubinho a coisa ganha esta dimensão. Putz! Mas eu entendo: é um brasileirinho contra esse mundão.

"Mas é um heptacampeão dando um mau exemplo para os pilotos das categorias de base”, falou Barrichello."

O que?????????????
Uma perguntinha: se alguém aqui fosse mandar um filho aprender a pilotar mandaria para quem? Para o Schumacher heptacampeão ou para o Burrinho, esse perdedor nato?

CALA BOCA, BURRIQUELO! F1 não é voltinha no parque nem passeio no jardim.

"Só uma menção honrosa a Kobayashi..."

Ba, ele largou em 23o, fez 7 ultrapassagens (não sei como) na primeira volta e chegou em 9o. Mas como não é brasileiro a imprensa brasileira não viu.

Mas se fosse o Bruno Senna (de quem eu gosto) ou o Lucas de Grassi (que anunciou que fará jogo de equipe igual ao Rubinho e Massa fizeram - ridículo esse cara) a esta hora ele estaria sendo chamado de gênio e sendo comparado ao tio em Donington Park 1993.

Sou Kobayashi desde criancinha também, Ba.

Abs.

PS. Eu não tenho pergunta para o credencial desta vez não. Já sei as respostas. Putz!

Abs.

Anselmo Coyote disse...

"faltou muito pouco para .. um grave acidente..tinha tudo para ser uma tragédia."

Ico, com todo o respeito... que drama, hein? Todo mundo sabe que não haveria tragédia alguma.

O Massa arrebentou o carro ano passado e nada aconteceu.

O Piquezinho e o Grosjean arrebentaram seus carros no muro em Cingapura, no mesmo lugar, e nada aconteceu.

O Webber decolou, voou, deu várias piruetas, caiu de cabeça pra baixo esse ano e nada aconteceu.

O Kubica desintegrou o carro no Canada 2007 atravessando a pista duas vezes e só arranhou. No ano seguinte estava lá no mesmo circuito no pódio.

Mas em se tratando de Rubinho a coisa ganha esta dimensão. Putz! Mas eu entendo: é um brasileirinho contra esse mundão.

"Mas é um heptacampeão dando um mau exemplo para os pilotos das categorias de base”, falou Barrichello."

O que?????????????
Uma perguntinha: se alguém aqui fosse mandar um filho aprender a pilotar mandaria para quem? Para o Schumacher heptacampeão ou para o Burrinho, esse perdedor nato?

CALA BOCA, BURRIQUELO! F1 não é voltinha no parque nem passeio no jardim.

"Só uma menção honrosa a Kobayashi..."

Ba, ele largou em 23o, fez 7 ultrapassagens (não sei como) na primeira volta e chegou em 9o. Mas como não é brasileiro a imprensa brasileira não viu.

Mas se fosse o Bruno Senna (de quem eu gosto) ou o Lucas de Grassi (que anunciou que fará jogo de equipe igual ao Rubinho e Massa fizeram - ridículo esse cara) a esta hora ele estaria sendo chamado de gênio e sendo comparado ao tio em Donington Park 1993.

Sou Kobayashi desde criancinha também, Ba.

Abs.

PS. Eu não tenho pergunta para o credencial desta vez não. Já sei as respostas. Putz!

Abs.

Péricles Tabosa disse...

Podemos ver que o velho Schumi continua aí não é? Tanto se falou de Alonso no último GP sobre os campeões que não medem consequências para vencer. Mas e nesse caso, onde os envolvidos não estão disputando o título mundial? Não que a manobra fosse válida, caso acontecesse na última corrida da temporada valendo o campeonato. Na minha opinião foi pior, muito pior, e poderia ter causado realmente um acidente fatal.
Não seria o caso da Mercedes rever o contrato de Schumacher já que, além desses episódios, seu desempenho não tem chegado nem perto do de Rosberg?

José Inácio Pilar disse...

Boa noite Ico (deve estar lendo de noite)!

Gostei muito de suas matérias para Tazio e Lance!

Aí vão as PERGUNTAS PARA O CREDENCIAL:

1- Mais uma vez Felipe Massa não conseguiu acompanhar o ritmo de Alonso, mesmo com as alts temperaturas beneficiando seus pneus. Terá ele sucumbido (que seja um pouco) a Alonso?

2- A Mercedes está cada vez pior. A Asa traseira nova e novo assoalho nada adiantaram. Terá a equipe de Ross voltado a mostra a incompentencia da "velha Honda" de 2007/08?

3- Barrichello ja assinou contrato p/2011? Ha chances dele conseguir assinar nessa mesma tacada para 2012 tbm?

