quarta-feira, 22 de setembro de 2010

MASSA NA SAUBER: SEM FUNDAMENTO

Tenho aqui nas minhas mãos a matéria que gerou o “rumor do dia” de que a Ferrari colocaria Felipe Massa na Sauber no ano que vem para ter Robert Kubica ao lado de Fernando Alonso. Saiu no semanário alemão “Motorsport Aktuell” e tenho todos os motivos para não acreditar nela:


- A matéria é feita inteiramente em tom especulativo. O título é “A Ferrari vai colocar Massa na Sauber em 2011?”. O texto segue no mesmo tom, cheio de interrogações e elocubrações.

- O próprio abre da matéria tira o crédito dela. Antes de discorrer sua teoria por doze parágrafos, o autor coloca que ela só aconteceria “se o projeto com Sergio Perez e o dinheiro de Carlos Slim não der certo”. Pelos indícios e mesmo informações que temos, este projeto está muito perto de ser confirmado e anunciado.

- Um outro colega alemão tinha me cantado esse rumor em Monza (de onde o repórter do MSA também tirou a informação e a repercutiu nessa edição). Ele foi espalhado pelo empresário de um piloto alemão que está desesperado para chacoalhar o mercado para ver se arruma um lugar melhor para seu cliente. A sombra de Kimi Räikkönen, que não deve renovar com a Red Bull no WRC para o ano que vem e busca alternativas, colocou as coisas em marcha e deixou muita gente desesperada. Este tipo de tática é comum no meio: Kubica também “esteve perto” da Ferrari no início do ano, o que lhe garantiu um contrato mais polpudo com a Renault semanas depois. Voltando a Monza: o mesmo colega me disse depois que “era tudo besteira” ao repercutir a informação da história “Massa/Sauber” com distintas fontes nos boxes. Foi o que eu ouvi também das pessoas com quem falei.

- A especulação não faz sentido. Por mais que Alonso seja amigo de Robert Kubica, ele sabe que o polonês não faz muito o tipo de “pensar no bem da equipe” acima de tudo. Massa disputa posições, mas recolhe o carro se necessário quando é atacado e acata ordens superiores. Pelo menos é o que esta temporada mostrou.

- Grana não é muito o problema para quem tem o Santander e renovou com a Philip Morris recentemente, mas a Ferrari teria de pagar uma bela multa para a Renault se quisesse ter Kubica, além de pagar os salários de Massa e possivelmente ceder motores, câmbios e KERS gratuitamente para Peter Sauber afim de fazer esta mudança. O brasileiro pode não estar num ano brilhante, mas seus três zeros no campeonato não ocorreram por culpa sua. A Ferrari sabe que seria um custo muito grande para uma mudança técnica não necessária.

- Honestamente, esse quadro só me parece plausível se fosse o próprio Massa quem quisesse sair da equipe. Possível diante do que teve de se submeter em Hockenheim, mas absolutamente improvável pelo que eu sinto da sua motivação em recomeçar esse duelo interno do zero a partir do ano que vem e de continuar num carro que lhe permita brigar por vitórias.

Como dá para ver, ficarmos discutindo sobre uma especulação surgida da cabeça de um alemão sobre a ida de um brasileiro de uma equipe italiana para uma suíça abrindo vaga para um polonês parece pouco produtivo. O problema é que, sem esse background que eu trago aqui, o rumor acaba se espalhando feito praga pela Internet. Por isso é sempre bom saber onde buscar os melhores filtros para não se perder nesse excesso de informações que circundam um mundo tão fechado como a F-1.

15 comentários:

ALEX disse...

é o q ele merece, e olhe lá...

Rogério Lima 23 Japan disse...

Concordo com você !!! Boa matéria...

Abraços

Celso AM disse...

valeu ico! seu blog é DISPARADO o melhor de todos...

já viu esse video?

http://tvuol.uol.com.br/#view/id=a-realidade-do-sedentarismo-0402193770C8C98326/mediaId=1892872/date=2010-04-06&&list/type=search/q=sedent%E1rio/edFilter=all/sort=mostRelevance/

Gabriel Souza disse...

Boa tarde, Ico!

Estes boatos não são jogados no ar, digamos, "na maldade"?

Boatos à parte, Felipe terá que ser muito mais regular e "matar um leão por dia" na próxima temporada se quiser superar Alonso.

Gostem ou não do espanhol, mas o cara é muito bom.

Abraço!

Anônimo disse...

Isso eh soh boato.....
Alonso eh amigo do Kubica mas voces acham que ele prefere um piloto rapido "amigo" ou um que ele esta batendo "constantemente" nos treinos e corridas ....
O Espanhol eh o menos interessado nesta troca e vetaria a troca com certeza...Amigos amigos, negocios a parte...
abraço!!

Fernando Mayer disse...

Não acredito nesse boato.

E principalmete pelo fato de que o Kubica não se sujeitaria ao posto de segundo piloto. E todos nós sabemos que o Alonso enquanto estiver lá será o preferido da equipe por ser o cara que trouxe o Santander e mais ou menos 7 décimos de segundos...rs

Abs

GiglioF1 disse...

