domingo, 12 de setembro de 2010

A FRATERNIDADE É VERMELHA

A Ferrari chegou ao Grande Prêmio da Itália sob muita pressão: suas chances no Mundial estavam por um fio e o time mereceu uma chuva de críticas por ter saído relativamente ilesa pela quebra de regulamento cometida em Hockenheim. Por tudo isso, foi surpreendente a tranqüilidade demonstrada na corrida para converter em vitória a superioridade do carro neste final de semana.

O primeiro sinal disso veio logo após a largada. O pole Fernando Alonso foi surpreendido pelo bom início de Jenson Button e o ataque de Felipe Massa após a primeira chicane, mas manteve a segunda posição e a cabeça fria, seguindo de perto o inglês da McLaren. A diferença entre os dois se manteve constante e era claro que a prova seria decidida na parada nos boxes para a troca de pneus.


Button entrou na 36ª volta e Alonso, na passagem seguinte. Aí foi a vez dos mecânicos da Ferrari brilharem, realizando a troca no carro do espanhol em apenas 3,4 segundos, o que foi fundamental para que ele passasse à frente quando voltou à pista:


Todas as vitórias são um trabalho em conjunto, mas essa em particular tem um gosto maior de triunfo da equipe, porque eu ganhei a corrida graças ao pit-stop, que foi incrível”, elogiou Alonso.

Mais do que reviver suas chances no campeonato, o triunfo elevou o piloto ao olimpo da torcida ferrarista, que fez muita festa ao final da prova. Alonso aproveitou para se deixar levar pela emoção dos fãs.
Eu jamais imaginaria que seria tão bom estar no pódio numa festa como essa. É uma emoção comparável a de 2006 quando ganhei em Barcelona. Acho que sou uma pessoa de sort”, reconheceu o piloto.

Mas a grande sorte dele e dos outros candidatos ao título é que Lewis Hamilton, que liderava a disputa, teve um momento de afobação e jogou sua corrida fora logo na primeira volta, quando tentou disputar uma freada impossível com Felipe Massa. Os carros se tocaram e o inglês levou a pior, danificando a suspensão e saindo da prova.
Talvez eu devesse ter esperado um pouco mais. Foi um dia que não me ajudou em nada no campeonato, mas a disputa continua em aberto. O negócio agora é pensar para frente”, receitou.

Quem assumiu a liderança na tabela foi Mark Webber, mesmo fazendo uma má apresentação: largou mal e terminou apenas em sexto. Além de Alonso, Jenson Button (segundo colocado) e Sebastian Vettel (quarto) também aproveitaram a chance para descontar a diferença aos ponteiros. Com cinco pilotos com chances de sair da próxima corrida na liderança, o Mundial de 2010 encerra sua temporada européia da melhor maneira possível.

Saindo voando nesta corrida final da temporada européia, fico no aguardo da opinião e das dúvidas de vocês para a próxima edição do Credencial. Até!

(Foto Ferrari)

29 comentários:

Rangel disse...

Grande Ico, mais uma boa transmissão hoje na radio, e nem achei a corrida tão chata assim. Perguntas:

1- Foi o Hulk que melhorou ou o Barrica que teve uma queda de rendimento nas últimas corridas? Coisa circunstancial ou o novato finalmente pegou a mão da F1?

2- Sobre o "problema de motor" do Vettel, alguma novidade?

3- Na transmissão, você ia começar a falar da não escolha da 13ª equipe quando algum assunto da corrida te interrompeu... quais são os fatores políticos a que ia se referir?

É isso... um abraço e até Cingapura!

Dennis disse...

Caro Ico, belo trabalho (como sempre) neste GP de Italia. Destaques: Alonso mostrou que ainda acredita no título sendo extremamente rápido tanto no sábado quanto no domingo e Button usou de novo a inteligência para reaproximar dos lideres. Vettel foi muito inteligente na sua boa prova de recuperação. Pergunta para o credendial: Sem os 7 pontos a mais da vitória na Alemanha , Alonso ainda estaria em 5° no campeonato. Se por acaso ele ganhar o campeonato por menos de 7 pontos , a Ferrari de hoje deveria ser colocada no mesmo nível de todas as outras equipes e da mesma Ferrari de outras épocas que trabalhavam com jogo de equipe para vencer o campeonato, ou seja, tomaram uma atitude justificável ? Outra pergunta: Na pista e nas entrevistas Massa demostra estar muito pouco a vontade com a situação sua na Ferrari, tenho a impressão que este casamento começa a dar seus sinais de desgaste, você observa a mesma coisa nos bastidores?