4- Force Índia parece ter se perdido um pouco também. Qual seria a razão para essa queda de rendimento?

5- A Williams está melhorando a olhos vistos. A Cosworth tem acompanhado essa evolução ou ainda está limitando os resultados da equipe?

6- A Pista de Spa é favorável ao carro da Williams? E Renault?

7- Até que ponto Hispania está ameaçada para 2011? E aquela história da parceria entre Hispania e Toyota, com que dinheiro isso seria possivel se a equipe está quase falida?

8- Renault e Coswoorth estariam pressionando a FIA para poderem equalizar seus motors para 2011. Acha que serão autorizadas?

9- Esse combate entre Barrichello e Schumacher foi "bem visto" pelos mecânicos da Williams, mas e pela chefia?

10- Até que ponto os carros de 2011 poderiam mudar por causa dos pneus? Seriam apenas modificações de suspensão?

11- Até quanto ha de verdade no ultimato de Bernie por melhorias em Interlagos? Nosso circuto é realmente visto como o "pior da F1" segundo equipes e jornalistas?

Abração e aguardo sua resposta sobre o e-mail que te mande semana retrasada assim que você puder!

José Inácio (ex-Peter Sellers)

WWW.JOSEINACIOFALOU.BLOGSPOT.COM

Anselmo Coyote disse...

"faltou muito pouco para .. um grave acidente..tinha tudo para ser uma tragédia."

Ico, com todo o respeito... que drama, hein? Não haveria tragédia alguma.

O Massa arrebentou o carro ano passado e nada.

O Piquezinho e o Grosjean arrebentaram seus carros no muro em Cingapura, no mesmo lugar, e nada.

O Webber decolou, voou, deu várias piruetas, caiu de cabeça pra baixo esse ano e nada.

O Kubica desintegrou o carro no Canada 2007, atravessou a pista 2 vezes e só arranhou. Ano seguinte ganhou o GP lá.

Mas como é o Rubinho... tragédia Putz! Eu entendo: um brasileirinho contra o mundo.

"...é um heptacampeão dando um mau exemplo para os pilotos das categorias de base”.

O que?????????????
Perguntinha: se alguém aqui fosse mandar um filho aprender a pilotar seria com quem? Schumacher heptacampeão ou Burrinho, esse perdedor nato?

CALA BOCA, BURRIQUELO!

"Só uma menção honrosa a Kobayashi..."

Ba, ele largou em 23o, fez 7 ultrapassagens (não sei como) na primeira volta e chegou em 9o. Mas não é brasileiro e a imprensa brasileira não viu.

Se fosse o B. Senna (gosto dele) ou o Lucas de Grassi (este anunciou obedecerá a equipe como Rubinho e Massa - ridículo esse cara) seria um gênio comparado ao tio em Donington Park 93... rsrs.

Sou Kobayashi desde criancinha também, Ba.

Não tenho pergunta para o credencial desta vez. Já sei as respostas. Putz!

Abs.

John Phillip Souza disse...

Anselmo Coyote:

Impressionante como consegue conciliar tamanha irresponsabilidade sobre segurança na pista com cornetagem em uma só mensagem.

Sobre a manobra de Schumacher, TODOS da F-1 concordoram que ele passou dos limites.

Contenha sua implicância com Barrichello e a mantenha em níveis menos pessoais, acaba ficando ridículo.

Espero que você não tenha filhos, temo pelos padrões morais que eles vão ter como modelo.

PS: Te recomendo a leitura de livros sobre ética e conduta esportiva.

Anônimo disse...

Olá!!
Parabéns pelo blog.. acompanho sempre.
Gostaria de saber sua opiniao sobre o Bruno Senna, voce acha que ele tem chances de continuar ano que vem? E o que voce acha sobre o desempenho dele desde o começo do ano? A impressao que tenho como leigo é de que ele vem melhorando muito a cada prova.
Valeu

Anônimo disse...

Menção honrrosa para o desempenho do Kobayashi. Para muitos uma das revelações da temporada.

Na primeira volta Kamui avançou 8 posições. No setor 1 ele já havia ultrapassado 7 carros:
Buemi
Alguersuari
Kovalainen
Trulli
Glock
Di Grassi
Bruno
Em seguida ultrapassou o Liuzzi.

Na 18º volta. com pneus duros ultrapassou o Schumacher.

Em uma pista que todos consideram de difícil ultrapassagem. Acho relevante a menção sobre a atuação do japonês.

Jean disse...

Olá a todos

1 porque o Barrichello não trocou de pneus junto com tudo mundo? perdeu no mínimo 4 a 5 posições nessa' barricada', gosto dele, e mais ainda na ultrapassagem,mas sem duvida bobeou nessa.