Ico,

Massa tem de deixar a Ferrari , pois não terá mais espaço...quem paga o salario é o Santander ,que tem grandes interesses no Brasil , mas o brasileiro não sabe disso ainda... Massa foi humilhado , mas tb foi fraco.( China e Alemanha...inclusive na 1º curva da primeira corrida que Alonso mete no lado , sabendo que Massa recolheria..)

Acho que ele cai como uma luva no lugar do Webber...

Massa não foi campeão por antecipação em 2008 por culpa de 6 falhas graves da Ferrari.
Ele não vai para a Sauber , mas esta de saída da Ferrari...assim como Domenicalli.

Visite o blog do Giglio, que não só escreve , mas tb patrocina uma grande promessa da velocidade brasileira!!

Abraço do Giglio

Ron Groo disse...

Vi no site do Esporte Interativo esta noticia... Corri pra cá pra ver se você tinha escrito algo sobre.
E definitivamente. É no Ico que acredito.

Celso disse...

Ico, nem gosto de entrar nessas histórias de "se", mas se Massa não tivesse tido os azares que teve, estaria na briga, na frente de muita gente... vamos lá:

pontos atuais: 124

Canadá: poderia chegar em 4o.: 12
Valencia: poderia chegar em 3o.: 15
Inglaterra: estava em 4o.: 12

Total "se": 163 pontos

Com mais 7 pontos do GP da Alemanha: 170 pontos

Estaria em 3o. no campeonato, à frente de Alonso (159 pontos), que tb estaria na briga, mas na 6a. classificação geral.

Mas, azares são azares e corridas são corridas...

Abraço!

Daniel Médici disse...

É como dizem nas redações por aí: jornal e salsicha, se você soubesse do que é feito, não compraria...

Unknown disse...

O Celso tem a análise correta (um dos motivos pelo qual o blog do Ico é tão bom é que os comentários, não apenas o jornalismo, são pesquisados e de alto nível). Com exceção de uma largada ruim, o Felipe tem feito um bom campeonato.

Sem dúvidas o Alonso é mais rápido, sempre foi. Mas comete erros demais, sempre cometeu e sempre cometerá. Esse é o motivo de ele ser mais rápido: ele corre mais riscos. Não tem mágica nenhuma.

Agora, esse azar do Felipe pode ser bem parecido com aquele azar do Barrica de ter um monte de quebras no começo da temporada, no mesmo ano em que o Schumi completou todas as corridas. Quando ficou claro que o Barrica ia ser segundo piloto o carro não quebrou mais. Parece que agora os pneus do Massa não tem mais problema de aquecimento. Sei que é teoria de conspiração, mas leia a resposta do Jean Todt nesta entrevista...

http://www.grandprix.com/ft/ft22478.html

... quando perguntado sobre as quebras do Barrica, e tire suas próprias conclusões.

F1 é business 1st, relationships 2nd, glamour 3rd, sport 4th. Nem o Massa nem o Kubica são bobos para entrarem numa furada dessas.

Luiz G disse...

Boa colocação Ico.

...mas vamos concordar que a carreira do Massa já acabou.

Ele perdeu o título em casa em 2007 para o Kimi Raikkonen (que era estreante na equipe), perdeu em 2008 para o Hamilton, não ganhou nada em 2009 e em 2010 recolheu o carro pro Alonso passar.

A equipe sabe que ele pilota bem, mas não é um cara que "faz mágica" na pista.
É um piloto competente-mediano e não vai ter mais chances na F1.

Anselmo Coyote disse...

Ico,

Quanto ao Massa na Sauber… bom. Especular eu também sei, mas o faço com alguma lógica.
Vejamos: três coisas que, juntas ou separadamente, a equipe exige de um piloto para contratá-lo e ter retorno no investimento:

1. Dinheiro (patrocinador) – Massa não tem.
2. Título – Massa não tem.
3. Boa imagem – Massa não tem. Ao contrário, agora a pecha de segundão colou nele igual a visgo e não vai sair mais. Patrocinador nenhum quer associar sua imagem a de alguém assim.

Conclusão – O que vai sobrar para o Massa quando tomar um pé dos carcamanos será algo como a Sauber mesmo. No máximo uma Williams, pois o Frank é um mão de vaca que quer pilotos experientes, que marquem uns pontinhos, não quebrem os carros e na medida do possível terminem as corridas.

Abs.

Anselmo Coyote disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mario Bauer disse...

Belo artigo, Ico. Meus parabéns. Vale, porém, ressaltar que a Motorsport Aktuell (hoje em dia longe dos padroes de antigamente) foi de carona na matéria de capa da P1Mag (edicao 11 de ... agosto!), na qual simplesmente constatamos que os rumores em volta do Kubica substituir o Massa continuam, sejam eles com fundamento, ou nao. O cidadao (pelo que sei um suico) entao resolveu "ctrl p, ctrl v" e acrescentar ao assunto um gostinho mais helvético. Afinal a Motortsport Aktuell é publicada na Suica...

Abracos e continue o excelente trabalho!

Mario