Mauro disse...

1 - Jenson Button tem mesmo um faro para oportunidades como neste final de semana quando deciciu andar com mais downforce do que todo mundo? ou ele apenas arrisca e acerta muito?

Jôpa disse...

Olá!
1- A provavel melhor adaptação dos carros da Red Bull na maioria dos circuitos até o final do campeonato dá a Webber o favoritismo e a opção da cautela, mas aos outros pilotos terão que arriscar mais do que o normal( talvez já tenha sido o caso de Hamilton hoje)e nestes casos pode ocorrer algo, resultados, e até o titulo para alguem "não tão favorito". O que voçê acha?
2- É cedo , mas , como será que para 2012 2013 estariam as posições de Lucas e Bruno, levando em conta que até agora parecem quase certo permanecerem nas mesmas equipes deste ano, e fazerem um bom trabalho que está sendo reconhecido pelo meio da F1? Mudaar para equipes maiores ou ir "crescendo com as novatas" ?
Abraços e òtimas coberturas. Jôpa.

Marcos disse...

Olá Ico!
Exelente transmissão, como sempre...
Parabens pelo blog e pelo credencial. Fantástico isso de você responder às perguntas dos leitores.
Quanto à corrida, bem, achei meio chata... não completamente. Mas não foi boa não!
Seria melhor se o Dick Vigarista quebrasse na última volta! hehehe.
Por sinal que na penúltima volta me veio uma imagem do passado a cabeça. Quando vi Alonso marcando a melhor volta na penúltima volta, imediatamente lembrei de Mansel. Torci demais por uma pane seca... que pena que não deu! ^^

Massa poderia sim ter ultrapassado Alonso na largada. Ele largou muito mal e foi nítido que Massa tirou o pé 2 vezes pra não passá-lo. Não algo escandaloso como um jogo de equipe, me pareceu mais cautela de não bater no companheiro de equipe que outra coisa qualquer.
Seria muito melhor para a ferrari se Massa tivesse passado Alonso e ficasse atazanando Button para - na melhor das hipóteses - fazê-lo gastar mais os pneus enquanto Alonso observaria de camarote economizando os seus. Naturalmente nas voltas depois dos pits dos ponteiros ele andaria mais rápido e abriria uma diferença suficiente para trocar os seus.
Claro que foi muito rápido para alguem pensar nisso na hora, mas o erro da Ferrari ai é o de desmotivar o segundo piloto a ponto de ele nem tentar passar... afinal, é menos vexatório do que dar passagem depois. Rubinho bateu muito nessa tecla, de que a Ferrari não gosta que seus pilotos briguem na pista.

Outra coisa que me chamou muito a atenção foi ao final da corrida.
Percebeu como Button estava "a vontade" falando com Alonso e Domenicali ( Era ele né? )???
Se cumprimentaram, se abraçaram.. trocaram carinhos e sorrisos...
Massa de cabeça baixa. Só silêncio.
Depois no pódio, mais festa... champanhe na cabeça um do outro... sei não! E como o Dennis ressaltou no post acima:
"tenho a impressão que este casamento começa a dar seus sinais de desgaste"
Eu diria mais, parece que o casamento ta acabando e já se tem um amante. Veremos.

Por falar em Pódio, naquela fila de moças aplaudindo os pilotos, que nem sequer repararam a existência delas, eu reparei em uma... Viram o tamanho do nariz da primeira!!! Italiana pura! ^^

Prá finalizar, uma perguntinha:
Existe algum site ou algo do tipo em que se possa assistir uma corrida de fórmula 1?
Suponha que eu queira ver Interlagos 2005... ou Mônaco 1972.
As corridas foram filmadas, estão em algum canto... ^^
Ver trachinhos no youtube não tem a mesma graça...
Ah, se for sem o Galvão, melhor ainda!

Obrigado por este espaço e parabens pelo seu trabalho!

Marcos Afonso

fidalgo disse...

Como anda a questão dos motores para as provas que faltam. Quantos é que as equipas teem para utilizar ainda?

abraço

Jôpa disse...

Olá de novo! me esqueci no 1º comentário, bem vamos lá: Acho que se Massa ficasse mais um pouco na pista antes de trocar os pneus voltaria em 1º,duas ou tres voltas bastariam( visto que Vettel foi até a ultima volta com os mesmos e num ritmo bom) já rolou algum comentário por ai sobre esta hipótese , mais uma "segurada" para garantir a vitória de "Fernando Sonso".
Abraços e até mais Jôpa.