2 A largada é o determinante da corrida, mas dura pouquíssimo, e repassem no maximo 3 vezes, gostaria de ver os lances com mais detalhes mais pontos de vista, mais tempo, parece que o kobaiashi fez misérias ali atrás, mas ninguém viu! Tem uns tubes mostrando em detalhes a largada? e onde? Você poderia fazer um credencial com video?

abs, como sempre o melhor blog em português

Anônimo disse...

Ico,
Neste domingo eu ouvi a transmissão pelo rádio e realmente foi ótima.
O Vettel mostrou novamente instabilidade quanto precisou passar o Alonso e com isto cada vez mais ele esta me lembrando o Massa que só ganhava quando largava na frente e não precisava passar ninguém ... Se continuar assim, o Webber levará esse mundial, pois ele esta aproveitando todas as oportunidades que tem...
O Shummi faria aquela manobra se fosse outro piloto tentando passá-lo?
Com a aproximação do Alonso, que apesar de tudo é um grande piloto, aos líderes você acha que o Massa terá que "engolir" o que disse sobre não deixar o Alonso passar novamente?
O Di Grassi novamente fez uma excelente largada, mas depois o ritmo dele caiu muito, você sabe o que aconteceu?
Saindo um pouco da corrida:
Neste domingo foi publicada uma matéria no Estadão informando que se Interlagos não se modernizar poderá perder o direito a sediar a corrida, quanto disso é verdade? Você não acha que há um exagero nas cobranças com relação a Interlagos ?

Grato,

Caimar.

Pinheirinho disse...

O dia de Rubinho. Mesmo sem brigar pelo pódio, brasileiro protagoniza o melhor momento do GP da Hungria ao ultrapassar o heptacampeão Schumacher.
Valeu a corrida...
Barrichello ficou algumas voltas atrás de Schumacher, mas deu o bote certeiro.
Apesar do 10° lugar, Rubens Barrichello termina como o destaque do GP da Hungria.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Vi-twoooooooo disse...

credencial:

Ico qual atitude foi pior Massa ou Shumi?

kohara disse...

Fala Ico. Beleza?

Sobre a corrida, devo reconhecer que fiquei decepcionado com o Vettel. É muito rápido e talentoso, mas não pode ficar bobeando assim. Se eu fosse alguém na Red Bull ia dar um pedala no moleque pra ele ficar esperto antes que perca de vez o campeonato... Mas... Como é a Red Bull, acho que não vão fazer nada e ele vai perder esse campeonato...

Corridão do Webber. O Trecho entre o SC e o pit dele foi algo sensacional. Corridão do Kobayashi tb, que veio lá de trás depois de um qualy medonho.

Ótimas corridas de Petrov e Hulk tb.

Sobre a manobra de Rubinho contra Schumacher, é aquela coisa. O alemão sempre fez isso, mas como nunca deu em nada ninguém fala nada. O acidente da Superleague mostra o que pode dar errado nesse tipo de manobra... A punição é branda, mas acho que vale como alguma punição. Como ele já tinha passado incólume por Montreal -qdo ele fez isso com o Kubica e o Sutil na saída da curva 2-, então serve como aviso que esse tipo de manobra não será mais aceito...

Mas, de toda a forma, não lembro do Massa ter abrido o chororô como o Rubens abriu, tanto no rádio quanto nas entrevistas... Falou-se alguma coisa sobre ser perigoso e tal, mas ficou por isso mesmo. Ou eu estou enganado?

Abraço e parabéns pela cobertura,
Kohara
http://coldeturini.wordpress.com

tibone disse...

Antes de mais nada, parabéns pela transmissão na Rádio Bandeirantes. Não pude ver a corrida ao vivo, mas não desgrudei do rádio. Sem a tv para acompanhar junto, deu para perceber melhor como a transmissão é de qualidade e como vocês conseguem passar tudo que ocorre no autodromo.

Para o Credencial :

- Ferrari é a 2a força do campeonato, Mclaren vai ter que remar para chegar nos escarlates, mas, o Cavalo tá bem atrás do Touro, a tendência é ficar assim ou as coisas devem se equiparar um pouco mais ?

- Antes da corrida (assisti ontem na madrugada) o Martin Brundle perguntou pro Vettel : "Belissima pole, o carro parece fantástico, sem querer tirar teu mérito, como é guiar este carro?" O Vettel só respondeu : "Como você disse, o carro é fantástico.."
Esse carro ser tão bom assim, é uma evolução natural do carro do ano passado, ou teve lampejos de genialidade do Newey ?