Douglas disse...

o Felipe mostrou pra Ferrari e o Alonso que não tá de brincadeira. Mais um pouquinho e o Felipe passava ele na primeira volta e no pit stop acho que mais umas duas voltas dava pra voltar na frente.
abraço

Anderson Nascimento disse...

Será que a Ferrari irá manter a boa competitividade do carro para enfrentar os circuiutos que na teoria são melhores para Red Bull e Mclaren?

Marcos disse...

Já que a TV não mostrou, achei um link do Yamamoto atropelando o mecânico.

O sujeito do pirulito deve ter vindo de outra escuderia...

http://www.record.xl.pt/galerias/videos/interior.aspx?content_id=462666

Anônimo disse...

Olá Ico! Mais uma vez parabéns pelo seu excelente trabalho, pelo seu blog e pelo Credencial com o espaço que nos é franqueado.

Achei muito boa a prova de hoje e o Massa tem mais é que atacar mesmo.

O mais legal é o campeonato ainda está bem disputado como nunca e a cada prova vai ficando mais interessante.

Bom, gostaria de perguntar se você sabe de alguma coisa a respeito de uma provavel transferência do Heidfeld para a Sauber? Já seria na proxima corrida? Será que se cansaram do De La Rosa? Gosto do Heidfeld e penso que ele merece estar na "ativa" apesar dele ter sido reserva na Mercedes e atualmente ser piloto de testes da pirelli, nada como poder disputar uma prova né?!

Se o Heidfeld for mesmo para sauber será que ele não volta ano que vem pra Mercedes? A Mercedes vai querer um piloto (ainda que reserva) que já possua alguma experiência com os compostos da pirelli.......... Forte abraço a todos.

Marco Ladeira/Juiz de Fora/MG

Dé disse...

Vi só o final da prova, não tava a fim de acordar muito cedo.

O Vettel não dá sorte mesmo né? Eu li em algum lugar que a RedBull teria declarado que o piloto que estivesse à frente da tabela após Monza seria o 1º da equipe. Você acredita nisso mesmo?

Será que Webber vai ser promovido?

Juliano disse...

Meus questionamentos para o Credencial:

1- Barrichello estava com motor usado enquanto Hulkenberg correu com motor novo. A diferença entre um motor novo e um usado é muito grande? ou o fato de ser Monza é que faz essa diferença ser grande?

2- Considerando o julgamento (sic) da Ferrari pela dona FIA e, partindo para a hipótese que o Massa poderia ter passado o Alonso na largada, na sua opinião, a Ferrari teria a cara de pau de dar nova ordem para inversão de posições, afinal, Alonso está na briga do título enquanto Massa não. Ou será que eles seriam contraditórios e deixariam o Massa à frente do Alonso (o que eu não acredito que viessem a fazer).

Ron Groo disse...

Pois é. Diferentemente dos filmes de Holywood, na F1 as vezes o bandido vence.

Para o Credencial.
Foi lindo ver Vettel fazer a corrida quase toda sem trocar pneus. Existe alguma chance desta regra imbecil de se usar os dois compostos e assim forçar ao menos uma parada cair?

Gabriel Souza disse...

Boa noite, Ico!

Vamos lá:

- Do que é feito o F10? Pô, Barrichello bate no Alonso e nada acontece. Hamilton bate no Massa e nada acontece. São indestrutíveis?

- Como anda (ou não) a situação da Hispania para a próxima temporada?

- Após ver como foi a corrida de hoje podemos esperar uma prova bem monótona em Cingapura, não?

- Para finalizar: não sei se você sabe, mas o Jamiroquai vem para o Brasil no próximo mês. Sei que não são mais os mesmos de antes, mas estarei lá. E espero que toquem as músicas antigas aqui, como vêm fazendo nos shows na Europa. Mais: estão falando de McCartney aqui em novembro. Aí é pra morrer sem grana mesmo!

Abraço!!

Anônimo disse...

errou a largada, tentou espremer o button, bateu nele na primeira curva quebrando o extrator... e só ganhou a posição no pit...

mérito do Alonso muito pouco nesta vitória...

Leo disse...

P o credencial: vc sabe quanto tempo durou o pit-stop do Massa? Ele estava reclamando na entrevista de que não teve chance de lutar pela ponta por causa do pit-stop. É relista ou é wishful thinking dele?

TIA!
Leo.

Juliano Messaggi disse...