- Alguma novidade sobre a pista na Coréia ? Está pronta, não está ?


Valeu e até Spa (se puder gravar os carros passando pela Eau Rouge de novo, agradecemos).

Anselmo Coyote disse...

Sr. John Phillip Souza,

Essa é a sua opinião e não a minha.
Eu falei e dei exemplos de fatos acontecidos. Conteste-os se quiser.

O senhor deixou de ser comentarista para ser um mero abestalhado quando fugiu do tema F1 para afetar a familia alheia.

Isso reflete o quanto o senhor preza a sua família e demonstra que certamente não importaria se eu a ofendesse. Mas não vou fazê-lo. Jamais. Se o senhor não respeita sua familia o problema é seu. Eu respeitarei tanto a minha quanto a sua.

Disccorde de mim, mas faça-o com argumentos e não com palhaçadas que fogem ao tema em discussão.

Queira ou não o senhor, a minha opinião é essa.

Também não faço jogo do politicamente correto, não ensino meus filhos a fazê-lo e não misturo alhos com bugalhos.

Passar bem, senhor John Phillip Souza.

Abs.

Esteban disse...

Pro quem perguntou o que aconteceu ao Di Grassi:

Simples, um erro bizarro da equipe: deixaram a roda solta no pit da volta 15, e então ele teve que fazer outra parada na volta seguinte, na qual andou muito lento até os boxes para não ter o mesmo fim de corrida do Rosberg.

Resultado: Voltou quase 1 volta atrás do Yamamoto, a quem ultrapassou em menos de 15 voltas (é bom esse japa!).

Como o Trulli não parou, e o italiano era o único das novatas a frente do Lucas antes da amarela, o brasileiro tinha tudo para vencer as duas Lotus.

Pra completar ainda foi dele a melhor volta entre as nanicas.

Se tivesse o mesmo o mesmo carro do Glock nos qualis a coisa seria mais fácil.
De qualquer jeito ele tem feito largadas fantásticas, superando essa defasagem de equipamento.

....................................




Ico, pergunta para você sobre o brasileiro:

- O pássaro do twitter disse durante a transmissão do treino oficial, que o Lucas já recebeu a proposta de renovação da Virgin, mas que ainda não respondeu porque avalia outras possibilidades para o ano que vem.
Sei que o narrador é amigo pessoal do piloto, são vizinhos em Monaco e tal. Ou seja: a fonte deve ser o próprio Lucas.


Sabe algo sobre isso?

CelsoAM disse...

Ico,

Sobre o Schumacher, a punição foi leve demais. Achei criminosa a atitude dele. Pra mim foi tentativa de homicídio.

Muitos falam da Williams, mas acho que o time que mais tem evoluído é a Sauber. Mesmo com orçamento limitado, as atualizações parecem estar funcionando e agora eles andam bem até em circuitos travados.

Até que ponto Pedro de la Rosa é importante para tal evolução? Ou foi a chegada de James Key que deu esse 'empurrão' que o time precisava?

Sobre o Koba, ótima largada e corrida bem sólida.
Na qualificação, acabou ficando no Q1, atrapalhado pelo tráfego, mas acho que o maior erro foi da equipe (otimista demais) não usando os pneus moles na sua segunda saída. Lembro que além de Toro Rosso e FI, até a Mercedes saiu com os compostos moles no Q1. Não fosse isso, ele entraria facilmente no Q2.
Para quem não viu, o japonês passou uns 3 carros na reta, mais 3 na primeira curva e mais outro na segunda curva...algo assim...demais!

Abraço!

Douglas Fortes disse...

Ico, me impressionou a discreta corrida do Button, já que o Hamilton até sair tava tentando algo. abraço.

celso disse...

Ico,

Não esquecendo tb do "passão" que o velho Schumi levou do Kobayashi na relargada, depois do SC...
Esta ultrapassagem me pareceu mais limpa, com bem menos drama...

Tá mal o alemão!

Abraço!

Adriano Augusto disse...

ico, e esse japa kobayashi san, passou 14 pilotos, que me diz dele? finalmente apareceu um japa promissor no automobilismo?

Unknown disse...

Ico, parabens pelo blog, com um retrato muito coerente dos fatos. Musica boa, boas imagens... Show.

Pergunta pro Credencial:

1) o Carro da Red Bull nao foi o unico responsavel pelo longo trecho que o Webber andou de pneu mole (vide Vettel que parou como os outros). Foi só a pilotagem do Webber ou voce acha que o acerto que ele fez no carroé que são os principais fatores?

abraço

LG Fonseca disse...