Olá Ico,
Uma corrida com uma dose bem moderada de emoção, muito menos do que o esperado. Vamos as minhas perguntas;

- Após a estratégia do Vettel é possível que mais equipes/pilotos passem a adotá-la, se os pneus permitirem?
- A regra permite um piloto trocar os pneus na última volta e completar a prova nos pits?
- O campeonato de pilotos está bem disputado e não há do que reclamar e isso é um ponto positivo porém a maioria das provas, até o momento, falta em emoção. A emoção da prova de Monza praticamente se resume a largada e a parada dos boxes de Button e Alonso. Existe alguém(FOM, FIA, FOTA, etc...) preocupado com essa falta de emoção dentro da pista?

Ewerton H. De Pedri disse...

Ico,

Levando-se em conta o desempenho da Ferrari na ALE e na ITA, o que aconteceu na BEL? Por que essa variação de performance?

Talita disse...

Olá, bom dia.

Desculpe a pergunta meio Pacheca, mas há chances de vermos um brasileiro brigar pelo título nos próximos 5 anos?
.
A atual geração não empolga...

abs

té mais!

Celso AM disse...

Ico,

Achei suspeito o pit stop do Massa... demorou muito, comparado ao do Alonso. E tenho a impressão de que ele poderia ter até saído na frente do espanhol. Não teria sido esta "falha" do mecânico uma medida de precaução para que o episódio da Alemanha não se repetisse? Se o Alonso não tivesse conseguido passar o Button, não acha que o brasileiro teria condições de até vencer a prova?

Qual a sua opinião sobre Heidfeld na Sauber - nessa altura do campeonato, não é trocar seis por meia dúzia?

Os pneus das próximas 5 etapas já estão definidos?

Abraço

Rodrigo Brasileiro disse...

Ico,
Luca di Montezemolo compareceu a corrida domingo ou chegou de Helicóptero após a vitória do Alonso? Ele apareceu na transmissão do treino oficial de sábado, mas todos sabemos que ele dificilmente vai à uma corrida, só chega quando ganha. Se ele foi, como foi a festa dele e de toda equipe após a vitória do Alonso?
É muito bonito aquele mar vermelho que invade a pista ao final da corrida.

Péricles Tabosa disse...

Qual a real vantagem da Red Bull nas próximas etapas?

Você acredita que em algum momento a equipe vai indicar Vettel ou Webber para brigar pelo título?

A briga pelo título de 2010 é a mais equilibrada dos últimos anos. Com 5 postulantes, 24 pontos separando o 1° do 5° e 125 pontos em disputa, você continua apostando em Vettel?

Kohara disse...

Fala, Ico, beleza?

3 perguntas:

1) O motor Mercedes já não é mais tão melhor do que os outros? Mercedes muito mal, Force India mal e Mclaren sem fazer valer o favoritismo na pista em que os motores reinam...

2) A Cosworth já chegou num nível próximo das outras fornecedoras?

3) Tenho a impressão que a Ferrari está funcionando melhor no calor (como Monza, Valência e Hockhenheim) e não tão bem com tempo mais fresco (Spa -não lembro como foi Silverstone...). é isso mesmo?

Abraço!
Kohara

Fernando Mayer disse...

Olá Ico!

Parece que tanto Alonso quanto Ferrari definitivamente nasceram com seus trazeiros virados para a Lua. Depois de tudo o que aconteceu na Alemanha, julgamento marcado para semana do GP caseiro, saindo praticamente ilesa, pole, volta mais rápida, vitória, dupla de pilotos no pódium, concorrentes vendo suas chances de disparar na ponta caindo por terra... Meu Deus! Se forem campeões será difícil aguentar-los.

Sinto como se eu estivesse de ressaca...Isso porque custa muito dizer o quanto a Ferrari e Alonso foram eficientes neste final de semana.

Mas tento ser o mais imparcial possível.

E é bom os adversários ficarem bem espertos, pois com esse novo sistema de pontuação estamos vendo praticamente a cada corrida um líder diferente. Um deslize (como o do Hamilton) ou uma corrida burocrática (como a das Red Bulls) podem por tudo a perder.

Perguntas:

1) Sendo o GP da Corea do Sul uma verdadeira incógnita em todos os sentidos, como as equipes vão lidar com essas dúvidas sobre o duto de ar como esta que assombrou a Mclaren nete fim de semana?

2) Agora que a Lotus terá o motor Renault e provavelmente terá um desempenho melhor, será que ela terá interesse em outros pilotos ou já foi definida a manutenção dos atuais?

3) E por fim, se de repente existir esta possibilidade, um dos brasileiros que estão nas outras equipes nanicas podem ser candidatos a preecher alguma possível vaga na Lotus?

Parabéns por mais um ótimo trabalho!

Abs

José Inácio Pilar disse...

Olá Ico! Mais uma vez uma cobertura primorosa, assisiti ouvindo vocês no rádio.

Vamos às perguntas:

1- Porque a Williams está enrolando tanto pra assina com Barrichello? A essas alturas ano passado ambos ja estavam assinados.

2- Acha que esse chá de cadeira pode ser algum tipo de pressão de uma das parte em cima da outra?

3- Como motor (sem falar nos sistema hidráuliocs e câmbio), acha que a Lotus saiu ganhando ao trocar Cosworth pela Renault? Porque?

4- E a Cosworth, pode ser prejudicanda enquanto com essa saída? Sabe se receberam alguma compensação ($$$) pela quebra do contrato que era de 3 anos?

5- O Force-Índia não foi muito bem no GP que poderia ir melhor. Acha que estão "em decadência"?

6- Algum novo rumor quanto possiveis novos patrocinadores da Williams pra 2011?

7- A saída de John Russell e Liam Clogger da Williams é prenúncio de mudanças mais radicais?

8- Esses 2 que sairam, foi numa analise simplista, por eles insatisfeitos com a nova direção (Adam Parr) ou porque a Williams quis renovar seu staff?

9- Até que ponto a possivel ida de Heidfeld pra Sauber pode trazer bons frutos ao carro 2010?

10- Até que ponto Heidefeld vai ter peso no carro 2011 do time Suiço, sendo o único que já conhece os pneus Pirelli? Acha que isso pode benefiucar quanto a equipe para o próximo ano?

11- Até que ponto o motor velho/um treino a menos prejudicou Barrichello em relação ao Hulk em todo o fds?

12- O alemão da Williams está numa fase ascendente, Acha que ele poderá eclipsar Rubens daqui pra frente ou foram circunstâncias que o puseram à frente do brasileiro?

13- Acredita que o circuito de Singapura não seja tão bom para os carros da Ferrari?

14- Massa esteve discreto a corrida toda, mas vira-e-mexe fazia volta mais rápida (sobretudo quando estava atrás de Alonso), estaria ele sinalizando sutilmente que poderia disputar, mas não pode?

15 A novela Hispania/Toyota silenciou. Terá a equipe de Bruno Senna ja assinado a tal parceria ou ela foi pro vinagre? Alguem quer (concretamente) compra-la?
Se ela não fechar acordo nem for comprada, póde fechar as portas?

Abração!

Washington disse...

Olá Ico, tudo bem? Achei uma corrida chata, apesar de ser ótima para esse mundial tão embolado.
Três perguntas para o credencial
1) No post sobre as bravatas do Tio Bernie com relação aos GPs, vc falou sobre os promotores da corrida. Como funciona exatamente essa parte? Quais GPs ele mesmo é o promotor? Só queria fazer uma relação de GPs chatos com a ganância do nosso amigo.
2) Quanto tempo vc acha necessário para se montar uma equipe minimamente decente na F1? Eles não poderiam selecionar alguma equipe agora visando 2012?
3) Pensando em Cingapura, estou torcendo para finalmente chover. Corrida noturna com tempestade parece muito interessante..... Estou sendo sádico demais? rsrsr!!!

Abraços, até as madrugadas de Cingapura!!!

ba disse...

Bom, pra variar, a transmissão de vocês salvou boa parte da corrida. Aliás, uma das poucas vezes em que o debate pré-corrida foi sério. Parabéns!!

Agora, aos negócios:
1) "mea culpa" quando fiz pouco das palavras do Alonso. Ultrapassagem lá foi difícil mesmo. Nem no pelotão intermediário houve troca de posição sem depender do box.

2) Aí vem o que o Odinei questionou: em Mônaco ninguém passa porque é travado; em Monza ninguém passa por causa da aerodinâmica. Mas que diabos, Ico? O que fazer??

3) Num exercício besta de predicção, você acha mesmo que Kobayashi pontuaria tão fácil quanto ele falou? Será que o arrojo dele, como em Abu Dhabi, tornaria as coisas mais emocionantes?

Abraço!

Glailson disse...

Olá Ico, tudo bom? Queria saber se falam sobre a possibilidade do Senna ir para Lotus ano que vem, reeditando a parceira que o Ayrton fez, ainda mais agora com a iminente parceria da Lotus com a Renault?