Não tenho pergunta para o Credencial. Só queria deixar registrado: cada vez que eu "caio" no blog do Flavio Gomes, eu agradeço por existir o Blog do Ico.
Parabéns pelo profissionalismo e imparcialidade.
Abs.
LG

Patrick Bastos disse...

Essa ultrapassagem do Barrichello vai ficar na história assim como o do Piquet no Senna (guardadas as devidas proporções)....

Queria ver se os dois batessem; poderia acontecer até uma morte..

Baron Von Glöwer disse...

Bom dia Ico, parabéns pela transmissão. Como sempre continuo prestigiando e ouvindo a transmissão de vocês, que na minha opinião, é a melhor cobertura da categoria. Parabéns

Bom, tenho só um fato curioso pra contar antes da pergunta.

Posteriormente a corrida, tive a oportunidade de acompanhar a transmissão da BBC, já que acho uma boa fonte de informações visto que tem sempre coisa de 30 minutos antes e depois das corridas com entrevistas, informações técnicas e algumas matérias relacionadas ao esporte.

Após a entrevista coletiva, os apresentadores entrevistaram o Rubens e ele comentou que essa foi a pior manobra que sofreu na carreira de piloto e etc (sobre o incidente com o Michael).

Após falar do ocorrido, eles chamam uma reporter que está com o Michael e em sua 2ª pergunta, ela menciona que a algumas voltas antes do Rubens fazer a ultrapassagem, ele reclamou no rádio com a equipe que você (o Michael) estava deixando a linha aberta e no último momento estava fechando a porta (perigosamente no caso), e pergunta o que ele achava disso.

Michael responde que não tem muito o que falar, e completa "sabemos que alguns pilotos tem seus próprios pontos de vista, e aí tem a do Rubens"

Isso lá é coisa de se falar pra botar mais farpa no galinheiro?! Se já sabe que fez uma manobra arriscada e idiota, podendo ocasionar em alguma fatalidade pela velocidade que ambos estavam, pra que alfinetar mais ainda o Rubens?!

Bom, deixo aqui minha pergunta pro credencial:
- Por acaso teremos algumas novidades nos motores da Williams no ano que vem ou ainda nada está confirmado?!
Pois claramente o carro teve uma evolução muito boa este este ano, mas em cima de um motor péssimo comparado com os outros.
- A Petrobras pretende continuar patrocinando apenas o GP Brasil ou tem planos de voltar a patrocinar algum carro pilotado por Brasileiros(Williams de repente)?!

Abraços

Unknown disse...

Ico, o Rubens estava com pneus supermacios novos, enquanto que o Schumi tinha pneus duros e bastante desgastados, mas existe uma diferença entre os motores Corsworth e Mercedes, além do próprio carro da Willians que é inferior ao da Mercedes. Mesmo assim, apesar da manobra desnecessária do Schumi, o Rubens conseguiu fazer a ultrapassagem.
Por outro lado, o Vettel com condições iguais de pneus, mas com um carro bem superior ao do Alonso, não conseguiu fazer a ultrapassagem. Ou nem tentou!
Fiquei com a impressão que ele tentou e quando viu que poderia se envolver em um acidente com o Alonso, desistiu. Optou pelo terceiro lugar ao invés de se arriscar a perder tudo. Foi isso mesmo?
Por incrível que pareça o campeonato está muito bom, temos cinco pilotos brigando pelo título, mas ainda torço para a Red Bull, apesar das bobagens que têm feito e ainda não conseguiram tornar a sua superioridade técnica em superioridade numérica na pontuação do campeonato.
Grande abraço.

Antonio Miguel disse...

Primeiro adorei o comentário do Luiz sobre a imparcialidade.. hehehe

Sobre o tio Bern, sabemos que quando ele fala algo assim, é por que quer mais dinheiro, porem realmente Interlagos não é la essas coisas... Mas você que vai a todos os autódromos, Interlagos tem realmente a pior estrutura?

Bem aproveite as ferias da F1 para descansar também, pois esse fim de temporada promete!

Bruno Vigosa disse...

Fala Ico, comecei a acompanhar o credencial desde do Gp de Valencia e estou gostando mesmo. Seu Podcast faz jus ao nome Credencial, sempre com informaçoes que nao se ve em outros blog/sites, ta de parabens.

Segue a pergunta:
Pastor Maldonado ganhou mais uma etapa no ano na gp2, gostaria de saber como ele é visto na f1 e se ha alguma possibilidade de entrar na F1 em 2011, pois como se sabe, o piloto tem um forte patrocinio do governo Chaves

abs e parabens por ler todos comentarios.